Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom Dia,

Comprei uma moradia usada , nos próximos dias vou fazer a escritura, depois da mesma quais os passos a dar????

Luz, agua, tv, etc......

Agradeço a vossa ajuda.
    • dato
    • 4 agosto 2012

# 2

depois? faça como se estivesse em sua casa...:)
    Concordam com este comentário: Luis Filipe J. Costa
  2.  # 3

Colocado por: Luis Filipe J. Costanos próximos dias vou fazer a escritura, depois da mesma quais os passos a dar????

Pergunta fundamental a fazer ao notário. Não saia de lá sem saber o que é que tem que fazer, agora eles tratam de quase tudo.
    • pom
    • 4 agosto 2012

# 4

Colocado por: mdiasBom dia

Moradia nova se for no distrito do Porto, posso sim reparar

Reparar o quê numa moradia nova...
  3.  # 5

Colocado por: pom

Reparar o quê numa moradia nova...

Não é nova,é usada.
    E o primeiro post também não está esclarecedor,não se percebe se precisa de ajuda para burocracias (água/luz/tvcabo/gás)
    ou se precisa de ajuda para decidir que alterações fazer uma vez que a moradia é usada.
  4.  # 6

Desculpem se induzi em engano, a moradia é nova e não precisa nenhuma intervenção, tem 4 anos e esta impecável de tudo.

Referia-me as burocracias, nunca comprei um imóvel usado e não tenho ideia das voltas a dar, prazos, etc....

Fechei o negocio na sexta e vou fazer a escritura para a próxima semana, com que tempo tenho de tratar os pedidos de agua, luz, etc....???? Pode-se fazer algum tipo de endosso??? O antigo dono tem primeiro de anular os contratos dele???

Sao coisas deste género que me fazem confusão :)
    • fox
    • 5 agosto 2012

# 7

P/ tratar de agua, electricidade e gás
    Basta c/ a escritura é mais fácil do que possa pensar

Basta dirigir-se c/ a escritura aos serviços (edp, agua, ...), levar as leituras dos contadores e local de instalação e como proprietária pedir a alteração/realização de novos contractos. O antigo dono nem precisa de anular, aliás se combinar isso c/ ele é mais prático porque assim basta fazer a alteração de contratos. Por exemplo não há necessidade de irem cortar a luz e depois terem de ir ligar, é feito tudo a nível administrativo.
    As leituras são p/ poderem "fechar" as contas c/ o anterior utilizador.

Água - vão instalar novo contador (não necessita de estar presente)
    EDP - fazem a alteração e já está
    Gás canalizado - vão fazer inspecção aos aparelhos

ATENÇÃO AO PEDIDO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE IMI
    Tem um prazo p/ pedir a isenção de pagamento de IMI, o prazo acho que é de 90 dias após a realização da escritura (ao fazer a escritura vai ser informada disso). P/ isso terá que mudar a sua morada p/ a nova casa (residência permanente), faz isto no registo civil e se for cartão do cidadão automaticamente fica a morada alterada nas finanças, segurança social. Depois vai ás finanças e com a escritura pede a isenção de IMI.

Na base da minha recente experiência espera ter respondido
    Concordam com este comentário: dato
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Filipe J. Costa
  5.  # 8

Obrigado Fox.

Quais as regras para pedir isenção de IMI, qualquer um pode pedir???
  6.  # 9

O gás que temos é de deposito no jardim, só em Setembro temos gás natural.....
    • fox
    • 5 agosto 2012

# 10

A isenção de IMI acho que têm de ser o próprio a pedir, pelo menos a assinar o pedido

No caso do gás de depósito. Deve ser igual, pergunte, certamente deve existir contadores e contrato com quem faz o abastecimento do deposito
  7.  # 11

Colocado por: Luis Filipe J. CostaQuais as regras para pedir isenção de IMI, qualquer um pode pedir???

Qualquer um pode pedir, mas as finanças só dão isenção de 3 anos a casas com valor patrimonial inferior a 125000€. Mas....qualquer que seja o valor deve fazer o pedido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Filipe J. Costa
  8.  # 12

Bem, a escritura esta feita e a casa paga :)

Isenção não consegui pois parece que é apenas para valores ate 125000€ , consegui um abate grande no valor por se tratar de moradia principal.

Agora ando as voltas com a TV , a zon só tem satélite......e o meo tem ADSL mas apenas funciona em 2 televisões......estou parvo da minha vida..

Como é possivel ter apenas 2 televisões em casa !?!!?!?!
  9.  # 13

Como é possível?!?!?!?!

Afinal quantas salas e quartos tem a casa?
  10.  # 14

3 quartos, 1 sótão para sala de "cinema" , 2 salas , cozinha..... Embora não vá por em todos mas acho que todas estas divisões devem poder ter.....

E ainda falta uma de exterior para quando estivermos no jardim podermos se quisermos ter tv ...

Agora de inicio queria 4 TVs
  11.  # 15

LOL

Desculpe, achei graça porque é realmente muita TV (8!!!). Eu como não sou apologista de tv nos quartos...

Mas não é possível pagar mais à ZON ou MEO e eles instalarem mais tomadas de Cabo? Senão olhe, faça como os meus vizinhos daqui do lado que fazem puxada ilegal :)
  12.  # 16

Pois mar_ju, sao de facto muitas, de qualquer forma nos quartos vou tentar evitar.....

Mas na cozinha, sala e sótão parece-me o mínimo......

O que me chateia é não ter como, nem pagando a meo colca mais receptores.......a zon permite ter 1 receptor com os canais todos e depois em todos os pontos de TV da casa um numero mais limitado....

A sugestão deles era ter TDT nas outras e ficar com os 4 canais!!!!! Parece me no mínimo ridículo.
  13.  # 17

pode sempre andar com a box "ás costas" para onde quiser ver televisão, usar a box com gravação na sala e ter a outra sem gravação em versão "portátil",

é o melhor que vai conseguir.
  14.  # 18

Pois, não sabia. Eu nem TVCabo tenho :) sou mesmo "old-fashioned".

Não faz muito sentido as operadoras não meterem mais tomadas SE O CLIENTE QUER PAGAR. Politiquices.

Então se calhar a solução da Zon ainda é a melhor, sempre tem canais de cabo nas outras televisões, ainda que sejam menos, não?

E a solução de fazer tomadas e a puxada de cabo off the record? Não é viável? (estou a perguntar a sério)
  15.  # 19

Colocado por: mar_juNão faz muito sentido as operadoras não meterem mais tomadas SE O CLIENTE QUER PAGAR

não é uma questão de dinheiro, é um problema de técnica, a MEO é IPTV ou seja o sinal da TV vem na linha telefónica, funcionando assim: quando pretende ver determinado canal dá instruções ao descodificador que contacta com o servidor remoto para ele transmitir aquele canal (não é exactamente assim, mas é para ter uma ideia da coisa)

enquanto o sinal da ZON é RF overlay, grosso modo funciona assim:todos os canais estão disponíveis na tomada, vê aquele que lhe interessar ao seleccionar o numero de canal,

no primeiro caso está limitado a uma coisa que se chama largura de banda que não permite um elevado numero de comunicações simultâneas sobre a linha telefónica e é esta a razão de somente ser possível ter uma box com gravação e outra sem gravação, enquanto o segundo não tem este limite de canais mas continua com o limite da largura de banda que não permite ter muitas box´s com canais HD e\ou gravação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju, Luis Filipe J. Costa
  16.  # 20

Eu tenho algumas noções disso porque em tempos dei suporte telefónico a clientes ADSL :) mas a bem da minha sanidade mental, varreu-se-me essa informação toda da cabeça.

Para estes casos, em que o cliente quer pagar, a solução (penso eu) passaria por ligar uma nova "entrada" na central telefónica e instalar uma segunda linha, independente, até casa do cliente. O problema é que as centrais têm espaço limitado e muitas das infra-estruturas na rua são antigas e as empresas não estão para lá ir mexer, nem gastar mais dinheiro em cabo.

0.0187 seg. NEW