Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Picareta
    Quanto a isto ser criado por uma imobiliária para mim seria indiferente imobiliária ou construtora
    Depois da obra construída a garantia dos 5 anos será prestada pelo construtor. Ainda acha indiferente negociar com o construtor ou com um intermediário?

Exacto, é a única vantagem que eu vejo, mas também tem desvantagens, com eu referi no meu post anterior.
    Concordam com este comentário:jokersmile

Em relação ao Construtor/intermediário, tem razão, tambem estou a falar decor, eu falo do que seriam as minhas necessidades se quisesse construir uma moradia, é nesta lógica que estou a defender o conceito, se calhar há mais pessoas a pensar como eu, se sim então este tipo de conceito tem pernas para andar senão é um negócio falhado, mas isso compete aos construtores/promotores seja lá o que for fazerem o estudo de mercado.

Mas existem outras poupanças porque a partir do momento em que constuiu 4 ou 5 casas iguais as próximas vão ser construidas mais rapidamente porque já não vai haver dúvidas sobre determinados processos, por exemplo ir buscar carpinteiros, electricistas etc... já se vai saber quando é que eles são necessários já estará tudo muito bem planeado, as perdas de eficiência/tempo seriam diminutas. And time is money, quanto mais rápido melhor para partir para a próxima obra. Isto sem contar com a gestão de várias obras simultaneas ser muito mais fácil.
  2.  # 2

Colocado por: jokersmilequando existe um orçamento pré-definido...baseado num caderno de encargos e mapa de trabalhos...os imprevistos são por conta do empreiteiro...a não ser alguma alteração a pedido do cliente...aí o orçamento muda evidentemente.Estes imprevistos que fala só podem acontecer nas obras sem orçamento pré-definido e pagamento direto...

Os empreiteiros não são estúpidos e sabem bem como prevenir-se em relação aos imprevistos. Existem duas formas de o fazer:

1) Aumentam a margem de forma a compensar eventuais perdas;
    2) Ignoram ou ocultam determinados trabalhos que o projectista não previu e que são fundamentais para a conclusão da obra e que lhes permitem jogar com o preço final da obra.

Os cadernos de encargos e mapa de trabalhos dificilmente são totalmente completos e contêm quase sempre erros ou incompatibilidades (por mais pequenos que sejam).

No entanto se me conseguir apresentar uma única obra que tenha ficado exactamente pelo valor contratado (sem que o empreiteiro tivesse margens absurdas) dou o braço a torçer.
  3.  # 3

Colocado por: simples
    No entanto se me conseguir apresentar uma única obra que tenha ficado exactamente pelo valor contratado (sem que o empreiteiro tivesse margens absurdas) dou o braço a torçer.

Eu tenho algumas. E com or;amento tipo chave na mao
    Para alem de terem ficado exactamente pelo valor contratado no final das contas ficaram mais baratas que outras em que o DO na ilusao de poupar dinheiro andou a contratar empreitada a empreitada e a fazer trablhos ao fim de semana com os amigos e o vizinho da frente.
  4.  # 4

Colocado por: simplesOs cadernos de encargos e mapa de trabalhos dificilmente são totalmente completos e contêm quase sempre erros ou incompatibilidades (por mais pequenos que sejam).

Já ouviu falar em erros e omissões?
    Já ouviu dizer que a responsabilidade por erros e omissões pode contratualmente ser atribuída ao empreiteiro?

Colocado por: simples(sem que o empreiteiro tivesse margens absurdas)

Absurda é esta frase.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, jokersmile
  5.  # 5

Colocado por: PicaretaO que eu vejo são pessoas a construir por administração directa, contratando eles os vários empreiteiros. Se o contrato for bem feito, com um bom projecto e um bom caderno de encargos, não vejo motivo para derrapagens, a não ser que o DO comece a pedir alterações durante a obra, o que também é muito normal, aliás acontece sempre, e também pode acontecer com este serviço casa pronta.

Uma coisa não implica a outra. Eu tenho um bom caderno de encargos (penso eu) e estou a ver que vou ter de passar para a adjudicação directa para algumas coisas (a confirmar no futuro). A razão é simples, há secções inteiras onde a diferença entre empreiteiros é de tal ordem que não tenho hipótese de adjudicar tudo ao mesmo.

Ou seja, um dono de obra pode ter um bom caderno de encargos e ter de recorrer à administração directa na mesma.
  6.  # 6

Colocado por: PicaretaJá ouviu dizer que a responsabilidade por erros e omissões pode contratualmente ser atribuída ao empreiteiro?

Já ouviu dizer que a responsabilidade das garantias pode (e deve) ser imputada ao empreiteiro (sem que isso tenha que constar de um contrato qualquer)!? Que efeitos práticos é que isso tem? Tirando um arranjo pequeno que não cause grande prejuízo ao empreiteiro nunca vi ninguém a assumir a responsabilidade. Tenta-se remendar até a garantia acabar ou em casos mais graves abre-se falência.

Absurda é esta frase.

Absurdo é negar a realidade. Em teoria só vejo gente milagreira que cumpre com tudo o que está estipulado, na prática deparo-me todos os dias com orçamentos irrealistas e obras que ficaram bem mais caras do que aquilo que estava previsto.

E atenção, não estou a dizer que é impossível dar um orçamento para um trabalho especifico e cumprir o mesmo, o que estou a dizer é que no decorrer de uma obra há sempre custos não previstos que surgem no decorrer da mesma.
  7.  # 7

Colocado por: zedasilvaEu tenho algumas. E com or;amento tipo chave na mao
    Para alem de terem ficado exactamente pelo valor contratado no final das contas ficaram mais baratas que outras em que o DO na ilusao de poupar dinheiro andou a contratar empreitada a empreitada e a fazer trablhos ao fim de semana com os amigos e o vizinho da frente.

A diferença é que o DO que trabalhou por adjudicação directa sabe o que tem na sua obra, enquanto aquele que contratou a obra "chave na mão" acha que sabe o que tem na sua obra.
  8.  # 8

Colocado por: simplesJá ouviu dizer que a responsabilidade das garantias pode (e deve) ser imputada ao empreiteiro (sem que isso tenha que constar de um contrato qualquer)!? Que efeitos práticos é que isso tem? Tirando um arranjo pequeno que não cause grande prejuízo ao empreiteiro nunca vi ninguém a assumir a responsabilidade. Tenta-se remendar até a garantia acabar ou em casos mais graves abre-se falência.

Eu estava a falar de erros e omissões....do PROJECTO, e você está a falar da obra!!

Colocado por: simplesAbsurdo é negar a realidade.

Colocado por: simpleso que estou a dizer é que no decorrer de uma obra hásemprecustos não previstos que surgem no decorrer da mesma.

Só se o dono da obra quiser, caso contrário os imprevistos são só as alterações que o dono de obra decide fazer durante a obra.
    O problema é que os donos de obra querem poupar no apoio técnico, e depois surgem as derrapagens e o coitado do empreiteiro é que é sempre o culpado.

Colocado por: danobregaA razão é simples, há secções inteiras onde a diferença entre empreiteiros é de tal ordem que não tenho hipótese de adjudicar tudo ao mesmo.

Lá está o que eu acabei de dizer, fazer e analizar um mapa comparativo não é para qualquer um.
  9.  # 9

Colocado por: Picareta
    Lá está o que eu acabei de dizer, fazer e analizar um mapa comparativo não é para qualquer um.

Ou seja? ^^
  10.  # 10

Colocado por: simplesA diferença é que o DO que trabalhou por adjudicação directa sabe o que tem na sua obra, enquanto aquele que contratou a obra "chave na mão" acha que sabe o que tem na sua obra.

É para isso que servem os fiscais, e alguns donos de obra tem que trabalhar para pagar a casa, não tem tempo para acompanhar a obra, e alguns tem tempo, mas não pescam nada do assunto.
  11.  # 11

Colocado por: danobregaOu seja? ^^

Tem que descobrir a justificação para essas diferenças. Nuns casos é o mais baixo que está a perder dinheiro, noutros é o mais alto que tem uma margem muito grande, noutras orçamentaram coisas diferentes, noutras ainda a solução de projecto está mal definida e uns "seguram-se" mais do que outros....etc. É preciso falar com todos.
  12.  # 12

Colocado por: PicaretaSó se o dono da obra quiser, caso contrário os imprevistos são só as alterações que o dono de obra decide fazer durante a obra. O problema é que os donos de obra querem poupar no apoio técnico, e depois surgem as derrapagens e o coitado do empreiteiro é que é sempre o culpado.

Nunca disse que a culpa é do empreiteiro. É obvio que os empreiteiros não são a Santa Casa da Misericordia. Têm funcionários e custos que têm que ser pagos ao fim do mês e não podem andar a patrocinar as obras dos clientes. É normal que joguem pelo seguro (pelo menos aqueles que tencionam pagar aos seus funcionários e fornecedores).

O problema é que uma obra não é um carro vendido milhares de vezes ao mesmo preço e constituido por peças pré-fabricadas em série que depois apenas são montadas (mesmo assim um pequeno extra decidido à útlima da hora já pode alterar o orçamento inicialmente previsto) .

Uma casa por norma nunca é igual a outra e assim sendo é quase impossível prever os custos. Isso não invalida que um bom planeamento, do qual sou apologista, sirva para manter os custos controlados.
  13.  # 13

Colocado por: PicaretaTem que descobrir a justificação para essas diferenças. Nuns casos é o mais baixo que está a perder dinheiro, noutros é o mais alto que tem uma margem muito grande, noutras orçamentaram coisas diferentes, noutras ainda a solução de projecto está mal definida e uns "seguram-se" mais do que outros....etc. É preciso falar com todos.

Não há qualquer justificação para alguém orçamentar um item ambiguo escolhendo a opção mais alta, ou mesmo escolhendo qualquer das opções que não seja a mais baixa. Por várias razões: Se quer ganhar a obra, convém competir pelo valor mais baixo. Por outro lado mesmo que orçamente o valor para a opção mais cara, nada o impede de depois colocar a opção mais barata.

É claro que pode haver gralhas, e é claro que se fala com todos para se acertar um ponto ou outro mais flagrante. Mas é impossível andar item a item a perguntar porque é que está tão diferente.

E falo de diferenças que chegam a mil por cento, não me parece que haja justificação possível de um cliente aceitar, mesmo que sejam normais de existir.
  14.  # 14

Colocado por: isidro fernandesBoa tarde a todos..

Sou responsavel pelo projeto Casa Pronta Era, tenho para acrescentar que os portugueses são realmente um povo com uma capacidade de opinar e mal dizer sobre tudo e todos sem que para isso tenham o minimo cuidado de se informarem.

1º existem varias historias de pessoas prejudicadas, com um serviço criado por uma loja da Era, a titulo pessoal, e apenas uma loja, onde parece, digo parece porque eu não as conheço, muitas pessoas foram prejudicadas.

2º O Casa Pronta Era, agora criado em nada tem haver com esse projeto, nem nas pessoas, nem nas empresas, nem na dimensão, apenas pode ser confundido devido á presença do nome Era..

3º O Casa Pronta Era, é responsabilidade de uma empresa, com sede em Vila Verde, Espaço Abstrato-Imoveis Lda., com alvará de construção, seguro responsabilidade civil, todos os requisitos para operar no mercado e da empresa Atelier - arquitetura e engenharia lda., gabinete com 26 arquitetos, engenheiros, designers, com projetos em 15 paises em todo Mundo.

4º Convido todas as pessoas que se entretem a falar no forum do que desconhecem, a visitar as nossas instalações, as nossas obras, as casas que já entregamos em 1 ano assim como as que se encontram em execução, basta que nos contatem para o nº 253 321 742 e agendem, teremos todo gosto em vos receber.

5ª Já agora ofereço 500€ a quem encontrar algum cliente insatisfeito e prejudicado ou enganado pela nossa empresa ou pelo nosso projeto.

Para terminar peço ás pessoas que dediquem mais tempo a criar do que a destruir, concerteza que os frutos recolhidos na vida serão bem maiores.

Convido é a dizer pelo menos um cliente que esteja satisfeito com a completa incompetência do vosso serviço.

Prestadores Serviços, Fornecedores e clientes ... tudo completamente descontente e desesperados com os vossos serviços.

Aliás ao ponto de terem de voltar a criar novas empresas para tentar limpar nome. Algo habitual que a Empresa ERA imobiliária já nos começa a habituar ... estar ligada a este tipo empresas ... infelizmente sou um dos clientes com um trsite contrato assinado com vocês.

O maior erro da minha vida.
  15.  # 15

A EMPRESA ERA DEVIA TER VERGONHA DE ESTAR LIGADA A EMPRESAS ASSIM .... aliás sem se responsabilizar por nada.

Para mim a imobiliária ERA morreu ... nem para vender nem comprar casa.

Quem engana assim clientes sem se responsabilizar por nada .... nunca sei que mais posso vir a esperar
    • LxPtg
    • 16 fevereiro 2018

# 16

Por favor actualizem o titulo deste tópico:

«Imobiliária ERA criou o serviço casa pronta para a DESTRUIÇÃO»

:)
  16.  # 17

Sobre a Era , fomos chamados para uma reunião com diretores da era Portugal, os quais fizerem querer estar preocupados com os clientes, e que iriam reunir com o EA para tentarem agilizar e chegar a uma possibilidade de acordo com os mesmos, sem mais prejuízo para os clientes.

Conclusão:

Passados 3/4 meses responderam a 2 mails que enviei, e restantes , os que deveriam ser de respostas sobre a reunião com o EA... ZERO!!!

É transversal a falta de respeito e ética deste projecto todo!!

surreal!!
  17.  # 18

Agora no site também diz "comprar ou vender casa é mais seguro com a garantia era"!!!
    • LxPtg
    • 17 fevereiro 2018

# 19

Colocado por: rmarinhoAgora no site também diz "comprar ou vender casa é mais seguro com a garantia era"!!!

Comprar, vender e destruir sonhos e ser enganado agora é mais garantido com as parcerias da ERA
    Acho que era isto que deveria estar escrito.
    Engraçado que as casas de dirigentes da ERA feitas pela Espaço Abstrato foram construidas em tempos record ( conheço um caso ). Logo ai se vê a promiscuidade de todo o processo. Para algumas coisas o nosso dinheiro roubado serve.
    Deviam era ser todos presos ...
    Concordam com este comentário: rmarinho
  18.  # 20

Este tópico e outros eram bem reencaminhados para uma CMTV

0.0252 seg. NEW