Gostava de colocar à vossa consideração um problema que surgiu no isolamento das paredes interiores em granito...
Tal como poderão ver nas imagens que se seguem, nos vãos das paredes antigas há um pequeno dente de 6cm, espaço esse que me parece muito pequeno para dobrar o isolamento até ao vão...
O isolamento previsto para estas paredes é...(caixa de ar de 2cm + lã de rocha de 4/6 cm + 2 placas de pladur de 1,5 cm cada)...ora isto prefaz uma espessura de parede de pelo menos 9 cm....como poderei resolver esta questão, junto ao vão, se só tenho 6cm?
Se não quiser reduzir os vãos penso que terá de eliminar a caixa de ar nas ombreiras e reduzir um pouco o isolamento, e talvez apenas uma placa de gesso cartonado. Isto apenas nas ombreiras e se não quiser reduzir os vãos, que sendo uma re-construção me leva a pensar que já serão pequenos e a ideia não será reduzir a entrada de luz.
Estas pessoas agradeceram este comentário: PLMarques
Colocado por: two-rokSe não quiser reduzir os vãos penso que terá de eliminar a caixa de ar nas ombreiras e reduzir um pouco o isolamento
Olá two-rok
Os vão têm entre 115 cm e 125 cm...
Mas seria possível chegar com a mesma espessura de isolamento aos vãos, sem que isso fosse perceptível do lado exterior...e se calhar o problema maior seria para abrir as janelas!!!
já não tem neve por ai , e os trabalhos como vão andando ?
Chegou a alguma conclusão para o isolamento dessas paredes ?
Nas dobras não é preciso deixar caixa de ar meta o máximo de largura de isolação uma folha para vapores e depois gesso acartonado a rematar contra os quadros da janelas/portas ,
Assente primeiro as portas janelas e só depois remate as dobras para eliminar as pontes térmicas ;-)))
A neve vai derretendo aos poucos...ontem...a grua ainda tinha alguma....
Quanto ao isolamento já tive alguns feedbacks aqui no fórum...estou inclinado por uma solução do género, para as paredes corridas...duas placas de gesso cartonado + 60 de lã de rocha (a compactar dentro do perfil de suporte do gesso) e para terminar 40 de xps... a dúvida precisamente é se devo ou não deixar 2 cm de caixa de ar?
Nas dobras das paredes até aos vãos terei de pensar muito bem...o alv sugeriu o uso de telas da tripolux mais as placas de gesso e o pc ferreira disse que resolvia a questão com as placas schluter - kerdi-board...
Ainda vou ter tempo para afinar melhor a solução, porque indo para o gesso, segundo o empreiteiro, isto só vai ser feito depois de janelas, portas...etc...
Será que dá para arrancar com as paredes divisórias em tijolo, sem ter estas paredes de isolamento no lugar? depois de colocar as de tijolo, não será mt complicado colocar as de gesso a passar por trás?