Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: Joao DiasComo nota pessoal gostaria só de salientar que na minha modestissima opinião o maior inimigo que eu tenho encontrado na construção é a famosa "relação preço qualidade" que quase todos os comerciais de quase todas as marcas e serviços apregoam e depois lixam-nos... Tenho vindo a aprender ao longo da construção e tambem de muita pesquisa de que quando queremos qualidade (a sério) não temos preço e vice versa...

Bom dia João!

Quer com isto dizer que se quisermos ficar bem servidos, no que diz respeito ao material, temos de pagar e pagar muito bem! Estou plenamente de acordo...

Mas pior que isso é comprarmos material bom e depois apanharmos alguém que o aplica deficientemente...
    Concordam com este comentário: two-rok, Joao Dias
  2.  # 162

Colocado por: Joao DiasEu pessoalmente tentaria contactar com Empreiteiros ai da sua zona que tenham construido casas não para vender mas sim para o cliente final.

Colocado por: PicaretaEntão e porquê?

Não sei se leu o que escreveu, mas não respondeu à minha questão.

Colocado por: PLMarquesMas pior que isso é comprarmos material bom e depois apanharmos alguém que o aplica deficientemente...

Não se esqueça que na "compra" da mão de obra tem que utilizar o mesmo critério utilizado na compra do material:

Colocado por: PLMarquesQuer com isto dizer que se quisermos ficar bem servidos, no que diz respeito ao material, temos de pagar e pagar muito bem! Estou plenamente de acordo...

(Às vezes não se importam de pagar muito pelo material, mas depois querem poupar na mão de obra!!!!)
    Concordam com este comentário: PLMarques
  3.  # 163

Colocado por: PLMarquesMas pior que isso é comprarmos material bom e depois apanharmos alguém que o aplica deficientemente...

Não se esqueça que na "compra" da mão de obra tem que utilizar o mesmo critério utilizado na compra do material:

Olá Picareta!

Tem razão...contudo, quando se trata de material, ainda conseguimos aprender algumas (muitas) coisas por aqui (fórum), no entanto, quanto à "mão de obra" a coisa é bem mais complicada!...
  4.  # 164

Colocado por: PicaretaNão sei se leu o que escreveu, mas não respondeu à minha questão.

Acha ?? Então se calhar foi o Picareta que leu mal...
    E reafirmo, se não conseguir contactar com algum DO que já tenha tido a experiencia de trabalhar com o empreiteiro que se está a analisar, será sempre um tiro no escuro !! Quer a nivel de trabalho quer a nivel de personalidade (que na minha opinião é importantissimo). È que isto de fazer uma casa deve ser encarado como se de um emprego se tratasse. Se não gostamos do colega os dias são mais dificeis, as relações são mais dificeis e a má vontade é uma constante. Eu não quereria uma pessoa com má vontade a trabalhar comigo !!!
    Numa obra, venha quem vier, digam o que disserem é sempre preciso haver cedências... Se não forem de ambas as partes (DO/Empreiteiro) e não houver equilibrio então ai está tudo lixado. É GARANTIDO !!!!
  5.  # 165

Numa obra, venha quem vier, digam o que disserem é sempre preciso haver cedências...

Não seja por isso, venho eu. Isso pode ser verdade para quem anda a brincar às casinhas porque para quem encara estas coisas com profissionalismo do princípio ao fim (refiro-me aos DO, entre outros) isso é treta e da grande.
    Mas eu percebo, isto é como no futebol, o que não faltam são treinadores de bancada a mandar palpites.
    Concordam com este comentário: Carlos M Silva
  6.  # 166

Colocado por: j cardoso
    Não seja por isso, venho eu. Isso pode ser verdade para quem anda a brincar às casinhas porque para quem encara estas coisas com profissionalismo do princípio ao fim (refiro-me aos DO, entre outros) isso é treta e da grande.
    Mas eu percebo, isto é como no futebol, o que não faltam são treinadores de bancada a mandar palpites.

Como o quero continuar a ter na conta que tenho vou acreditar que só escreveu essa patetada para me picar...
  7.  # 167

Colocado por: j cardosoNão seja por isso, venho eu. Isso pode ser verdade para quem anda a brincar às casinhas porque para quem encara estas coisas com profissionalismo do princípio ao fim (refiro-me aos DO, entre outros) isso é treta e da grande.

Bom dia j cardoso!

Apesar da conversa ser entre si e o Joao Dias, permita-me que interfira, apenas para o questionar...quando se refere ao profissionalismo do DO, estamos a falar de quê? Não se pode esquecer que para muitos, tal como eu, esta a primeira aventura neste mundo. Pedir profissionalismo a um "rookie" convém...explicar :-) !

Participem sempre!
  8.  # 168

Como o quero continuar a ter na conta que tenho vou acreditar que só escreveu essa patetada para me picar...

Errado, não estou minimamente interessado em picá-lo. O que eu quis dizer é que a sua afirmação é sem sentido, própria de quem acha que sabe mas ... não sabe; ou seja, de um treinador de bancada que por ir ver os jogos ao domingo já acha que percebe.

quando se refere ao profissionalismo do DO, estamos a falar de quê?

Estou a referir-me a algo que é fundamental para quem vai construir - a definição exacta do que se quer: métodos construtivos, materiais e trabalhos a realizar. Ou seja, projecto de execução, caderno de encargos, mapas de medições e uma fiscalização activa.
    Concordam com este comentário: Carlos M Silva
  9.  # 169

Boa tarde ! Parabéns pela aquisição desse valioso imóvel espero que tenha sucesso com as obras que vai realizar. Vou acompanhar os seus post´s com expectativa de querer saber o resultado das operações.
    Conselho útil peça orçamentos ao pormenor para cada serviço.
    www.houseway.pt
  10.  # 170

Colocado por: j cardoso
    Errado, não estou minimamente interessado em picá-lo. O que eu quis dizer é que a sua afirmação é sem sentido, própria de quem acha que sabe mas ... não sabe; ou seja, de um treinador de bancada que por ir ver os jogos ao domingo já acha que percebe.

Para começo nunca tive tal pretenssão... nunca escondi a ninguem que sou um simples DO... Agora que o que escrevi é 100% verdade isso nem o JCardoso nem todos os Engenheiros e profissionais da construção do mundo me tiram da ideia!!

Colocado por: j cardosoEstou a referir-me a algo que é fundamental para quem vai construir - a definição exacta do que se quer: métodos construtivos, materiais e trabalhos a realizar. Ou seja, projecto de execução, caderno de encargos, mapas de medições e uma fiscalização activa.

Isto só existe num mundo perfeito, numa realidade utópica. Um DO que me mostre a sua casa e depois me diga que a construção correu exactamente como fora planeado. Que não mudou nem uma virgula do que estava escrito... NEM ai eu acreditava...
  11.  # 171

Posso falar pelo que tenho visto nos últimos anos.

Antigamente dava-se um orçamento e este era definitivo, não existiam alterações. Hoje em dia, até chegarmos ao definitivo temos umas belas horas em frente ao computador a dar várias versões de cada orçamento, será que caminhámos na direcção correcta? Tenho dúvidas, mas é a realidade que temos.

A minha opinião é de que antigamente haviam mais obras a serem levadas à risca em relação ao projecto, se bem que segurança não havia, era uma desgraça, era até uma aventura trabalhar nas obras. E muitos construtores sérios cumpriam os projectos, haviam margens para tal. Hoje em dia é que só falta comerem-se uns aos outros.
  12.  # 172

Um DO que me mostre a sua casa e depois me diga que a construção correu exactamente como fora planeado. Que não mudou nem uma virgula do que estava escrito... NEM ai eu acreditava...

Ou seja, não é uma opinião, é uma teima sua e contra isso nada tenho a dizer - teimas e questões de fé são coisas que não discuto.
  13.  # 173

Colocado por: two-rokAntigamente dava-se um orçamento e este era definitivo, não existiam alterações. Hoje em dia, até chegarmos ao definitivo temos umas belas horas em frente ao computador a dar várias versões de cada orçamento, será que caminhámos na direcção correcta? Tenho dúvidas, mas é a realidade que temos.

Olá two-rok!

Não me leve a mal pelo que lhe vou dizer, mas será que devo depreender das suas palavras que neste momento devemos tentar "espremer" os orçamentos, antes de abjudicar?

Eu imagino que isso também deva ser um tanto ou quanto perigoso, até que ponto é que o empreiteiro poderá cumprir o acordado, se descer abaixo do racional, só para ganhar a obra!!!!!
  14.  # 174

Colocado por: PLMarquesaté que ponto é que o empreiteiro poderá cumprir o acordado, se descer abaixo do racional, só para ganhar a obra!!!!!

Até ao ponto que lhe abandona ou abandalha a obra. O mal de muitos DO é quererem á viva força construir casas de luxo ao preço da chuva.
    Enquanto as pessoas não se convencerem de que a qualidade custa dinheiro, ou melhor, custa MAIS dinheiro, não há nada a fazer. È óbvio que tambem existem por ai muitos energumenos que nem para orientarem a sua própria casa servem quanto mais a dos outros, mas esses, num mercado equilibrado e sobretudo HONESTO teriam tendencia para desaparecer.
    Concordam com este comentário: two-rok
  15.  # 175

Colocado por: PLMarquesneste momento devemos tentar "espremer" os orçamentos, antes de abjudicar?

Sim, se estiver a comprar materiais, bem definidos, por exemplo o azulejo xpto da marca...
    Não, tudo o que envolva mão de obra.
  16.  # 176

Colocado por: Joao DiasSim, se estiver a comprar materiais, bem definidos, por exemplo o azulejo xpto da marca...
    Não, tudo o que envolva mão de obra.

Boa noite Picareta!

Quer com isto dizer que posso tentar baixar o preço dos materiais à vontade, no que diz respeito à mão de obra é que não?

Cumps!
  17.  # 177

Colocado por: PLMarquesQuer com isto dizer que posso tentar baixar o preço dos materiais à vontade, no que diz respeito à mão de obra é que não?

Exactamente, se pretender comprar um determinado material, deve "espremer" o máximo possível, porque a qualidade não vai diminuir por isso, agora a mão de obra, quanto mais "espremer" menor a qualidade, o que não quer dizer que não tenha que "espremer" um bocadinho, mas tem que ser com conta, peso e medida.
    Concordam com este comentário: two-rok
  18.  # 178

Boa noite caros foristas!

Depois de muito ler no fórum, sobre capoto e fachadas ventiladas, estou perante o dilema de ter de optar por um dos dois! É apenas uma fachada, que está virada para norte numa cidade como a Guarda, isso quer dizer que a questão do isolamento contra as baixas temperaturas do inverno é um dos fatores mais importantes para a seleção de uma dessas duas soluções!

Na vossa opinião, com qual ficaria mais bem servido?

PLMarques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: estima87
  19.  # 179

Caro PlMarques,

desde que bem feitas qualquer uma serve, tudo depende do projecto. As soluções construtivas surgem da evolução do projecto. Esta evolução deve incluir uma noção do custo de cada solução.

Cumprimentos,

Rodrigo
  20.  # 180

Colocado por: PLMarquesOlá two-rok!

Não me leve a mal pelo que lhe vou dizer, mas será que devo depreender das suas palavras que neste momento devemos tentar "espremer" os orçamentos, antes de abjudicar?

Eu imagino que isso também deva ser um tanto ou quanto perigoso, até que ponto é que o empreiteiro poderá cumprir o acordado, se descer abaixo do racional, só para ganhar a obra!!!!!

Não foi nesse sentido, mas sim no sentido de que os pormenores estavam melhor definidos, ou pelo menos as pessoas sabiam aquilo que queriam, pois é um facto que antigamente era muito raro rectificar um orçamento, mas hoje em dia é o contrário. Antigamente eu conseguia ajudar na produção, hoje estou praticamente só no escritório, e logo eu que gosto de andar nas obras (o tempo passa mais depressa quando estamos a fazer o que gostamos) :)

0.0585 seg. NEW