Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    por acaso até acho que esta casa não tem lá muito interesse arquitectonico, repare-se que há pouca nobreza nas cantarias por exemplo, e tambem em face do estado do interior acho mesmo que é só de aproveitar as fachadas e por mesmo a hipotese de manipular um pouco o volume em termos de cobertura e zonas do logradouro.
  2.  # 2

    Caro Marco, já tivemos neste forum muitas vezes em que concordámos, no entanto desta vez não concordo consigo.

    Nem todas as casas antigas e com história tem de ser palacetes, quanto às restantes condicionantes não passam disso mesmo, condicionantes para nos darem opcções de projeto ou apenas para levantar problemas para serem ultrapassados.

    Abraço
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: two-rok
  3.  # 3

    dois arquitectos

    acha que eu estou só a falar de palacetes?, não veja bem que o que eu quis dizer sobre nobreza e pense por exemplo nos inumeros predios em banda de uma rua do Porto simples mas com um certo design da epoca. Insisto olhando com olhos de arquitecto, este predio para mim não tem valor patrimonial no seu conjunto, poderá é ter relevancia preservar as suas fachadas mas já não com aquele espirito de recuperação dos elementos originais ao pormenor, mas sim acrescentar-lhes algo contemporâneo.
  4.  # 4

    Vi esta discussão e lembrei-me deste programa britanico:

    http://www.youtube.com/watch?v=XcMBAWzPGls
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
    • LuB
    • 14 agosto 2012

     # 5

    Umas portas +/- conservadas...

    Consevadas e bonitas!
    Aproveite o mais que puder da casa original, porque ela tem potencial.
    Concordam com este comentário: two-rok, DEEPblue, PLMarques
  5.  # 6

    Colocado por: marco1por acaso até acho que esta casa não tem lá muito interesse arquitectonico, repare-se que há pouca nobreza nas cantarias por exemplo, e tambem em face do estado do interior acho mesmo que é só de aproveitar as fachadas e por mesmo a hipotese de manipular um pouco o volume em termos de cobertura e zonas do logradouro.
    Discordam deste comentário:doisarquitectos,Jorge Rocha,DEEPblue

    Eu gosto das cantarias...dos pilares que suportam o portão...da arquitectura ao aproveitar o espaço em curva de uma bela forma...gosto dos ornamentos interiores em madeira e das escadas e o espaço simpático de lugradouro,e gosto muito das varandas...
    Concordam com este comentário: AnaT, PLMarques, andreiap83
    • AnaT
    • 14 agosto 2012

     # 7

    A casa é uma beleza.
    Não gostei do comentário inicial de que pretende aproveitar apenas as paredes exteriores...
    Concordam com este comentário: CMartin, Jorge Rocha, tiagot
  6.  # 8

    Colocado por: marco1por acaso até acho que esta casa não tem lá muito interesse arquitectonico, repare-se que há pouca nobreza nas cantarias por exemplo, e tambem em face do estado do interior acho mesmo que é só de aproveitar as fachadas e por mesmo a hipotese de manipular um pouco o volume em termos de cobertura e zonas do logradouro.
    Discordam deste comentário:doisarquitectos,Jorge Rocha,DEEPblue


    Boa noite!

    Li com interesse a sua opinião e desde já agradeço a sua participação, gostava que me explicasse o que quer dizer com "manipular um pouco o volume em termos de cobertura e zonas do logradouro"...
  7.  # 9

    Colocado por: LuB
    Consevadas e bonitas!
    Aproveite o mais que puder da casa original, porque ela tem potencial.
    Concordam com este comentário:PLMarques


    Obrigado pelo comentário! E muitos parabéns pela excelente recuperação que fez. Os 658 dias foram desde que começaram as obras? Ou também conta com as aprovações de projetos, etc...?
  8.  # 10

    Colocado por: AnaTA casa é uma beleza.
    Não gostei do comentário inicial de que pretende aproveitar apenas as paredes exteriores...
    Concordam com este comentário:Jorge Rocha


    Obrigado AnaT pelo seu comentário.

    O que eu quis dizer é que a estrutura da casa é muito antiga...irei tentar aproveitar os elementos que puder, mas se observar com atenção as plantas do edifício, tem divisões muito pequenas e o soalho está muito danificado, resultante de várias infiltrações ao longo dos anos...
  9.  # 11

    Colocado por: PLMarques....decidi demolir o seu miolo na totalidade e refazer uma estrutura completamente nova no seu interior.

    Concordo.
    Comece pelo telhado e venha por aí abaixo.

    E acabe com aquelas caixas de estore exteriores do 1.º andar!
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, two-rok
  10.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.
    Concordo.
    Comece pelo telhado e venha por aí abaixo.

    E acabe com aquelas caixas de estore exteriores do 1.º andar!


    Aqueles estores vão sair pela certa, todas as janelas têm portadas de madeira, ainda não percebi a ideia de quem os lá colocou...
    Concordam com este comentário: andreiap83
    • LuB
    • 15 agosto 2012

     # 13

    Os 658 dias foram desde que começaram as obras? Ou também conta com as aprovações de projetos, etc...?

    Os projectos foram muito demorados...
    É preciso ter uma paciência de Jó para não se desistir a meio do processo.
    A Câmara de Lisboa pede tanta papelada, e leva tanto tempo a aprovar as coisas, que eu tenho para mim que é essa a causa primeira das pessoas não se quererem meter nestas aventuras.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Jorge Rocha, two-rok, tiagot
  11.  # 14

    Muitas janelas e varandas, muita luz, é óptimo.

    Tente conservar aquelas portas interiores, são muito bonitas.

    Boa sorte com este interessante projecto.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLMarques
  12.  # 15

    Colocado por: CastelaMuitas janelas e varandas, muita luz, é óptimo.

    Tente conservar aquelas portas interiores, são muito bonitas.

    Boa sorte com este interessante projecto.
    Concordam com este comentário:Jorge Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PLMarques


    Obrigado "Castela"!

    De facto a casa tem muita luz, o que é muito bom, só espero é arranjar imaginação para a disposição dos móveis no interior... :)
  13.  # 16

    Viva PLMarques,

    Parece ser um imóvel cheio de potencialidades, com uma identidade própria e ainda com um generoso espaço exterior.
    De facto o levantamento que mostra parece oferecer algumas limitações a um estilo de vida contemporâneo, mas sem mais informações é difícil concordar ou discordar da sua opção pela demolição completa do interior.
    O estado do soalho não será tão importante por ser um elemento de acabamento. Se as vigas de piso estiverem em bom estado talvez se possa considerar opções menos intrusivas. Mas pelas fotos que apresenta e dada a idade do imóvel é possível que estejam bastante degradadas junto às paredes periféricas (e até mesmo no centro, a cobertura já não parece muito eficaz, e é possível que tenha deixado entrar bastante água). De qualquer modo julgo que deveria aconselhar-se com ajuda profissional sobre o real estado de toda a construção antes de proceder a qualquer intervenção.
    Neste tipo de processo, as surpresas serão constantes, mas com algum cuidado e dedicação, parece ter aí uma situação cheia de potencialidades.
    Ter bastantes vãos e um espaço exterior é meio caminho andado para conseguir uma boa solução final.
    Onde fica o imóvel ?

    Boa sorte e Cumprimentos, Tiago
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLMarques
  14.  # 17

    uma coisa que faria com certeza era acabar com aquelas caixa de estores exterior que tem nas janelas, parabens pela casa !!!
    Concordam com este comentário: PLMarques, andreiap83
  15.  # 18

    Colocado por: tiagotViva PLMarques,


    "De facto o levantamento que mostra parece oferecer algumas limitações a um estilo de vida contemporâneo..."
    Boa sorte e Cumprimentos, Tiago


    Quais são as limitações que encontra neste levantamento?




    Colocado por: tiagotViva PLMarques,


    Neste tipo de processo, as surpresas serão constantes, mas com algum cuidado e dedicação, parece ter aí uma situação cheia de potencialidades.


    Que tipo de surpresas poderei esperar?....

    As minhas perguntas poderão parecer ingénuas...mas na realidade...não percebo nada do assunto!
  16.  # 19

    Colocado por: Sergio Rodriguesuma coisa que faria com certeza era acabar com aquelas caixa de estores exterior que tem nas janelas, parabens pela casa !!!
    Concordam com este comentário:PLMarques


    Concordo plenamente....é mesmo para retirar...
  17.  # 20

    Seguem em anexo, as plantas....daquilo que pretendo para a reabilitação da minha casa....

    A planta inicial sofreu algumas alterações...a parede "menos nobre" entenda-se mais deteriorada, irá sair, nascendo uma parede completamente nova. Com isso pretendeu-se ganhar alguma área e possibilitar uma melhor organização dos espaços interiores...
 
0.0454 seg. NEW