Venho ao presente fórum solicitar ajuda no esclarecimento de algumas dúvidas que me surgiram. Desta forma, eu tenho apenas 20 anos e estou prestes a terminar a minha formação e já há algum tempo que tenho vindo a trabalhar como explicadora na zona de Cascais, pelo que gostaria de abrir o meu próprio centro de explicações. Contudo, apesar de saber bem que materiais precisarem, estou completamente perdida no que diz respeito à burocracia envolvente para abrir este tipo de negócio. Assim, ficaria extremamente grata se alguém me esclarecer as seguintes questões:
1) Já sei que é necessário obter uma licença, mas onde a peço e o que é preciso para a obter? Tem custos associados? 2) Além de obter uma licença para criar o negócio, o local onde este irá tomar lugar será avaliado de alguma forma?(pergunto isto, porque ainda não me decidi perante dois locais possíveis) 3) Disseram-me que existem várias distinções entre centro de estudos e centro de explicações, inclusive em termos legais (nomeadamente ao nível do transporte e alimentação dos alunos). É verdade?
Desde já o meu muito obrigada pela atenção e pela possível ajuda.
Agradeço a ajuda "Wally", mas confesso que continuo bastante confusa, nomeadamente ao nível de custos associados à burocracia. Contudo, já ter percebi que terei de falar com a Camara Municipal, pelo que irei começar por me deslocar até lá.
Não precisa de ir à câmara. Procure pelo regulamento de taxas da câmara onde irá ficar o centro e leia o documento todo. Deve pesquisar por licença de funcionamento no mesmo site para ter acesso a outras condições ou regras.