Iniciar sessão ou registar-se
    • maxell
    • 21 agosto 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a precisar de ajuda e penso que aqui haverá quem me possa ajudar...

    Estou a pensar comprar um terreno para construir uma casa, no entanto o terreno que tenho em vista, não está em nome do actual proprietário, assim sendo ele diz que só o pode vender a quem queira fazer uma escritura por usucapião. O terreno foi obtido por herança.

    As minhas questões são as seguintes:

    1.º Tendo eu 34 anos não poderei fazer esse tipo de escritura?
    2.º Poderei usar uma terceira pessoa (o meu Pai) depois ele poderá doar-me o terreno?
    3.º Terei algum problema para construir após esse processo?
    4.º Quais serão os custos nesta situação, tendo em conta que na 2,º opção haverá 2 escrituras?
    5.º Em caso da 2.º opção ser valida haverá alguns prazos especiais a cumprir?
  1.  # 2

    Porque é que o actual proprietário não passa o terreno para nome dele e depois vende-o? Se não for possível, não compre.
    Concordam com este comentário: treker666, Piafinho, dato, anadesousa
  2.  # 3

    Pois isso também já me passou pela cabeça e vai ser proposto, mas penso que ele não queira, pois assim não terá de gastar dinheiro nem declarar a venda.
    Estamos a falar de alguém que não tem necessidade de dinheiro mas vive da compra e venda de bens imóveis, tem mais de 100 terrenos legais para vender na cidade,
    e tem na aldeia de onde é natural uns 5 nestas condições.

    De qualquer forma agradeço a ajuda.
    • dato
    • 21 agosto 2012

     # 4

    o picareta disse td! n aceitava de outra forma
  3.  # 5

    tem mais de 100 terrenos legais para vender na cidade


    Existem gajos muito ricos....

    Ele que veja se não lhe sai o tiro pela culatra...
  4.  # 6

    e será que o terreno é mesmo do "gajo"??
  5.  # 7

    Eu só fazia o negocio caso o terreno estivesse legalizado.
  6.  # 8

    além disso, e caso faça negocio por esse "meio" lembresse que tem que pagar 10% do valor patrimonial do terreno bem como as respectiva escritura, e tem que apresentar 3 testemunhas perante o notário no acto da mesma,
  7.  # 9

    Tenha cuidado, informe-se bem junto de um advogado.

    Cumprimentos

    Jorge Santos
    http://www.mljs.pt
  8.  # 10

    Colocado por: vz1984além disso, e caso faça negocio por esse "meio" lembresse que tem que pagar 10% do valor patrimonial do terreno bem como as respectiva escritura, e tem que apresentar 3 testemunhas perante o notário no acto da mesma,


    Onde posso encontrar esse valor?

    Respondendo a outros comentários, o tipo é mesmo rico, tem imenso património.
    alem de lotes tem basicamente uma rua toda dele no centro da cidade.

    Mas não é nenhum arrogante cheio de papel, é um senhor simples que gosta de passar pelos seus terrenos agrícolas, que não mostra a riqueza que tem e que ajuda quem precisa. É uma pessoa muito conhecida cá da zona e ninguém fala mal.
  9.  # 11

    Colocado por: maxellRespondendo a outros comentários, o tipo é mesmo rico, tem imenso património.

    E o que é que isso interessa??
  10.  # 12

    Colocado por: vz1984Existem gajos muito ricos....

    Há Homens com muita sorte....
    •  
      FD
    • 22 agosto 2012

     # 13

    Sabe o que é usucapião?
  11.  # 14

    Colocado por: FDSabe o que é usucapião?

    Sim sei...

    Claro que se colocasse o terreno no nome do meu pai através de usucapião não seria legalmente correcto, mas isso vou discutir hoje com o proprietário.

    Mas o que eu queria saber era o que questionei no primeiro post:
    1.º Tendo eu 34 anos não poderei fazer esse tipo de escritura?
    2.º Poderei usar uma terceira pessoa (o meu Pai) depois ele poderá doar-me o terreno?
    3.º Terei algum problema para construir após esse processo?
    4.º Quais serão os custos nesta situação, tendo em conta que na 2,º opção haverá 2 escrituras?
    5.º Em caso da 2.º opção ser valida haverá alguns prazos especiais a cumprir?

    Eu vou negociar de forma que ele regularize a situação do terreno, mas não sei se ele quer.

    Obrigado
    •  
      FD
    • 22 agosto 2012

     # 15

  12.  # 16

    Para seu bem, sugiro que o proprietario legalize primeiro o terreno e depois o venda a si.

    deve ser por isso que ele tem uma fortuna, se eu não pagasse impostos tambem tinha...
  13.  # 17

    Provavelmente tem uma fortuna porque se dedica a vender terrenos que não são dele, e ainda por cima o nome dele não aparece em lado nenhum, não paga impostos, e a escritura de usucapião é feita em nome do comprador.....grande cambalacho.
    Concordam com este comentário: vz1984, Isis, de jesus mendes, Piafinho, GF, Erdnaxela
  14.  # 18

    Colocado por: maxellBoa tarde,

    Estou a precisar de ajuda e penso que aqui haverá quem me possa ajudar...

    Estou a pensar comprar um terreno para construir uma casa, no entanto o terreno que tenho em vista, não está em nome do actual proprietário, assim sendo ele diz que só o pode vender a quem queira fazer uma escritura por usucapião. O terreno foi obtido por herança.

    As minhas questões são as seguintes:

    1.º Tendo eu 34 anos não poderei fazer esse tipo de escritura?
    2.º Poderei usar uma terceira pessoa (o meu Pai) depois ele poderá doar-me o terreno?
    3.º Terei algum problema para construir após esse processo?
    4.º Quais serão os custos nesta situação, tendo em conta que na 2,º opção haverá 2 escrituras?
    5.º Em caso da 2.º opção ser valida haverá alguns prazos especiais a cumprir?


    Que confusão...!

    1.º Tem personalidade e capacidade jurídica pelo que pode fazer uma escritura de justificação.

    2.º Poder pode, mas está a perder dinheiro e a praticar actos despiciendos.

    3.º Depende, consulte o PDM, mas o melhor seria fazer um pedido de informação prévia junto da sua Câmara Municipal.

    4.º Os custos variam muito... Sem saber o valor patrimonial do terreno é impossível opinar, no notário conte com € 500/€1000.

    5.º Só tem que respeitar os prazos para adquirir por usucapião... ie o anterior proprietário estar na posse dos terrenos (a priori) há 20 anos.

    No seu lugar consultava um escritório de advogados

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maxell
  15.  # 19

    Colocado por: Erga Omnes

    Que confusão...!

    1.º Tem personalidade e capacidade jurídica pelo que pode fazer uma escritura de justificação.

    2.º Poder pode, mas está a perder dinheiro e a praticar actos despiciendos.

    3.º Depende, consulte o PDM, mas o melhor seria fazer um pedido de informação prévia junto da sua Câmara Municipal.

    4.º Os custos variam muito... Sem saber o valor patrimonial do terreno é impossível opinar, no notário conte com € 500/€1000.

    5.º Só tem que respeitar os prazos para adquirir por usucapião... ie o anterior proprietário estar na posse dos terrenos (a priori) há 20 anos.

    No seu lugar consultava um escritório de advogados

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maxell


    Obrigado pelos esclarecimentos, no entanto falei hoje com o proprietário e propus-lhe que legalizasse o terreno no seu nome o que ele aceitou, entretanto ele foi a Câmara Municipal e o terreno tem viabilidade de construção, agora só falta acertar o preço. O valor do terreno nas finanças neste momento são 43€, depois de o legalizar deverá aumentar, mas como é um terreno agrícola não deve passar dos 500€.

    Cumprimentos
  16.  # 20

    Colocado por: maxellentretanto ele foi a Câmara Municipal e o terreno tem viabilidade de construção


    Colocado por: maxellmas como é um terreno agrícola


    Hummmm....há coisas que temos que ser nós a tratar, como por exemplo ir à Câmara.
 
0.0174 seg. NEW