Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O que há a fazer, é que quem entre e tem questões deve começar por procurar as respostas no que existe já!
    Devem procurar, ler, aprender e aí então fazer as perguntas que ainda tenham....
    Mas é muito mais fácil chegar e colocar a questão...

    Já aprendi IMENSO neste fórum, e abri uns 3 ou 4 tópicos no máximo. O resto já cá estava tudo.

    Cump.
  2.  # 22

    Colocado por: alvNão sei como, mas como as questões começam a ser redundantes, se fosse possível haver um indice remissivo era capaz de ser interessante.

    Pode fazer uma espécie de cábula com soluções para isolar tectos, paredes e sotãos?

    Coloca-se no melhor do Fórum e começasse a remeter as pessoas directamente para lá. Se não for assim, os que sabem responder começam-se a cansar e desaparecem o que será a última coisa que queremos.
  3.  # 23

    O que eu gostava mesmo era assim um fórum todo organizadinho por rubricas/topicos lol lol lol mas pronto isso sou eu que sou um maniaco das organização lol

    Um abraço

    Filipe
  4.  # 24

    Colocado por: rukytenho uma casa sem kualker tipo de isolamentos , agradecia ke me podessem ajudar no tipo de isolamentos poderia utilizar para torna la mais comfortavel termicamente, .
    é verdade ja lhe montei recentemente um recuperador de calor fogo montanha, e ja se nota bastante diferença na temperatura do ar , mas as paredes continuam frias , .
    agradecia a vossa ajuda


    Falta-lhe alguma tecla no teclado ? Se quiser tenho um a mais.
  5.  # 25

    Agradeço que me digam algo sobre isolamento exterior e interior com CORTIÇA PROJECTADA material comercializado pela empresa POLIRIGIDO isolamentos térmicos e acústicos Lda 4471-909 Maia.
    Obr.
  6.  # 26

    Estive a ver no site.. mas não apresentam Quaisquer dados técnicos... Não posso avaliar.
  7.  # 27

    "alv há 2 dias
    Vivam!
    Depende do uso e condiçãos da divisão.
    Para condensar, é porque, pelo menos a temperatura ambiente, é muito mais elevada que a temperatura superficial das paredes e tectos onde condensa.
    De verão, se é quente. é nitidamente falta de isolamento.
    É possível conseguir bons ou óptimos resultados com sistemas de isolamento pelo interior ,mas descreva-nos mais como estão as paredes em termos de isolamentos a espessura delas, bem como os tectos, o que existe por cima se tem isolamento se é cobertura se tem telhado, que tipo, etc,."

    A divisória é de tijolo de uma só parede ( penso que é tijolo de 6 furos), o tecto é uma placa sem telha, tem duas grandes janelas de correr de vidro simples ( já sei que terei de mudar para vidro duplo e talvez batente em vez de correr) e no lado oposto a porta de entrada para a divisão, a divisão é um quarto de dormir.
    Alv. se puder dê-me uma luz para a solução deste problema.
    Obrigada
    • ruky
    • 19 janeiro 2009

     # 28

    ola a todos , gostaria da vossa opinião sobre uma janela de 100x110 em pvc , aro completo , Oscilobatente 1 folha c/ reforço aço e vidro duplo 6/14/3-3mm . o orçamento que me pediram foi de 300E + iva . acham caro ou ta dentro do preço?
    •  
      alv
    • 20 janeiro 2009

     # 29

    Vivam!
    Ana Maria Cintra. Parece que a solução para o seu problema é simples:Isolar, Isolar, Isolar.

    Agora só o pode fazer de duas maneiras: Por fora ou por dentro.
    Se optar pelo isolamento pelo interior, então não tem outra solução senão gesso laminado. Deverá no minimo tratar a envolvente exterior, mas se puder não exite em fazer as quatro paredes. Experimente primeiro num quarto e se resultar parta para os restantes. Não deixe de trocar a janela, mas uma solução corrente é colocar uma segunda janela exactamente igual á existente , pelo lado de fora deixando os estores no meio das duas, isto se tiver estores, senão, aconselhe-se com alguém de confiança.
    Espero ter ajudado.
    "Fassam"parte.
    • E.T.
    • 23 fevereiro 2009

     # 30

    Boa noite a todos.

    Uma questão dirigida ao Sr. "Alv":

    Tenho uma casa antiga e pretendo torná-la mais confortável, pois parece um frigorífico no Inverno e um forno no Verão. As paredes são simples, construídas com blocos de cimento de 15 cms. de expessura. Portanto não existe caixa de ar. Se eu quisesse fazer novas paredes por fora e respectiva caixa de ar, possivelmente teria de pedir licenças camarárias, depois rebocar, pintar, etc, e eu não queria ir por esse caminho. Então pergunto: o sistema trasdosado directo com Pladurterm ou o sistema trasdosado auto-portante resultaria para dar mais conforto à casa, tendo em atenção que estamos perante uma casa antiga sem caixa de ar? A humidade gerada não prejudica a colagem com a pasta de agarre no sistema trasdosado directo com Pladurterm?

    No caso de eu manter o tecto falso em madeira (forro), qual será o material ideal para isolar entre o tecto falso e a telha mas que deixe respirar melhor a casa? Lã de vidro? Lã de rocha? XPS ? Espuma de poliuretano?
    Antecipadamente, muito obrigado.
    Eduardo Teixeira
    •  
      alv
    • 24 fevereiro 2009

     # 31

    Vivam!
    Caro E.T.,claro que a solução que procura é uma das que descreve. O Trasdosado directo com pladur term é a mai económica começando or volta dos 18€/m2 para um de 10+30 ou 40. esta solução com refere é aplicada por colagem directa á superf+icie com pasta de agarre e a única recomendação é que não seja aplicada sobre paredes em mau estado porque poderá dscolar-se. Não há contraindicações com a humidade, porque se esta existri ficará na pequena caixa de ar criada entre a laca de EPS e a alvenaria e pelos mamentes, com existe o isolamento, não tem qualquer problema.

    Partindo desta solução qualquer outra é viável, começando pela simples no sistema autoportante, composta por uma estrutura metálica á qual se aplicam por aparafusamento uma ou duas placas de Pladur. Entre a estrutura e a alvenaria deve ser aplicado um isolamento térmico que por ser o que tem melhor relação custo eficiencia, eu recomendo sempre a MLV de 60mm. Esta solução pode rondar os 25-30€ e ocupa cerca de 65mm. Pode optar ainda por colocar entre a estrutura e alvenaria uma camada de XPS de 30 ou 40mm e que pode acrescer cerca de 4ou 5€, isto numeros redondos.

    Quanto ao isolamento sobre o forro, não exito em lhe aconselhar a MLV de 60 ou 80mm, ou mlhor ainda duas MLV de 60mm cruzadas com os papeia para o exterior. Cada manta ronda os 3€/m2 pelo que é o melhor investimento que pode fazer, e normalmente é fácil de aplicar.

    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: vpalmeira
  8.  # 32

    Olá alv.
    vivo num apartamento T1 (águas furtadas/sótão), e tenho problemas com o isolamento térmico. Principalmente o tecto em periodo de inverno, como a zona é muito fria(Guarda), escorre água do tecto para as paredes. O tecto do apartamento é a placa do telhado do prédio que possui telha de barro. Desconheço que exista algum tipo de isolamento colocado no telhado, é um prédio com cerca de 15 anos.
    Sei que tenho outros problemas para resolver para que o isolamento térmico seja mais eficaz, como substituir a porta principal que é de madeira e tem muitas frexas que não consigo isolar totalmente. As janelas são de aluminio série de correr com vidro duplo, mas seria necessário aplicar mais uma janela do mesmo tipo por fora do estore. E as 2 janelas de tecto teriam de ser substituidas por janelas de vidro e duplo talvez até com ruptura térmica, são 2 janelas de tamanho médio, que neste momento são de pástico.
    Mas tenho ainda outro problema é que as divisões á sáo pequenas. Aplicando um sistema de placas de gesso iria roubar-me área às divisões que não êm pé direito e que são pequenas em área utilizável.´
    Sei que é uma situação complexa que provavelmente será de dificil solução, mas poderia dar-me uma ajuda?
    Li todas as outras questões colocadas, aprendi muito com o que li, sobre algumas das coisas já tinha conhecimento, porque já à algum tempo que procura soluções para esta questão. Pois numa zona de muito frio, o consumo de energia dispara drásticamente, e mais a mais qd o aquecimento de Inverno tem como fonte só a electricidade. E claro que em época de Verao de calor, aí então o calor é imenso.
    Ou seja o consumo de energia electrica é sempre elevado o que causa sérios contra balanços no orçamento.
  9.  # 33

    Boa noite.

    Estive a pesquisar as diferentes formas e comportamentos de alvenarias exteriores tendo em conta o isolamento e o custo.
    Concluí que a seguinte solução seria a mais vantajosa:

    • Revestimento exterior de 2 cm com monomassa;
    • Tijolo térmico de 24 cm de espessura;
    • Lã de rocha pelo interior (6 cm);
    • Revestimento interior com gesso laminado (Tipo BA13).

    Contudo não sou um expert na matéria e gostaria de ouvir opiniões/críticas em relação a esta solução.
    Conheço a solução ETICs, mas torna-se onerosa para o meu orçamento. A solução de parede dupla bem executada é quase um mito…

    Este post corresponde à discussão que eu iniciei aqui.

    Gostaria que me elucidassem se devo mudar algum dos materiais e espessuras propostas.

    Agradeço desde já a opinião do sr alv e outras que possam ser úteis.

    rui moreira
  10.  # 34

    Em que zona fica? Quanto tempo está em casa?
  11.  # 35

    Boa tarde.

    A habitação será no litoral do distrito de Braga e o uso será essencialmente para jantar e pernoitar.
  12.  # 36

    Nesse caso o isolamento pelo interior pode ser indicado. Mas tenha atenção à área e orientação dos envidraçados, e evite sistemas de climatização de arranque mais lento, como o piso radiante eléctrico. Pondere o ar condicionado.
  13.  # 37

    Boa tarde.

    Caro AugstHill, obrigado pela dica que vai de encontro ao que eu tinha pré-estabelecido como climatização. Em relação à lã-de-rocha ou lã-de-vidro, qual aconselham e quais as principais características?

    Obrigado.

    rui moreira
  14.  # 38

    Em temos térmicos, peanuts. Diz que parece que a lã de rocha é mais ecológica. E que tem melhor comportamento acústico.
    •  
      alv
    • 23 junho 2010

     # 39

    Vivam.
    É tarde, mas tenho que por a escrita em dia.
    Começando pela Angela, realmente o caso é complicadamente simples, isto é, só precisa de isolar, e isso é que é complicado. Para que conste algo contra o meu fundamentalismo, há uma coisa que faço muitas vezes nas minhas obras e que pouco se fala. Em sótãos, quando o pé direito é mesmo muito pouco que inviabiliza a colocação de um tecto falso em Pladur com isolamento térmico, destelho o telhado, retiro o ripado de cimento, com o cuidado de não chegar ao beirado, cimalhas e empenas e coloco o verdadeiro "roofmate" e recoloco a telha sem ripado, cravada directamente nos sulcos existentes nas placas de roofmate. Claro que os puristas vêm logo com a teoria da ventilação das telhas, etc., etc., mas isso é pura teorização. Tenho muitos telhados assim, inclusive o meu com quinze anos e não vejo qualquer diferença entre aqueles que têm o ripado. Com esta técnica simples, pode fazer esse isolamento exterior, sob as telhas, sem alterar ou sequer mexer nos beirados e cimalhas nem aumentar a altura das cotas das telhas relativamente ao original.
    Fica aqui realçado o não fundamentalismo, mas ainda assim reclamo o direito de lhe recomendar que pondere sempre o isolamento pelo interior com o tal tecto falsos e com uma manta de lã de vidro de 80mm, sendo que na realidade vai ter de perder alguma área útil interior, uma vez que tem de abdicar de cerca de 8 a 10cm.
    Relativamente às janelas do sótão, não precisa de se preocupar, "simples" janelas da Rotto representada pela Imporjan de Pombal (Passe a publicidade, sárabá Sr. Manuel Francisco), resolve o problema,e pode dotá-las de estores, blackout´s, etc..
    Relativamente às paredes, é a mesma questão do tecto, para isolar bem pelo interior poderá começar por placas tipo Pladur Term coladas directamente às paredes, mas também tem de abdicar de pelo menos 5cm, isto para começar.
    Quanto ao sistema de aquecimento, já começa a ser consensual que um simples ar condicionado, em casas bem isoladas pelo interior, além de muito económico também vem resolver o problema do verão e da não correcta utilização das correntes de convecção.
    Bom para a Angela espero ter ajudado.
    Boas obras e "fassam" parte.
    •  
      alv
    • 24 junho 2010

     # 40

    Vivam!
    Olá Rui Moreira, pensava que eu não lhe ligava? tenho é pouco tempo e começo a precisar de ir de férias (Levo o netboock, fique descansado).
    Relativamente ao que questiona, o AugstHill já deu uma ajuda (Sarabá AugstHill, muita certificação? e com vai ser a partir do fim do mês?).
    A solução que descreve é a minha preferida e a que mais utilizo. É económica e eficaz!
    Melhorá-la, só introduzindo entre a estrutura metálica e a alvenaria um isolamento contínuo em XPS que não precisa de ser espesso, 3 ou 4 cm, mas como já utiliza o Bloco térmico, já é suficiente. De todo o modo, o seu técnico faz-lhe umas simples contas e verifica se vale a pena a diferença em termos de eficiência energética.
    Quanto à ja estafada dúvida entre manta de lã de vidro e lã de rocha, normalmente em painel (Note-se que a termolan também tem em manta! (Portuguesa!!)) como disse o Augst os valores de Lambada (alguém me roubou as letras gregas do meu computador) são muito semelhantes em ambas, sejam mantas, painéis ou outra coisa, quase sempre independentemente da densidade. Ora se têm o mesmo coeficiente de transmissão térmica, independentemente da densidade, tudo tem a ver com espessuras. Sendo assim, como estas coisas se pagam ao quilo, quanto menos densa, mais espessura conseguimos, logo conseguimos mais espessura pelo mesmo preço se for menos densa, perceberam?

    Resumindo: Igual condutibilidade, quanto mais espessura, maior o R, quanto mais leve mais barata, logo a manta de lã de vidro de 16 Kg (Normalmente utilizada) é a metade do preço da mesma espessura de uma manta de lã de rocha de 30 Kg para a mesma espessura.

    Boas obras e "fassam" parte

    PS: Pedro Ventura, desculpe, mas amanhã "trato" de si.
 
0.0239 seg. NEW