Olá, Rodrigo Cruz, obrigada pelas sugestões, em relação à parede do quarto também esta é constituída por pilar, ao deitar abaixo o remanescente da parede fico com cerca de 1m livre, penso que com essa parede só ia perder dinheiro. A parede que se refere à direita, é uma boa ideia a colocação de armário, no entanto teria que manter a parede, uma vez que nesta passam todas as canalizações....é um projecto muito complicado mesmo... Marco1, eu mesmo sem baixar a imagem consigo ver, não sei se existem outros tipos de imagem, de modo a que a possa ver Luis K.W. vou viver sozinha...
em relação à parede com o pilar a vantagem de deitar a parede abaixo é a de ter o espaço mais amplo, mesmo com o pilar e mesmo que coloque uma estante vazada ou móvel para TV baixo entre o pilar e a parede. Em relação à outra parede, se tem canalizações tem razão em não lhe querer mexer, aproveite o nicho no lado interior do quarto e coloque um roupeiro, arrumação "arrumada" nunca é demais;). Outra dica é a de colocar um armário onde agora é a porta de entrada na cozinha, nem que seja uma estante com 40cm de espessura, uma vez que tenciona abrir a cozinha para a sala.
Atenção que estou a dar dicas sem ser muito rigoroso com eventuais custos de obras, pois não sei qual o seu tecto orçamental nem conheço o sitio. As dicas são apenas para a ajudar a pensar o espaço e nas suas potencialidades, pois há várias maneiras de organizar o seu apartamento.