Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Após algumas trocas, decidi-me pela compra de um apartamento que ainda está em construção e estará pronto para o final do próximo ano.
    O negócio fechou-se pelos 115 000euros,
    Sendo que darei 12500 euros agora, para o reservar, depois a meio da construção mais 12500euros, e no fim terei de pedir emprestimo de 90000 euros.
    Neste momento consigo spread de 2,5% com o fumento á construção, mas não fiquei bem esclarecido sobre tudo isto.

Há alguma forma de garantir, por parte do banco, o spread de 2,5% e o financiamento daqui a 1 ano, a quando da escritura?
    Se não houver, acham arriscado dar 25000euros de entrada no seu total ao construtor, sendo que há possibilidades de não ver o crédito habitação ser aprovado?

Sou solteiro, tenho um rendimento bruto em 2011 a rondar os 18500 euros, e o que pretendo pedir daqui a um ano serão 78% do valor da escritura, ou talvez apenas 75%, sendo que tenho de jogar com as despesas que serão sempre na ordem dos 3000euros.

Agradeço desde já a ajuda.

Cumprimentos,
    MS.
  2.  # 2

Colocado por: NMiguelApós algumas trocas, decidi-me pela compra de um apartamento

Qual é a tipologia. Os acabamentos estão todos definidos?

Colocado por: NMiguelque ainda está em construção e estará pronto para o final do próximo ano.

Pensei que agora ninguém comprava apartamentos em construção. Sabe se o empreiteiro tem dinheiro para concluir o prédio?

Colocado por: NMiguelSendo que darei 12500 euros agora, para o reservar

Assinou um contrato de promessa de compra e venda?

Colocado por: NMiguele no fim terei de pedir emprestimo de 90000 euros.

E se não lhe emprestarem o dinheiro?

Colocado por: NMiguelNeste momento consigo spread de 2,5% com o fumento á construção, mas não fiquei bem esclarecido sobre tudo isto.

Nem eu, o que é um "fumento" à construção?

Colocado por: NMiguelSe não houver, acham arriscado dar 25000euros de entrada no seu total ao construtor

Depende das garantias que tenha de que o construtor acaba a obra e de que o banco lhe empresta o dinheiro, mas cá para mim você não tem nenhumas garantias!!!!

Colocado por: NMiguelhá possibilidades de não ver o crédito habitação ser aprovado?

há, mas depende dos seus rendimentos, do valor que o banco der ao apartamento,...

Colocado por: NMiguelSou solteiro, tenho um rendimento bruto em 2011 a rondar os 18500 euros, e o que pretendo pedir daqui a um ano serão 78% do valor da escritura, ou talvez apenas 75%, sendo que tenho de jogar com as despesas que serão sempre na ordem dos 3000euros.

Eu acho que você é bastante imprudente, com tanta casa nova à venda e a preço de saldo, você vai-se meter numa carga de trabalhos. (espero estar enganado, mas...)
  3.  # 3

bom dia

Esqueça esse negocio.... não é arriscado.. é arriscadissimo....

nos tempos que correm..... comprar apartamento só com a licença de utilização na mão... até lá não deve qualquer sinal ao empreiteiro..... muito menos 12500 ou 25000.

o que não faltam ai é apartamento a preço de saldo.... vá aos bancos que eles tem ás dezenas.... atenção que apenas esteja interresado nos que tem licança de habitabilidade. muitos bancos tem spread de 2% para estes casos e financiamentos a 100%.

quanto a este negocio apenas lhe digo.... esqueça e não se mete em alhadas.

cumps
    • xana
    • 10 setembro 2012

# 4

NMiguel,

Permita-me que lhe dê a minha opinião. Esse negócio é demasiado arriscado, não só porque não sabe se daqui a 1 ano o banco lhe empresta o dinheiro (e qual o spread) como corre o sério risco do empreiteiro não acabar a obra.

Já pensou que faltam 16 meses até à conclusão do prédio? Isso é imenso tempo! Até lá muita coisa pode acontecer, por exemplo: o empreiteiro não ter dinheiro para acabar a obra (a tal dificuldade na obtenção de crédito que tanto se ouve falar); a empresa de construção falir; o empreiteiro adoecer ou mesmo morrer…, haver entretanto penhoras sobre esse prédio, etc.

O NMiguel parece-me ser jovem e por isso está a ser um pouco ingénuo, eu também era assim, acreditava que tudo havia de correr bem….

Uma coisa que eu aprendi é NUNCA dar muito dinheiro de entrada num negócio, pois depois do dinheiro estar do outro lado, se a coisa correr mal, muito dificilmente o vemos de volta. Ir para Tribunal para reaver 25000 euros pode demorar muitos anos.

Se gosta muito desse prédio e da localização porque não espera até a obra estar concluída? Acredite que esse empreiteiro não vai vender os apartamentos facilmente. Mesmo que haja interessados a dificuldade na obtenção de crédito neste momento, e os spreads elevados, faz com que as vendas de casas novas seja muito complicado.

Boa sorte na procura de casa!
    Cumps,
    Xana
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NMiguel
  4.  # 5

Colocado por: NMiguelO negócio fechou-se pelos 115 000euros,

Já assinou algum CPCV? Já pagou alguma coisa???
    Se a resposta for não.... FUJA enquanto é tempo!!!!!

boa sorte
  5.  # 6

Boa tarde a todos,

Ainda não celebrei quaisquer contratos.
    Dado o risco que estou a correr, alertei o vendedor e comentou-me que tem realizado todos os negócios assim. A empresa é de confiança, mas em negócios e dada a conjuntura actual nada é de confiança.
    Para uma entrada total de 20 mil euros, baixou-me para 105 mil euros.

Estou bastante indeciso, tenho receio do spread, mas terei de pedir cerca de 75 a 80 mil euros daqui por 1 ano e poucos meses.
    Há alguma forma de garantir o spread junto do banco?

Cumprimentos,
    MS.
  6.  # 7

Colocado por: NMiguelAinda não celebrei quaisquer contratos

Colocado por: bel99FUJA enquanto é tempo!!!!!
    Concordam com este comentário: xana, marco1
    • xana
    • 11 setembro 2012

# 8

NMiguel,

o seu empreiteiro fez-lhe agora um desconto de 10 mil euros!? Não acha isso muito estranho? A mim parece-me uma atitude desesperada, deve estar com dificuldades em obter crédito junto da banca.... Em que fase está a construção desse prédio? Há pessoas a trabalhar lá neste momento?

Eu volto a insistir, acho que vai arriscar demasiado, e não falo em relação a obter o empréstimo mas sim em o empreiteiro ter dinheiro para acabar a obra.
    Já vimos aqui no Fórum algumas histórias em que as pessoas deram uma entrada significativa e depois o empreiteiro não acabava a obra.

Se optar mesmo por seguir em frente aconselho a contratar um advogado para redigir o Contrato de Compra e Venda (CPCV) antes de dar a tal entrada. Assim, pode estipular no CPCV que em caso de não conseguir obter crédito, com um spread máximo de X, o empreiteiro tem de devolver a entrada já paga. É importante salvaguardar esta parte do spread, porque até pode haver algum banco que conceda crédito mas a um spread muito elevado o que pode ser incomportável para o NMiguel.

Cumps,
    Xana
  7.  # 9

Fuja! O que não falta são casas...
  8.  # 10

mesmo que tenha dado alguma coisa é de equacionar se quer arriscar perder ainda mais.
  9.  # 11

Olá!

Obrigado por toda a atenção!
    O edifício está a andar bem, neste momento está a meio da construção e continuam os trabalhos, são cerca de 12 apartamentos, apenas lhes faltam vender 3, um deles o que estou interessado.
    O meu receio, claro que existe relativamente ao empreiteiro, mas é pelo spread, queria garanti-lo já, se fosse possível por algum meio.
    Pois consigo 2%, o que para a actual conjuntura é excelente. E daqui por 1 ano e picos, não sei por que valores andará, pois especulam-se 8 a 12% e isso seria incomportável.

Cumprimentos,
    MS.
  10.  # 12

Colocado por: NMiguelsão cerca de 12 apartamentos, apenas lhes faltam vender 3,

Custa-me acreditar, tanto construtor a falir porque não consegue vender apartamentos, e este vende-os todos antes de acabar a obra? acho muito estranho!!!!

Colocado por: NMiguelPois consigo 2%, o que para a actual conjuntura é excelente.

O construtor tem protocolo com o Santander?
  11.  # 13

Colocado por: NMiguelO meu receio, claro que existe relativamente ao empreiteiro, mas é pelo spread, queria garanti-lo já, se fosse possível por algum meio.

Esse spread que refere (acho muito bom), será para um empréstimo já. A garantia que quer não existe, se calhar até nem seria essa a efectiva para um empréstimo já, pois ainda demoraria algum tempo em análise.
    Também é pura ficção esperar que o banco lhe empreste o dinheiro daqui por um ano.
    Se pode ter o dinheiro já com essas condições, não espere e compre já uma das centenas de casas prontas a habitar na sua zona.
    Tenho um cunhado que numa compra desse género e após o construtor nunca mais acabar o prédio e não atender telemóvel, começaram a aparecer na obra "donos múltiplos" para cada um dos apartamentos. A entrada foi-se e ainda caiu noutra esparrela que foi pagar a um advogado para resolver a situação.
  12.  # 14

com esse desconto de 10 mil euros.... está a prova que faltava se ainda havia duvidas.....

esqueça esse apartamento... está preocupado com um spread daqui a um ano.... em vez de estar preocupado com o construtor...

quer um conselho... esqueça esse negocio e ponha um ponto final na historia.

cumps
    Concordam com este comentário: xana
  13.  # 15

relativamente a questão do spread .... nenhum banco lhe garante nada ... voce apenas fez uma simulaçao.... nunca o banco lhe vai garantir seja o que for daqui a uma ano e tal... eles até mudam aoo fim de dias..... imagina ao fim de um ano e tal...
  14.  # 16

Colocado por: pedromdf
    Tenho um cunhado que numa compra desse género e após o construtor nunca mais acabar o prédio e não atender telemóvel, começaram a aparecer na obra "donos múltiplos" para cada um dos apartamentos. A entrada foi-se e ainda caiu noutra esparrela que foi pagar a um advogado para resolver a situação.

Este filme faz-me lembrar um programa que dá na tv por cabo que traduzido para português se chama conto do vigário.
    Uns artistas que alugam um carro,trocam as chapas de matricula,colocam um anuncio no jornal, tipo um carro de 20 mil € (preço médio) por 12 mil €,
    os interessados vão chegando e a artista mor vai lhes sacando o sinal porque diz que lhes reserva o carro até ás 18h daquele dia,ás 18 h aparecem todos á procura da pechincha e da sra.
    Percebem que ficaram a arder com o dinheiro.
  15.  # 17

Porque nao faz antes credito á construção? assim garantia ja o spread e o financiamento e o banco ia pagando ao construtor....
  16.  # 18

Colocado por: marcoveriPorque nao faz antes credito á construção? assim garantia ja o spread e o financiamento e o banco ia pagando ao construtor....

Quem é que lhe disse que se pode fazer isto?
  17.  # 19

Colocado por: PicaretaQuem é que lhe disse que se pode fazer isto?

Já vi quem foi num outro tópico....foi um empreiteiro!!!!....só podia ser!!!
  18.  # 20

Porque nao haveria de poder?

0.0217 seg. NEW