Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Antes de mais, quero desejar a todos um bom ano de 2009.

    Na sequência da discussão que abri em Outubro passado, https://forumdacasa.com/discussion/1946/projecto-de-moradia-ajuda, e tendo em conta as opiniões e comentários obtidos, um familiar meu indicou-me um arquitecto seu conhecido, que me apresentou a seguinte proposta de projecto para a "eventual" futura vivenda que pretendo construir, tendo em conta as minhas "ideias" em termos de divisões e o desenho e delimitações do terreno.

    Terreno (lote 9): acho que esta imagem é mais esclarecedora da localização do terreno. ( o Norte corresponte ao topo da página)


    R/Chão

    1.º Andar


    Cobertura


    Alçado


    Eu tenho algumas dúvidas, principalmente no que se refere à localização da piscina (fica a 1 metro do muro da rua), à largura do quarto principal, ao tamanho da casa de banho da suite, à configuração do telhado (gosto de beiral), o facto de não ter garagem, entre outros.

    Gostava de obter as vossas opinioes sobre estes desenhos que me apresentaram, para me elucidar sobre possíveis alterações/correcções a fazer.

    Desde já agradeço a vossa participação.
  2.  # 2

    Boa Tarde, vejo que o seu arqº trabalhou o edifício de forma a conter grandes áreas envidraçadas a nível do r/chão, nomeadamente no alçado virado a poente e virado para a via pública, segundo o seu esquiço inicial, sem conhecer o território não sabendo o que se passa deve haver uma razão plausivel para descurar completamente o alçado virado a nascente, abrindo-lhe apenas aquele grande vão (da cozinha) que ficará tapado pela pérgola.
    Como disse anteriormente, sem conhecer o território (principalmente o que se passa com a propriedade confinante a nascente, se existe alguma condicionante "grave" do terreno ou de outra ordem) e pressupondo que não existe nada que o impeça, eu optaria por fazer um mirror ao desenho de forma a colocar a piscina (numa zona mais privada) assim como os grandes vãos das salas virados a nascente já que a sul nada pode fazer porque encosta no vizinho.
    Quanto ao desenho em si, ao nível do r/chão parece-me que a sala de estar se vai tornar bastante pequena já que terá que se considerar zonas de passagem quer para a cozinha/sala de jantar quer para o 1ºandar.
    Acho que a entrada da moradia "confunde-se" um pouco com a piscina; a considerar o quarto no piso térreo de forma a cumprir o determinado no DEC-LEI 163/2006, a I.S. não cumpre, porque não me parece que seja possível inscrever zona de manobra de rotação de diâmetro=1.50m, assim como o duche não tem espaço contíguo livre de forma a poder transformar-se em banheira. O compartimento técnico, não me parece a localização mais correcta, já que situa junto da entrada (e longe da piscina, se era esta a intenção).
    Ao nível do 1ºandar o mezanino poderia ser reduzido nomeadamento no ponto de inflecção com o quarto tornando-se ali num ângulo a 90º, ganhariam ambos os quartos de uma área suplementar para closets, e não me parece que iriam além do ponto do 3º degrau (r/chão), de forma a que haja altura suficiente para poder passar-se na escada (h mínima 2.20m). O sótão conforme está não me parece que lho aceitem para arrumos sem ser considerado como área de construção, porque no ponto mais desfavorável deve ter no máximo 0.50m e parece-me a olho que andará perto dos 0.90m (a altura da guarda do terraço).
    Quanto ao aspecto dos alçados parece-me que carecem de um tratamento de forma a não parecer um comboio, pequenas reentrâncias de forma a destacar diversos paíneis, utilização de materiais ou cores diferentes para criar esse contraste visual, já que à cobertura em telha lusa não há nada a fazer, embora também possam e devam ser tratadas as águas de forma diferente.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
    Estas pessoas agradeceram este comentário: theodorakis
  3.  # 3

    Em relação à piscina, se fosse comigo deixava ficar a poente. Mas é mera opção pessoal.
    Isto porque normalmente uso a piscina à tarde e prefiro levar com sol na piscina à tarde do que só pela manha.

    Nesta configuração a piscina deverá estar exposta ao sol entre as 11-12h e o final da tarde (dependo da altura da vedação). Se ficar a nascente tem sol desde o amanhecer mas por volta das 12h de certeza que a casa vai fazer sombra.

    Mas é como digo é só uma questão pessoal.

    Boa sorte com o projecto.

    Cumps
  4.  # 4

    Viva,
    Concordo com muitos dos comentarios do carlosmcd.
    Sobretudo o tratamento das fachadas e o facto de ser difícil dar palpites sem conhecer a envolvente.

    Pessoalmente acho ODIOSO que se coloque uma porta de casa de banho de frente para a porta de entrada da casa. A primeira coisa que se vê quando se entra em casa é a sanita!?!

    Acrescento que, como nadador que fui/sou, notei logo que a "piscina" vai ser muito desconfortável pois, aparentemente, vai ficar Á SOMBRA quase todo o dia (excepto, talvez, de manhã).
    Para isso, na minha opinião, mais vale não fazer a piscina.

    Luis
    tms.com.pt
    Lisboa-Portugal
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W. ...(excepto, talvez, de manhã).
    Para isso, na minha opinião, mais vale não fazer a piscina.


    Não quererá dizer "excepto, talvez à tarde". como fica a poente leva com sol à tarde.

    Mas tem razão vai levar com muita sombra, principalmente com a vedação tão próxima.

    O melhor mesmo era colocá-la na cobertura:) Isso é que era...

    Cumps
    • Jonh
    • 2 janeiro 2009

     # 6

    Colocado por: carlosmcdBoa Tarde, vejo que o seu arqº trabalhou o edifício de forma a conter grandes áreas envidraçadas a nível do r/chão, nomeadamente no alçado virado a poente e virado para a via pública, segundo o seu esquiço inicial, sem conhecer o território não sabendo o que se passa deve haver uma razão plausivel para descurar completamente o alçado virado a nascente, abrindo-lhe apenas aquele grande vão (da cozinha) que ficará tapado pela pérgola.
    Como disse anteriormente, sem conhecer o território (principalmente o que se passa com a propriedade confinante a nascente, se existe alguma condicionante "grave" do terreno ou de outra ordem) e pressupondo que não existe nada que o impeça, eu optaria por fazer um mirror ao desenho de forma a colocar a piscina assim como os grandes vãos das salas virados a nascente já que a sul nada pode fazer porque encosta no vizinho.
    Quanto ao desenho em si, ao nível do r/chão parece-me que a sala de estar se vai tornar bastante pequena já que terá que se considerar zonas de passagem quer para a cozinha/sala de jantar quer para o 1ºandar.
    Acho que a entrada da moradia "confunde-se" um pouco com a piscina; a considerar o quarto no piso térreo de forma a cumprir o determinado no DEC-LEI 163/2006, a I.S. não cumpre, porque não me parece que seja possível inscrever zona de manobra de rotação de diâmetro=1.50m, assim como o duche não tem espaço contíguo livre de forma a poder transformar-se em banheira. O compartimento técnico, não me parece a localização mais correcta, já que situa junto da entrada (e longe da piscina, se era esta a intenção).
    Ao nível do 1ºandar o mezanino poderia ser reduzido nomeadamento no ponto de inflecção com o quarto tornando-se ali num ângulo a 90º, ganhariam ambos os quartos de uma área suplementar para closets, e não me parece que iriam além do ponto do 3º degrau (r/chão), de forma a que haja altura suficiente para poder passar-se na escada (h mínima 2.20m). O sótão conforme está não me parece que lho aceitem para arrumos sem ser considerado como área de construção, porque no ponto mais desfavorável deve ter no máximo 0.50m e parece-me a olho que andará perto dos 0.90m (a altura da guarda do terraço).
    Quanto ao aspecto dos alçados parece-me que carecem de um tratamento de forma a não parecer um comboio, pequenas reentrâncias de forma a destacar diversos paíneis, utilização de materiais ou cores diferentes para criar esse contraste visual, já que à cobertura em telha lusa não há nada a fazer, embora também possam e devam ser tratadas as águas de forma diferente.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd


    Carlos, diga me uma coisa, falou no sotão nao poder ser considerado para arrumos devido à zona mais baixa ter cerca 0,50m...imagine agora o seguinte, o desenho mantinha-se igual mas sem escada para o sotão...ou seja, apenas se contemplava um buraco no tecto do hall por exemplo, para levar uma escada ou escadote para acesso esporiádico.....será que assim poderia ser contemplado na mesma como zona aproveitavel?
  6.  # 7

    Caro Carlosmcd, agradeço o seu comentário.

    De facto, o desenho do terreno, que pus inicialmente, não mostrava a envolvente. Acho que a imagem que pus agora dá uma visão mais realista. O terreno é plano, não apresenta inclinação.

    Eu também tenho alguma preocupação relativamente à extensão da área envidraçada (se a mesma se mantiver, vou ter de estudar alguma protecção para a mesma (portadas eventualmente).

    Também me parece que a localização da piscina não é a melhor (falta de privacidade). Presumo que a intenção do arquitecto fosse de a manter com sol durante o período da tarde (visto estar virada a poente). Estou a pensar em ver a possibilidade de afastar a casa do lote vizinho e colocar aí a piscina. O que acham, será viável?

    O sótão também me preocupa. o mais provável é não ser autorizado como está.

    Quanto ao mezanine, não percebi a sua ideia, ou melhor dizendo não estou a conseguir ver o que quer dizer.

    Quanto aos alçados, esse é um ponto que tenho de batalhar com o arquitecto. A casa não me parece nada apelativa.


    Agradeço as vossas indicações e dos restantes membros. Vou ter em consideração as mesmas.

    Obrigado
  7.  # 8

    REalmente a I.S. do piso 0, está mal resolvida.. e além do mais não cumpre a legislação de acessibilidades...
    quanto ao resto não comento... são coisas pessoais, das quais não ocnheço os contornos para as opções tomadas... e o projecto está ainda em fase de desenvolvimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: theodorakis
  8.  # 9

    Obrigado a todos pelos comentários.

    Para além das questões relativas às I.S. (que agradeço, visto desconhecer a legislação a que se referem), existem ainda situações que preciso de analisar.

    Uma delas é não deixar a casa "pegada" ao lote vizinho, fazer um afastamento e talvez colocar a piscina (caso seja possível) aí.

    Outra será ver a dimensão do quarto principal e da sua I.S. (parece-me muito pequena).

    E depois há também a questão dos alçados (o desenho apresentado é tudo menos apelativo). Isto para não falar noutras situações....

    Eu já pressentia que este projecto não ia ser fácil, ainda por cima com a configuração que este lote apresenta, e as delimitações impostas. A área de implantação acaba por ser uma cunha e a casa deve ir ficar cheia de recortes (possivelmente, o afastamento do lote vizinho ainda é capaz de ir prejudicar mais....). Ainda não comecei a casa e já me começa a doer a cabeça....

    Se alguém tiver mais algum reparo a fazer (como o da I.S. do r/c) ou alguma sugestão a dar, agradeço imenso.

    Obrigado a todos pela colaboração.
    • Jonh
    • 5 janeiro 2009

     # 10

    ...tento em conta o meu gosto pessoal:

    Julgo que a porta da sala de estar está demasiadamente proxima do porta de entrada, talvez ficasse melhor sendo de 1.20m, e ligeiramente desencostada da porta principal...

    O wc do rc chão vai ter que o aumentar, como o quarto tem 16m2, poderá ir buscar ai alguma area.

    Ter que atravessar ambas as salas, para se chegar à cozinha vindo pela porta principal? huumm não sei se será boa ideia...

    Se vai ter piscina tente anexar o mais possivel essa divisão de máquinas, por outro lado, se a tentar aproximar da lavandaria poupará tambem bastante em cabos, tubos, esgotos etc...

    No 1ºpiso, repare que tem a wc geral junto ao quarto que tem wc privado, enquanto que os outros quartos que nao têm wc, estão mais afastados...

    Não gosta de janelas nos wc´s? Estão todos interiores...... = +humidade...

    Um abraço a todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: theodorakis
  9.  # 11

    theodorakis, ainda bem que colocou essa planta do bairro, o que falei em relação ao possível mirror a fazer à planta deixa de fazer sentido porque como também lá referi em relação a condicionantes, verifica-se agora que irá ter uma construção vizinha a 6m da sua, daí o colega não ter mais opção senão colocar-lhe as salas viradas a poente, quanto ao que escrevi em aumentar a área dos quartos e dotá-los de closet em detrimento da área de passagem ao nível do 1ºandar (no mezanino), mea culpa, porque para tal iria carecer de remodelar a escada. Quanto aos envidraçados como a incidência solar não vai ser grande até acho óptimo porque as salas vão necessitar bastante desse sol de fim de tarde (tem formas de causar ensombramento em grandes superfícies envidraçadas como sejam brise soleil; estores exteriores eléctricos reguláveis, etc).
    Talvez seja demasiado envidraçado no quarto do r/chão, mas como este deverá ser utilizado noutras funções (sala ou escritório) é capaz de até se tornar bastante agradável.


    Colocado por: Jonh
    Julgo que a porta da sala de estar está demasiadamente próxima do porta de entrada, talvez ficasse melhor sendo de 1.20m, e ligeiramente desencostada da porta principal...


    Este é um ponto que também me pareceu pertinente, mas que depende do gosto de cada um, eu pessoalmente até acharia interessante tirar aquela parede e porta, mas depois fica com o problema da I.S., acho que é uma questão a rever.

    Colocado por: Jonh
    Carlos, diga me uma coisa, falou no sotão não poder ser considerado para arrumos devido à zona mais baixa ter cerca 0,50m...imagine agora o seguinte, o desenho mantinha-se igual mas sem escada para o sotão...ou seja, apenas se contemplava um buraco no tecto do hall por exemplo, para levar uma escada ou escadote para acesso esporádico.....será que assim poderia ser contemplado na mesma como zona aproveitável?


    Jonh, aqui normalmente esta regra aplica-se a sótãos que têm acesso directo como este, esta dimensão máxima dos 0.50m (por vezes nos alvarás de loteamento vem lá referidas condicionantes como essas) é para inviabilizar o que todos nós se podermos fazemos, e se cumprir com essa regra dos 0,50m nada como denominar esse espaço como área técnica para limpeza e manutenção dos painéis solares, dotando já esse espaço de uns velux para o futuro quarto de hospedes e sala de jogos (estava a brincar), mas é um subterfúgio que se utiliza para poder ter acesso directo ao sótão, trabalhei numa ampliação desse tipo à uns tempos, em que não ultrapassando os tais 0.50m e a cumeeira não ultrapassando a altura média destas na rua foi possível fazê-lo, sempre com a desculpa de ser para instalação dos painéis solares e que o levantamento da cobertura servia exactamente para poder-se circular no interior e proceder à sua manutenção, mas a verdade é que é para fazer uma sala e um quarto.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
    Estas pessoas agradeceram este comentário: theodorakis
  10.  # 12

    Adianto, que parece-me bem a localização da Piscina, está no quadrante Sul.
    Não aconselho afastar a casa do lote vizinho / nem sei se o reg. do loteamento o permite, visto ter o poligono de implantação encostado ao lote vizinho.

    eu pessoalmente nem colocaria "entrada" principalm, neste edificio... a entrada principal é a entrada do lote.
    Pelo que depreendo, o acesso ao interior da habitação pode ser também efectuado pela cozinha/ pergola ( entrada de serviço - local onde vão estacionar as viaturas) e pelo envidraçado da sala. pelo que os donos normalmente não vão sequer utilizar a entrada principal, nem terão de atravessar as salas todas para ir à cozinha (por exemplo com as compras...)
  11.  # 13

    Colocado por: Jonh...tento em conta o meu gosto pessoal:

    Julgo que a porta da sala de estar está demasiadamente proxima do porta de entrada, talvez ficasse melhor sendo de 1.20m, e ligeiramente desencostada da porta principal...

    O wc do rc chão vai ter que o aumentar, como o quarto tem 16m2, poderá ir buscar ai alguma area.

    Ter que atravessar ambas as salas, para se chegar à cozinha vindo pela porta principal? huumm não sei se será boa ideia...

    Se vai ter piscina tente anexar o mais possivel essa divisão de máquinas, por outro lado, se a tentar aproximar da lavandaria poupará tambem bastante em cabos, tubos, esgotos etc...

    No 1ºpiso, repare que tem a wc geral junto ao quarto que tem wc privado, enquanto que os outros quartos que nao têm wc, estão mais afastados...

    Não gosta de janelas nos wc´s? Estão todos interiores...... = +humidade...

    Um abraço a todos


    Caro John, a questão da porta da sala já me tinha ocurrido. Relativamente à localização das I.S. no 1.º andar, de facto também me parece que a que dá acesso aos quartos deveria estar mais perto destes.

    Quanto às janelas nas mesmas, não me tinha lembrado desse "pequeno" pormenor. Vou tomar nota.

    Obrigado pelos reparos e sugestões. Se tiver mais algo a acrescentar, esteja à vontade....
  12.  # 14

    Colocado por: carlosmcd Quanto aos envidraçados como a incidência solar não vai ser grande até acho óptimo porque as salas vão necessitar bastante desse sol de fim de tarde (tem formas de causar ensombramento em grandes superfícies envidraçadas como sejam brise soleil; estores exteriores eléctricos reguláveis, etc).
    Talvez seja demasiado envidraçado no quarto do r/chão, mas como este deverá ser utilizado noutras funções (sala ou escritório) é capaz de até se tornar bastante agradável.


    Caro carlosmcd, começo a pensar se a superfície envidraçada não será "demasiada". Estou um pouco pensativo, principalmente no que conta à segurança..... tenho de ver melhor.
    O quarto de baixo será para, de momento, exercer a função de escritório.

    Colocado por: carlosmcd Jonh, aqui normalmente esta regra aplica-se a sótãos que têm acesso directo como este, esta dimensão máxima dos 0.50m (por vezes nos alvarás de loteamento vem lá referidas condicionantes como essas) é para inviabilizar o que todos nós se podermos fazemos, e se cumprir com essa regra dos 0,50m nada como denominar esse espaço como área técnica para limpeza e manutenção dos painéis solares, dotando já esse espaço de uns velux para o futuro quarto de hospedes e sala de jogos (estava a brincar), mas é um subterfúgio que se utiliza para poder ter acesso directo ao sótão, trabalhei numa ampliação desse tipo à uns tempos, em que não ultrapassando os tais 0.50m e a cumeeira não ultrapassando a altura média destas na rua foi possível fazê-lo, sempre com a desculpa de ser para instalação dos painéis solares e que o levantamento da cobertura servia exactamente para poder-se circular no interior e proceder à sua manutenção, mas a verdade é que é para fazer uma sala e um quarto.


    De facto a minha intenção é a de aproveitar também o sótão, desde que este não conte como área de construção, para colocar um possível quarto de hóspedes, uma pequena sala e arrumação. Será que se consegue, tendo em conta a legislação?
  13.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasAdianto, que parece-me bem a localização da Piscina, está no quadrante Sul.
    Não aconselho afastar a casa do lote vizinho / nem sei se o reg. do loteamento o permite, visto ter o poligono de implantação encostado ao lote vizinho.


    Caro Pedro Barradas, o regulamento do loteamento permite esse afastamento, tenho é receio de que a casa fique com muitos recortes visto estar a puxá-la para a zona de implantação que é um triângulo.....

    Quanto à piscina, começo a pensar seriamente na possibilidade de não a construir. Gostava de a ter, mas tendo em conta o desenho apresentado, não me agrada muito a sua localização (fica a 1 metro da rua) principalmente no que diz respeito à privacidade. Para além de que o muro não pode ser superior a 1,50 (,80 em tijolo e 0,70 em gradeamento). Teria de colocar algo que desse privacidade, como uma sebe (embora esta leve tempo a crescer e a desenvolver)...... enfim, deve ser um sonho que não passará à realidade, com muito pena minha..... vamos ver.

    Obrigado pelo seu comentário.
  14.  # 16

    Parece-vos possível implantar uma moradia, com o estilo de arquitectura das fotos seguintes, neste lote de terreno? Este estilo de arquitectura atrai-me mais do que aquele que vejo no desenho que me apresentaram.

    Moradia

    Moradia
  15.  # 17

    Obrigado a todos pelos respectivos comentários, têm sido bastante úteis

    Se tiverem mais alguns reparos a fazer, estejam à vontade.
  16.  # 18

    Conseguir, consegue-se.. mas não deveria ter antes, esclarecido o "estilo" com o seu arquitecto...Os alçados do seu projecto não são apelativos ... porque carecem de serem efectuados uns estudos volumetricos (maqueta ou 3D) para melhor compreender os volumes e espaços idealizados.
    Como disse anteriormente, eu não desgosto da solução apresentada. Mas para demonstrar o projecto e fazer compreender ao cliente final (voçê)... precisa de outro tipo de "ilustrações", até uns desenhos em perspectiva feitos à mão servirão para explicar melhor o projecto e ajudar a "convencer".
  17.  # 19

    Quando falei com o arquitecto, disse-lhe que tinha mais preferência por este estilo clássico, ainda mais ao saber que o regulamento do loteamento obriga à implementação de telhas tipo lusa. Relativamente ao estilo moderno, também me atrai, mas apenas se não existir telhado (em telha), o que não é o caso. Mesmo assim, o dito arquitecto disse que ia ver e acabou por me apresentar o desenho acima exposto.

    Tem razão, uma maqueta ou uma imagem 3D provavelmente são mais exemplificativos e convincentes, se bem que relativamente ao desenho em causa vai ser preciso muito trabalho para o tornar apelativo. Quanto mais olho para ele, mais se me afigura como pão sem sal......

    Obrigado pelo comentário
  18.  # 20

    ola theodorakis de facto com uma visao 3D seria mais facil dar a nossa opiniao, contudo tomei a liberdade de fazer um esboço em 3D, nao sei se estara bem feito, pois apenas com os desenhos fornecidos por si e sem cotas nao é facil fazer o desenho e ainda por cima feito a pressa ....rsrs, gostava que desse a sua opiniao para a gente perceber melhor o seu projecto.

    abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: theodorakis
      11.jpg
 
0.0254 seg. NEW