Iniciar sessão ou registar-se
    • psousa
    • 17 setembro 2012 editado

# 1

Tenho um wc com pedra natural e o chuveiro é uma pedra que assenta sobre umas lajes improvisadas, sendo que a agua escorre pela pedra e anda por baixo desta até ao ralo.
    Acontece que o isolamento foi feito com uma tela liquida e na altura fiquei um bocado reticente mas o construtor disse-me que era garantido e depois de ver a aplicação até me pareceu bem.
    Acontece que agora (passado 9 meses da aplicação) tive que levantar a pedra para limpar, uma vez que o ralo estava quase um bocado entupido e já sentia algum cheiro. Por mero acaso antes de levantar a pedra apercebi-me que começou a pingar no andar de baixo, ou seja, a água do banho furou a tela liquida e infiltrou-se na laje!!

Quando levantei a pedra verifiquei que a tela apresenta alguns rasgos e em outros sítios está cheia de bolhas preste a explodir!!!
    O que terá provocado isto? A tela não é própria para suportar agua!?

Qual a melhor solução para resolver o problema?

Obrigado
  1.  # 2

nada...?
  2.  # 3

Colocado por: psousasobre umas lajes improvisadas

Isto significa o quê? se a lage não for estável, poderá ter aqui o problema
  3.  # 4

Não são bem lages... fiz confusão. São uma espécie de traves na qual assenta a base do chuveiro.
    Estas traves está cravadas a cimento no chão e antes este chão foi totalmente revestido com a tela liquida.

Talvez com o desenho ajude a perceber como está.

Mas a minha curiosidade é como a tela começou a rasgar e agora não sei como devo isolar, se com tela liquida novamente ou com outro tipo de isolamento...
      imagem.png
  4.  # 5

Colocado por: psousaTenho um wc com pedra natural e o chuveiro é uma pedra que assenta sobre umas lajes improvisadas, sendo que a agua escorre pela pedra e anda por baixo desta até ao ralo.

Quando levantei a pedra verifiquei que a tela apresenta alguns rasgos e em outros sítios está cheia de bolhas preste a explodir!!!
    O que terá provocado isto? A tela não é própria para suportar agua!?

Obrigado

Acertou!
  5.  # 6

Colocado por: pc ferreiraAcertou!

esta aqui o homem indicado para solucionar o seu problema sr psousa!
  6.  # 7

Mas então a tela liquida não serve para impermeabilizar??? Já li alguns tópicos a indicar a sua utilização.
    Só que no meu caso como o ralo foi entupindo e eu "facilitei" na limpeza quando tomava banho a água ficava algum tempo parada. Foi esse tempo que provocou o desgaste? Ou simplesmente mais tarde ou mais cedo a tela rasgaria?

E então? O que devo fazer? Ou quem devo procurar para solucionar o problema? O pc ferreira é de que zona?
    • dato
    • 17 setembro 2012

# 8

se a tela liquida n serve para impermeabilizar para q serve?? para gastar euros?
  7.  # 9

Colocado por: psousaMas então a tela liquida não serve para impermeabilizar???

Qual é a marca da tela líquida aplicada, que tipo de tela líquida foi aplicada (acrilica, poliuretano, silicone etc.) e como?

Tem fotos?
  8.  # 10

Colocado por: psousaE então? O que devo fazer? Ou quem devo procurar para solucionar o problema?

Já falou com quem executou o trabalho?
  9.  # 11

Colocado por: psousaMas então a tela liquida não serve para impermeabilizar??? Já li alguns tópicos a indicar a sua utilização.
    Só que no meu caso como o ralo foi entupindo e eu "facilitei" na limpeza quando tomava banho a água ficava algum tempo parada. Foi esse tempo que provocou o desgaste? Ou simplesmente mais tarde ou mais cedo a tela rasgaria?

E então? O que devo fazer? Ou quem devo procurar para solucionar o problema? Opc ferreiraé de que zona?

Boas,

Primeiro deve tentar perceber porque a tela falhou! rasgou? como? apodreceu pelo contacto com agua estagnada? tipico dos acrilicos! furou devido a algo que foi colocado entre a tela e o pavimento? teria ja ficado rasgada sem ninguem saber antes de colocar a base?

Soluçao:
    Certamente nao deve ter altura para colocar outro tipo de imper. o melhor sera retirar o que ai tem que esteja a desagregar, selar com um primario Tipo Rubson FF2000 e depois aplicar duas ou m ais demaos de Rubson Silicone Liquido SL3000/ ou um poliuretano sikagard 400( nao tenho a certeza se é este informe se na loja) com espessura minima de 3mm apos a secagem coloque uma manta geotextil para nao ferir e coloque a base novamente tendo o cuidado de nao rasgar, furar ou ferir a imper.
    espero ter ajudado.

cmpts
    JPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncarvalho74
  10.  # 12

Colocado por: jpereira

Boas,

Primeiro deve tentar perceber porque a tela falhou! rasgou? como? apodreceu pelo contacto com agua estagnada? tipico dos acrilicos! furou devido a algo que foi colocado entre a tela e o pavimento? teria ja ficado rasgada sem ninguem saber antes de colocar a base?

Soluçao:
    Certamente nao deve ter altura para colocar outro tipo de imper. o melhor sera retirar o que ai tem que esteja a desagregar, selar com um primario Tipo Rubson FF2000 e depois aplicar duas ou m ais demaos de Rubson Silicone Liquido SL3000/ ou um poliuretano sikagard 400( nao tenho a certeza se é este informe se na loja) com espessura minima de 3mm apos a secagem coloque uma manta geotextil para nao ferir e coloque a base novamente tendo o cuidado de nao rasgar, furar ou ferir a imper.
    espero ter ajudado.

cmpts
    JPereira

E barreira para vapor?
  11.  # 13

Colocado por: ncarvalho74

Qual é a marca da tela líquida aplicada, que tipo de tela líquida foi aplicada (acrilica, poliuretano, silicone etc.) e como?

Tem fotos?

A tela não faço ideia o tipo, tem uma cor acizentada. vou colocar aqui 2 fotos.
      img.jpg
  12.  # 14

Colocado por: jpereiraPrimeiro deve tentar perceber porque a tela falhou! rasgou? como? apodreceu pelo contacto com agua estagnada? tipico dos acrilicos! furou devido a algo que foi colocado entre a tela e o pavimento? teria ja ficado rasgada sem ninguem saber antes de colocar a base?

Até aqui concordo plenamente com o seu comentário. Seria importante perceber o que falhou antes de tirar conclusões precipitadas. A tela acrilíca, se é que foi a solução utilizada, neste tipo de base obviamente não é indicada, no entanto é necessário perceber por que razão a tela estava rasgada.

Soluçao:
    espero ter ajudado.

As telas líquidas, independentemente do tipo, devem ser sempre armadas! Isso é válido para o Rubson, o Sikagard, Enkryl, Enkopur ou outra qualquer. Se for ver às certificações técnicas europeias (ETA) vem lá sempre referida uma armadura. O facto de aplicar duas ou mais demãos pode aumentar um pouco a durabilidade mas com o tempo vão acabar por fissurar na mesma.

Os alemães têm uma directriz para as impermeabilizações líquidas (Flachdachrichtlinie) que impõe a utilização de um primário de aderência, uma armadura constituída por um geotêxtil com um mínimo de 110g/m2 e uma espessura mínima final de 1,8mm (equivalente a um consumo de ca. 3kg/m2).

Concordo que a impermeabilização com uma tela líquida à base de poliuretano, aplicada de forma correcta, neste caso é a melhor solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  13.  # 15

Como devem calcular esta nem é a minha área... preciso de alguém que faça este trabalho - zona de felgueiras ou perto.
    Aos interessados enviem pm
  14.  # 16

Até aqui concordo plenamente com o seu comentário. Seria importante perceber o que falhou antes de tirar conclusões precipitadas. A tela acrilíca, se é que foi a solução utilizada, neste tipo de base obviamente não é indicada, no entanto é necessário perceber por que razão a tela estava rasgada.

As telas líquidas, independentemente do tipo, devem ser sempre armadas! Isso é válido para o Rubson, o Sikagard, Enkryl, Enkopur ou outra qualquer. Se for ver às certificações técnicas europeias (ETA) vem lá sempre referida uma armadura. O facto de aplicar duas ou mais demãos pode aumentar um pouco a durabilidade mas com o tempo vão acabar por fissurar na mesma.

Os alemães têm uma directriz para as impermeabilizações líquidas (Flachdachrichtlinie) que impõe a utilização de um primário de aderência, uma armadura constituída por um geotêxtil com um mínimo de 110g/m2 e uma espessura mínima final de 1,8mm (equivalente a um consumo de ca. 3kg/m2).

Concordo que a impermeabilização com uma tela líquida à base de poliuretano, aplicada de forma correcta, neste caso é a melhor solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

E como resolve a incopatibilidade com o cimento-cola? Já agora qual o nível de humidade residual da betonilha, e como garante a ligação ao sifao?
  15.  # 17

Já falou com quem executou o trabalho?

E como foi ele que lhe disse que era garantido já lhe imputou os custos pessoais e materiais tanto os seus como os do andar de baixo.

Penso que terá uma garantia por escrito, não?
    Concordam com este comentário: ncarvalho74
  16.  # 18

Colocado por: pc ferreira
    E como resolve a incopatibilidade com o cimento-cola? Já agora qual o nível de humidade residual da betonilha, e como garante a ligação ao sifao?

A sua questão tem fundamento pois o poliuretano não é estável aos alcalinos e por esse motivo não pode ser revestido directamente com cimento. A solução para fixar as traves é criar uma camada de separação de protecção alcalina entre o poliuretano e o cimento cola, p.ex. através do nosso Primário 2K, à base de epóxi, pulvilhado com cargas.

A humidade residual da betonilha não é grave porque estamos a falar de um sistema permeável ao vapor de água. Desde que a superfície esteja bem seca podemos impermeabilizar com o poliuretano sem quaisquer reservas. Quanto ao sifão a impermeabilização obviamente tem que ser feito pelo interior do mesmo.
  17.  # 19

Colocado por: pc ferreira

E como foi ele que lhe disse que era garantido já lhe imputou os custos pessoais e materiais tanto os seus como os do andar de baixo.

Penso que terá uma garantia por escrito, não

O tipo já faliu e já emigrou... eu é que fiquei com o bébé ao colo a chorar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  18.  # 20

Colocado por: psousa

O tipo já faliu e já emigrou... eu é que fiquei com o bébé ao colo a chorar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira

E não tem nenhuma garantia da fábrica do produto que ele aplicou?

0.0231 seg. NEW