Colocado por: treker666. Ao aceitarem, não pode culpar oinquilinopelas condições da casa.
ser o inquilino durante mais de 40 anos a beneficiar, reparar e enriquecer o património do senhorio
Colocado por: GF25 euros custa uma noite numa pensãorascade Lisboa.
O problema foi nunca ter sido actualizada a renda, 25 euros durante todos estes anos, foi um óptimo negócio, pois independentemente das condições que tinham, era um tecto onde dormiam e criaram os filhos. Muita gente daria quatro vezes mais para poder ter o mesmo, um tecto. E voltamos ao problema habitual: com 25 euros de renda, qual era o senhorio que podia fazer melhorias?
Como se referiu, falta saber o valor patrimonial para podermos dar respostas mais concretas.
Cumps
Colocado por: treker666Caro Aquapego,
Colocado por: aquapegoAgora o problema que aqui temos é que algumas pessoas não se conseguem colocar "na situação" dos outros.
Colocado por: aquapegoacho que também está a exagerar no seu palavreado ao sugerir-me que mude os meus pais de local.
Colocado por: aquapego2º se acha que o devo fazer faça primeiro isso aos seus pais, OK?
Colocado por: aquapegoTambém afirma que é preferível ter as casas fechadas do que arrendar a muito baixo preço!! Eu até poderia concordar consigo, mas não o diria desse modo, pois temos que analisar o mercado, pois um "preço baixo" pode ainda dar lucro! E se der lucro, nos dias que correm já é muito bom.
Colocado por: aquapegoAgora deixo-lhe esta questão para o sr. solucionar: se temos em Portugal um ordenado médio de 700€ (segundo rezam as estatisticas), por quanto é que acha que se deva alugar uma casa com 2 quartos?
Colocado por: aquapegoConcordo que os senhorios não podem fazer ação social, mas também concordo que não devem "roubar" dinheiro às pessoas.
Colocado por: aquapegoSe acham que ganham pouco então não construam e apliquem o dinheiro na banca ou noutro qualquer negócio, que não o imobiliário.
Colocado por: aquapegoContudo a economia paralela que existe à volta do arrendamento, faz com que isto seja um excelente negócio...! Eu mesmo, pago 300,00€ por um falso T0, em Trajouce sem receber qualquer recibo
Colocado por: aquapegoSão destes senhorios que ninguém fala, por que será? Sotãos arrendados ilegalmente, etc, etc.
Colocado por: aquapegopois também sou proprietário de dois imóveis, mas isso é outra história
Colocado por: fumador passivoProvocação, "chico espertismo" ou grande lata. E proprietario de duas casas e vem para aqui queixar-se que os pais não podem pagar mais de 30 euros ao senhorio deles. E o que eu já aqui disse: Portugal no seu melhor. Já não há pachorra. Não tem dinheiro para ajudar os pais e espera que o senhorio ou os descendentes dele o façam.
Colocado por: paulocstAquapego
Tenho estado a ler, e por muito que possa perceber que os nossos pensionistas recebam pouco, e que a vida lhes custa, também não posso deixar de perceber que 25€ por mês nem para pagar o IMI deve chegar, enquanto mais para pagar seguros e impostos. Eu acredito na sua indignação, mas já que tem duas casas arrendadas (penso eu pelo que li), que acha se as rendas que lhe pagam não chega para as despesas da própria casa?!
O mercado de arrendamento é um negócio, já na altura dos seus pais era. Quando se tem um imóvel, quer-se tirar lucro dele. Acredite que os 25€/mês (cerca de 300€/ano), não representam rigorosamente nada. Ou acha que quem tem uma casa, e tira de lucro 6/7€ por mês é um bom investimento?!? Como disse e bem, meta-se no lugar do senhorio e veja se esse valor, hoje em dia, dá para algo?
O senhorio não tem culpa da situação financeira dos seus pais, nem de certeza que é a Santa Casa da Misericórdia. É um investidor, que tem um bem, e quer ter lucro. Acredito que todos os senhorios são sensatos e até permitirão alguma baixa de preço, mas 30€/mês é gozar com a cara do senhorio.
Os seus pais que tentem arranjar outra casa, e ao escolherem uma de 150€/mês tentem baixar para os 30€ alegando que não podem pagar mais. O que acho que dirá o senhorio?!?Concordam com este comentário:Paramonte,treker666,de jesus mendes,Maria LuísaDiscordam deste comentário:aquapego
Colocado por: aquapego
Vou ser mais explícito: quem deve pagar as reparações numa casa arrendada? O senhorio ou o inquilino? Quando responder a isto talvez consigamos estar de acordo. Deve ler o 1º comentário.
Colocado por: fumador passivo
com uma renda de 20 euros e a querer pagar 30.
Portugal no seu melhor.
Eu não sei se hei-de rir ou se hei-de chorar.
Colocado por: ParamonteInacreditável , que latosa, como alguem que paga 25 Euros de renda ainda vem fazer exigências!!
Colocado por: Luis K. W.1, Quem paga as reparações? DEPENDE!
Depende do que estiver escrito no contrato de arrendamento, e depende do tipo de "avaria".
Se a avaria resultar da utilização, pode ser da responsabilidade do inquilino.
Mas, pelo que nos conta, dá a impressão que:
A) o senhorio nunca actualizou a renda;
B) a maior parte dos custos foi em obras de melhoramento - que não são da responsabilidade do senhorio.
Pelo que diria que a situação está equilibrada (vocês pagam a manutenção, eu não vos aumento a renda).
Quanto aos melhoramentos, se forem despejados, poderão põr o respectivo valor na balança... Mas convém ter as respectivas facturas.
2. O ordenado médio anda (andava, em 2011) mais perto dos 900 que dos 700euros, x 14 meses/ano (o que equivale a uma média de 1050 Eur/mês).
Nessa altura, era normal trabalharem AMBOS os membros do casal. Por isso é que tantos se lançaram na compra da casa!