Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caro Aquapego,

acho que interpretou de forma errada a informação prestada pelo membro Jocor. O que se passa com os seus pais não é diferente do que se passa com muitas outras famílias por esse país fora, em que numa altura em que o parque habitacional era reduzido e o modo de vida diferente, aceitaram as condições que lhe eram propostas. Ao aceitarem, não pode culpar o inquilino pelas condições da casa. Também não lhe deve ser difícil de perceber que as casas não foram melhoradas ao longo dos anos pois a política das rendas congeladas não era realmente favorável a que o proprietário efectuasse obras. Mais...o proprietário não é obrigado a fazer melhorias no que era objecto de contracto, mas sim e apenas reparar. E mesmo assim, as rendas obtidas não o permitiriam concerteza. Se os seus pais fizeram as obras, foi porque pretendiam melhorar as condições de habitibilidade da casa. Mas não foram obrigados, ou foram? Poderiam ter-se mudado para outra, certo? Não o fizeram porque concerteza ficar-lhes-ia mais barato pagar as obras, pois diluido no tempo, a baixa renda compensou de sobremaneira o investimento feito na melhoria das condições de vida. E facilmente as contas são fáceis de fazer, como lhe demonstrou o membro Jocor.

E se como refere, de que há inúmera casas disponíveis na zona, poderá sempre mudar os seus pais de local. Ou tenderá a esquecer-se que é mais rentável manter as casas fechadas do que arrendar a muito baixo preço, correndo o risco de não ter retorno do investimento? Mais ainda, quando se trata de pessoas idosas, havendo as dificuldades que conhecemos em termos legais para as fazer saír da casa, agrava muito mais este processo. É de relembrar que a acção social não pode recaír sobre os proprietários mas deveria sim recaír primeiro sobre os familiares e depois pelo estado!
    Concordam com este comentário: Luis K. W., de jesus mendes
  2.  # 2

Colocado por: treker666. Ao aceitarem, não pode culpar o inquilino pelas condições da casa.

... o Senhorio ...
    :-)
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
    •  
      GF
    • 22 setembro 2012

# 3

25 euros custa uma noite numa pensão rasca de Lisboa.
    O problema foi nunca ter sido actualizada a renda, 25 euros durante todos estes anos, foi um óptimo negócio, pois independentemente das condições que tinham, era um tecto onde dormiam e criaram os filhos. Muita gente daria quatro vezes mais para poder ter o mesmo, um tecto. E voltamos ao problema habitual: com 25 euros de renda, qual era o senhorio que podia fazer melhorias?
    Como se referiu, falta saber o valor patrimonial para podermos dar respostas mais concretas.

Cumps
  3.  # 4

Inacreditável , que latosa, como alguem que paga 25 Euros de renda ainda vem fazer exigências!!
  4.  # 5

ser o inquilino durante mais de 40 anos a beneficiar, reparar e enriquecer o património do senhorio

com uma renda de 20 euros e a querer pagar 30.
    Portugal no seu melhor.
    Eu não sei se hei-de rir ou se hei-de chorar.
  5.  # 6

Colocado por: GF25 euros custa uma noite numa pensãorascade Lisboa.
    O problema foi nunca ter sido actualizada a renda, 25 euros durante todos estes anos, foi um óptimo negócio, pois independentemente das condições que tinham, era um tecto onde dormiam e criaram os filhos. Muita gente daria quatro vezes mais para poder ter o mesmo, um tecto. E voltamos ao problema habitual: com 25 euros de renda, qual era o senhorio que podia fazer melhorias?
    Como se referiu, falta saber o valor patrimonial para podermos dar respostas mais concretas.

Cumps

Boas,
    Espero que 2ª feira possa colocar aqui o valor patrimonial, e concordo plenamente que com rendas baratas não é possível fazer obras. Mas será que o senhorio ao efetuar obras de reparação (não melhorias) não podia aumentar a renda? Não era assim que a lei "funcionava"? (estou mesmo a perguntar porque não sei sinceramente).
  6.  # 7

Colocado por: treker666Caro Aquapego,

Caro treker666, eu não interpretei de forma errada coisa nenhuma, apenas não concordo com opiniões que têm um sentido de "gozo", quando eu coloquei aqui um assunto sério. Além disso não foram os meus pais os culpados das rendas antigas estarem bastante baixas. É claro que o proprietário não é obrigado a fazer melhorias, mas segundo se consta era obrigado a reparar. Certo? Mas nunca quis reparar...! Agora o problema que aqui temos é que algumas pessoas não se conseguem colocar "na situação" dos outros. Eu também não concordo que as rendas estivessem tipo "congeladas" durante tanto tempo, pois também sou proprietário de dois imóveis, mas isso é outra história. Os senhorios deveriam muito possivelmente ter tomado medidas junto aos nossos governantes para que a situação se invertesse, mas não...! Além de tudo isto, na altura do arrendamento da casa aos meus pais (à 45 anos atrás) eles pagaram rigorosamente o valor que o proprietário lhes pediu (200 escudos/mensais). Por conseguinte os senhorios não devem estar "zangados" com os inquilinos, mas sim com as suas organizações e consecutivos governos que nunca tiveram tom...para alterar a lei.
    Caro treker666, acho que também está a exagerar no seu palavreado ao sugerir-me que mude os meus pais de local. Então é assim: 1º os meus pais não são coisas para se mudarem de lugar e 2º se acha que o devo fazer faça primeiro isso aos seus pais, OK?
    Outra sua má observação (incauta) foi o facto de dizer que os meus pais não foram obrigados a reparar. Como assim? Se lhe chover em sua casa não tem que reparar o telhado? Ou será que pretendia dizer que os meus pais deveriam antes de abandonar a casa? Sabe os meus pais não são nómadas e gostam de estimar mesmo aquilo que não é deles, o que não se passa hoje, em que os inquilinos se estão borrifando para as casas que ocupam.
    Também afirma que é preferível ter as casas fechadas do que arrendar a muito baixo preço!! Eu até poderia concordar consigo, mas não o diria desse modo, pois temos que analisar o mercado, pois um "preço baixo" pode ainda dar lucro! E se der lucro, nos dias que correm já é muito bom. Agora para ter prejuízo, aí concordo consigo. O problema é que para si uma "renda baixa" pode ser uma "renda muito cara" para outra pessoa com menos recursos. Agora deixo-lhe esta questão para o sr. solucionar: se temos em Portugal um ordenado médio de 700€ (segundo rezam as estatisticas), por quanto é que acha que se deva alugar uma casa com 2 quartos? Depois explique as contas que fez. Em relação ao senhorio em questão, garanto-lhe que não investiu um cêntimo nesta casa, pois foi herdada do seu sogro, e como este existem milhares que não tinham onde cair mortos se não fossem os velhinhos...a deixar-lhe os seus bens.
    Concordo que os senhorios não podem fazer ação social, mas também concordo que não devem "roubar" dinheiro às pessoas. Se acham que ganham pouco então não construam e apliquem o dinheiro na banca ou noutro qualquer negócio, que não o imobiliário. Contudo a economia paralela que existe à volta do arrendamento, faz com que isto seja um excelente negócio...! Eu mesmo, pago 300,00€ por um falso T0, em Trajouce sem receber qualquer recibo e tenho que pagar em dinheiro, para não deixar rasto, caso contrário teria que pagar 400,00€. São destes senhorios que ninguém fala, por que será? Sotãos arrendados ilegalmente, etc, etc.
  7.  # 8

Colocado por: aquapegoAgora o problema que aqui temos é que algumas pessoas não se conseguem colocar "na situação" dos outros.

Algo que neste momento, é mais direccionado a si do que a qualquer outro forista!

Colocado por: aquapegoacho que também está a exagerar no seu palavreado ao sugerir-me que mude os meus pais de local.

A haver exagero, é na sua interpretação! E felizmente que todos nós podemos ser capazes de nos deslocarmos. E quando não o somos, alguém o fará por nós.

Colocado por: aquapego2º se acha que o devo fazer faça primeiro isso aos seus pais, OK?

Não se preocupe com os meus pais que sempre trabalharam e bem para pagar a sua casa arrendada e não terem problemas com o proprietário. Quando acharam que era altura de mudar de posição, fizeram-no e com juros tão desconfortáveis que passaram muito tempo impedidos de ter uma vida como a de muitos arrendatários a pagar 20 euros mensais ou menos, por uma habitação!

Colocado por: aquapegoTambém afirma que é preferível ter as casas fechadas do que arrendar a muito baixo preço!! Eu até poderia concordar consigo, mas não o diria desse modo, pois temos que analisar o mercado, pois um "preço baixo" pode ainda dar lucro! E se der lucro, nos dias que correm já é muito bom.

Pode dizer do modo que quiser mas um preço baixo garantidamente nunca poderão ser os 30 euros que serviram de proposta ao "maléfico" proprietário.

Colocado por: aquapegoAgora deixo-lhe esta questão para o sr. solucionar: se temos em Portugal um ordenado médio de 700€ (segundo rezam as estatisticas), por quanto é que acha que se deva alugar uma casa com 2 quartos?

Depende da zona. Em Lisboa 700 euros não são nada...em zonas rurais darão para muito mais. Colocar uma questão destas é ter vistas curtas e não entender o meio que o envolve.

Colocado por: aquapegoConcordo que os senhorios não podem fazer ação social, mas também concordo que não devem "roubar" dinheiro às pessoas.

Apontam alguma arma? Não concorda com a renda proposta, procura outra casa!

Colocado por: aquapegoSe acham que ganham pouco então não construam e apliquem o dinheiro na banca ou noutro qualquer negócio, que não o imobiliário.

Alguém lhe dita ao longo do mês, como investir o seu dinheiro? Não se preocupe com o dos outros!

Colocado por: aquapegoContudo a economia paralela que existe à volta do arrendamento, faz com que isto seja um excelente negócio...! Eu mesmo, pago 300,00€ por um falso T0, em Trajouce sem receber qualquer recibo

Você é parte activa no negócio da economia paralela, por isso não se queixe!

Colocado por: aquapegoSão destes senhorios que ninguém fala, por que será? Sotãos arrendados ilegalmente, etc, etc.

Fala-se pois...e muito! Mas como uma mão lava a outra, apenas atiram palavras ao vento em vez de tomarem uma acção. Porque não informa que pretende que o proprietário do seu apartamento lhe passe os respectivos recibos de acordo com a lei vigente? Pois é...dá-lhe um jeitão não é verdade?

Colocado por: aquapegopois também sou proprietário de dois imóveis, mas isso é outra história

Pois claro que é...só a história dos outros é que está mal!
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  8.  # 9

Aquapego

Tenho estado a ler, e por muito que possa perceber que os nossos pensionistas recebam pouco, e que a vida lhes custa, também não posso deixar de perceber que 25€ por mês nem para pagar o IMI deve chegar, enquanto mais para pagar seguros e impostos. Eu acredito na sua indignação, mas já que tem duas casas arrendadas (penso eu pelo que li), que acha se as rendas que lhe pagam não chega para as despesas da própria casa?!
    O mercado de arrendamento é um negócio, já na altura dos seus pais era. Quando se tem um imóvel, quer-se tirar lucro dele. Acredite que os 25€/mês (cerca de 300€/ano), não representam rigorosamente nada. Ou acha que quem tem uma casa, e tira de lucro 6/7€ por mês é um bom investimento?!? Como disse e bem, meta-se no lugar do senhorio e veja se esse valor, hoje em dia, dá para algo?
    O senhorio não tem culpa da situação financeira dos seus pais, nem de certeza que é a Santa Casa da Misericórdia. É um investidor, que tem um bem, e quer ter lucro. Acredito que todos os senhorios são sensatos e até permitirão alguma baixa de preço, mas 30€/mês é gozar com a cara do senhorio.
    Os seus pais que tentem arranjar outra casa, e ao escolherem uma de 150€/mês tentem baixar para os 30€ alegando que não podem pagar mais. O que acho que dirá o senhorio?!?
    Concordam com este comentário: Paramonte, treker666, de jesus mendes, Maria Luísa
  9.  # 10

Provocação, "chico espertismo" ou grande lata. E proprietario de duas casas e vem para aqui queixar-se que os pais não podem pagar mais de 30 euros ao senhorio deles. E o que eu já aqui disse: Portugal no seu melhor. Já não há pachorra. Não tem dinheiro para ajudar os pais e espera que o senhorio ou os descendentes dele o façam.
  10.  # 11

Colocado por: fumador passivoProvocação, "chico espertismo" ou grande lata. E proprietario de duas casas e vem para aqui queixar-se que os pais não podem pagar mais de 30 euros ao senhorio deles. E o que eu já aqui disse: Portugal no seu melhor. Já não há pachorra. Não tem dinheiro para ajudar os pais e espera que o senhorio ou os descendentes dele o façam.

Tanta burrice e estupidez..! Só fazem deduções dessas porque apenas interpretam como lhes agrada, senão vejamos: eu apenas disse que tenho duas casas, mas nunca disse que estavam alugadas, pois numa moro eu e na outra o meu filho. Portugal no seu melhor ...só se fôr para si, pois quem tem rendimentos de cerca de 700€ como é que consegue pagar as rendas que se pretende? Isto é que ninguém comenta nem me consegue explicar!!!! Oh fumador passivo..., os meus pais felizmente não precisam que o senhorio os ajude, mas se leu o início do tópico, então que se faça uma avaliação actual à casa e que se ajuste a renda de acordo com o valor declarado nas finanças e já agora o senhorio que restitua o dinheiro investido na casa, que deveria ter sido ele a reparar. Se visse fotos das reparações que os meus pais fizeram muito possivelmente não falava assim. Se acha que não é o senhorio que deve fazer as reparações...calo-me já!!!
  11.  # 12

Colocado por: paulocstAquapego

Tenho estado a ler, e por muito que possa perceber que os nossos pensionistas recebam pouco, e que a vida lhes custa, também não posso deixar de perceber que 25€ por mês nem para pagar o IMI deve chegar, enquanto mais para pagar seguros e impostos. Eu acredito na sua indignação, mas já que tem duas casas arrendadas (penso eu pelo que li), que acha se as rendas que lhe pagam não chega para as despesas da própria casa?!
    O mercado de arrendamento é um negócio, já na altura dos seus pais era. Quando se tem um imóvel, quer-se tirar lucro dele. Acredite que os 25€/mês (cerca de 300€/ano), não representam rigorosamente nada. Ou acha que quem tem uma casa, e tira de lucro 6/7€ por mês é um bom investimento?!? Como disse e bem, meta-se no lugar do senhorio e veja se esse valor, hoje em dia, dá para algo?
    O senhorio não tem culpa da situação financeira dos seus pais, nem de certeza que é a Santa Casa da Misericórdia. É um investidor, que tem um bem, e quer ter lucro. Acredito que todos os senhorios são sensatos e até permitirão alguma baixa de preço, mas 30€/mês é gozar com a cara do senhorio.
    Os seus pais que tentem arranjar outra casa, e ao escolherem uma de 150€/mês tentem baixar para os 30€ alegando que não podem pagar mais. O que acho que dirá o senhorio?!?
    Concordam com este comentário:Paramonte,treker666,de jesus mendes,Maria Luísa
    Discordam deste comentário:aquapego

Vou ser mais explícito: quem deve pagar as reparações numa casa arrendada? O senhorio ou o inquilino? Quando responder a isto talvez consigamos estar de acordo. Deve ler o 1º comentário.
  12.  # 13

Colocado por: aquapego

Vou ser mais explícito: quem deve pagar as reparações numa casa arrendada? O senhorio ou o inquilino? Quando responder a isto talvez consigamos estar de acordo. Deve ler o 1º comentário.

Isso é uma pergunta fácil. O senhorio....
    E como o senhorio paga essas reparações se a renda não chega para isso?

É fácil exigir... Sobretudo quando não sai do bolso, e quando sai, é tudo a fugir com o rabo à seringa..

Gostava de lhe lembrar que existe um artigo no código civil, que permite ao inquilino sobrepor-se ao senhorio caso este não faça obras..
    Aproveite e faça isso, e assim desconta os 25€ da renda até gastar o valor das obras.. Pode ser que os seus pais passem o resto da vida deles sem pagar renda!!!!
  13.  # 14

Caro treker666, o sr. só responde ao que lhe interessa, mas por que é que não explicou como se consegue viver com 700€ e pagar rendas de 200 ou 300€? explique homem, invente, seja realista. Afinal quem é que o sr. pensa que vai alugar casas? Os ricos? (atenção que não tenho nada contra os ricos, principamente aqueles que trabalharam legalmente para tal). Concerteza que são as pessoas que não têm recursos para que a banca lhes conceda crédito, porque os que conseguem crédito, compram a respetiva casa. Explique-se, e não se contradiga ao dizer que não disse para eu mudar os meus pais de lugar. Já agora, também não tenha pena dos meus pais, porque eles felizmente também não precisam e também trabalharam bastante, ali´s até lhe posso dizer que o meu pai trabalhou até aos 68 anos de idade, e descontou 54 anos para a segurança social. E faço-lhe a mesma quetão: a quem compete fazer as reparações? Ao senhorio ou ao inquilino?
    obrigado.
  14.  # 15

Colocado por: fumador passivo
    com uma renda de 20 euros e a querer pagar 30.
    Portugal no seu melhor.
    Eu não sei se hei-de rir ou se hei-de chorar.

Acho que deve chorar...que a mama já começou a acabar...
  15.  # 16

Colocado por: ParamonteInacreditável , que latosa, como alguem que paga 25 Euros de renda ainda vem fazer exigências!!

Paramonte, acho que se deve deixar estar no seu monte! Quem é que fez exigências? Pelo contrário, foram os meus pais que sempre repararam a casa ao senhorio e não o inverso como manda a lei.
  16.  # 17

Já agora, proponho a quem tenha os seguintes dados que os exponha se fizer favor: Qual a relação valor médio do arrendamento nos países da CE, versus respetivo ordenado médio do mesmo país. Seria interessante não caírmos na velha história da galinha dos ovos de ouro!!!
  17.  # 18

1, Quem paga as reparações? DEPENDE!
    Depende do que estiver escrito no contrato de arrendamento, e depende do tipo de "avaria".
    Se a avaria resultar da utilização, pode ser da responsabilidade do inquilino.

Mas, pelo que nos conta, dá a impressão que:
    A) o senhorio nunca actualizou a renda;
    B) a maior parte dos custos foi em obras de melhoramento - que não são da responsabilidade do senhorio.
    Pelo que diria que a situação está equilibrada (vocês pagam a manutenção, eu não vos aumento a renda).

Quanto aos melhoramentos, se forem despejados, poderão põr o respectivo valor na balança... Mas convém ter as respectivas facturas.

2. O ordenado médio anda (andava, em 2011) mais perto dos 900 que dos 700euros, x 14 meses/ano (o que equivale a uma média de 1050 Eur/mês).
    Nessa altura, era normal trabalharem AMBOS os membros do casal. Por isso é que tantos se lançaram na compra da casa!
    Concordam com este comentário: treker666
  18.  # 19

Colocado por: Luis K. W.1, Quem paga as reparações? DEPENDE!
    Depende do que estiver escrito no contrato de arrendamento, e depende do tipo de "avaria".
    Se a avaria resultar da utilização, pode ser da responsabilidade do inquilino.

Mas, pelo que nos conta, dá a impressão que:
    A) o senhorio nunca actualizou a renda;
    B) a maior parte dos custos foi em obras de melhoramento - que não são da responsabilidade do senhorio.
    Pelo que diria que a situação está equilibrada (vocês pagam a manutenção, eu não vos aumento a renda).

Quanto aos melhoramentos, se forem despejados, poderão põr o respectivo valor na balança... Mas convém ter as respectivas facturas.

2. O ordenado médio anda (andava, em 2011) mais perto dos 900 que dos 700euros, x 14 meses/ano (o que equivale a uma média de 1050 Eur/mês).
    Nessa altura, era normal trabalharem AMBOS os membros do casal. Por isso é que tantos se lançaram na compra da casa!

Caro Luís, nada mais errado. A renda foi atualizada todos os anos, ou sempre que a lei o ditava com a respetiva percentagem.
    Luís, as obras de maior monta foram referentes a reparações, telhado podre (madeira), chovia dentro de casa, portas e janelas podres, respetivas pinturas anuais para proteger as paredes de terra, canalizações que entupiram com o calcário, pavimentos que abriram buracos,porque os tacos apodreceram,etc, etc. A única coisa que foi um benefício foi a marquise que deu mais algum espaço, MAS mesmo este espaço teve que ser feito porque é obrigatório ter acesso à casa de banho pelo interior da habitação. Certo? Já agora, despejados como? Pelos melhoramentos que foram feitos com autorização escrita e testemunhas? E sim com faturas, principalmente dos materiais, já que grande parte das reparações foram efetuadas pelo meu pai (mão-de-obra). E duvido que haja base legal para despejo.
    Caro Luís consegue colocar aqui o nome da fonte onde foi retirar esse valor de ordenado médio? 1050€/mês??? O Luís tem noção do ordenado auferido, por exemplo trabalhadores das autarquias, dos auxiliares de ação educativa, dos auxiliares de ação médica, dos metalúrgicos, etc, etc.???? O grosso da sociedade portuguesa tem ordenados médios no máximo de 700/750€ ilíquidos. Esta é a realidade, e agora ainda é menos..., isto está bonito está...! Só para lhe dar um exemplo a minha esposa que é funcionária pública (baixa) não sobe de escalão à 8 anos, agora imagine a quebra que houve nos rendimentos das famílias. Acredito que infelizmente muita gente não conhece a verdadeira realidade do país.
    Agora pode comentar, que já tem mais informação, quando disse DEPENDE.
  19.  # 20

25 euros e é uma renda que foi sempre actualizada?
    Então não há duvida que a renda correspondia exactamente ao que (não!!) tinham: uma "casa"!

Fonte do rendimento médio (900 x 14 = 1050 x 12): PORDATA. Era de 867,5x14 em 2009 (media de 1032/mês).

O salário médio na Administração Publica Central (que sao 75% dos funcionarios) é, em Abril dste ano, de 1.532 euros. Com subsidios, complementos e premios sobe acima dos 1750 Eur (x 12 meses) .
    Considerando a totalidade dos FP, a media mensal é superior a 1570 euros, Fonte: sintese estatistica do emprego público. É só Googlar.

0.0287 seg. NEW