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  1.  # 1

    Boa tarde, estou a construir uma moradia com laje inclinada (+-40%), que vai estar estar completamente aberta ( sem uma lage que faça sótão), e o meu construtor quer colocar como isolamento, pelo exterior, um género de alumínio com bolhas de ar, em vez de roofmate, que era o que estava projetado, alegando que este material é melhor isolamento térmico, e que o roofmate já não se usa, e que fica um trabalho mal feito, visto que quer fazer o ripado em argamassa e que ao fazer alguma manutenção ao telhado que se parte tudo.
    Qual a vossa opinião? Como poderei fazer o melhor isolamento possível tendo em conta que por dentro não terá isolamento, apenas estuque projetado.
  2.  # 2

    Colocado por: RLeandroo meu construtor quer colocar como isolamento, pelo exterior, um género de alumínio com bolhas de ar, em vez de roofmate, que era o que estava projetado, alegando que este material é melhor isolamento térmico


    Não permita a troca. Envolva a equipa projectista e a fiscalização para fundamentar a decisão junto do empreiteiro, se este se mostrar intransigente.
    A película de alumínio com bolsas de ar não substitui o xps.
    Existe xps com ripado integrado. Não aceite os termos do empreiteiro.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RLeandro
  3.  # 3

    Boas,
    Eu utilizei roofmate de 30mm (deveria ter utilizado de 60mm pois isolamento a mais é coisa que não existe) e estou muito contente com o desempenho termico. Pessoalmente conheço o tal isolamento das bolhinhas e a mim parece-me fraquito.
    Acho que deveria exigir roofmate e com quanto mais espessura melhor.
    Quanto á questão do ripado em argamassa pessoalmente acho desnecessário. È uma maneira do seu construtor poupar uns euros. Na minha casa o ripado foi todo feito em PVC. Como não está exposto ao Sol á partida dura uma vida... é claro que com a argamassa tambem dura uma vida mas adiciona peso desnecessário á lage.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RLeandro
  4.  # 4

    1ª coisa a fazer é perguntar/ reportar ao tecnico autor do projecto de RCCTE, ao director de Obra e ao Directo de ficalização. Pois estes detêm uma visão profunda sobre a SUA obra.

    No entanto, digo-lhe já que não, não é equivalente, excepto se colocar uma espessura de tripolux ou Boltherm ( são fabricantes de produtos similares) equivalente ao do XPS previsto. além que que é uma solução (se equivalenete em proriedades de isolamento térmico) CARA...

    No entanto se o seu construtor está preocupado com a eventual quebras dos sarrafos de assentamento da telha. pode, depois de fixar o XPS convenientemente à laje com umas fixações apropriadas, aplicar um ripado em madeira tratada, ou em PVC.
    Para proteger o XPS dos UV que podem entrar pelas frinchas ente telhas, pode e deve aplicar uma tela de protecção solar... Nesse caso, pode utilizar uma tripolux TR2000, que até lhe serve de complemento de estanquidade.


    boas obras.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RLeandro
  5.  # 5

    Caro Pedro, no caso de colocar essa proteção de proteção contra os UVs, esta deverá ficar por baixo dos ripados em PVC para que exista arejamento, certo? Ou não é importante, visto os ripados serem em PVC?

    O que recomendam colocar logo após a laje?Certamenta é necessario alguma coisa que impermeabilize, caso haja alguma infiltração que passe o XPS?
  6.  # 6

    Se for ao site da tripolux, tem lá o modo de assentamento da TR2000.
    Veja,~por exemplo aqui neste pdf
    http://www.tcc-sa.pt/joomla/images/stories/isolaacust_termicos/tripolux200_ft.pdf

    Se utilizar qq uma das telas reflectoras, já estara a garantir (se bem executado) a impermeabilização da cobertura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RLeandro
  7.  # 7

    O que está no meu projeto é o seguinte:

    1- primário betuminoso (imperkote F)
    2- Membrana em fibra de poliéster de 4Kg com 180g/m2 (julgo ser isto - Ecoplas PY 40T)
    3- Isolamento térmico ranhurado com 40mm (roofmate pt40)

    Após isto acham necessário o tal boltherm ou tripolux? qual o melhor? e o mais barato?
  8.  # 8

    isolamento a mais nunca é de mais!!!
  9.  # 9

    Eu fiz assim e estou muito contente com o resultado...
      SAM_1685.JPG
  10.  # 10

    ++
      SAM_1686.JPG
  11.  # 11

    ++
      SAM_1687.JPG
  12.  # 12

    ++
      SAM_1701.JPG
  13.  # 13

    Colocado por: Joao DiasEu fiz assim e estou muito contente com o resultado...

    se o sótão não é habitado, essa solução não é a melhor, nem é regulamentar.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  14.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreira
    se o sótão não é habitado, essa solução não é a melhor, nem é regulamentar.
    Concordam com este comentário:j cardoso


    então pq?
    Concordam com este comentário: Jsilveira
  15.  # 15

    Porque quando ligar o aquecimento, vai aquecer o piso habitável, e o sótão não habitável... consumindo muito mais energia que a necessária.
    o isolamento deve ser aplicado no tecto do Piso habitável.
    Concordam com este comentário: Jsilveira
  16.  # 16

    Colocado por: sergyioisolamento a mais nunca é de mais!!!
    Discordam deste comentário:Jsilveira


    isto é um forum de ajuda certo? entao se não sabem para que é que dizem estes disparates? 0.O

    a titulo de exemplo: parede dupla com caixa de ar e xps. ter 4 cm ou 12 cm de xps a nivel de ganho energetico é insignificante ... mas a nivel de custo nem por isso.
  17.  # 17

    Colocado por: RLeandroBoa tarde, estou a construir uma moradia com laje inclinada (+-40%), que vai estar estar completamente aberta ( sem uma lage que faça sótão), e o meu construtor quer colocar como isolamento, pelo exterior, um género de alumínio com bolhas de ar, em vez de roofmate, que era o que estava projetado, alegando que este material é melhor isolamento térmico, e que o roofmate já não se usa, e que fica um trabalho mal feito, visto que quer fazer o ripado em argamassa e que ao fazer alguma manutenção ao telhado que se parte tudo.
    Qual a vossa opinião? Como poderei fazer o melhor isolamento possível tendo em conta que por dentro não terá isolamento, apenas estuque projetado.


    Para variar voce teve sorte com o construtor que apanhou. Alguem que sabe alguma coisa... Como foi dito, consulte o responsavel pela certificação energetica da sua habitação e de a conhecer a solução apresentada pelo construtor. Muitas vezes os projectos não sao mais que chapa 5, ou seja, o senhor poem sempre xps porque ja sabe que funciona. Mas isso não invalida que a sugestão do seu construtor não seja melhor. A nivel construtivo não tenho duvidas que é a melhor solução, a nivel energetico e acustico não posso dizer nada porque não tenho dados suficientes para tal mas se bem aplicado de certeza que funciona. O LNEC não certifica coisas que não funcionam disso podemos ter a certeza. A nivel de custo tb não lhe sei responder já que não sei a area que o seu telhado tem. :D Mesmo sendo mais caro, aconselho a utilizar, não se esquece que o retorno será feito na conta da electricidade. (desde que paredes janelas portas e pontas termicas tb estejam bem tratadas :) )

    Qto a soluçao apresentada nas fotografias obviamente , e desculpe o que vou dizer, é mais uma aberração construtiva em Portugal. Não sendo o sotaão habitado o isolamento devia ser colado na laje que faz de chao ao sotão. A solução que apresentou, como já foi dita nem existe nos regulamentos. E porque é que não existe nos regulamentos? Como já foi dito ai fazer gasta-lo mais energia para manter a casa quente, já que vai ter mais area para aquecer,logo maior conta de electricidade. Depois deve ter gasto o dobro se não o triplo em placas de xps para fazer o isolamento termico do telhado em vez de ter colocado no chao da laje do sotão. (o telhado tem maior area que o chao do sotão e teve que desperdiçar mais placas cortando bocados para ir remendando)
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo18072022A

    Parede dupla com caixa de ar e XPS com 4cm, U=0,46W/m2.K. Usando 0ºC no exterior e 20ºC no interior teremos 9,16W/m2 de perdas.
    Parede dupla com caixa de ar e XPS com 12cm, U=0,22W/m2.K. Usando 0ºC no exterior e 20ºC no interior teremos 4,47W/m2 de perdas.

    Teremos assim uma diferença superior a 50%.


    Pois, devemos mesmo ter muito cuidado com o que dizemos :-)


    Qtos dias tem a cidade da Guarda (cidade com temperaturas baixas) igual a zero? bom senso se faz favor... Já agora poem o preço do m2 da parede para as duas soluções....
  19.  # 19

    Colocado por: JsilveiraPara variar voce teve sorte com o construtor que apanhou. Alguem que sabe alguma coisa...


    E pode explicar como chegou a essa conclusão?

    Colocado por: Jsilveiraa nivel energetico e acustico não posso dizer nada porque não tenho dados suficientes para tal mas se bem aplicado de certeza que funciona.


    Ou seja, com fé e esperança podemos aumentar o nível energético da habitação. As contas feitas pelo projectista, as fichas técnicas dos materiais previstos em projecto de nada valem!

    Colocado por: JsilveiraO LNEC não certifica coisas que não funcionam disso podemos ter a certeza.


    O senhor tem queda para o disparate. Mas funciona em que contexto?

    Colocado por: JsilveiraMesmo sendo mais caro, aconselho a utilizar, não se esquece que o retorno será feito na conta da electricidade. (desde que paredes janelas portas e pontas termicas tb estejam bem tratadas :)


    Pelo menos assuma o interesse comercial nesse produto. Publicidade encapotada é que não...principalmente quando usa uma série de disparates como argumento.

    Cumprimentos.
  20.  # 20

    isto é um forum de ajuda certo? entao se não sabem para que é que dizem estes disparates?


    Deve ser pelo mesmo motivo que o leva a dizer este:

    a titulo de exemplo: parede dupla com caixa de ar e xps. ter 4 cm ou 12 cm de xps a nivel de ganho energetico é insignificante ...
 
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