Iniciar sessão ou registar-se
    • J.C
    • 27 setembro 2012

# 21

Colocado por: antonio almeidaboas
    só para esclarecer que qualquer pessoa pode levantar uma coima(ou seja manda a policia levanta-la) está previsto no C.E. o que não pode é fazer-se passar por policia.
    abraço

Colocado por: TorcasBoas amigos,fiquei a saber que é polícia mecânico,
  1.  # 22

Eu já vivo por cá há tempo suficiente para saber que tudo é possível fazer ou desfazer neste país onde reina a impunidade e de cada vez que prevaricamos achamos que toda a gente o faz porque havemos nós de sofrer alguma consequência.

Agora acho que cada vez é mais complicado estacionar em local proibido, ser-lhe passada a multa e depois com uma reclamação conseguir livrar-se.

Aqui há uns 10 anitos atrás não punha qualquer dúvida, havia quase que um "departamento" paralelo para isso, para além de que bastava cá vir o papa e era amnistias para tudo e mais um molho de bróculos.
  2.  # 23

Colocado por: antonio almeidasó para esclarecer que qualquer pessoa pode levantar uma coima(ou seja manda a policia levanta-la) está previsto no C.E. o que não pode é fazer-se passar por policia.

Ai é? E como é que eu (um cidadão) faz para multar todos os carros que estacionam na via de aceleração que desemboca na Av. Urbano Duarte em Coimbra? :)

Já mandei mails para a Polícia Municipal, para a PSP e nada. Dizem que vão dar encaminhamento, as semanas (meses) passam e nada. Entretanto os toques e as buzinadelas vão acontecendo...
    •  
      GF
    • 27 setembro 2012

# 24

Colocado por: pedromdfAgora acho que cada vez é mais complicado estacionar em local proibido, ser-lhe passada a multa e depois com uma reclamação conseguir livrar-se.

Não é da infracção em si, mas através da prescrição..... o processo contra-ordenacional prescreve, assim bem como eventuais coimas e sanções acessórias.
    Concordam com este comentário: treker666
  3.  # 25

Colocado por: antonio almeidaboas
    só para esclarecer que qualquer pessoa pode levantar uma coima(ou seja manda a policia levanta-la) está previsto no C.E. o que não pode é fazer-se passar por policia.

"Levantar uma coima" é diferente de denunciar uma contra-ordenação que a autoridade deva conhecer...

Artigo 170o
    Auto de notícia e de denúncia
    1 – Quando qualquer autoridade ou agente de autoridade, no exercício das suas funções de
    fiscalização, presenciar contra-ordenação rodoviária, levanta ou manda levantar auto de notícia,
    que deve mencionar os factos que constituem a infracção, o dia, a hora, o local e as circunstâncias
    em que foi cometida, o nome e a qualidade da autoridade ou agente de autoridade que a
    presenciou, a identificação dos agentes da infracção e, quando possível, de, pelo menos, uma
    testemunha que possa depor sobre os factos.
    2 – O auto de notícia é assinado pela autoridade ou agente de autoridade que o levantou ou
    mandou levantar e, quando for possível, pelas testemunhas.
    3 – O auto de notícia levantado e assinado nos termos dos números anteriores faz fé sobre os
    factos presenciados pelo autuante, até prova em contrário.
    4 – O disposto no número anterior aplica-se aos elementos de prova obtidos através de aparelhos
    ou instrumentos aprovados nos termos legais e regulamentares.
    5 – A autoridade ou agente de autoridade que tiver notícia, por denúncia ou conhecimento próprio,
    de contra-ordenação que deva conhecer levanta auto, a que é correspondentemente aplicável
    o disposto nos nos 1 e 2, com as necessárias adaptações.
    • J.C
    • 27 setembro 2012

# 26

Como?
    Eheheheheh! pode multar por denuncia sem estar no local?
  4.  # 27

boas
    em Setúbal é diferente, tem é que ficar tudo perfeito.
    abraço
  5.  # 28

Colocado por: J.CComo?
    Eheheheheh! pode multarpor denunciasem estar no local?

Exacto,por isso é que o mecanobófia disse que já andava a vigiá-lo e que o havia de lixar.
    Eles sabem bem o que fazem,mas só o sabem fazer para nós cidadãos exemplares,porque sabem que pagamos para não nos chatearmos e não ter problemas na sociedade.
    Mas depois vão aos bairros sociais e baixam a bola,porque esses fazem o que querem deles.
    Gostava de ver esse papagaio a fazer uma cena dessas a um cigano,enchia a mala e metia o fato macaco azul da policia no saco,e escondia-se dentro de casa.
    Com isto não estou a dizer que acho bem a forma como os ciganos e outras "minorias" resolvem os problemas na sociedade mas para este tipo de chicos espertos é a forma mais correcta.
  6.  # 29

Antes que se ponham com ideias de lixar o vizinho insuportável de cima convém articular este n.º 5 do art. 170.º do CE com este do Código Penal:

Artigo 365.º - Denúncia caluniosa

1 - Quem, por qualquer meio, perante autoridade ou publicamente, com a consciência da falsidade da imputação, denunciar ou lançar sobre determinada pessoa a suspeita da prática de crime, com intenção de que contra ela se instaure procedimento, é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.
    2 - Se a conduta consistir na falsa imputação de contra-ordenação ou falta disciplinar, o agente é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias.
    3 - Se o meio utilizado pelo agente se traduzir em apresentar, alterar ou desvirtuar meio de prova, o agente é punido:

a) No caso do n.º 1, com pena de prisão até cinco anos;
    b) No caso do n.º 2, com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.

4 - Se do facto resultar privação da liberdade do ofendido, o agente é punido com pena de prisão de um a oito anos.
    5 - A requerimento do ofendido o tribunal ordena o conhecimento público da sentença condenatória, nos termos do artigo 189.º
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Torcas
    •  
      GF
    • 27 setembro 2012

# 30

Resta ainda dizer sobre isso que, o auto de notícia faz fé em juízo da respectiva diligência de prova, já um auto baseado em denuncia porque alguem viu isto ou aquilo, está-se mesmo a ver como acaba se for parar a tribunal....
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  7.  # 31

Colocado por: TorcasBoas amigos,fiquei a saber que é polícia mecânico,vou recorrer da multa,mas antes quero dirigir-me a quem dirige o Dpto. de Trânsito,se ficarem essas vias esgotadas então recorrerei da multa,também faço questão de denunciar as ilegalidades relativas aos imóveis acima citados,posso até ter que pagar a multa,mas recuso-me a ser coagido desta forma,também tenho de ter presente que o espírito corporativista poderá dar-me sérios problemas,apesar de não confundir a instituição PSP com a actuação de um indivíduo.
    Triste Estado este que os únicos mecanismos que fornecem á população para se defenderem destes abusos de autoridade sejam onerosos,lentos e por norma decididos a favor do Estado...

Sr. Torcas vamos lá a saber, você estava ou não estava mal estacionado? Então se estava como é que está assim todo revoltado. Multar o dono de uma viatura mal estacionada acha que é abuso de autoridade?

É como a teoria da caça à multa, passam a 200 km/h e depois se são apanhados dizem-se injustiçados vítimas indefesas de polícias mais ou menos corruptos.
  8.  # 32

Se a garagem e a entrada para a dita nao forem legais o carro continua estar mal estacionado?
    É que se assim for, qualquer um pode fazer um portão na sua casa e chamar-lhe garagem. " olhem agora, já nao podem estacionar porque isto é a minha garagem! "
    Penso que nao pode ser assim. As entradas de garagem têm número próprio . Nao as podemos fazer onde nos apetece.
    Para além disso este caso escandaliza pela prepotência de algumas autoridades.
    Concordam com este comentário: JPN761, Vitor Azevedo
  9.  # 33

Colocado por: Maria LuísaSe a garagem e a entrada para a dita nao forem legais o carro continua estar mal estacionado?
    É que se assim for, qualquer um pode fazer um portão na sua casa e chamar-lhe garagem. " olhem agora, já nao podem estacionar porque isto é a minha garagem! "
    Penso que nao pode ser assim. As entradas de garagem têm número próprio . Nao as podemos fazer onde nos apetece.

Artº 50º do código da estrada.

Como é que se vê que uma garagem é ilegal? Antes de estacionar vou à Conservatória?
  10.  # 34

O que interessa não é se a garagem é ilegal, mas sim se o portão que lhe dá acesso , está previsto no projecto da camara.
    Se estiver, é proibido estacionar sempre, com ou sem garagem.
    Diriga-se à camara e confira o o projecto (tem de ter nº de porta), se não tiver é um acesso ilegal!
    Já agora, tirando o acesso À garagem, o carro não estaria mal estacionado por mais nenhuma razão ??

Colocado por: pedromdf

Artº 50º do código da estrada.

Como é que se vê que uma garagem é ilegal? Antes de estacionar vou à Conservatória?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Luísa, Vitor Azevedo
  11.  # 35

Eu só ao fim de 5 anos é que tive número de polícia, quer dizer então que qualquer viatura poderia estacionar frente à minha garagem e impedir-me a saída durante 5 anos. Felizmente de há 3 meses a esta parte já tenho número.
  12.  # 36

Colocado por: Maria LuísaSe a garagem e a entrada para a dita nao forem legais o carro continua estar mal estacionado?

Pode ser uma garagem ou terreno ou armazém, legal ou não,
    desde que sirva para entrada e saída de viaturas, não pode estacionar,
    basta para isso que exista indicações disso mesmo na entrada (portão).
    Concordam com este comentário: treker666, Anonimo16062021
    •  
      GF
    • 27 setembro 2012

# 37

A questão é tão simples, e tanto ruído à volta....

CODIGO DA ESTRADA

Artigo 50.º
    Proibição de estacionamento

1 - É proibido o estacionamento:
    c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos
    a propriedades
    , a parques ou a lugares de estacionamento;

Assunto resolvido. Garagem legal ou ilegal, é um acesso de viaturas a uma propriedade.
    Se está ilegal, haverá matéria para uma eventual contra-ordenação administrativa (Via CM), mas sobre a infracção rodoviária, nada a acrescentar.

Cumps
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  13.  # 38

boa noite,eu no seu caso não pagava,diga que o carro não estava em frente a dita garagem pessoas como essas era assim que fazia,era a sua palavra contra a palavra deste policia de M,arranje duas testemunhas falsas e lixe o gajo as vezes temos que ser assim,não devia ser mas para gente desta tem que ser assim,boa sorte.as minhas desculpas se estou a ser um pouco cigano mas as vezes tem que ser.
    • J.C
    • 27 setembro 2012

# 39

Ò Vitinho, um pouco cigano (não ofendendo estes) é pouco, eu geralmente dou outro nome...
    Diga lá porque discordou do Post 10.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  14.  # 40

Colocado por: Vitor Azevedoboa noite,eu no seu caso não pagava,diga que o carro não estava em frente a dita garagem pessoas como essas era assim que fazia,era a sua palavra contra a palavra deste policia de M,arranje duas testemunhas falsas e lixe o gajo as vezes temos que ser assim,não devia ser mas para gente desta tem que ser assim,boa sorte.as minhas desculpas se estou a ser um pouco cigano mas as vezes tem que ser.

Siga as palavras deste douto forista e veja qual o somatório no final.

Estão a juntar alhos com bugalhos ao falar de actuação e autuação. Referente à actuação, a ser assim, é realmente deplorável, mas como em tudo, é uma versão.

Quanto ao auto de contra-ordenação...terá de gastar muito mas mesmo muito mais para se livrar desse auto. É uma opção. Agora, garantidamente não pagar não é nem poderá ser alternativa. Se o fizer, o estado agradece...
    Concordam com este comentário: J.C

0.0250 seg. NEW