Iniciar sessão ou registar-se
    • mog
    • 4 outubro 2012

# 1

Luci,

Mesmo que a casa tenha sido avaliada em 2010, não tenho a certeza que as finanças não o possam fazer novamente. Repare nas contas do Picareta (mesmo que provisórias): no momento actual, você pouco perde se declarar o valor real da compra. Você quer mesmo arriscar a, no futuro, se decidir vender a casa (e nunca se sabe as voltas que a vida dá) pagar mais valias sobre um lucro que manifestamente não teve?

Outra coisa (e isto não tem nada a ver com as suas perguntas): se a casa foi avaliada recentemente, é possível que uma eventual nova avaliação das finanças não seja muito diferente da actual. Ora, sabendo nós que actualmente as finanças têm avaliado os imóveis mais ou menos dentro dos valores de mercado (às vezes até acima), será que está a fazer um negócio justo ao comprar por 95 mil uma casa que foi avaliada há pouco por 60? Não me leve a mal, mas eu no seu lugar iria pesquisar para ver a como andam a ser vendidas as casas na sua zona. Lembre-se que nem sempre se fazem os melhores negócios entre familiares. Então quando o comprador está no estrangeiro, e por isso mais "fora de preços"...
  1.  # 2

Colocado por: luciporque tive acesso a papelada toda e vi que ela fui avaliada em 2010.

Quase de certeza que não, em 2010, só os imóveis que eram transaccionados é que eram avaliados. Na caderneta predial deve estar "Determinado em 2010" mas isso não significa que foi avaliada.
    • luci
    • 4 outubro 2012

# 3

Pelo k eu andei a ver pela minha zona as casas estao muito mais caras que isto, mesmo as velhas a cair de podre. lol
    A casa esta em bom estado, é toda em pedra, e tem um bom terreno. A casa fui reconstruida em 2002 e fica a 5 min da vila. Mas se fui bom negocio ou nao, ja nao ha volta a dar, ja fizemos um contrato de promessa de compra e venda,e ja demos 40 mil de entrada. Eu sei k em 2010 fizeram uma nova escritura da casa, por causa do terreno...e sei k o valor da avaliaçao aumentou. Eu queria mesmo era saber a diferença entre declarar o valor real da comprar ou nao. É porque apesar de ser familiar, nao tou para sair prejudicada desta historia. É que o dinheiro custa a ganhar!!!!!!!! lol
  2.  # 4

Colocado por: luciEu sei k em 2010 fizeram uma nova escritura da casa, por causa do terreno..

Assim talvez tenha razão, mas só vendo a caderneta predial. Tem lá uma fórmula a explicar como é que se calculou o valor patrimonial?
    Assim: Vt*= Vc x A x Ca x Cl x Cq x Cv
    •  
      FD
    • 4 outubro 2012 editado

# 5

Colocado por: luciPelo k eu andei a ver pela minha zona as casas estao muito mais caras que isto, mesmo as velhas a cair de podre.

Será por isso que ainda estão à venda?
    É que as que estão com o preço justo não estão à venda porque... já foram vendidas.

Colocado por: luciEu queria mesmo era saber a diferença entre declarar o valor real da comprar ou nao.

Isso só saberá quando a vender novamente.

Mas, imaginando que a vende pelo que custou, terá uma mais valia de 35 mil €.
    Destes, 50% são tributados, o que dá 17500€.
    Nesse ano pagará de IRS, às taxas actuais (que poderão ser piores nesse ano) e não considerando abatimentos, deduções e benefícios fiscais, 3387€.

Isto claro, sem contar com o pormenor da fuga aos impostos.
    • luci
    • 4 outubro 2012

# 6

Dixeram k se declarar-mos pelos 60 mil, na data da escritura, pagamos 600 euros de imposto de selo, como é so habitaçao propria, o valor da escritura que nao m lembro bem quanto é,e +/- 180 e tal euros euros de IMI, sei k estas 3 coisas da uns 1400 euros, isto será mesmo assim? E IMT pelo k fui dito, nao pagavamos nada. Confirmam o k me fui dito,ou estao a tentar deitar -me areia para os olhos? E nao m fizeram a conta de quanto dava, se declarasse o valor real, porque dizem que tenho que pagar muito mt mais. Dava uma diferença muito grande, mas pelos visto nao é bem axim.
    obrigados
  3.  # 7

Colocado por: luciisto será mesmo assim?

Colocado por: Picareta
    Escritura por 60.000€
    IMT: 600€
    IS: 480€.
  4.  # 8

Colocado por: luciE nao m fizeram a conta de quanto dava, se declarasse o valor real, porque dizem que tenho que pagar muito mt mais.

Colocado por: PicaretaEscritura por 95.000€:
    IMT: 975.93
    IS: 760€
  5.  # 9

Colocado por: PicaretaDos construtores e dos compradores!!! esqueceu-se que existem sempre duas partes.

E sabe porque é que os construtores precisavam desse dinheiro em notas?

Pois.. mas os construtores tinham escolha, os compradores por vezes não tinham. Se queriam uma ou outra casa em particular e o comprador só vendesse assim, não lhes restava outra alternativa que não ir no jogo.

Quando ao saco azul das nota, julgo que seria em primeiro lugar para não haver registo (porque no inicio ainda aceitavam cheques ou transferencias, mas depois o fisco apertou o cerco) e em segundo lugar julgo que daria muito
    jeito para pagar a trabalhadores ilegais por exemplo. Ou há ainda mais alguma coisa? :)
  6.  # 10

Colocado por: hangasOu há ainda mais alguma coisa? :)

Há. Os empreiteiros precisavam desse dinheiro para comprar terrenos e lotes para construção, porque os proprietários dos terrenos queriam a maior parte por fora, esses sim é que se "encheram".
    Concordam com este comentário: Monteiro
  7.  # 11

Colocado por: Picareta
    Há. Os empreiteiros precisavam desse dinheiro para comprar terrenos e lotes para construção, porque os proprietários dos terrenos queriam a maior parte por fora, esses sim é que se "encheram".

Portanto tudo a fugir ao fisco anos e anos...
    Compradores
    Vendedores
    Proprietarios dos terrenos
    Tipos dos materiais
    Empreiteiros

Logo cerca de 99,9% dos Portugueses.

Mas depois todos têm a lata de dizer que OS OUTROS é que xuxam e mamam e gamam....

HEHE

Somos um povo muito giro.
    Concordam com este comentário: treker666, J Filipe, luci, Ana04, Mikit
  8.  # 12

eu no caso da Luci escriturava pelo valor que está a comprar! se querem que escriture por menos, tem que vender por menos! e nem havia mais conversa......

Mas isto era eu.....podia pagar mais uns trocos agora....mas sabia que no futuro nao me ia dar dores de cabeça!
    Concordam com este comentário: A. Madeira, joalage
  9.  # 13

Não facilite, hoje em dia as finanças cruzam dados, se acharem algo incorrecto podem vasculhar aquilo que você não deseja...
  10.  # 14

Quando as casas trocam de dono voltam a ser avaliadas!
  11.  # 15

Colocado por: mmgregQuando as casas trocam de dono voltam a ser avaliadas!

Mas se já foram avaliadas pelo código do imi, o valor não pode alterar muito, e se alterar o valor deve descer, porque o valor de construção desceu e o coeficiente de vetustez diminui.
  12.  # 16

Tou numa situação identica.
    A moradia que vou comprar esta avaliada pelo banco em 200.000 euros
    Pelas finanças esta avaliada em 110.000 e eu vou comprar por 150.000
    E ai sim já ha uma grande diferença em termos de IMT e de IMI.
    Penso que uma vez que nas finanças esta avaliada em 110.000 nao existe problema em dizer que a comprei por esse preço se nao a tenciono vender no futuro.

Certo?
  13.  # 17

Colocado por: marcoveriTou numa situação identica.
    Penso que uma vez que nas finanças esta avaliada em 110.000 nao existe problema em dizer que a comprei por esse preço se nao a tenciono vender no futuro.

Certo?

A avaliaçao foi feita com ela ainda em construção mas é valida na mesma certo? ou no momento da escritura é avaliada novamente e pago mais de IMI?
  14.  # 18

Colocado por: marcoveriTou numa situação identica.

há um factor que nunca se lembram que é este, se tiver um problema GRAVE na habitação- por exemplo a casa cai por defeito notório e comprovado de construção- e quando exigir a devolução do dinheiro em tribunal, o vendedor SÓ LHE DEVOLVE aquilo que declarou na escritura,

acha que vale a pena??
    • luci
    • 5 outubro 2012

# 19

Pois, eu tambem nao tenciono vender no futuro, mas nunca se sabe o dia de amanha.
    Na sua situaçao será diferente porque mete o banco. Nao poderá fugir.
    Mas nao sei bem. De certeza que haverá alguem que o saiba esclarecer.
  15.  # 20

Colocado por: marcoveriou no momento da escritura é avaliada novamente e pago mais de IMI?

Quando as casas trocam de dono voltam a ser avaliadas!

0.0197 seg. NEW