Iniciar sessão ou registar-se
    • Huguim
    • 10 outubro 2012 editado

# 21

O acesso e a orientação da implantação é dentro deste exemplo.
      jk_240912_03.jpg
  1.  # 22

A equipa projectista é que tem que estudar Huguim...Foi o Huguim que fez o projecto ?
    Uma coisa é a garagem ter uma ligação à casa, outra é uma porta a abrir quase directamente para a sala, bem como a casa de banho social.
    Basta pensar que tem algum amigo/convidado na sua sala e de repente chega alguém de carro ou vai à casa de banho e vê-se tudo ?
    A esposa ou você chega do supermercado e tem que andar a atravessar a sala para colocar as compras na dispensa que está na outra ponta da casa depois de ter que passar por 4 portas/aberturas ?
    As casas de banho e as garagens normalmente não cheiram a rosas...É uma organização que desqualifica completamente a sua casa e sala.
    Honestamente Huguim topa-se a léguas que não há muita qualificação na elaboração do seu projecto, e num tempo de tantas dificuldades custa imenso a compreender que não haja mais exigência para tirar partido dos recursos ao vosso dispor, quando ao mesmo tempo se consideram aceitáveis variações de mais de um terço do valor total da obra.
    Esse projecto ainda precisa de muitíssimo trabalho até ir para licenciamentos.
    Seja mais exigente Huguim, para não andar uma vida a pagar uma casa arrependido.

Cpts.
    Concordam com este comentário: xana, marco1, Rodrigo Cruz, Huguim, drek0
  2.  # 23

Colocado por: marco1alternativa

investir ai mais uns centos de euros, que de certeza os vai reaver*, e contratar um bom gabinete de projectos e pedir um projecto com pes e cabeça para esse terreno e de acordo com as suas ideias, gostos, e do seu plafond.

* um bom projecto permite a racionalização de aspectos funcionais e construtivos que permitirá seguramente "reaver" os custos desse projecto depois na execução da obra.

Pois, tou a ver...
  3.  # 24

Colocado por: tiagotA equipa projectista é que tem que estudar Huguim...Foi o Huguim que fez o projecto ?
    Uma coisa é a garagem ter uma ligação à casa, outra é uma porta a abrir quase directamente para a sala, bem como a casa de banho social.
    Basta pensar que tem algum amigo/convidado na sua sala e de repente chega alguém de carro ou vai à casa de banho e vê-se tudo ?
    A esposa ou você chega do supermercado e tem que andar a atravessar a sala para colocar as compras na dispensa que está na outra ponta da casa depois de ter que passar por 4 portas/aberturas ?
    As casas de banho e as garagens normalmente não cheiram a rosas...É uma organização que desqualifica completamente a sua casa e sala.
    Honestamente Huguim topa-se a léguas que não há muita qualificação na elaboração do seu projecto, e num tempo de tantas dificuldades custa imenso a compreender que não haja mais exigência para tirar partido dos recursos ao vosso dispor, quando ao mesmo tempo se consideram aceitáveis variações de mais de um terço do valor total da obra.
    Esse projecto ainda precisa de muitíssimo trabalho até ir para licenciamentos.
    Seja mais exigente Huguim, para não andar uma vida a pagar uma casa arrependido.

Cpts.
    Concordam com este comentário:marco1,Huguim

Como já referi aqui, idealizamos alguns aspectos que tínhamos como certo, ou seja, Cozinha, Sala de Estar e Sala de Jantar em alinhamento e com vista para Sul. Apartir dai, como tenho um colega desenhador/projetista, este aplicou as minhas ideias e saiu as plantas que estão aqui. Claro está que os projectistas não têm as ideias nem as capacidades tão aprofundadas como os arquitectos.

Como cheguei a este ponto de impasse é que resolvi pedir opinião aqui no forum, pois tenho seguido este forum e tenho visto que em casos de dúvidas como o meu, aparecem muitas criticas construtivas.
  4.  # 25

o exemplo que enviou é agradável Huguim, mas asseguro-lhe que não irá ter nada de parecido com as plantas que mostrou.
    Não sei se já tem alçados ou visualizações 3d ou de maquetes...Seriam úteis para perceber a diferença.
    Como diz o marco, com os desperdícios que tem aí, erros de organização e despesas futuras com a construção e manutenção de tudo isso (juros, imi, luz, controlo de temperatura), paga um projecto decente com todas as especialidades incluídas, o casamento, e uma lua de mel de um mês à grande onde quiser.
    Estão aí 50.000€ a 80.000€ de desperdícios no mínimo relativamente à versão de 350m2, e se os for pedir ao banco, pagará no mínimo o dobro por eles.
    Já pensou no impacto real que isso poderá ter na sua vida ?
  5.  # 26

Pois Huguim, nós compreendemos isso...os princípios de que fala nem estão mal.
    Mas as plantas são muito pobres, e não me parece que os alçados venham a ser melhores. A implantação mostra inclusivé um telhado de duas águas e no final a solução que apresenta está no extremo oposto da referência que mostra acima.
    Bem sabemos que há sempre uma tentação muito grande em tratar dos projectos com conhecidos ou amigos, mas infelizmente o grau de aproximação familiar ou de amizade não tem qualquer relação com a capacidade profissional seja em que ramo for.
    Nas plantas vê-se que há uma preocupação em ter uma estrutura simples, pilares alinhados (até aí muito bem) e depois não há mais nada infelizmente...apenas uma série de espaços algo desproporcionados em série.
    Vá junto da sua garagem actual ou outra que conheça e imagine-se a abrir a porta da sua futura sala para esse espaço....É capaz de não ser a melhor solução.

Cpts
    • 9121
    • 10 outubro 2012 editado

# 27

Boas.

Caro Huguim, não lhe posso dar uma opinião válida, pois cada um tem a sua! E em termos de plantas/desenhos, muito menos!

PS: Na minha opinião, siga o raciocínio lógico apresentado pelos diversos "amigos".

OFFTOPIC:

Apenas deixo aqui o meu testemunho neste sentido: Neste fórum respira-se companheirismo, respeito e entreajuda! É de louvar o interesse em pessoas anónimas em querer ajudar quem quer que seja. Escrevo estas palavras neste post, como poderia fazer noutros.

Cumprimentos a todos vós.
  6.  # 28

Compreendo aquilo que me dizem e, foi na origem destas dúvidas que decidi recorrer a este forum, mais já vi muitos esclarecimentos construtivos no mesmo. Irei recorrer a um arquitecto e arranjar uma alternativa credível a este projecto, muito provavelmente, com 1 piso só.

Alguém tem sugestões sobre uma possível alteração/disposição dos componentes?

Desde já agradeço a vossa preciosa colaboração.
    • dato
    • 10 outubro 2012

# 29

Colocado por: FDSe quer uma varanda para aproveitar a vista, faça um terraço na cobertura.
    Concordam com este comentário:mafgod,Huguim

era mm isto
    tem aqui um topico no forum q são telhados verdes, dê uma vista de olhos

para mim 250m2 já é uma casa grande demais...
  7.  # 30

Esta foi uma das soluções apresentadas para um projeto com apenas 1 piso. Foram os mesmos intervenientes do outro projeto, mas noto que neste já tiveram alguma preocupação com a localização das zonas de serviço com a garagem e entrada.

Pedi-lhe que os quartos ficassem numa zona privada. Pedi-lhe igualmente que a cozinha, sala de jantar e Sala de estar tivessem ligação direta em espaço aberto.

No geral gosto desta solução, apenas tenho uma questão que se prende com a casa de banho principal. Neste momento está junto à área privada.

Com cerca de 260m2:

- Cozinha + cozinha apoio + dispensa;
    - Sala de Jantar;
    - Sala de Estar;
    - Escritório;
    - Garagem,
    -Lavandaria;
    -2 Quartos Cama + 1 Suite.

Ou seja, tem tudo o que tinha em 2 pisos, mas com menos 90m2…é o tal desperdício desnecessário!!!
  8.  # 31

Entao a sala tem vista para a zona de acesso a' garagem?

Um hall de entrada de 3m2 numa casa destas dimensoes? Ate' o meu apartamentozeco tem uma entrada mais digna.

Toda aquela zona de acesso a garagem e porta da cozinha para o exterior parece atrofiada e mal pensada.

Sala com 65m2? Pouco acolhedora, dificil de climatizar.

O escritorio tem 2m por 6m? Parece um corredor largo, nao se trata de uma divisao minimamente acolhedora para trabalhar ou estar.

Os quartos sao demasiado quadrados... especialmente a zona de dormir da suite. O que vai fazer com todo aquele espaco em frente da cama?

Um detalhe... pense em criar um acesso directo da lavandaria a' zona dos quartos, sem ter de passar pela sala. Facilita o tratamento das roupas.

Em suma, deve agradecer muito ao seu amigo desenhador/projectista pelo frete, e entretanto procurar alguem que tenha capacidade para fazer um projecto mais interessante.
  9.  # 32

Então o topo da sala é o escritório?
    E o hall?

Faça como dizem aqui, cada macaco no seu galho.
    Os arquitectos são treinados para projectar soluções, os curiosos são treinados para "acomodar" os programas que lhes pedem.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  10.  # 33

Concordo com praticamente tudo o que disseram. No entanto, existe algumas exigências minhas que sempre o orientei no sentido de ser desta forma. Falo dos quartos de cama ( sempre vivi numa casaco. Quartos de 4x4,5 e não acho que as medidas que estão no projeto sejam exageradas - teimosia minha) e da cozinha/sala de estar/sala de jantar (é um espaço amplo e na minha opinião agradável de estar/circular). Tenho como exemplo a casa dos meus pais, onde têm uma sala de estar/jantar 8x6 em espaço aberto e sempre admirei aquele espaço.
    Felizmente onde vivo (Açores) não sofremos do mal da climatização, especialmente o inverno, onde a famosa humidade se digna manterás temperaturas 95% das vezes acima dos 12/13 graus. A juntar a isso as novas regras térmicas penso, repito, penso nã haver problemas neste caso.

Concordo com a falta de funcionalidade na zona do hall e escritório. A questão do acesso á lavandaria sem ser pela cozinha também me parece relevante.

Mais uma vez, agradeço os vossos comentários.
  11.  # 34

Colocado por: HuguimQuartos de 4x4,5 e não acho que as medidas que estão no projeto sejam exageradas - teimosia minha)

Caro Huguim,

faça uma maqueta (não um 3D, que engana) à escala, sem cores e materiais e veja se faz sentido ter essa proporção nos quartos. Não se esqueça que são m2 que vai pagar e que não vai usar. Faça um esforço para manter a mente aberta, questione, interrogue-se, pense, experimente, dialogue e só depois decida.

Tem uma imagem de referência muito bonita, mas que não é nada fácil de fazer, mesmo para arquitectos. Alguém sem treino nem conhecimentos, não consegue de todo chegar perto da sua referência, por mais amizade e boa vontade que tenha. O dificil não é o que se vê, mas sim o que não se vê e que é preciso e essencial criar para se ter aquele resultado final.

Lá por parecer simples, não significa que o seja na realidade. Nenhum projecto digno desse nome faz-se sem estudo, esforço e tempo.

Siga os conselhos dos outros foristas.

Cumprimentos,

Rodrigo
    Concordam com este comentário: Huguim
  12.  # 35

huguin

por exemplo ao escritório vai ter de chamar arrumo pois não é um espaço habitável regulamentar ( a maior dimensão excede a menor em mais do dobro).

outro aspecto neste tipo de projectos e o facto de se ignorar bastante a componente exterior*, ou seja temos um terreno e uma envolvente com caracteristicas especificas e no entanto a relação e o tirar partido com o exterior parece limitar-se a direccionar umas janelas para as vistas. umas das principais vantagens de ter uma moradia isolada e unifamiliar é precisamente acrescentar o espaço exterior ás nossas vivencias, criar um dialogo entre o interior e o exterior.
    muitas vezes apos muitas horas de trabalho nos passos com um projecto, apenas ainda tenho parcialmente "domado" o terreno em si, quero dizer uma organização do espaço exterior e o interior ainda se mantem uma especie de nevoa ainda por desvanecer.
    * falo isto porque é raro ver nestes projectos a planta implantada no terreno, como se ele não existisse.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Rodrigo Cruz, Huguim
  13.  # 36

Relativamente aos quartos de cama, apenas acho o caso da suite exagerado. 1,5 mt à frente da cama dá para circular e para colocar um móvel - tipo secretária, etc..pelo menos é assim que vejo (posso estar errado)
    Por outro lado, na disposição deste último projecto, vejo o escritório mal colocado, o limite da sala de estar pode ser o final e ficar com uma vidraça e tenho muita luz natural durante o dia em toda a zona social. Efetivamente temos a questão do Hall e a questão do escritório....

No entanto, conforme tem sido dito aqui, vou seguir o vosso conselho e tentar recorrer a alguém especializado e com capacidade para adaptar da melhor forma as minhas ideias.
  14.  # 37

Caros foristas,

2 meses depois e após contratar um gabinete de Arquitectura, chegamos a uma solução.

Mostramos as nossas ideias e o que tinha sido feito, tendo-se reestruturado todo o projeto. Alguns princípios mantiveram-se e outros foram alterados com base nas ideias e soluções apresentadas pele gabinete.

A relação com o espaço envolvente teve uma grande importância, sendo que neste momento possuímos zona de parquearemos automóvel (imprescindível) e bastante espaço verde circundante que antes se tinha perdido. Está uma área bastante agradável.

Relativamente á moradia, foram alteradas algumas disposições e dimensões, tendo-se conseguido aumentar a garagem (para 2 carros com área técnica) e no geral diminuído cerca de 40/45 m² na área total de construção.

Atendendo á envolvente e ao tipo de arquitectura desejado, uma das ideias do gabinete foi colocar toda a fachada virada a Sul com vidraças em toda a sua extensão e altura. O resultado para nós foi bastante positivo. No piso 0 tanto a norte como a Sul temos vidraças totais, o que gostamos bastante. Pode ter algumas questões como a privacidade, preço, térmica, etc, mas torna aquele "open space" do piso 0 com bastante luz natural e bastante agradável.

Os quartos ficaram no piso 1, pois nós queríamos os 3 quartos todos juntos e o arquitecto era da opinião de colocar o máximo de compartimentos habitáveis para Sul, de modo a aproveitar a vista.

Em baixo ficou o escritório que possui dimensões de um quarto e que num futuro que se espera longínquo poderá servir de quarto na impossibilidade de me deslocar ao piso 1.

Em suma, parece-nos uma solução bastante mais agradável e melhor aproveitada, do que a solução inicial.

Trata-se de um projeto que vai ao encontra das nossas ideias de casa simples, com poucos entra e sai, entre as divisões, se é que me faço entender. A circulação entre os diversos espáços parece-nos simples e directa, sem grandes divisões entre as mesmas.

Uma conclusão que eu cheguei é que é muit difícil fazer o projeto perfeito, pois para além de haver muitas condicionantes (terreno, acesso, orientação, €, entre outros), existem muitas alternativas viáveis e agradáveis.

Agradecia a vossa opinião sobre a evolução deste projeto.

Vou colocar algumas imagens dos alçados e plantas.

Abraço
  15.  # 38

Seguem algumas imagens de plantas, alçados e implantação.

Desculpem a qualidade, depois arranja com melhor qualidade.
      image.jpg
  16.  # 39

Piso 0
      image2.jpg
  17.  # 40

Piso 1
      image3.jpg

0.0257 seg. NEW