Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: PauloCorreia
    Ó Homem, mas esse valor é para o tosco. Pelo seu comentário, pensei que fosse para tudo. Assim está dentro do normal, Cá anda nos 200/225€

Sabe como se diz, as vindimas são até ao lavar dos cestos e as conta fazem-se no fim.

Percebo que tenha d eter uma relação de confiança, mas nessas coisas eu sou meio alemão e como eles dizem, confiança é bom, mas controlo é melhor. E em questões de dinheiro, nem na mulher se deve confiar.

Tudo o que me diz são "dejá vu", já ouvi isso imensas vezes e já vi como acabaram muitas situações dessas.

PS: A boca foleira deve-se á seguinte situação. Há cerca de 3 anos foi contactado para acompanhar uma situação copy&paste da sua. A primeira coisa que me mostraram foi um belo projectos onde 70% dos desenhos eram da caixilharia e quando lhe perguntei que caixilharia ia usar, ela respondeu logo que era de aluminio de corte térmico.

Uma caixilharia de corte térmico é simples de verificar, basta olhar para o corte. O que lá estava, não era corte térmico. A muito custo, lá acabou por confrontar o arquiitecto (que até era amigo) e este lá acabou por aceitar que aquilo estava enganado e corrigiu. Ficamos por aqui porque já adivinhou o resto da históra, não já? Hoje, a senhora já envelheceu 10 anos e têm a caixilharia é um cancro.

Mas não o quero assustar, aquilo foi um caso extremo. Tenha apenas atenção quano usarem palavras proibidas: "tipo" "até x€/m2" "isso despois resolve-se em obra". Isto quer seja do arquitecto, do engenheiro, do discal ou do empreiteiro.

Sim, estava a falar para o tosco, 260/280 m². Com o restante, com base nos casos que apontei, ficam em termos gerais dentro dos 600€/m².

No entanto diz e muito bem, não se deve ficar apenas pelo que nos é dito e apresentado, é preciso perceber e controlar para que as surpresas não sejam muitas e desagradáveis.

Não me parece/não quero crer que, estando um arquitecto a trabalhar para um cliente (arquitecto este com vasta experiência) e tendo estes uma boa relação de confiança e amizade, a estimativa que apresente não se aproxime da realidade que ele próprio conhece. Uma coisa é um desvio no geral na ordem dos 10/20/30 m², outra coisa é 200/300/400 m²...digo eu.

No entanto, isto sou eu a pensar (que é a 1a vez que estou num processo destes). É normal que você, trabalhando nesta área e tendo a experiência que parece ter, tenha outra noção daquilo que realmente se passa.

Por isso é que acho os forums uma mais valia, pois podemos encontrar pessoas como você e como os restantes membros que me ajudaram anteriormente, que nos ajudam imenso.

Mais uma vez, obrigado.

Abraço
  2.  # 62

A única coisa que le posso dizer, sem nos conhecer-mos e sem conhecer as pessoas em questão. Estamos a falar do seu dinheiro,não do meu, nem do dele. Compreenda que não quero abrir uma guerra aqui, mas casos como o seu, são a generalidade. Tenha cuidado e controle tudo, porque nem tudo o que parece é.

Eu, por defeito quando analiso qualquer coisa, procuro onde me estão a querer enganar e geralmente encontro. Estou neste fórum desde 2008 ou 2009 e já cá passaram muitos donos de obra cheios de certezas antes de começarem e durante a fase de toscos. O que nunca percebi, foi porque de repente, desapareceram....

pesquise um pouco nos tópicos de 2009.

No fundo, o que têm de responder é o seguinte: Se houver um desvio grande, aguenta-se? se sim, continue, se não verifique e volte a verificar
  3.  # 63

Caro Paulo,

Longe de mim pensar que está a abrir uma guerra. Há uns meses atras recorri a este fórum para tentar perceber aquilo em que me estava a meter e foi, sem sombra de dúvida, fundamental. Recebi bastantes criticas (construtivas) acerca do projeto anterior, projeto este que não tinha sido elaborado por um arquitecto. Todos foram unânimes no sentido de eu recorrer a um arquitecto - pessoa habilitada para este tipo de serviços. Encarei todas aquelas criticas como um "ensinamento".

Neste sentido, após ter recorrido atum arquitecto, decidi voltar e colocar o projeto actual, de modo a poder recolher as vossas opiniões sobre a evolução do mesmo.

Na minha opinião estou bastante satisfeito e consigo compreender ainda melhor, muitas das criticas que foram feitas na altura....

Longe de mim pensar numa guerra...considero sim, uma aprendizagem.

Uma pergunta que pode parecer absurda:

- tendo um cliente um projeto elaborado pelo arquitecto, onde este efetua todas as medições, materiais, impermiabilizaçoes, térmicas, etc;
    - tendo sido aprovado um orçamento geral, com tudo a que o projeto obriga e confirmado pelo arquitecto/engenheiro;
    - tendo o arquitecto como diretor de obra e responsável pelo acompanhamento e fiscalização da boa execução do projecto em obra;

....ou seja, o cliente considera-se salvaguardado e consciente que o projeto será executado na integra, com apenas alguns desvios (que podem sempre acontecer...alterações, etc)...

No caso de algo derrapar em larga escala sem serem feitas alterações, a responsabilidade é do cliente, de quem fiscaliza ou de quem constrói/fornece, tendo já as confirmações anteriores?

Abraço
  4.  # 64

Teoricamente, poderão acontecer 2 coisas:

Erros e omissões de projecto, nome técnico para asneiras no projecto
    alterações por parte do dono de obra.

Em qualquer dos casos, paga você. A menos que tivesse um contracto em que tal situação estivesse salvaguardada.

Colocado por: Huguim- tendo o arquitecto como diretor de obra e responsável pelo acompanhamento e fiscalização da boa execução do projecto em obra;

O resto, discute se deve fazer ou não. Isto nunca, jamais em tempo algum. se aparecer um erro de projecto, o que acha que vai acontecer? ele assume? ou esconde e faz umas trocas de maneira a que o empreiteiro não peça trabalhos a mais?
  5.  # 65

Pois,

a mehormaneira é mesmo prevenção e...olho bem aberto...
  6.  # 66

Huguim,

Se tiver hipótese, coloque aqui o seu caderno de encargos com as respectivas medições e também as plantas.

Há sempre alguém que detecta um lapso e certamente lhe poupará essa surpresa que iria ter mais para a frente.

cumps
  7.  # 67

Colocado por: QuintinhasHuguim,

Se tiver hipótese, coloque aqui o seu caderno de encargos com as respectivas medições e também as plantas.

Há sempre alguém que detecta um lapso e certamente lhe poupará essa surpresa que iria ter mais para a frente.

cumps

Sim..concerteza

Os valores que tenho mencionado anteriormente dizem respeito ao meu projecto prévio, que foi abandonado e por alguns casos reais de colegas meus.

Neste momento o arquitecto está a trabalhar neste projecto e em breve já terei toda esta informação.

As plantas para a semana quando regressar de férias já as conseguirei colocar aqui com melhor qualidade, posteriormente colocarei as medições efectuadas.

Cumpts
  8.  # 68

Para além dos aspectos de extrema importância já discutidos acima:

- E aspectos relacionados com o projecto (plantas), dimensões, distribuição dos espaços, circulação, etc??? Face ao anterior?

Cumpts
  9.  # 69

Entretanto, consegui encontrar no mail plantas dos 2 pisos, com melhor qualidade que as anteriores.

É praticamente a última versão das mesmas.

Cumpts
  10.  # 70

Piso 1
  11.  # 71

Huguim,

Essa porta da garagem, não terá de ser corta-fogo segundo a legislação em vigor? Se for, é capaz de não ficar muito agradável à vista.

Se ainda lhe for possível mexer nas áreas das WC's do 1º piso, considere a hipótese de colocar um pequeno roupeiro em cada uma para guardar toalhas, recargas papel higiénico, gel duche, etc. Torna a casa mais funcional e cada vez que lhe faltar alguma coisa, não tem de sair enrolado na toalha ou dar um "berro" a pedir para alguém lhe trazer papel higiénico...
  12.  # 72

Quintinhas,

Relativamente à porta da garagem, não lhe sei responder, pois o arquitecto não falou neste aspecto comigo. Vou-lhe perguntar.

Quanto aos Wc's do 1.º piso, prescindi dos bidés, o que dará para efetuar uma outra distribuição dos componentes. Pensamos em lavatóros duplos com arrumação por baixo, no entanto, secalhar é melhor colocar/acrescentar um roupeiro ao alto qe sempre dará para mas arrumação, o que nunca é demais. Obrigado pela dica.

Cumprimentos
  13.  # 73

Colocado por: HuguimQuintinhas,
    Quanto aos Wc's do 1.º piso, prescindi dos bidés,

Parece-me que vai prejudicar outra vez a funcionalidade. E só uma opinião mas falo por experiência própria

Eu na minha casa de banho tenho lavatório, sanita e walk-in shower. Volta e meia, lá vou eu à outra wc para usar o bidé.

As senhoras usam muito estes elementos e também dá muito jeito para quem tem crianças pequenas.

Eu mando a minha filha de dois anos lavar as mãos e ela lá vai sozinha e serve-se do bidé...é um lavatório à medida dela!!
  14.  # 74

Compreendo perfeitamente o que diz.

No entanto, na casa onde vivo tenho 2 WC's e ambos com bidé e nem eu, nem a minha esposa os usamos.

Para nós é dispensável...no entanto ainda não temos crianças...(a caminho).
  15.  # 75

Em vez de um bidé, um urinól dá muito mais jeito :)
  16.  # 76

Dependendo das caracteristica do agregado familiar, provavelmente...
  17.  # 77

Colocado por: PauloCorreiaEm vez de um bidé, um urinól dá muito mais jeito :)

Cheguei a pensar nisso no projecto anterior, mas tive receio da questão dos cheiros...

Mas acho que faz todo o sentido numa WC social, especialmente em dias de bola com muito cerveja à mistura....
  18.  # 78

Colocado por: QuintinhasMas acho que faz todo o sentido numa WC social, especialmente em dias de bola com muito cerveja à mistura....

É mais fácil e barato sentarem o rabo para deitarem a cerveja fora.
  19.  # 79

Colocado por: danobregaÉ mais fácil e barato sentarem o rabo para deitarem a cerveja fora.

Melhor ainda, leva a cerveja, olha para ela e diz: estou farto de servir de intermediário e despeja-a na sanita
  20.  # 80

Ainda vamos ver alguém inventar um cateter caseiro para o pessoal não ter de levantar o rabinho do sofá.

A adesão dependerá do clube em questão, pois para alguns adeptos, uma ida ao WC até serve para espairecer...

0.0227 seg. NEW