Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: bel99Mas a sua solução foi logo aconselhar o furyz0r a procurar outro apartamento.

O meu conselho foi no sentido de negociar, a bem e de uma maneira vantajosa para ambas as partes, uma solução.
  2.  # 2

Mas quais são os problemas?

São consigo?
    Quer vender a casa?
    Precisa dela para morar?
    Quer que você saia para poder arrendar por mais a outra pessoa?
  3.  # 3

Colocado por: gfrmartinsMas quais são os problemas?

Porque é que isso havia de fazer diferença? Se começar por pensar que ele quer a casa mas não tem razão para querer (ou tem que ter uma muito forte) já comprometeu qualquer possibilidade de negociar uma solução.

Como é o senhorio que lhe está a pedir alguma coisa o furyz0r está numa posição negocial privilegiada. Portanto, na minha maneira de pensar, pode tentar negociar uma solução e ganhar alguma coisa com isso dentro do que seja razoável. Agora se pensam que pedir 5 anos de rendas é razoável, boa sorte.
  4.  # 4

Por exemplo, vai ter com o senhorio e diz-lhe, em tom amigável:

Ok Sr xpto, se precisa que eu saia eu vou tentar sair. Propunha o seguinte: dê-me 3 meses sem pagar renda para conseguir procurar outra casa que goste, e pague-me as mudanças. Parece-lhe aceitável?
  5.  # 5

Não, na minha opinião as motivações do senhorio para querer que o furyz0r saia fazem toda a diferença numa negociação.

Pelo menos se fosse comigo fazia.
  6.  # 6

Colocado por: gfrmartinsas motivações do senhorio para querer que o furyz0r saia fazem toda a diferença numa negociação.

Exato. Senão já parece a república das bananas e ninguém honra compromissos e contratos.
    A motivação é muito importante e a sensibilidade do furyz0r a essa motivação também, daí a importância do diálogo.
    Mas sem a informação toda não acho bem o inquilino sair. É um transtorno demasiado grande.

Imaginem a seguinte situação: fulano X aborda o senhorio a dizer que quer arrendar aquele imóvel e está disposto a pagar uma renda superior. O senhorio ganancioso aceita mas tem que tirar de lá o atual inquilino. Aqui já é ou não importante a motivação?
    Provavelmente até é irrealista. Mas não sabemos.
  7.  # 7

Colocado por: bel99O senhoriogananciosoaceita mas tem que tirar de lá o atual inquilino.

É claro que se o senhorio quer a casa de volta é porque essa situação lhe é vantajosa, seja qual for a vantagem...
  8.  # 8

Então acha que seja qual for a vantagem o inquilino deve negociar para sair?
    (aqueles 3 meses de renda são irrealistas comparados com os 12 meses de que fala a legislação - isto pressupondo que o senhorio tem motivos passíveis de denunciar contrato)
  9.  # 9

Colocado por: bel99Então acha que seja qual for a vantagem o inquilino deve negociar para sair?

Acho que se todos nós nos colocarmos na posição de irreverência de negar uma vantagem a alguém sem a quantificarmos, obtendo para nós ao mesmo tempo outra vantagem, ficamos todos mais pobres.

O exemplo que dei é meramente isso, um exemplo.
  10.  # 10

Não é uma questão de irreverência mas sim de informação. O inquilino não vai decidir sem saber todos os factos. Daí a importância da motivação do senhorio.
    O inquilino até pode não encontrar outro apartamento nas proximidades com as mesmas características pelo mesmo preço. Assim não obterá qualquer vantagem.
    É tudo uma questão de ses... eu cá vou aguardar por mais informações do furyz0r...
  11.  # 11

Colocado por: bel99Não é uma questão de irreverência mas sim de informação. O inquilino não vai decidir sem saber todos os factos.

Pois claro, é mais ou menos assim:

Eu não vou decidir em quanto não souber exactamente quanto é que consigo sacar-te de indemnização.

Mas depois o senhorio é que é o chulo. Tudo bem, cada um sabe de si.
  12.  # 12

Entenda como quiser.
    Mantenho a opinião que a motivação do senhorio é muito importante.
    • sisu
    • 11 outubro 2012

# 13

Colocado por: danobregaPor exemplo, vai ter com o senhorio e diz-lhe, em tom amigável:

Ok Sr xpto, se precisa que eu saia eu vou tentar sair. Propunha o seguinte: dê-me 3 meses sem pagar renda para conseguir procurar outra casa que goste, e pague-me as mudanças. Parece-lhe aceitável?

Só 3 meses para encontrar uma casa? Não me parece muito realista. E além disso só para pagar as mudanças?! Então e o transtorno de ter de estar novamente a fazer mudanças, a arrumar tudo em caixas, desmontar coisas, condicionar essas coisas? E o tempo que o inquilino perde a fazer essas coisas? Tempo também é €. Não digo k exigisse um x por cada mês até ao fim dos 5 anos mas também 3 meses para procurar nova casa e só pagar as mudanças não me parece suficiente.
  13.  # 14

Colocado por: sisuSó 3 meses para encontrar uma casa?

Não faço ideia do que é justo! Foi um exemplo... É negociar.
  14.  # 15

Posso estar enganado mas parece-me que aqui cada um está a tentar puxar a brasa á sua sardinha, a lei existe para ser cumprida e não como ultimo caso se as palmadinhas nas costas e não resolverem a questão, o que a lei diz é muito simples, o senhorio pode renunciar o contrato caso necessite do imovel para habitação propria mas terá que indemnizar o inquilino em 12 meses de renda e com aviso de 6 meses de antecedencia (senão me falta a memoria), e isto é a regra e não a exepção quando as palmadinhas nas costas não funcionaram, isto não é a selva, somos civilizados e vivemos num estado de lei.
    Concordam com este comentário: gfrmartins
  15.  # 16

Ninguém está a discutir a lei aplicável e nem tudo tem que ser resolvido de acordo com o que a lei diz. Pode haver acordos que beneficiem ambas as partes.
  16.  # 17

Colocado por: arq.MarcoCarriçoisto não é a selva, somos civilizados e vivemos num estado de lei.

Alguém realmente civilizado não precisa de leis. Se fosse pela lei podia ir agora exigir ao meu antigo inquilino resmas de dinheiro (penso eu), pois não me enviou uma carta registada a dizer que se ia embora. Telefonou-me e disse-me que ia sair, para mim foi mais que suficiente.

Qual sardinha qual carapuça... A minha opinião é de haver compromisso, que obviamente tem de ser negociado pelas partes. Se logo à partida querem saltar para o que é legal... força ai. Toda a gente sabe que lei e justiça são a mesmíssima coisa. Depois admirem-se.
  17.  # 18

Pois claro, é mais ou menos assim:

Eu não vou decidir em quanto não souber exactamente quanto é que consigo sacar-te de indemnização.

Mas depois o senhorio é que é o chulo. Tudo bem, cada um sabe de si.

Uma visão muito distorcida da situação. É o senhorio que pretende anular um contrato e tem duas formas de o fazer: ou cumpre o que está disposto na lei ou chega a um acordo com o inquilino, para o que terá de convencer este; porque não tenta convencer o inquilino dizendo quais são os motivos? Ao alegar apenas o seu interesse eu diria que o chulo, a existir algum, será o senhorio.
  18.  # 19

E quem disse que o senhorio não dirá os motivos? Poderá não dizer se for uma situação privada... Porque raio partem sempre para as posições imorais. Carago... parece que gostam de andar à batatada e a sacar dos cartões. Parecem putos a discutir: "Vou dizer à mãe!". Que falta de cordialidade para com e confiança no outro.
  19.  # 20

Calma... não vale a pena exaltarem-se por tão pouco.
    Aguardemos por mais informações do furyz0r pois deixou-nos aqui a falar uns prós outros :)

0.0227 seg. NEW