Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Agradecia ajuda, pois pretendo substituir/remodelar uma fachada (poente) da casa, junto à beira litoral na zona de Aveiro (1km do mar). Dado que a fachada está muito exposta (ventos, chuva e humidade), vou optar por colocar isolamento de XPS nas paredes (60mm) e mudar/substitir caixilharia de aluminio (normal antiga) por nova com rotura térmica e vidro duplo. Por razões de comodidade e melhor uso das aberturas (janelas do chão ao tecto) pensei em caixilharia de correr (apesar de saber que não tem melhor comportamento termico que as de batente).

    Recebi 2 propostas das caixilharias/vidros (janelas 3000x2500mm aprox):
    A) Corte termico CT49 e vidro duplo 5+16ar+6GardianSun
    B) Corte termico NV24000 com SGG Planilux 6/Planitherm Ultra N + ar16+ Planilux / Stalip 44.1

    Agradecia ajuda, de alguns experientes na matéria (que muitas opiniões já li aqui no forum) os estas opções. Não percebo nada da matéria nem de obras...
  2.  # 2

    A) não conheço a CT49...algum nome interno?
    B) impossível porque essa série não comporta vidro dessa espessura,talvez quizesse dizer NV24200(digo eu)vidro mal escolhido porque tem um factor solar fraco.
  3.  # 3

    Obrigado Jorge Rocha,

    Muito já li sobre os seus vastos conhecimentos de vidro e caixilhos, pelo que agradeço sua atenção.

    A)
    Pelo que pesquisei no GOOGLE a Serie CT só via nesta empresa, mas nada de CT49 (deve ser código interno):
    ANICOLOR - Alumínios, Lda.
    Zona Industrial de Oiã - Apartado 6
    3770-908 Oiã - Oliveira do Bairro

    B) Pode sugerir uma escolha mais correcta para vidros??? Na realidade está NV24000 (e até mandaram cópia da pagina do catalago da NAVARRA, S.A)... Será igual a NV24000 e a 24200?? Qual a melhor?? O material Navarra será bom??

    Pelos dados que comparei entre Anicolor e Navarra, nos testes as diferenças de K são quase metade no caso ANICOLOR. Como K menor implica melhor isolamento (Certo?), logo o navarra é pior em isolamento, ou não???

    Agradeço o apoio..
  4.  # 4

    Colocado por: BongoSelvaPelos dados que comparei entre Anicolor e Navarra, nos testes as diferenças de K são quase metade no caso ANICOLOR

    isso é porque (provavelmente) a Anicolor submeteu a ensaios uma janela com vidro baixo emissivo. há que saber analisar bem os boletins de ensaio, e comparar as caracteristicas entre o material que foi ensaioado e o material que nos estão a propor.
    Agora em relação ao caixilho em si, deverá escolher o que tiver o menor valor de coeficiente de transmissão térmica (Uf), mas o que realmente interessa é o valor do conjunto (Perfis+Vidro).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BongoSelva
  5.  # 5

    Colocado por: BongoSelvaObrigado Jorge Rocha,

    Muito já li sobre os seus vastos conhecimentos de vidro e caixilhos, pelo que agradeço sua atenção.

    Esqueça porque isso não é verdade...apenas sou um intérprete.

    Colocado por: BongoSelvaA)
    Pelo que pesquisei no GOOGLE a Serie CT só via nesta empresa, mas nada de CT49 (deve ser código interno):
    ANICOLOR - Alumínios, Lda.
    Zona Industrial de Oiã - Apartado 6
    3770-908 Oiã - Oliveira do Bairro

    Ct49 não existe...existe sim CT,que não comporta esse vidro...CW que pode muito estar de acordo com o que pretende mas deve reforçar bem as prumadas centrais porque o seu ensaio tem até 2400 de altura e não 2500 como pretende...esta série é de classe 7A na estanquidade à água que se torna muito debilitada para onde pretende colocar o vão...necessita de pelo menos no mínimo classe E750 que é o que se aconselha através do laboratório de engenharia civil...a série N24200 é uma série que lhe serve para o vidro que pretende,mas a ser usada será absolutamente ilegal se não estiver protegida devido à área limite a que foi ensaiada...assim entre uma e outra aconselho a série CW e não CT49 que não existe.

    Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BongoSelva
  6.  # 6

    Desculpem a insistência, mas agora fiquei ainda mais baralhado...

    Resumindo, recebi ofertas todas erradas:
    A) ANICOLOR só serie CW mas até 2400mm altura. O vidro está certo????
    B) NAVARRA ilegal (não sei o que proteger - desculpem)... Série pouco estanque (O que no meu caso É MUITO IMPORTANTE, pois nao tenho estores ou outra protecção exterior e a entrada de água e vento é uma realidade neste velhos a substituir)..

    Assim, pedia ajuda: "Qual uma boa solução???" Estanque, De Correr (por causa de não ter perfil inferior de batente) e bons vidros (pois as ofertas que tenho, já percebi, que não acertam em nada).... Assim, realmente o pais não avança..........

    Obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: BongoSelvaA) ANICOLOR só serie CW mas até 2400mm altura. O vidro está certo????

    O vidro deve ser um 6mm.solarlux 52-25/cx.ar 16mm./5mm.pelo menos porque necessita de um factor solar forte.

    Colocado por: BongoSelvaB) NAVARRA ilegal (não sei o que proteger - desculpem)... Série pouco estanque (O que no meu caso É MUITO IMPORTANTE, pois nao tenho estores ou outra protecção exterior e a entrada de água e vento é uma realidade neste velhos a substituir)..

    É ilegal colocar um vão deste sistema porque não foi testado para a dimensão que pretende.

    Colocado por: BongoSelvaAssim, pedia ajuda: "Qual uma boa solução???" Estanque, De Correr (por causa de não ter perfil inferior de batente) e bons vidros (pois as ofertas que tenho, já percebi, que não acertam em nada).... Assim, realmente o pais não avança..........

    Não deve colocar sistema de correr...osciloparalela será melhor opção desde que a série tenha sido testada em como é estanque a partir de E750 à água,estamos a falar de que o vão não esteja muito alto a descoberto.
  8.  # 8

    Caro Jorge Rocha,

    Percebido. E no caso de vidro da SGG, qual recomendaria???
  9.  # 9

    Colocado por: BongoSelvaCaro Jorge Rocha,

    Percebido. E no caso de vidro da SGG, qual recomendaria???

    Nenhum porque nenhum deles consegue a perfomance do solarlux 52-25 no factor g de cerca 27%...estão todos a léguas,pelo que é do meu conhecimento...quase todos eles sendo incolores andam na casa dos factores 40 e tal% que ainda aquece alguma coisa a habitação por dentro com a exposição que disse que tinha.

    Rocha
  10.  # 10

    Obrigado,

    O calor até nem é uma preocupação, pois a casa não é nada quente (mesmo de Verão), pois noo nosso belo Litoral (mais ainda aqui pelo Norte), o vento abunda (e muito!!). O pior por aqui, é mesmo o frio e vento.... Osciloparalela seria idea, mas pelo que li pela net, são caixilhos enormes e largos...

    Vou propostas reformuladas. Será que vão acertar desta vez, com estas mais que uteis ideias???
 
0.0125 seg. NEW