Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: TROLHA...os outros que falo podem levar com sol sem problema algum!!

esqueceu-se de dizer que é sistema patenteado mais ng tem!
    • eu
    • 28 novembro 2012

# 122

Colocado por: TROLHA...normalmente o que eu digo é mentira

É mentira!
  2.  # 123

Boa tarde a todos,

Para não estar a criar outra discussão, reavivo esta.

Estou em vias de comprar uma vivneda que está preparada para piso radiante.

Estou a pensar meter uma lareira (ainda não tem, e a vivenda aidna está em fase de construção).

Inicialmente a minha ideia seria colocar um recuperador de calor com aquecimento de água para colaborar com uma caldeira/Bomba de Calor no aquecimento da água do piso radiante.

Depois de falar com o picheleiro que vai executar a obra, ele disse que será desperdício colocar o recuperador a aquecer a água do piso radiante pois não trabalha com água a mais de 40 ºC.

Colocar uma caldeira a pellets seria necessário colocar também um termo-acumulador de água de cerca de 500 litros o que encarecia a instalação.

A solução que ele apresentou será, colocar recuperador de calor a ar, com condutas para um quarto e casa de banho no 1º andar e escritório do 2º, e instalar uma bomba de calor.

Estou sem saber o que fazer, pois não estou muito por dentro destas coisas de aquecimento.

Qual destas soluções ficará mais barata?

A área total da casa é de 250 metros quadrados.

Obrigado desde já pelas opiniões

Abraço a todos
  3.  # 124

Colocado por: marcio79Qual destas soluções ficará mais barata?

porque não pede ao instalador o orçamento das 4 opções:

A - Recuperador a água com termoacumulador de 500l (assim pode combinar o aquecimento com os painéis solares);
    B - Caldeira a pellets com termoacumulador de 500l (assim pode combinar o aquecimento com os painéis solares);
    C - Recuperador de calor a ar, com condutas para um quarto e casa de banho no 1º andar e escritório do 2º, e instalar uma bomba de calor;
    D - Recuperador de calor a ar, com condutas para um quarto e casa de banho no 1º andar e escritório do 2º, e instalar uma caldeira de condensação a gás.

E como vai fazer para as AQS, uma vez que prescinde de um termoacumulador? Via esquentador?

cumps
  4.  # 125

Colocado por: electrao

porque não pede ao instalador o orçamento das 4 opções:

A - Recuperador a água com termoacumulador de 500l (assim pode combinar o aquecimento com os painéis solares);
    B - Caldeira a pellets com termoacumulador de 500l (assim pode combinar o aquecimento com os painéis solares);
    C - Recuperador de calor a ar, com condutas para um quarto e casa de banho no 1º andar e escritório do 2º, e instalar uma bomba de calor;
    D - Recuperador de calor a ar, com condutas para um quarto e casa de banho no 1º andar e escritório do 2º, e instalar uma caldeira de condensação a gás.

E como vai fazer para as AQS, uma vez que prescinde de um termoacumulador? Via esquentador?

cumps

(Resposta do Negrito)As AQS terão um circuito independente do circuito de aquecimento central. Terá um termo-acumulador de 300l e trabalhará com os paineis solares, como apoio, uma resistência electrica. (Não sei se é ou não boa opção)

As opções A e B que apresenta, não serão consideradas, pois vamos mesmo instalar o recuperador de calor (dada a facilidade de lenha e o gosto pela "lareira").

A dúvida aqui prende-se mais com o facto Bomba de Calor/ Caldeia a pellets, qual será o sistema mais "poupadinho" em termos de gasto. (isto, uma vez que não poderemos ligar o recuperador a água ao sistema de aquecimento central)

Obrigado pela sua intervenção.
  5.  # 126

Colocado por: marcio79Boa tarde a todos,

Para não estar a criar outra discussão, reavivo esta.

Estou em vias de comprar uma vivneda que está preparada para piso radiante.

Estou a pensar meter uma lareira (ainda não tem, e a vivenda aidna está em fase de construção).

Inicialmente a minha ideia seria colocar um recuperador de calor com aquecimento de água para colaborar com uma caldeira/Bomba de Calor no aquecimento da água do piso radiante.

Depois de falar com o picheleiro que vai executar a obra, ele disse que será desperdício colocar o recuperador a aquecer a água do piso radiante pois não trabalha com água a mais de 40 ºC.

Colocar uma caldeira a pellets seria necessário colocar também um termo-acumulador de água de cerca de 500 litros o que encarecia a instalação.

A solução que ele apresentou será, colocar recuperador de calor a ar, com condutas para um quarto e casa de banho no 1º andar e escritório do 2º, e instalar uma bomba de calor.

Estou sem saber o que fazer, pois não estou muito por dentro destas coisas de aquecimento.

Qual destas soluções ficará mais barata?

A área total da casa é de 250 metros quadrados.

Obrigado desde já pelas opiniões

Abraço a todos

Com pré instalação de piso radiante e vai colocar recuperador a ar com condutas???? Quer dizer até pode colocar mas do meu ponto de vista, é um desperdicio, já que possui o sistema de aquecimento mais confortavel que existe. Se tem lenha então alia o conforto ao custo de exploração. Peça lá ao seu pichaleiro mas é para montar um recuperador a agua e um deposito de inercia para alimentar o piso! Será que o seu picheleiro não sabe o que é um deposito de inercia? De qualquer forma não deixe que seja ele a dimensionar o sistema,senão tá visto que vai saír asneira....

Se quere torrar guito, então monta o recuperador a ar e bomba calor/caldeira mais tarde para o piso, mas cheira-me que algum dos sisemas vai ser pouco usado e quere-me parecer que irá ser o piso radiante. Pessoalmente acho um crime ter PR e não lhe dar uso, para mais se tem "facilidade" na lenha se a tiver que comprar então a historia já é outra....
  6.  # 127

Colocado por: marcio79(isto, uma vez que não poderemos ligar o recuperador a água ao sistema de aquecimento central)

Presumo que o termoacumulador de 300l é normal, ou seja, não é de imersão. Todo o volume de água é usado para AQS.

cumps
  7.  # 128

Colocado por: jcaiadoSerá que o seu picheleiro não sabe o que é um deposito de inercia? De qualquer forma não deixe que seja ele a dimensionar o sistema,senão tá visto que vai saír asneira....

Colocado por: marcio79também um termo-acumulador de água de cerca de 500 litros o que encarecia a instalação.
  8.  # 129

Não percebo nada de calculos, mas os 300l devem ser curtos, digo eu...
  9.  # 130

Passou-me ao lado! Sendo assim sabe o que é um deposito de inercia! Mas então o problemas é o custo do deposito?
  10.  # 131

Aproveito este tópico para perguntar se conhecem esta bomba de calor e o que acham dela:

"A bomba de calor Emmeti é constituído por um acomulador de aço inoxidável AISI 316-L, com uma capacidade de 300 litros, com isolamento externo.."

Não tenho a certeza se será esta (embora seja em tudo parecida) porque o preço que me deram foi muito inferior a este que pedem no site:

http://www.lojaclimatiza.com/index.php?route=product/product&product_id=1859
  11.  # 132

Colocado por: marcio79Depois de falar com o picheleiro que vai executar a obra, ele disse que será desperdício colocar o recuperador a aquecer a água do piso radiante pois não trabalha com água a mais de 40 ºC.

para isso é que existem centrais de mistura e valvulas termostacticas,

mas creio que esse profissional não saiba usar nada disto,

se vai usar um recuperador de calor, coloque um a agua, mais um deposito de inercia e uma central de mistura, assim tem o recuperador a trabalhar sempre na zona ideal de temperatura(60ºC a 70ºC) e o piso radiante também(25ºC a 40ºC), simultaneamente faz o apoio ao cilindro das AQS ao menor custo possível.

mas tem que trocar de executante ou pelo menos arranjar alguém que saiba montar isso.

ter uma pré-instalação de radiante e depois usar ar quente é mesmo mandar dinheiro ao lixo.
    Concordam com este comentário: jcaiado
  12.  # 133

Colocado por: braga68porque o preço que me deram foi muito inferior a este que pedem no site:
    andou por aqui uma discussão acerca destas bombas para AQS com ligação a solar termico, já procuro.

aqui está ela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braga68
  13.  # 134

Presumo que o termoacumulador de 300l é normal, ou seja, não é de imersão. Todo o volume de água é usado para AQS.

cumps

Sim, qunto à parte de "Todo o volume de água é usado para AQS.", o resto, sinceramente ainda não lhe sei responder.

Colocado por: jcaiado

Passou-me ao lado! Sendo assim sabe o que é um deposito de inercia! Mas então o problemas é o custo do deposito?

O problema é e não é o custo.

Dependendo da instalação que optar, terei que dar a diferença. E eu não tinha em mente, dar mais nada. Não sei se me fiz entender. No entanto, para que as coisas fiquem bem, não me importo de dar a diferença.

Daí estar a recorrer a quem tenha mais conhecimentos que eu, e seja isento.

Obrigado a ambos
  14.  # 135

Boa tarde tive essas dúvidas todas. E o meu conselho é recuperador de calor a água e bomba de calor.liguei este fim de semana pela primeira vez o piso radiante e posso llhe dizer que é brutal!!
  15.  # 136

Colocado por: chuck norrisBoa tarde tive essas dúvidas todas. E o meu conselho é recuperador de calor a água e bomba de calor.liguei este fim de semana pela primeira vez o piso radiante e posso llhe dizer que é brutal!!

e pode explicar como está montado o seu sistema?

E o AQS como faz?

Abraço
  16.  # 137

O problema é e não é o custo.

Dependendo da instalação que optar, terei que dar a diferença. E eu não tinha em mente, dar mais nada. Não sei se me fiz entender. No entanto, para que as coisas fiquem bem, não me importo de dar a diferença.

Daí estar a recorrer a quem tenha mais conhecimentos que eu, e seja isento.

Obrigado a ambos

Já percebi! Se calhar estamos a falar de 1000/1500€ de diferença! Eu no seu caso, nunca mas nuca gastaria dinheiro em recuperador a ar, pois será um erro enorme! Faça lá um esforço e faça as coisas como deve ser nem que para isso tenha que deixar alguma coisa da casa para trás.Quando tiver o PR a funcionar e fazer apoio às aqs ainda vem cá agradecer
  17.  # 138

Painéis solares,recuperador e bomba de calor tudo a trabalhar em conjunto para as AQS e aquecimento
    tudo a trabalhar para um acumulador de 300litros
  18.  # 139

Colocado por: chuck norrisbomba de calor

eu só advogo esta solução se não quiser ter qualquer incomodo ou precisar de arrefecimento.
  19.  # 140

Colocado por: jorgealves
    eu só advogo esta solução se não quiser ter qualquer incomodo ou precisar de arrefecimento.

Para o meu caso (pavimento radiante, com recuperador a água, 2 paineis solares e cerca de 250 metros quadrados para aquecer) qual o tipo de instalação que recomendaria?

A solução de apenas os paineis solares para AQS vou rejeita-la, pois parece-me muito dispendiosa, em dias sem sol principalmente.

Abraço e obrigado a todos pelas opiniões.

0.0354 seg. NEW