Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos
    Recém chegada neste fórum , estou a procura de respostas ,conselhos e apoio . Estou a pensar em comprar numa imobiliária Era um projecto Casa Pronta. Vendo neste producto a possibilidade de conseguir uma casa sem grandes dores de cabeça ( projecto, liçencas, orçamentos , etc ..tudo entregue a empresa Espaço Abstracto Vila Verde).Mas será mesmo um producto fiável e serio ? Na boca deles (Era + Esp.Abstracto ) é tudo mil maravilhas ...
    São as economias duma vida inteira que estou preste a investir e não me queria enganar ..
    Se alguém tiver já uma experiência com a casa pronta Era ou estiver neste momento num processo idêntico , agradeço que me aconselho
    obrigada
  2.  # 2

3.  # 3

viva veronique,

já há umas quantas discussões no fórum sobre esse assunto...e não parecem muito animadoras.
    Talvez seja melhor fazer uma pequena pesquisa.

https://forumdacasa.com/discussion/25484/imobiliaria-era-criou-o-servico-casa-pronta-para-a-construcao/
    https://forumdacasa.com/discussion/20743/13/arquitecto-sergio-barbosa-parte-2/#Item_19
    https://forumdacasa.com/discussion/25683/casa-pronta-era/
    https://forumdacasa.com/discussion/23583/custo-da-casa-pronta/

Pessoalmente não conheço muito mais do que está dito nessas discussões. Talvez outro membros que tenham tido experiências deste género possam dizer algo mais.
    Convém de facto não se precipitar e passar algum tempo a reunir informações das várias alternativas.

Cpts, Tiago.
  4.  # 4

Ok obrigada Tiago
    Vou fazer uma pesquisa pelos vários forums
    Cpts,
    • tiagot
    • 23 outubro 2012 editado

# 5

De nada.
    A construção de uma moradia será sempre um processo trabalhoso, para si ou para uma equipa profissional a trabalhar para si.
    Vá com calma e tente reunir o máximo de informações possíveis. Porque o desconhecimento acaba por abrir a porta a situações bastante complicadas e desnecessárias.

Cpts.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: veronique
    • apda
    • 24 outubro 2012

# 6

Boa Noite Veronique
    Desculpe a pergunta mas de onde é a agencia da ERA ?
    Cumps
    APDA
  5.  # 7

Boa tarde APDA
    Era da Povoa de Varzim .Porquê esta pergunta ?
  6.  # 8

Onde é que eu já ouvi esta história?
    • apda
    • 24 outubro 2012

# 9

Olá veronique
    Isto porque eu consultei uma em Gaia
    E já agora o que pensa fazer
    Cumps
    Apda
  7.  # 10

Bom dia Apda
    Não sei ...Para a semana tenho uma reunião marcada com a imobiliária e o arquitecto para saber mais sobre estes projectos. Vamos ver ... para já estou numa fase de consulta.
    E do seu lado , após consultar a imobiliária ( Era ? ) de Gaia quais são as suas impressões sobre este produto "casa pronta " ?
    Cumprimentos
  8.  # 11

Cara Veronique,

veja bem os tópicos que andam neste forum e pondere bem, lembre-se que a melhor fama é aquela que se faz no mercado.

Em caso de avançar tenha cuidado com:

1º legalidade do que lhe querem vender [na altura da venda é um mundo da facilidades]
    2º desconfie de preços muito baixos [como se diz, sem ovos não há omeletes]
    3º não adiante dinheiro sem te trabalho feito e negoceie um sinal mais baixo possível
    4º tente conhecer o histórico do arquitecto envolvido

Saiba também que se fizer adjudicações separadas ou seja comprar terreno, contratar gabinete de projetos e depois contratar empreiteiro tem as seguintes vantagens:

1º Terá melhor controle na fiscalização, uma vez que não há conflitos de interesses
    2º não tem mais dor de cabeça com borucracias, uma vez que isso é da competência dos contratados
    3º terá muito menos hipoteses das coisas correrem mal, porque se trata de valores menores a cada interveniente e cada um pode ser com facilidade substituido
    4º o seu encargo maior, dos pagamentos, todos sabemos que a casa pronta não lhe iará facilitar o processo.

Atenção que não estoua ter tendencioso na minha apreciação, falo de factos reais e algo inspirado em várias histórias que por aqui tem aparecido.

cumprimentos e boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: xana, two-rok
  9.  # 12

Não percebo esta gente, querem fazer uma casa e contactam uma imobiliária!!!! As imobiliárias fazem a mediação entre o comprador e o vendedor e não assumem a responsabilidade por nada.

Se vai construir uma casa, faça o contrato com a empresa de construção, aquela que entregar o alvará na Câmara Municipal, é essa empresa que lhe vai dar a garantia do imóvel, não assine nada com a ERA.
    Concordam com este comentário: two-rok, tostex, geralMP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: veronique
  10.  # 13

Bom dia Sr Nuno,
    Obrigada pelos seus esclarecimentos e conselhos que vou ter em conta.
    Cumprimentos
    • apda
    • 25 outubro 2012 editado

# 14

Caro Nuno
    Acompanho o seu raciocínio ,contudo coloco-lhe a seguinte questão .
    Se estivesse a ponderar optar por um serviço deste tipo casaprontaera , e no plano de pagamentos lhe exigissem um sinal de 15% do valor da obra como adiantamento , o que sugeria como opção ?
    Sendo arquitecto , o que sugeria , dando exemplo com números suponhamos que tinha um sinal de 15000€ como adiantamento , dividia isto por fases conforme trabalho demonstrado ou nem se quer optava!
    Cumps
    Apda
    • apda
    • 25 outubro 2012

# 15

Boa tarde veronique
    No meu caso também ainda estou em estudo , confesso que os preços apresentados face as tipologias são interessantes, e segundo eles dizem a gestão da obra será deles.
    Contudo após consulta aqui deste magnifico fórum , existem muitas historias que pelos vistos foram reais de situações idênticas a este tipo de projecto , o que nos suscita muitas questões e duvidas em avançar por esta solução ou optar pela solução tradicional.
    Pelas informações que obtive , não me pareceu haver ligação a qualquer história aqui no fórum . São na verdade casos diferentes , mas nada impedem de ter um final idêntico .
    Eu acredito que esta altura é muito critica para os construtores e que se consiga bons preços , dai teremos que ponderar bem o que se vai fazer dado ser um investimento muito elevado e se corre mal , lá se vai o sonho possível de realizar.
    Resumindo ainda estou a analisar o caso , dado que obtive todas as informações e por enquanto não tenho nada apontar com casos de insucesso , inclusive já fui ver obras deles já efectuadas e fui ao gabinete de arquitectura , dado que aqui a Era não tem qualquer responsabilidade a não ser comercial , como é compreensível em qualquer intermediação Imobiliária. Ninguém da nada a ninguém , isso é certo , mas os preços também caíram e quem sabe até estarão apresentar soluções de acordo com crise que vivemos.
    Cumps
    Apda
  11.  # 16

caro apda,

Como já percebeu eu não optaria por esse esquema, preferia primeiro comprar o terreno, depois procurar o atelier e por fim o empreiteiro, 15.000eur não é muito para sinal de compra de terreno+projeto+construção, no entanto dei 15.000eur e acabei entalado com uma data de gente e nem tenho nada pago na totalidade.

boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • xana
    • 25 outubro 2012

# 17

Cara veronique,

nas actuais condições económicas esse tipo de negócio não me suscita grande confiança. Pelo que percebi só no fim da obra concluída é que realmente vai ter algo em seu nome, quando fizer a escritura da casa. Deste modo, durante mais de um ano pagará a construção e a única coisa que tem como segurança é um contrato. Repare, se algo correr mal, e até pode não ser por má fé de nenhum dos profissionais (p.ex. falência de uma dessas empresas), não tem nada seu e para receber alguma coisa de volta tem de ir a tribunal, o que demora anos e se calhar nem recebe nada.

Também concordo com o doisarquitectos, é muito mais seguro comprar terreno, depois fazer projecto, e só depois construir, assim se alguma coisa correr mal pelo menos o terreno e o que estiver construído é seu. O prejuízo não seria tão grande.

Com esta crise económica eu não confiaria um projecto desta dimensão, que demora imenso tempo até estar concluído, nestes moldes que lhe querem vender, a não ser que o terreno fique logo no inicio do processo no seu nome.

Cumps,
    Xana
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 18

Terreno licenças e projectos logo em nome do futuro Dono da Obra.
    Coordenador do projecto e equipa de fiscalização contratada pelo Dono de obra.
    Plano de pagamento de acordo com mapa de medições efectuado pela fiscalização
    Concordam com este comentário: xana, two-rok
  13.  # 19

Para esclarecer algumas duvidas e comentários de que desconhece o serviço Casa Pronta Era consultem em:
    http://www.era-albufeira.com/casa-pronta-era/
    http://casaprontaera.com/
    Desconfiamos sempre quando a relação preço/qualidade é muito boa. O melhor é tentar recolher informação de quem já utilizou este serviço.
  14.  # 20

Picareta,
    Os seus comentários demonstram total desconhecimento do serviço Casa Pronta Era.

0.0213 seg. NEW