Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tendo tido conhecimento do Forum através da internet, o qual sigo atentamente ,venho por este meio solicitar a ajuda possivel na renegociação com o Banco dos meus créditos á habitação e / ou aconselhamento sobre o que devo fazer , pois tenho sido acompanhada por entidade oficial de mediação desde Fevereiro de 2012, tendo apresentado varias propostas, que nunca mereceram qualquer contraproposta até á data. Em plena fase de negociação extra judicial e sem qualquer aviso prévio, o Banco citou-me da Execução hipotecária em 19-10-2012.

    Sou funcionária pública e estou desesperada, temendo perder a casa e ter os meus vencimentos penhorados.

    Para melhor entendimento da situação, transcrevo, de seguida o teor do e-mail que enviei , á citada entidade, que não revelo o nome, em cumprimento das regras do forum.

    ......."

    Acuso a receção da carta enviada por V. Exas no passado dia 22 de Outubro de 2012, que muito agradeço.

    Compreendo que não devo criar expectativas de que a proposta apresentada seja aceite, mas entendo que é legítima a expectativa de que o Processo esteja em fase de negociação extra judicial desde 20 de Fevereiro de 2012

    Daí a minha surpresa , incredulidade e angústia , quando fui citada para Execução Hipotecária em 19 de Outubro de 2012, quando não estavam ainda esgotadas as tentativas de acordo extra-judicial, nem sequer tinha sido ainda respondida a minha última proposta de 500 euros mensais,(sempre depositados na conta afeta ao emprestimo) , sendo a prestação atual de 765.78 euros , logo uma diferença de apenas 265 euros / mês.

    Acresce o facto de ter apresentado mais que uma proposta, sem no entanto o Banco ter apresentado qualquer contra proposta até á presente data.

    De facto a simulação gerada no portal do cliente bancário, para um financiamento de 278.000 euros aponta para valores de cerca de 709 euros mensais para uma TAN de 3% , no entanto beneficio de um spread de 0.29 %, logo o valor da prestação é inferior.

    Relativamente ao atual ponto de situação , em que já existe Ação Judicial intentada pelo Mandatário do Banco, solicito o favor de me aconselharem sobre o que devo e posso ainda fazer para chegar a acordo com o Banco e os comentários sobre as Boas Praticas Bancárias, que no meu entendimento não foram cumpridas.

    Com os meus melhores cumprimentos

    ...."
  2.  # 2

    "no entanto beneficio de um spread de 0.29 %, logo o valor da prestação é inferior"

    O problema é esse, têm neste momento um spread muito baixo, é do interesse deles, banco, executarem a casa ou rever o emprestimo para spreads actuais.

    Com spreads actuais ainda lhe vai ser mais dificil pagar.

    Tentava entregar a casa ao banco sem mais custos para si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: audioclube
  3.  # 3

    Colocado por: rampage"no entanto beneficio de um spread de0.29%, logo o valor da prestação é inferior"

    O problema é esse, têm neste momento um spread muito baixo, é do interesse deles, banco, executarem a casa ou rever o emprestimo para spreads actuais.

    Com spreads actuais ainda lhe vai ser mais dificil pagar.

    Tentava entregar a casa ao banco sem mais custos para si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:audioclube


    Tambem é do meu interesse a daçao em pagamento. O problema é que, face a descida vertiginosa dos preços, ( a casa foi avaliada há 8 anos), o imóvel vale muito menos que o montante do empréstimo. Será que nesta fase do processo executivo, estando já citada, o Banco ainda poderá ter interesse na desistência ou acordo..? (mesmo com aumento ligeiro do spread ).Agradeço toda a ajuda possível
  4.  # 4

    Peço desculpa a pergunta: qual o prazo e a taxa de juro (Eur 1M, 3M, 6M?) do empréstimo que tem contratualizado?
  5.  # 5

    Colocado por: goliverPeço desculpa a pergunta: qual o prazo e a taxa de juro (Eur 1M, 3M, 6M?) do empréstimo que tem contratualizado?


    Colocado por: goliverPeço desculpa a pergunta: qual o prazo e a taxa de juro (Eur 1M, 3M, 6M?) do empréstimo que tem contratualizado?

    Boa noite
    Prazo do empréstimo : 40 anos e euribor a 6 meses
  6.  # 6

    Dos 278.000 qual é o valor que tem em dívida?
  7.  # 7

    Há qualquer coisa que não estou a perceber.

    A simulação para 278.000Eur, com prazo de 40 anos e TAN de 3%, dá uma prestação mensal na ordem dos 995Eur.

    Como chegou aos 709Eur?

    Se se considerar a Euribor 6m de Setembro = 0,484% e o spread de 0,29%, a prestação mensal é de 673Eur.
    Se for Euribor 6m de Agosto = 0,606% e spread de 0,29%, a prestação mensal é de 689Eur.
    Se for Euribor 6m de Julho = 0,779% e o mesmo spread, a prestação mensal é de 712Eur.
    Nos meses anteriores, não vale a pena ver, porque a Euribor tem médias superiores e, logo, a prestação aumenta ainda mais.
  8.  # 8

    Colocado por: tostexDos 278.000 qual é o valor que tem em dívida?


    O valor da divida é atualmente 278.000 eur.
  9.  # 9

    Colocado por: goliverHá qualquer coisa que não estou a perceber.

    A simulação para 278.000Eur, com prazo de 40 anos e TAN de 3%, dá uma prestação mensal na ordem dos 995Eur.

    Como chegou aos 709Eur?

    Se se considerar a Euribor 6m de Setembro = 0,484% e o spread de 0,29%, a prestação mensal é de 673Eur.
    Se for Euribor 6m de Agosto = 0,606% e spread de 0,29%, a prestação mensal é de 689Eur.
    Se for Euribor 6m de Julho = 0,779% e o mesmo spread, a prestação mensal é de 712Eur.
    Nos meses anteriores, não vale a pena ver, porque a Euribor tem médias superiores e, logo, a prestação aumenta ainda mais.


    Fiz calculos meramente indicativos e presumindo que o Banco concederia 1 a 2 anos de carência de capital, pagando só os juros (foi a minha proposta inicial). Tive conhecimento de que alguns Bancos estão a oferecer um regime especial para funcionários publicos, em que concedem período de carência, sem aumento do spread. No entanto o que mais me preocupa é a execução hipotecária e não vislumbro forma de minimizar os danos. Antecipadamente grata por toda a ajuda que me puderem prestar, inclusivamente eventuais recomendações de bons Advogados especializados nesta area, na zona norte, que tenham em conta a minha situação de dificuldades económicas ao estipular honorários... (foi-me recusado o apoio judiciário).
  10.  # 10

    Se a dívida era de 278.000 qual era o montante do empréstimo inicial?

    Já tentou, antes de mais, falar pessoalmente com o seu gestor de conta?
  11.  # 11

    Colocado por: tostexSe a dívida era de 278.000 qual era o montante do empréstimo inicial?

    Já tentou, antes de mais, falar pessoalmente com o seu gestor de conta?


    A divida inicial era de 280.000 euros e ao fim de 8 anos de pagamentos de capital e juros (não houve carência) a dívida é praticamente igual (os Bancos conseguem estas coisas......enfim....sem comentários....). Sim já falei varias vezes com o gestor da conta que afirma não ter autonomia para decidir nem negociar nesta fase. ...
  12.  # 12

    Cara Audioclube,

    1.º Estas coisas não se tratam por emails...
    2.º Esqueça essa ideia do entregar a casa ao banco e ficar descansada, NUNCA houve uma decisão nesse sentido (as pessoas ouviram falar daquela decisão de Portalegre - que nunca lerem nem muito menos compreenderam... - sem ter noção do que dizem), a Dação em cumprimento TEM que ser aceite pelo banco...
    3.º Custa-me a crer que tenha intentado de imediato uma acção judicial sem ter tentado chegar a um acordo consigo (o seu gestor poderá ter responsabilidades nisso, pois devia ter promovido um acordo).

    Vá falar de imediato com o gestor de conta... peça-lhes para suspenderem a execução.

    Se não conseguir contrate um advogado... compensa sempre (que mais não seja para protelar o processo)...

    Cumps
    Concordam com este comentário: tostex, audioclube
    Estas pessoas agradeceram este comentário: audioclube
  13.  # 13

    Colocado por: Erga OmnesCara Audioclube,

    1.º Estas coisas não se tratam por emails...
    2.º Esqueça essa ideia do entregar a casa ao banco e ficar descansada, NUNCA houve uma decisão nesse sentido (as pessoas ouviram falar daquela decisão de Portalegre - que nunca lerem nem muito menos compreenderam... - sem ter noção do que dizem), a Dação em cumprimento TEM que ser aceite pelo banco...
    3.º Custa-me a crer que tenha intentado de imediato uma acção judicial sem ter tentado chegar a um acordo consigo (o seu gestor poderá ter responsabilidades nisso, pois devia ter promovido um acordo).

    Vá falar de imediato com o gestor de conta... peça-lhes para suspenderem a execução.

    Se não conseguir contrate um advogado... compensa sempre (que mais não seja para protelar o processo)...

    Cumps
    Concordam com este comentário:tostex,audioclube
    Estas pessoas agradeceram este comentário:audioclube


    Boa noite
    - Concordo que estes assuntos não se tratam por e mail. Na verdade foram trocadas varias cartas e exposições que enviei ( em carta registada com A.R.), desde Fevereiro deste ano, nas quais apresentei várias propostas e solicitei um período de carência , prolongamento do prazo do empréstimo e aumento do valor residual , de forma a baixar a prestação mensal e as respostas , lacónicas, foram sempre as mesmas : a pretensão não mereceu acolhimento por parte do Banco. Aparentemente , o spread antigo de 0.29% , já não interessava ao Banco, que aproveitou o "pretexto" do atraso, (no limite legal) , para denunciar o contrato.É certo que tenho provas de que o Banco se furtou á renegociação, mas de que me adianta isso, uma vez que ,segundo sei ,ainda não foi promulgada a nova Lei do Regime extra ordinário de reestruturações com os Bancos, recentemente aprovada da Assembleia da República........
  14.  # 14

    Não me leve a mal mas o atraso não é pretexto, é incumprimento.
  15.  # 15

    A divida inicial era de 280.000 euros e ao fim de 8 anos de pagamentos de capital e juros (não houve carência) a dívida é praticamente igual (os Bancos conseguem estas coisas......enfim....sem comentários....).



    Em 8 anos de pagamento das prestações apenas amortizou 2000 euros???

    Isso dá uma media de 20,84 euros por mês de amostização de capital...

    Quanto é o valor que supostamente estava a pagar por mês? é que por estas contas tem casa para pagar até ao ano 3000...
    Concordam com este comentário: carlosj39
  16.  # 16

    Colocado por: tostexNão me leve a mal mas o atraso não é pretexto, é incumprimento.

    eu sei.....daí as aspas....
  17.  # 17

    Sim, tb. acho estranho este valor, eu tenho um crédito habitação a 30 anos desde final de 2008 e nesta altura (ainda não fez 4 anos) já amortizei cerca de 10 % do capital.

    Colocado por: vz1984


    Em 8 anos de pagamento das prestações apenas amortizou 2000 euros???

    Isso dá uma media de 20,84 euros por mês de amostização de capital...

    Quanto é o valor que supostamente estava a pagar por mês? é que por estas contas tem casa para pagar até ao ano 3000...
    Concordam com este comentário:carlosj39
    •  
      GF
    • 26 outubro 2012

     # 18

    Não se esqueçam de um pequeno pormenor, estando em incumprimento, as taxas disparam que é uma loucura.
    Deve seguir a sugestão do Erga Omnes e consultar um advogado imediatamente.
    Possui outros bens em seu nome? Insolvência singular poderá ser uma opção, mas apenas após análise cuidada do seu caso.
    Concordam com este comentário: audioclube
    Estas pessoas agradeceram este comentário: audioclube
  18.  # 19

    Colocado por: carlosj39Sim, tb. acho estranho este valor, eu tenho um crédito habitação a 30 anos desde final de 2008 e nesta altura (ainda não fez 4 anos) já amortizei cerca de 10 % do capital.

    Houve empréstimos concedidos em que nos primeiros anos apenas se liquidavam apenas os juros, não sendo amortizado o valor da divida, poderá ser um desses casos?
    Por estes tipos de crédito é que se vê a forma como eram "dados", e a culpa é de quem viveu acima das possibilidades, não de quem o permitiu...
  19.  # 20

    Colocado por: GFInsolvência singular poderá ser uma opção, mas apenas após análise cuidada do seu caso.


    Bom conselho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: audioclube
 
0.0222 seg. NEW