Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia a todos ,

Brevemente irei renovar alguns electrodomesticos da cozinha , estou a pensar colocar uma placa vitroceramica ou de induçâo , e como tal o gás ficaria só para o aquecimento das aguas..

A minha duvida é se compensa colocar tambem caldeira electrica e acabar definitivamente com o gas lá em casa , ou se compensa mais deixar a placa e esquentador a gás ...

Cumprimentos ..

Ricardo Silva
  2.  # 2

Vitrocerâmica e indução não são a mesma coisa, são bastante diferentes. Na minha opinião, indução.
    Acabe definitivamente com o gás. Termo-acumulador.
    É o melhor que pode fazer!
  3.  # 3

boas ,

Sim , eu sei que vitroceramica e inducao sao diferentes , eu preferiro a inducao , mas é um pouco mais caro e teria de comprar adaptadores ou novos utensilios de cozinha , portanto é ainda um caso a decidir ...

A minha questao/duvida prende se com os custos mensais ou anuais .. visto a electricidade ter subido bastante , mas o gas tambem nao esta barato , portanto qual ficará mais barato ?

cumprimentos e obrigado pela resposta ..
  4.  # 4

Os equipamentos eléctricos têm melhor eficiência energética que os equipamentos a gás.
    Eu tenho a convicção que a energia eléctrica é mais barata, mas como sabe há opiniões contrárias, até porque não é fácil perceber qual a equivalência entre o kW e o m3 de gás.
    Faça a seguinte experiência, ponha 1l de água a aquecer numa daquelas cafeteiras eléctricas. Meça o tempo, saiba a potência da cafeteira e multiplique pelo valor do kWh.
    Depois aqueça 1 litro de água no gás, meça o tempo, veja qual é o consumo do bico (estará no catálogo da placa) e multiplique pelo custo do gás.
    Verá qual o mais barato em termos de energia consumida, agora coloque as alcavalas das facturas e decida qual a melhor solução para si.
    Ah, pois é complicado decidir com critério e não por fé.
  5.  # 5

Colocado por: [email protected]eu preferiro a inducao , mas é um pouco mais caro
    Já consegue na ordem dos 300€ placas de indução de qualidade... e portuguesa!
    • eu
    • 26 outubro 2012

# 6

Grosso modo:

-O gás natural é mais barato que a electricidade;
    -O gás propano/butano é mais caro que a electricidade;
  6.  # 7

Acho q não deverá ser fácil fazer a comparação, para certos equipamentos a electricidade poder´+a sair mais barata, para outros não, por exemplo águas quentes sanitárias AQS
  7.  # 8

boas
    no meu apartamento não tenho gás e estou satisfeitissimo.
    tenho vitroceramica mas aconselho indução, e cilindro.
    para a solução de águas quentes deve ponderar o gasto e a utilização.
    por exemplo se forem 2 pessoas um cilindro serve mas se forem mais poderá perder capacidade de resposta.
    na moradia também não vou ter gás.
    abraço
  8.  # 9

boas ,

desde ja agradeco a todos as opinioes ...

eu , neste momento , utilizo gas natural em casa , e a troca de gas para electricidade seria para o caso de a electricidade ficar mais economico em relacao ao gas ...

a minha principal duvida é em relacao ao aquecimento da agua , pois a placa do fogao é pouco utilizada , e para mim e mais preocupante o aquecimento da agua , pois sao 3 banhos todos os dias , e refeicoes é practicamente so ao fim de semana , salvo raras excepcoes durante a semana ..

cumprimentos ...

ricardo silva
  9.  # 10

Na sua situação colocaria Vitroceramica (já que a utilização é pouca) pois talvez ainda se consiga arranjar placas consideravelmente mais baratas que as de indução.

E manteria o gás natural para aquecimento de aguas.

Cumprs
    • eu
    • 26 outubro 2012

# 11

ricardo, se tem gás natural, mantenha o aquecimento das águas com o gás natural. Dificilmente gastará menos com eletricidade...
  10.  # 12

https://forumdacasa.com/discussions/?PostBackAction=Download&AttachmentID=9740

http://www.felixtermica.com/Informacoes/Precos-da-Energia

http://www.solius.pt/preco_energia.php

Os valores podem estar desatualizados. Falar de mudar de fonte de energia no contexto do fogão é inútil. Onde se gasta a maior parte da energia é a aquecer água, e potencialmente a aquecer a casa.

Para se ter uma ideia real seria preciso equacionar os preços não energéticos das contas (taxas etc), os consumos, etc.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 13

boas ,

obrigado a todos pela ajuda/opinioes ...

em termos de aquecimento de aguas , pelas minhas contas e pelas vossas opinioes , ficaria mais caro se fosse electrico... portanto deverá ficar como está ... a gas natural ...

em relacao a placa , em principio será vitroceramica , apesar de me parecer melhor opcao a inducao , mas como é pouco utilizado penso que fico bem servido com a vitroceramica ..

mais uma vez obrigado ..

cumprimentos ..

ricardo silva
  12.  # 14

A utilização que faz do fogão não justifica a troca, mas se faz questão de mudar, nunca indução por razões de saúde (ondas electromagnéticas elevadas)
  13.  # 15

Colocado por: manueteixeiraA utilização que faz do fogão não justifica a troca, mas se faz questão de mudar, nunca indução por razões de saúde (ondas electromagnéticas elevadas)

Se acredita nessa então também não terá microondas.
  14.  # 16

Por razões profissionais, visito TODOS os acidentes com gás, pelo menos no país. Assisto ao desespero das pessoas atingidas, que nunca mais pensam consumir gás, mesmo que fosse a 1 milésimo do preço. Pode viver-se perfeitamente sem o gás em casa ...
    Como alguém já disse, também não se andaria de carro, pois mas o carro, o avião são impossíveis de evitar na nossa sociedade.
    O gás pode muito facilmente ser substituído.
    Concordam com este comentário: raulschone
  15.  # 17

Noto aí um recalcamento...
  16.  # 18

Se acredita...talvez esta não seja a expressão mais adequada que deveria ter usado. Claro que o microondas também não deve ser usado. Na cozinha são estes os equipamentos que mais radiações electromagnéticas emitem. No entanto, reconheço que são muito uteis para a maioria das pessoas, em face da vida que levam, mas para outras podem ser perfeitamente evitáveis.
    Quanto ao gás e a segurança aqui a questão é outra e é uma questão de disciplina e cultura.
  17.  # 19

Já mediu as radiações magnéticas junto a esses aparelhos? Pois eu já. Por isso é que usei a palavra "acredita".
    E o telemóvel também não usa? E já mediu? Portanto essas coisas é o "acredite se quizer". Agora explosões de gás é um facto.
  18.  # 20

"...num esquentador nós fornecemos 1KW de gás natural e obtemos cerca de 0,7Kw na agua quente tendo havido um desperdício na chaminé de cerca de 30% ..."

Isto está dito neste tópico

https://forumdacasa.com/discussion/15194/diario-bomba-calor-aqs-90-litros/

0.0206 seg. NEW