Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    tenho acompanhado este forum á algum tempo e tenho aprendido bastante e agora que me decidi, vou perguntar a quem sabe e espero que me respondam :)

    Não sei bem como explicar o que pretendo, mas vou indicar o que acho ser necessário para obter esclarecimento e desculpem-me os termos que possa dar ás coisas, pois ainda não sei chamar os bois pelos nomes.

    Pretendo fazer uma estrutura com 10metros por 5 metros e 3 metros de altura..
    O terreno é a direito.

    Tenho indicação que preciso de 1530 tijolos (30x20x11), para dar a volta (não inclui paredes internas).
    E não sei o que terá mais vantagens, se é fazer o cimento ou encomendar um camião para colocar no chão e nos pilares (presumo serem preciso 6), no entanto não sei que largura.
    Precisa de ferro armado para o chão e os pilares.

    Para já, é apenas para levantar a estrutura.

    Vejo enumeros valores de produto e deve haver diferenças significativas que me passam ao lado.
    Tenho em ideia estes valores: tijolos de ceramica furada de 1º qualidade a 25 cents cada, e saca de cimento portland de 35kg a 3.81€.

    Gostava de saber uns valores daquilo levantado, ou seja, chão, os pilares e o teto. (caixa fechada)
    Se faltar alguma informação, eu indico.
    Obrigado em adiantado pela ajuda.
  2.  # 2

    Caro Salgueiro, você não pode fazer isso sem um projecto licenciado pela Câmara Municipal.
    Concordam com este comentário: adarq, salgueiro.jmd
  3.  # 3

    Picareta, sim eu tenho de tratar disso tudo, licenciamento, etc.
    Na camara trato da papelada, tambem já me estou a informar com uma pessoa conhecida que tenho lá dentro.

    Eu gostava de saber era de valores aproximados, para me poder basear e sei que o google indica tudo. porem não encontro um sitio que venda betão e tal para levar ao local.
    Gostava de começar a fazer lá para janeiro e isso, que é quando os papeis já devem estar.
  4.  # 4

    Mas como já está a pensar nisso sem ter pelo menos o projecto de estabilidade?
  5.  # 5

    Tinha ideia que era pedir licença á camara para construir num determinado espaço o tamanho da estrutura, depois falar com arquiteto para fazer o desenho e tratar do resto com o empreiteiro.

    Vou ter de rever as minhas ideias e informar-me melhor dos processos burocraticos até se poder iniciar a construção.
    Tal como indiquei no inicio, não tenho noção das coisas e pensei que poderia obter informação.

    adarq, seria mais produtivo informar que antes do que pretendo é necessário outros procedimentos e indicar quais.
  6.  # 6

    está a inverter o processo natural das coisas.
    Fale primeiro com o arquitecto, depois com o engenheiro, depois a camara municipal e por fim o empreiteiro.De outra forma, nunca vai conseguir obter o controlo que pretende.


    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  7.  # 7

    adarq assim eu agradeço.
    A ideia de quem está de fora das coisas por vezes não é ajustada á realidade, e isto adapta-se a tudo o que não se entende.

    Pensava que primeiro teria de ir a camara para saber o espaço que posso utilizar e depois mediante isso é que falava com o arquiteto para ver o que se pode fazer no espaço disponivel.
    senão se se faz um projeto para X2 e a camara só autoriza X1, teria de refazer as coisas.

    No entanto, se o indica assim, certamente é o procedimento correto e quem não sabe, ouve e aprende.
  8.  # 8

    É sempre bom informar-se na camara, é sempre uma mais valia, até para informar o arquitecto, mas cabe ao arquitecto adequar a construção e faze-la cumprir com os requisitos impostos pela legislação e pela camara.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  9.  # 9

    adarq, obrigado pelo esclarecimento das burocracia que são necessárias.

    O terreno rural já se têm, existe uma casa antiga e pequena de 8 por 4.5 metros, se calhar com esta burocracias todas seria melhor restaurar e alargar essa do que fazer nova construção, ou anexar algo a essa.

    tive a ver a parte do forum "construir moradia por menos de 100mil" e tem lá boas ideias sobre valores de construção.
    e como a antiga ja tem agua, luz e esgoto.. vou ter de rever.

    Já falei com um pedreiro (colega de trabalho) e indicou-me os gastos que se tem apenas para (fazer o que disse no primeiro post) levantar casa e "cobrir" com tijolo, que fica entre os 10 mil euros.

    adarq, já que sabes as papeladas, tirando isso, a construção que tens ideia é perto destes valores?
    ele falou em betão 25 e não 20 e tijolo de 1ª categoria e nunca de 2ª, não percebi bem as duferenças e por isso eu pergunto a varias pessoas para chegar a uma ideia.
  10.  # 10

    Mas o seu colega não é a pessoa indicada para lhe dar esse tipo de opiniões. POis deverá seguir um projecto que deverá ser entregue na câmara municipal. Se não o fizer, corre o rico de quando estiver tudo contruido, pagar uma coima e ter que demolir o que construiu.QUanto ao valor de construção, pode ser esse valor, um pouco mais elevado ou menos elevado. Depende de vários factores e não só do tijolo e do betão.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  11.  # 11

    "Para já, é apenas para levantar a estrutura."

    Tenha cuidados com os prazos das licenças, etc
    Tenha cuidado com o faço eu mesmo e os amigos (É ilegal)
    Etc
  12.  # 12

    Eu não pretendo fazer de forma ilegal e arriscar a que fique tudo embargado e é dinheiro para o lixo.

    isso de ser ilegal tenho algumas reservas em algumas coisas.
    Eu sei pintar e terei de contratar um pintor?
    O meu irmao é oficial eletricista á 19 anos, terei de contratar outro?
    O meu cunhado é canalizador, terá de ser outra pessoa?
    Algum deles tem de ser remunerado declarado por causa de me ajudarem a construir?

    Eu terei de pagar pelo projeto, licenças e outras papeladas legais.
    tenho de ter cuidado com os prazos e afins, constratar um empreiteiro e acho que é só.

    Mas volto a dizer, estou em fase de recolha de informação.

    Parece é que existe um estigma de ilegalidade perante as perguntas das pessoas, quando o que se pede são apenas respostas...

    Eu na minha simplicidade, apenas queria ter ideia de em quanto ficaria levantar, de forma muito simples e generica.
    Não descartando que tenho varias papeladas a fazer, porem tinha a ordem de execução errada.
  13.  # 13

    Colocado por: salgueiro.jmdEu não pretendo fazer de forma ilegal e arriscar a que fique tudo embargado e é dinheiro para o lixo.

    isso de ser ilegal tenho algumas reservas em algumas coisas.
    Eu sei pintar e terei de contratar um pintor?
    O meu irmao é oficial eletricista á 19 anos, terei de contratar outro?
    O meu cunhado é canalizador, terá de ser outra pessoa?
    Algum deles tem de ser remunerado declarado por causa de me ajudarem a construir?


    Eu terei de pagar pelo projeto, licenças e outras papeladas legais.
    tenho de ter cuidado com os prazos e afins, constratar um empreiteiro e acho que é só.

    Mas volto a dizer, estou em fase de recolha de informação.

    Parece é que existe um estigma de ilegalidade perante as perguntas das pessoas, quando o que se pede são apenas respostas...

    Eu na minha simplicidade, apenas queria ter ideia de em quanto ficaria levantar, de forma muito simples e generica.
    Não descartando que tenho varias papeladas a fazer, porem tinha a ordem de execução errada.


    Apenas o estou a avisar, exactamente pelo que escreveu (a bold).

    Licenças,
    Certificados,
    Seguros,
    Autorizações;
    etc...

    Hoje em dia está muito mais complicado, mais regras, mais fiscalização, mais consequências.

    Informe-se bem e faça tudo certinho, e não apenas pelo que lhe diz um colega, um familiar que faz uns biscates, etc
  14.  # 14

    Tudo bem, eu dou mão á palmatoria e na duvida nao gosto de ateimar.

    Porem, eu sabendo pintar, terei de contratar um pintor? ou tenho de declarar algum vencimento para mim mesmo?
    O meu irmão não pode no fim de semana colocar uns cabos?

    E passado uns anos da casa estando feita, não a posso pintar, terei de contratar um pintor?

    Assim fico mesmo na duvida sobre as coisas.
  15.  # 15

    Eu sei pintar e terei de contratar um pintor?
    Não se possuir no mínimo um titulo de registo emitido pelo INCI que prova que você está habilitado a executar tal tarefa.

    O meu irmao é oficial eletricista á 19 anos, terei de contratar outro?
    Não se igualmente ele possuir um titulo de registo e todas a restante documentação associada

    O meu cunhado é canalizador, terá de ser outra pessoa?
    Idem Idem

    Algum deles tem de ser remunerado declarado por causa de me ajudarem a construir?
    Remunerado não mas declarado sim

    Só mais uma observação.
    Se tem familiares no ramo deveriam ser estes os primeiros a alertá-lo para as consequências de fazer as coisas de forma ilegal
    Se pelo contrário lhe dizem para não se preocupar que não há problema nenhum, fuja quanto antes desse tipo de conselhos
  16.  # 16

    Colocado por: salgueiro.jmdE passado uns anos da casa estando feita, não a posso pintar, terei de contratar um pintor?


    Pode pois isso é considerado uma obras de manutenção e não construção.
    Já o facto de por exemplo utilizar andaimes obriga-o a cumprir toda a legislação associada a este equipamento
  17.  # 17

    Eu gosto de tentar ter opiniões fora da "zona quente", porque por norma tem todos a mesma opinião que foi formada por questões uns aos outros.

    Mas ainda assim, quando quiser pintar a minha casa ou um muro, não o posso fazer para mim mesmo?
    Eu pintei á dois meses a minha casa toda por dentro, comi ilegalidade?
    Se pintar do lado de fora, é ilegal a manutenção?

    Nunca tinha ouvido falar, porem, pode ser de forma empirica por ver outros a fazer a mesma manutenção e pensamos que nao existe problemas derivados disso.
  18.  # 18

    Colocado por: salgueiro.jmdEu gosto de tentar ter opiniões fora da "zona quente", porque por norma tem todos a mesma opinião que foi formada por questões uns aos outros.

    Mas ainda assim, quando quiser pintar a minha casa ou um muro, não o posso fazer para mim mesmo?
    Eu pintei á dois meses a minha casa toda por dentro, comi ilegalidade?
    Se pintar do lado de fora, é ilegal a manutenção?

    Nunca tinha ouvido falar, porem, pode ser de forma empirica por ver outros a fazer a mesma manutenção e pensamos que nao existe problemas derivados disso.


    Manutenção é diferente.

    Se quiser pintar o muro pode pintar à vontade,
    Se quiser pintar a sua casa por dentro pode pintar À vontade
    Se quiser pintar a casa pode pintar à vontade,

    Se montar lá uns andaimes, então estes têm que cumprir todas as regras de segurança, etc

    Agora construção é diferente de manutenção
  19.  # 19

    Colocado por: zedasilvaRemunerado não mas declarado sim

    Remunerado sim, não se esqueça que as finanças querem a sua quota parte. Isso de ter os amigos a trabalhar de borla é fuga aos impostos. Eu não posso fazer projectos de borla para os amigos.
  20.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Remunerado sim, não se esqueça que as finanças querem a sua quota parte. Isso de ter os amigos a trabalhar de borla é fuga aos impostos. Eu não posso fazer projectos de borla para os amigos.


    Facturas, querem facturas de tudo :)
 
0.0173 seg. NEW