Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    chão (será disposto em losangulos)
      Marazzi - Terrano Rojo.jpg
  2.  # 22

    cozinha : porta para o interior + canalização para o telhado (painel solar)
      cozinha-01_h512.jpg
  3.  # 23

    cozinha: porta para o exterior (quintal)
    localização do frigorifico + TV
      cozinha-02_h512.jpg
  4.  # 24

    cozinha: janela
    localização das máquinas de lavar loiça e roupa
      cozinha-03_h512.jpg
  5.  # 25

    Boas, como me disse que queria uma cozinha moderna, fiz algo um pouco diferente do que estava a pensar.

    acho que deveria tirar a chaminé do canto, não precisa mexer no telhado basta fazer um teto falso e esconder o tubo que ligará a mesma abertura que tem.
    Não use um frigorífico de encastre, pois o espaço interior é muito pequeno.
    Como disse que não tem uma despensa apliquei um móvel alto (até ao tecto) para despensa com as vitrinas que queria, contudo acho que ficaria melhor um vidro lacado.
    em vez de usar um pio e uma legumeira, acredita que ganha mais com um só pio, mas de grande dimenssão (aí uns 45 ou 50cm).

    com o balcão junto a placa existe mais convívio, pois enquanto um cozinha outro está sentado de frente a ajudar ou fazer companhia.

    Com esta distribuição tem um bom balcão de trabalho com tudo a mão.

    Falou-me em portas em Faia, mas esta madeira está em desuso, é mais interessante um carvalho composto como está no desenho. Não está com qualidade fotográfica, mas acho que dá para perceber.

    Espero que goste.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
      foto2.jpg
  6.  # 26

    e outra vista.
      foto3.jpg
  7.  # 27

    Colocado por: clrsmsBoas, como me disse que queria uma cozinha moderna, fiz algo um pouco diferente do que estava a pensar.
    hehehehe, gostei da subtileza.. ;)
    MUITO OBRIGADO :) de facto você perdeu umas horas nisto, mas o resultado ficou excelente! parabéns!
    (e ainda usou as minhas texturas e tudo, para um aspecto o mais realista possível)

    acho que deveria tirar a chaminé do canto, não precisa mexer no telhado basta fazer um teto falso e esconder o tubo que ligará a mesma abertura que tem.
    com esta é que você me tramou.. (de facto a chaminé onde está não é muito funcional)
    Não estava a prever a necessidade de um exaustor, mas se optar por desviar a circulação do ar provavelmente teria de o colocar.. um ponto a pensar!

    Não use um frigorífico de encastre, pois o espaço interior é muito pequeno.
    boa dica
    você sugere no entanto um modelo "americano", que é o extremo em termos de espaço - creio que irei optar por algo intermédio.

    Como disse que não tem uma despensa apliquei um móvel alto (até ao tecto) para despensa com as vitrinas que queria, contudo acho que ficaria melhor um vidro lacado.
    o vidro dá-me á sensação de "espaço" e "higiene", por isso gosto da ideia de o usar na cozinha. Tinha pensado nos móveis inferiores com portas em "madeira", e usar um vidro com uma área "fosca" nas portas superiores, que de facto podem ir até ao tecto, especialmente se ele não fôr demasiado alto.

    em vez de usar um pio e uma legumeira, acredita que ganha mais com um só pio, mas de grande dimenssão (aí uns 45 ou 50cm).
    pois, também é verdade..
    as contas que eu já fiz para "centrar" a torneira misturadora com a janela e as pias.. na sua proposta ela ficava no extremo da janela.. tb não é mal visto
    (vão ser janelas "de correr", para não ocupar espaço quando abertas e evitar choques com o que quer que esteja em cima da bancada)

    com o balcão junto a placa existe mais convívio, pois enquanto um cozinha outro está sentado de frente a ajudar ou fazer companhia.
    pois, esse é um bom argumento para trazer a placa para o centro da cozinha.

    Com esta distribuição tem um bom balcão de trabalho com tudo a mão.
    é verdade, mas continuo a gostar mais da ideia da ilha.. com área de movimento em volta.
    A cozinha é grande, e colocar o L desta forma creio que "corta" o tamanho da cozinha. É a minha opinião, apesar de prezar bastante a sua sugestão!

    Falou-me em portas em Faia, mas esta madeira está em desuso, é mais interessante um carvalho composto como está no desenho. Não está com qualidade fotográfica, mas acho que dá para perceber.

    pois, a ideia era deixar a "sugestão" da madeira, manter alguns aspectos tradicionais (não deixa de ser uma casa no campo)
    ligeiramente escura, para contrastar com o branco das paredes, apesar de não demasiado para poder desfasar com o chão.
    Tinha pensado só numa faixa horizontal de azulejos em verde, junto à janela, e outra próximo do tecto, mas esta sugestão de dividir a parede na vertical também é boa, impedido o branco, que se nota mais sujo, de chegar até ao chão..
    O desenho está com uma qualidade muito boa, que permite ver que por ex esta alternativa dos "verdejos" não escurecia demasiado a divisão.
    A luz vai entrar principalmente pela janela, embora também considere um vidro na porta exterior, tenho no entanto de ter algum cuidado com a iluminação para a noite, e a sugestão do tecto falso dava para fazer umas coisas engraçadas..

    Creio que haveria ainda de acertar o lugar das máquinas (loiça e roupa) e um espacito para a TV (nem sempre há hipótese de companhia para partilhar as refeições :P)


    Espero que goste.
    Gostei sim senhor, muito obrigado, revela um conjunto de hipóteses que não tinha considerado!

    Você é de onde? um profissional da área?
    luisR
  8.  # 28

    Bom dia LuisR,

    Desculpe estar a fazer de desmancha-prazeres, mas, como pediu ajuda para "pensar" a melhor cozinha possível para o espaço de que dispõe, não posso deixar de dizer que, apesar de lindíssima, a cozinha planeada pelo clrsms tem alguns problemas de funcionamento.
    1.º, o balcão vai criar uma barreira entre uma parte da zona de trabalho (fogão e lava-loiça). De cada vez que quiser ir ao despenseiro, tem de dar a volta ao balcão. Para um uso intensivo da cozinha, torna-se cansativo. O frigorífico ao lado dos fornos, não é muito bom para a conta da luz.
    2.º O fogão inserido no mesmo balcão onde se almoça/janta tem um pequeno senão: tudo correrá bem se só fizer cozidos; quando fizer fritos e o óleo começar a salpicar os individuais, loiça posta e o balcão onde o pessoal assenta os cotovelos... Além do cheirinho com que se fica no fim da aventura. Mas pronto, isto sou eu que sou esquisita e epnso sempre no que tenho e limpar. É que cozinhar sem sujar só nas revistas e na tv...
    3.º Com o balcão só tem lugar para 3, 4 no máximo, pessoas sentadas a comer. No seu plano inicial, ficava com espaço para dançar o tango e pôr uma bela mesa, com bancos e / ou cadeiras à volta, com espaço suficiente para uma cabazada de amigos. É que Alentejo e cozinha cheira-me sempre a amigos e petisco com muita conversa boa.
    Desculpe este balde de água fria, mas, pediu ajuda não foi?

    Quer uma cozinha linda de morrer mas em que vai andar numa gincana e só tem 3 gatos pingados na cozinha ou quer rentabilizar a sua cozinha, sem obstáculos, para fazer dela um espaço de trabalho e de convívio. É que com porta directa para o quintal isso está mesmo a pedir uma mesa cheia de pessoal...

    Espero ter contribuído para uma decisão mais consciente.
    Bom trabalho!
    Concordam com este comentário: marco1, becas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  9.  # 29

    realmente, sem me alongar muito essa cozinha fica bem simplesmente com um L ou um U e uma bela mesa no meio, não é preciso complicar.
    as ilhas e balcões são uma moda e mal aplicados então são mesmo um erro. são soluções que não se aplicam em todos os casos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  10.  # 30

    obrigado Rita Martins e marco1, pelos vossos comentários e sugestões :)

    Com mais um par de hipóteses na manga tentei distribuir os (electro)domésticos pelo espaço:

    - o lava-louças terá sempre de ficar em frente à janela (pia única maiorzita, c/~45cm pode não ser má ideia), com escorredor talhado para o lado esquerdo;
    - a máquina de lavar loiça tem de ficar por perto;
    - receio que deixar a máquina de lavar roupa junto ao canto Norte, como pretendo um modelo de encastrar, não me deixe espaço suficiente para abrir a porta à vontade e atirar a roupa lá para dentro, pelo que agora a coloquei na parede Norte, com um pequeno espaço até ao canto (também no sentido de facilitar movimentos);
    - a TV poderá ficar nesta parede (que impedia colocar um frigorifico alto), ou no canto Norte/Nascente, em ângulo;
    - depois do lava-loicas, e com espaço para não andar sempre salpicada, a placa do fogão (a esta hora já não tenho chaminé..:P);
    - para o figorífico resta a parede Sul, que pode ter de trocar com o móvel mais perto da porta para colocar o forno nesta parede sobre o móvel que está junto ao canto;

    - para o centro.. será que consigo um misto de mesa/ilha? gosto da funcionalidade da ilha para colocar uns gavetões largos, mas preciso de um tampo com "abas" para ser mais confortável para alguém que se sente numa cadeira/banco para tomar uma refeição;
    - a parede Poente poderá ser decorada com um quadro, ou um espelho, ou uma figura pintada;

    Que vos parecem estas ideias?

    Depois de acertar esta parte passo à colocação dos móveis suspensos. Os móveis da parede onde fiquem o frigorífico e o forno não terão pedra, pelo que se mantiver o frigorífico a Sul, na mesma parede do fogão, então posso estender o balcão da cozinha fazendo o L para Norte. Não vejo para já necessidade neste espaço, mas por outro lado, também me parece que tenho espaço suficiente para colocar móveis suspensos sem necessidade de tapar toda a parede Norte..

    Dicas, comentários, sugestões, continuam a ser muito bem vind@s..! ;)

    obrigado,
    luisR
      cozinha.png
  11.  # 31

    parece-me bem as suas ideias.
    mas pense melhor nisso da ilha, uma mesa é muito mais "aconchegante" e não fica preso a uma localização rigida e para arrumação já vai ter muitos moveis á volta sobre as bancadas e em cima nos armários superiores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  12.  # 32

    Colocado por: luisr
    - para o centro.. será que consigo um misto de mesa/ilha? gosto da funcionalidade da ilha para colocar uns gavetões largos, mas preciso de um tampo com "abas" para ser mais confortável para alguém que se sente numa cadeira/banco para tomar uma refeição;


    A minha ilha faz isso:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
      fotografia0158.jpg
  13.  # 33

    Colocado por: treladocao
    A minha ilha faz isso

    hehehe, afinal não é preciso reinventar a roda.. ;) obrigado treladocao!
    será que pode colocar também uma foto do ângulo inverso, para ter uma ideia das portas/gavetas?
    1abraço,
    luisR
  14.  # 34

    Olá Rita, fico feliz por ter achado o desenho bonito, mas sobre as suas críticas gostaria de dizer que, realmente existem inúmeras opções de distribuição e todas tem pontos fortes e fracos e esta foi apenas uma das hipóteses possíveis.

    É sempre muito difícil fazer um desenho que deve ser pessoal sem uma conversa prévia para conhecer a pessoa a quem se dedica, é raro acertar a primeira, mas deixe-me refutar as suas observações:

    Colocado por: Rita MartinsDe cada vez que quiser ir ao despenseiro, tem de dar a volta ao balcão.

    Realmente o despenseiro obriga a uma organização de trabalho para colmatar a sua localização. O Luis tinha assumido como certo que não tinha despensa e eu apenas quis mostrar-lhe que havia opções, poderia não ter nenhum como ele já havia assumido. Não o pus lá ao acaso, penso que uma disposição em que os móveis estão simplesmente encostados as paredes e com uma mesa a meio tornam a cozinha fria e vazia e assim a cozinha é mais aconchegante e a zona de trabalho ao ser menor consegue ter as ferramentas de trabalho mais a mão sem fazer muitos movimentos para chegar a todo o lado, mas como disse são opções e depende do gosto e necessidades de cada um.

    Colocado por: Rita MartinsO frigorífico ao lado dos fornos, não é muito bom para a conta da luz.

    Quanto ao forno ao lado do frigorífico estás errada, pois os fornos de hoje são completamente isolados e não deixam passar calor para fora, se assim não fosse o móvel onde está aplicado ficaria completamente queimado com pouco uso. Isso acontecia, realmente, com os primeiros fornos e mesmo assim nas gamas mais baixas.

    Colocado por: Rita Martinstudo correrá bem se só fizer cozidos; quando fizer fritos e o óleo começar a salpicar os individuais, loiça posta e o balcão onde o pessoal assenta os cotovelos

    Quanto a placa junto a zona de refeição com os fritos, optei por isso assim porque hoje já quase ninguém faz assim fritos, pelo menos a maior parte dos meus clientes (mesmo as batatas fritas faz-se no forno ou fritadeiras elétricas) mas se não for este o caso pode-se aplicar uma guarda em vidro por trás da placa encaixada no tampo.

    Colocado por: Rita MartinsCom o balcão só tem lugar para 3, 4 no máximo, pessoas sentadas a comer

    Sobre o balcão só ter lugar para 4 pessoas - é assim porque o Luis pediu uma zona para refeições rápidas. Se tivesse dito que pretendia usar a cozinha para tainadas com muitos amigos eu nunca teria proposto esta distribuição.


    Elaborei esta proposta com base nas informações que foram dadas, e as opções que tomei não foram um erro como parece pensar, foram apenas opções, não serve para si, mas serve para outros. Acho que também é importante que a cozinha seja um espaço bonito e aconchegante como aparecem "nas revistas", tudo tem vantagens e desvantagens e varia muito com as necessidades e gostos de cada um.

    Ao contrário do que possa parecer não levei a mal os seus reparos. Só quis justificar as minhas opções, que continuo a achar que ganha mais do que perde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  15.  # 35

    LuisR

    existem algumas coisas no seu desenho que, ao meu ver, deverias mudar.

    a parede onde está o frigorífico (Sul) tem 240cm de móveis altos, veja que quando abrir a porta da cozinha vai parecer uma parede de frente o que torna a entrada claustofóbica. Deves diminuir um móvel. Mas o ideal mesmo é passar o frgorífico e fornos para a parede Norte tendo toda essa parede preenchida do chao ao teto onde estará também a MLR e um despenseiro e assim tem um balcão a fazer o "L" na entrada e a placa também fica mais livre com esse balcão a sua direita (não sei se me faço entender). É claro que fica com o forno distante da placa, mas penso que é pior ter a placa encostada aos móveis altos que limita o movimento. E reduza na mesma um móvel para não apertar a entrada.

    Quanto a ilha, com essa distribuição, penso que fica muito apertado, só tem 90cm entre os móveis. lembre-se que as gavetas saem 50cm para fora. Se forem gavetas pequenas até dá mas se quiser usar gavetões largos, quando os abre, está de frente para eles. A medida ideal para móveis em frente ao outro é de 120cm. A melhor solução que vejo nesta distribuição é com uma mesa.

    Pense um pouco melhor e se quiser posso fazer um outro desenho seguindo essa linha, mas só para a próxima semana que nesta estou muito ocupado.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  16.  # 36

    Colocado por: luisrserá que pode colocar também uma foto do ângulo inverso, para ter uma ideia das portas/gavetas?
    1abraço,
    luisR


    Posso pois! A minha ilha so´ tem gavetoes.
    Desculpe a qualidade da foto, mas foi de tlmv e de noite...
    E pode reparar que alterei a configuraçao da foto inicial, troquei um mo´dulo de sitio, por forma a ter as 2 gavetas de talheres logo proximas da M.L.L. e do lavatorio.
    Chamo a atençao para o facto de que para poder estar a vontade a trabalhar em redor da ilha, convem ter espaço livre de pelo menos 1,00m (para nao dizer 1,20m)...
    No meu caso o minimo que tenho e´ de 1,10m.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
      ilha (1).jpg
      ilha (2).jpg
      ilha (3).jpg
      ilha.jpg
  17.  # 37

    Colocado por: treladocaoPosso pois! A minha ilha so´ tem gavetoes.
    Desculpe a qualidade da foto, mas foi de tlmv e de noite...

    obrigado treladocao!
    As fotos dão para perceber perfeitamente a disposição dos gavetões, era mesmo numa coisa deste género que estava a pensar :)
    Mas de facto tenho de confirmar os aspaços de trabalho..
    Já agora, quais as dimensões deste módulo? (mesa/ilha)
    luisR
  18.  # 38

    tem 1m largura por 1,85m de comprimento (ou sera 2m?? nao me lembro :) )
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  19.  # 39

    .. os quadradinhos junto ao tampo, meio do lambril, são um bocado "farsolas"... ;) eu não colocaria. Ainda para mais num local em que se deseja o menor número de juntas possíveis.
    simplifique que ficará com uma cozinha mais intemporal.
    Com essa cozinha, apenas colocaria o mosaico branco (de cima a baixo), o mobiliário de cozinha/ acabamentos escolhidos já têm "força" suficiente.
    Se realmente gosta desse verde, colocaria o dito, a forrar integralmente a parede oposta aos móveis... por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  20.  # 40

    [pub]Boa Tarde, Vi este Post e ficamos muito na expectativa, bem desde já queremos dizer que temos solução para o seu problema podemos fazer-lhe um projecto em 3D do espaço da cozinha com as suas dicas e verá como pode ficar.

    Caso esteja interessado envie um email para [email protected] ou visite o nosso site em http://www.d2iarquitectura.com/[/pub]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
 
0.0272 seg. NEW