Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Rita MartinsDesculpe este balde de água fria, mas, pediu ajuda não foi?

    exactamente! obrigado Rita Martins.
    Estou de volta a este assunto, a ver se durante o fim-de-semana já consigo acertar melhor as ideias.
    Deixo entretanto a nota que não pretendo centrar as refeições na cozinha, apesar das suas boas dicas, mas a casa tem uma sala grande, como pode verificar em
    https://forumdacasa.com/discussion/26700/remodelacao-de-casa-de-banho-em-fase-de-seleccionar-equipamentos-quais/#Item_3 e tenho de a rentabilizar para as refeições.. :P
    luisR
  2.  # 42

    Colocado por: clrsmsNão use um frigorífico de encastre, pois o espaço interior é muito pequeno.

    Para um modelo de frigorífico americano terão de ser considerados ~95cm largura x ~75cm profundidade, correcto?

    Colocá-lo na parede Sul implicava, como no seu desenho, juntar o forno ao balcão, para evitar trazer toda a profundidade dos móveis até próximo da porta..
    Mas considerando manter a placa no balcão, afastada do lava-loiças, ex. alinhada no extremo da janela, então a profundidade desse frigorífico/móvel iria roubar espaço de manobra para trabalhar na placa.. :S
    A hipótese seria então colocar na parede Sul um frigorífico mais curto, modelo combinado, onde se conseguem profundidades de ~65cm, ou para colocar um modelo mais profundo teria de ser na parede Norte, mas não deixava muito espaço de manobra para a porta da máquina de lavar roupa.. :S

    continuo a agradecer as vossas dicas :)
    luisR
      cozinha_v2.png
  3.  # 43

    Colocado por: clrsmsLuisR
    existem algumas coisas no seu desenho que, ao meu ver, deverias mudar.

    OK, continuo aberto a sugestões :)

    a parede onde está o frigorífico (Sul) tem 240cm de móveis altos, veja que quando abrir a porta da cozinha vai parecer uma parede de frente o que torna a entrada claustofóbica. Deves diminuir um móvel. Mas o ideal mesmo é passar o frgorífico e fornos para a parede Norte tendo toda essa parede preenchida do chao ao teto onde estará também a MLR e um despenseiro e assim tem um balcão a fazer o "L" na entrada e a placa também fica mais livre com esse balcão a sua direita (não sei se me faço entender).

    estou a ver.. parece-me uma boa ideia esta disposição, obrigado :)
    Preocupa-me só o espaço de abertura da porta da MLR, e o à vontade para colocar roupa lá para dentro.. penso que com esta solução não conseguiria meter lá um modelo de frogorifico americano. Mas agrada-me a ideia de ter espaço de trabalho/balcão junto à placa.

    É claro que fica com o forno distante da placa, mas penso que é pior ter a placa encostada aos móveis altos que limita o movimento. E reduza na mesma um móvel para não apertar a entrada.

    Pois, tentei ver a hipótese de trocar a placa com a MLL, mas ficava com pouco espaço de trabalho junto à placa pelo tal motivo dos móveis altos na parede Norte. E creio que fica melhor abrir o L do balcão para a parede Sul, em frente à porta, do que para a parede Norte, que não tem especial vantagem em ter espaço aberto.
    A TV pode ser colocada no canto Norte/Nascente.

    Quanto a ilha, com essa distribuição, penso que fica muito apertado, só tem 90cm entre os móveis. lembre-se que as gavetas saem 50cm para fora. Se forem gavetas pequenas até dá mas se quiser usar gavetões largos, quando os abre, está de frente para eles. A medida ideal para móveis em frente ao outro é de 120cm. A melhor solução que vejo nesta distribuição é com uma mesa.

    Pois, aqui parece que estou um bocado limitado, para ter 90cm de largura na mesa/ilha não consigo melhor que 100cm de espaço para a bancada Nascente.. e gostava de usar a funcionalidade dos gavetões.. :S posso é reduzir a profundidade da mesa/ilha.. 80cm? ficaria alguma "ilha" aproveitável?

    Pense um pouco melhor e se quiser posso fazer um outro desenho seguindo essa linha, mas só para a próxima semana que nesta estou muito ocupado.

    Se não fôr abusar muito, então sim clrsms, agradecia que me fizesse um novo desenho de acordo com estas sugestões :)

    obrigado!
    luisR
  4.  # 44

    Colocado por: Pedro Barradas.. os quadradinhos junto ao tampo , mio do lambril, são um bocado "farsolas"... ;) eu não colocaria. ainda para mais num local em que se deseja o menor número de juntas possíveis.

    obrigado Pedro Barradas,
    de facto águas/vapores/cozinhados não combinam muito bem com todas aquelas juntas.. é um bom reparo;
    a não ser que as juntas fossem muito bem cheias, mas as pedras são arredondadas e não poderia levar massa até ficar plano..

    simplifique que ficará com uma cozinha mais intemporal.
    Com essa cozinha, apenas colocaria o mosaico branco (de cima a baixo) , o mobiliário de cozinha/ acabamentos escolhidos já têm "força" suficiente.
    Se realmente gosta desse verde, colocaria o dito, a forrar integralmente a parede oposta aos móveis... por exemplo.

    Gosto das pedrinhas :p como transição entre o branco e o verde, mas também podem ficar como uma linha numa parade verde a ponte.. é uma ideia :)
  5.  # 45

    Colocado por: luisrQuanto ao forno ao lado do frigorífico estás errada, pois os fornos de hoje são completamente isolados e não deixam passar calor para fora, se assim não fosse o móvel onde está aplicado ficaria completamente queimado com pouco uso. Isso acontecia, realmente, com os primeiros fornos e mesmo assim nas gamas mais baixas.


    Olá LuisR e Clrsms,
    Peço desculpa por ser teimosa mas quando sinto q tenho razão... É óbvio que os fornos têm isolamento próprio que protege os móveis contíguos de ficarem queimados. Mas não impede a 100% a passagem de calor. Tenho um excelente forno eléctrico, topo de gama, e o armário ao lado, onde guardo alumínios, não deixa de ficar morninho quando o forno está 1 h ou 2 a trabalhar. Um frigorífico deve estar afastado de toda a fonte de calor. ponto.

    Como o amigo Clrsms diz bem, tudo depende do uso que vai dar à cozinha. Se for apenas para cozinhar batatas fritas no forno, confeccionar alimentos pré-cozinhados e fazer umas saladas, tudo bem; mas se a utilização for mais intensiva há que pensar em formas de a cozinha "não dar trabalho".

    Sobre a placa inserida no balcão de refeições, sugiro que o balcão seja concebido em 2 níveis, reservando o nível mais baixo para inserir a placa e funcionar como zona de trabalho e ficando o nível mais alto para as refeições. E sugiro que a zona em torno da placa seja protegida com revestimento lavável. É que uma placa de vidro atrás da placa não é o suficiente. Ó amigos os salpicos não são esquisitos com as direcções. vão para todo o lado...
    E nem todos os pratos tradicionais se podem fazer no forno... É como eu digo, tudo depende do modo de vida de cada um.

    Mas mantenho a minha. Não é a ilha ou península que torna a cozinha acolhedora. São as cores, as texturas dos materiais, os pormenores dos acabamentos, a iluminação, etc. E as ilhas / penínsulas vão acabar por cair em desuso, passam de moda. Houve um amigo que falou em cozinha mais intemporal. Pensem nisso.

    Bom trabalho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  6.  # 46

    Colocado por: Rita MartinsPeço desculpa por ser teimosa mas quando sinto q tenho razão... É óbvio que os fornos têm isolamento próprio que protege os móveis contíguos de ficarem queimados. Mas não impede a 100% a passagem de calor. Tenho um excelente forno eléctrico, topo de gama, e o armário ao lado, onde guardo alumínios, não deixa de ficar morninho quando o forno está 1 h ou 2 a trabalhar. Um frigorífico deve estar afastado de toda a fonte de calor. ponto.

    Existem formas de resolver este problema.

    Colocado por: Rita MartinsSobre a placa inserida no balcão de refeições, sugiro que o balcão seja concebido em 2 níveis, reservando o nível mais baixo para inserir a placa e funcionar como zona de trabalho e ficando o nível mais alto para as refeições. E sugiro que a zona em torno da placa seja protegida com revestimento lavável. É que uma placa de vidro atrás da placa não é o suficiente. Ó amigos os salpicos não são esquisitos com as direcções. vão para todo o lado...

    Tem razão, mas assim lá se vai o charme da ilha.

    Colocado por: Rita MartinsNão é a ilha ou península que torna a cozinha acolhedora.

    Exactamente. É uma mania que está na moda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
    • luisr
    • 15 novembro 2012 editado

     # 47

    Colocado por: Rita MartinsColocado por: luisrQuanto ao forno ao lado do frigorífico estás errada, pois os fornos de hoje são completamente isolados e não deixam passar calor para fora, se assim não fosse o móvel onde está aplicado ficaria completamente queimado com pouco uso. Isso acontecia, realmente, com os primeiros fornos e mesmo assim nas gamas mais baixas.

    OK Rita Martins ( apenas como nota, este comentário não foi feito por mim, mas pelo clrsms ;) )

    Olá LuisR e Clrsms,
    Peço desculpa por ser teimosa mas quando sinto q tenho razão... É óbvio que os fornos têm isolamento próprio que protege os móveis contíguos de ficarem queimados. Mas não impede a 100% a passagem de calor. Tenho um excelente forno eléctrico, topo de gama, e o armário ao lado, onde guardo alumínios, não deixa de ficar morninho quando o forno está 1 h ou 2 a trabalhar. Um frigorífico deve estar afastado de toda a fonte de calor. ponto.

    OK, agradeço o reforço do seu ponto de vista, com um caso prático :)
    Para colocar o forno junto à parede Sul tinha de ficar com móveis altos em frente da porta, para o colocar na parede Norte ficava junto ao frigorifico (que não pode ficar a Sul pela mesma razão), sendo assim, o lugar que sobra é debaixo da placa do fogão, lá terei de ajoelhar e rezar na altura das limpezas.. :S

    Como o amigo Clrsms diz bem, tudo depende do uso que vai dar à cozinha. Se for apenas para cozinhar batatas fritas no forno, confeccionar alimentos pré-cozinhados e fazer umas saladas, tudo bem; mas se a utilização for mais intensiva há que pensar em formas de a cozinha "não dar trabalho".

    Não tenho nenhuma arte especial nos cozinhados, não será utilizada "intensivamente": fazer jantares e servir para os fins-de-semana, sem gastar demasiado tempo..

    Sobre a placa inserida no balcão de refeições, sugiro que o balcão seja concebido em 2 níveis, reservando o nível mais baixo para inserir a placa e funcionar como zona de trabalho e ficando o nível mais alto para as refeições. E sugiro que a zona em torno da placa seja protegida com revestimento lavável. É que uma placa de vidro atrás da placa não é o suficiente. Ó amigos os salpicos não são esquisitos com as direcções. vão para todo o lado...
    E nem todos os pratos tradicionais se podem fazer no forno... É como eu digo, tudo depende do modo de vida de cada um.

    Pelas medidas da cozinha, e para libertar espaço para os movimentos junto ao balcão e abrir gavetas, fico com pouco espaço para a profundidade da mesa/ilha, pelo que não considero lá colocar a placa.. vai ficar junto à parede Nascente, para onde será deslocado o exaustor.

    Mas mantenho a minha. Não é a ilha ou península que torna a cozinha acolhedora. São as cores, as texturas dos materiais, os pormenores dos acabamentos, a iluminação, etc. E as ilhas / penínsulas vão acabar por cair em desuso, passam de moda. Houve um amigo que falou em cozinha mais intemporal. Pensem nisso.
    Bom trabalho!

    Pois, é para isso que tenho também contado com a ajuda do pessoal aqui do fórum, e com a da Rita Martins em particular :)
    Uma vez que a conduta de exaustão não fica na direcção da chaminé estou a pensar colocar um tecto falso para a passar, o que me vai também permitir distribuir melhor a iluminação (se tiverem dicas sobre este tema também serão bem vindas).

    obrigado,
    luisR
    • luisr
    • 15 novembro 2012 editado

     # 48

    Colocado por: PicaretaExistem formas de resolver este problema.

    OK, já agora pode dar umas dicas de como isolar um forno?

    Tem razão, mas assim lá se vai o charme da ilha.

    OK, já percebi que não tenho condições para ter uma "ilha" com placa para cozinhar..

    Exactamente. É uma mania que está na moda.

    OK, estava a ver isto como uma forma prática para arrumos e refeições rápidas, vou ver se me surgem sugestões para uma "mesa" jeitosa :)
    • luisr
    • 15 novembro 2012 editado

     # 49

    Reconfiguração da disposição da cozinha:
    - forno debaixo da placa do fogão, pelas razões explicadas anteriormente;
    - frigorífico a Norte, pelas mesmas razões (evitar "muro" em frente à porta);
    - despenseiro de altura inteira na parede a Norte, que implica MLR voltar à parede Nascente (e esticar os centímetros para abrir a porta em condições);
    - TV colocada no canto, em diagonal, para poder ser vista de qualquer ponto da cozinha;

    Agradeço os vossos comentários.. :)
    luisR
    • luisr
    • 15 novembro 2012 editado

     # 50

    armários inferiores
      cozinha_v3_lower.png
  7.  # 51

    armários superiores

    Que sugestões propõem para um móvel de "canto", de maneira a não consumir muito espaço junto às janelas?
      cozinha_v3_upper.png
  8.  # 52

    parede Norte
    com despenseiro alto e TV de canto
      cozinha_v3_3d_norte.png
  9.  # 53

    parede Sul
    com bancada p/facilitar movimentos junto ao fogão, e móveis suspensos para desanuviar a vista a partir da porta
      cozinha_v3_3d_sul.png
    •  
      marco1
    • 15 novembro 2012 editado

     # 54

    luisr

    olhe pode dar aqui uma vista de olhos, é uma gama +€ mas é sempre bom para tirar algumas ideias.
    clik em journal 2012
    http://www.stoermer-kuechen.de/journal/index-gb.shtml
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
    • luisr
    • 15 novembro 2012 editado

     # 55

    Colocado por: marco1pode dar aqui uma vista de olhos, é uma gama +€ mas é sempre bom para tirar algumas ideias.

    muito obrigado marco1 :)
    Há realmente um conjunto de ideias interessantes / que me agradam: os móveis de bancada suspensos; os métodos de arrumação nos despenseiros; as portas basculantes nos armários suspensos; o aproveitamento no armário do lava-louças; as portas de correr na horizontal; etc.

    Creio no entanto ter apresentado as limitações de espaço, que condicionam a localização dos electrodomésticos, e consequentemente o "desenho" da cozinha..
    Tenho também duas portas, que servem de passagem / acesso ao exterior da casa, que impedem colocar móveis/armários na parede Poente..
    Sendo assim, penso que não há como fugir muito ao modelo de distribuição que apresentei, e agora é validar a funcionalidade, para depois concretizar com diversos tipos de acabamentos.
    Se tiver alguma proposta terei muito gosto em conhecê-la :)

    1abraço,
    luisR
  10.  # 56

    luisr

    nessa cozinha já está consolidado o seu desenho, o U agora é tudo uma questão de escolher critiriosamente os moveis e sua localização. na parede com a janela eu tentava tambem meter moveis superiores, não gosto muito de ver nesse caso a parede assim despida com a janela e o exaustar assim a nadar.
    outra coisa é que continuo a aconselhá-lo a escolher uma boa mesa em vez de uma ilha, dê um toque de espaciosidade e elegante á cozinha escolhendo uma boa mesa com um design leve mas robusta. uma cozinha pretende-se essencialmente algo clean e com boa claridade, a claridade é algo que influi na nossa disposição emocional de forma positiva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
 
0.0249 seg. NEW