Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Adquiri recentemente um apartamento com 20 anos e estou com um problema com o aquecimento de águas sanitárias. O apartamento já tem gás natural e tinha o esquentador na cozinha, tanto esquentador como exaustor partilham a mesma conduta de exaustão. Como o prédio tem 15 pisos e o meu apartamento é o 4º foi-me dito que uma inspecção de gás nunca iria aprovar o esquentador naquelas condições, sugerindo passar o esquentador para a marquise que existe ao lado da cozinha e coma exaustão lateral directamente para a rua. Isto implica desclocar tubagens de água e gás cerca de 3 metros, e o orçamento mais barato que tenho são 470€ sem incluir abertura e fecho de roços, só mesmo canalização de água e gás. Já tenho 3 orçamentos, sendo que a diferença entre os 3 ronda os 100€.

    Adicionar um esquentador ventilado a isto temos contas a rondar os 1000€ só para ter água quente uma vez que já tenho plada de indução e forno electrico. Quais são as minhas alternativas? Do que conheço tenho 3 hipóteses (considerando consumos médios para uma família de 3 pessoas e os preços actuais em Coimbra, sem tarifa bi-horária):

    1- Avançar com os 1000€ para o gás, mais cerca de 15€/mês de consumo de gás, custos ao fim de 5 anos aprox. 1900€
    2- Caldeira eléctrica, investimento menor mas consumos maiores. Admitindo uma caldeira de 400€ e que um ciclo de aquecimento chega para os banhos diários (2400w durante 3 horas por dia), são 30€/mês. Custos ao fim de 5 anos aprox. 2200€.
    3- Bomba de calor, investimento elevado inicial e consumos ligeiramente inferiores ao gás, de acordo com o post aqui do forum. Admitindo um investimento inicial de 1700€ (acho que já não dá para descontar no IRS) e um consumo médio mensal de 10€/mês temos um custo ao fim de 5 anos de aprox. 2300€

    Existem mais alternativas? Estou a pensar bem, ou há algo errado nas minhas contas?
  2.  # 2

    Colocado por: rjlouroExistem mais alternativas?



    um termoacumulador electrico!!
  3.  # 3

    Colocado por: Sergio Rodrigues


    um termoacumulador electrico!!


    Mas o funcionamento e custos não são semelhantes à caldeira?
  4.  # 4

    Colocado por: rjlouroMas o funcionamento e custos não são semelhantes à caldeira?


    depende do que entende por caldeira electrica!

    olhe uma sugestão em vez de mudar a tubagem das aguas e gas por não manter tudo no mesmo sitio e investe num esquentador ventilado e estanque e a unica coisa que que tem de alterar é a saida dos gases! ou seja colocar uma tubagem nova de exaustão do sitio onde tem o esquentador ate á marquise e da marquise para a rua de certeza que fica mais em conta!!!
  5.  # 5

    Colocado por: Sergio Rodrigues

    depende do que entende por caldeira electrica!

    olhe uma sugestão em vez de mudar a tubagem das aguas e gas por não manter tudo no mesmo sitio e investe num esquentador ventilado e estanque e a unica coisa que que tem de alterar é a saida dos gases! ou seja colocar uma tubagem nova de exaustão do sitio onde tem o esquentador ate á marquise e da marquise para a rua de certeza que fica mais em conta!!!


    Foi a minha primeira sugestão aos tipos do gás, a resposta deles é que nem mesmo com um esquentador ventilado era aprovada a instalação, e que mesmo com um esquentador estanque eu teria sempre que modificar a instalação actual para instalar válvulas de segurança e alterar a localização das torneiras de segurança, entre os dois tipos de obras iria poupar 50€ no máximo.
    • J.C
    • 30 outubro 2012

     # 6

    Eu nem olhava para trás!
    Se tem placa e forno electricos, porque não um termoacumulador, como disse o Sergio e muito bem!
    Concordam com este comentário: tozeca
  6.  # 7

    Colocado por: J.Ctermoacumulador


    Principalmente devido aos custos de operação, e a ter que programar quando quero tomar banho. Pelas característias técnicas que vi nos fabricantes (vulcano, junkers, videira e arierom), a potência e tempo que demoram a aquecer a àgua vai fazer com que a fatura de electricidade suba consideravelmente. Não esquecer que eu já não consigo uma tarifa bi-horaria.

    As minhas contas foram as seguintes, tendo como exemplo um arierom classic de 120l, ele tem 2400w e demora 3 horas a aquecer a água. Todos os dias eu iria necessitar de o ter ligado pelo menos estas 3h, são 7.2kwh. Multiplicando por 30 dias, são 216kwh que ao preço da minha tarifa actual são 29.484€. Conseguia poupar se for usar um de 100l que já só usa 2000w, custo mensal de 25€/mes, mas tenho receio que 100 litros seja pouco para 3 pessoas.
    • J.C
    • 30 outubro 2012

     # 8

    Colocado por: rjlouro
    mas tenho receio que 100 litros seja pouco para 3 pessoas.


    Não chega!
    Como achou esses valores do gas, 15€/mes?
    • dato
    • 30 outubro 2012

     # 9

    tá a fazer mal as contas...

    ele demora 3h a aquecer mas é de temperaturas baixas...um banho rápido e poupado só vai aquecer uns 30l...agora se ficar lá meia hora de torneira aberta ainda fica sem agua quente...

    um termoacumulador comprado numa casa de rua em cobre fica mais barato q nas grandes superfícies
  7.  # 10

    eu comprei um termoacumulador da junkers 150l(acho eu), com 2 resistencias, fiquei com receio que gasta-se muito, mas ao fim de um ano e meio eis as minhas contas, medias claro
    Antes
    Gas: fogao a gas, e esquentador ventilado 11L, cerca de 27€ mensais
    luz: Total da casa 55€( bi-horarrio)

    Total: 82€

    Agora
    Gas: 0€
    Luz: normal de Electromesticos, com Termoacumulador, e paca de induçao, 80€ (bi-horario), e este mes com acerto de contas tenho um vale de 23€

    no meu caso realmente compensou
    Concordam com este comentário: tozeca
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjlouro
  8.  # 11

    Colocado por: rjlouro

    Principalmente devido aos custos de operação, e a ter que programar quando quero tomar banho. Pelas característias técnicas que vi nos fabricantes (vulcano, junkers, videira e arierom), a potência e tempo que demoram a aquecer a àgua vai fazer com que a fatura de electricidade suba consideravelmente. Não esquecer que eu já não consigo uma tarifa bi-horaria.



    Não é bem assim...o bi-horario parmanecerá.

    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/luz-eletricidade-tarifas-bi-horario-mercado-liberalizado-energia/1385688-1728.html
  9.  # 12

    Colocado por: Zegatoeu comprei um termoacumulador da junkers 150l(acho eu), com 2 resistencias, fiquei com receio que gasta-se muito, mas ao fim de um ano e meio eis as minhas contas, medias claro
    Antes
    Gas: fogao a gas, e esquentador ventilado 11L, cerca de 27€ mensais
    luz: Total da casa 55€( bi-horarrio)

    Total: 82€

    Agora
    Gas: 0€
    Luz: normal de Electromesticos, com Termoacumulador, e paca de induçao, 80€ (bi-horario), e este mes com acerto de contas tenho um vale de 23€

    no meu caso realmente compensou


    Não percebi em que medida é que compensou, se bem percebi passou de um consumo total de 82€ (c/ gás) para 80€ (só electricidade), correcto?
  10.  # 13

    Colocado por: J.C

    Não chega!
    Como achou esses valores do gas, 15€/mes?


    É o meu consumo médio actual, varia entre 15 a 20€ mensais.
  11.  # 14

    Colocado por: datotá a fazer mal as contas...

    ele demora 3h a aquecer mas é de temperaturas baixas...um banho rápido e poupado só vai aquecer uns 30l...agora se ficar lá meia hora de torneira aberta ainda fica sem agua quente...

    um termoacumulador comprado numa casa de rua em cobre fica mais barato q nas grandes superfícies


    Como é que ele só aquece 30l? Se tenho um termoacumulador de 120l ele não tem que aquecer os 120l todos? De manhã são sempre 2 banhos, para não ter surpresas tería que o programar 3 horas antes para ligar, é certo que atingindo a temperatura máxima ele desliga, mas duvido que a àgua esteja a uma temperatura superior à ambiente.
  12.  # 15

    Colocado por: rui_rdgs

    Não é bem assim...o bi-horario parmanecerá.

    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/luz-eletricidade-tarifas-bi-horario-mercado-liberalizado-energia/1385688-1728.html


    Quando fiz o contrato (Setembro) não existia essa hipótese.. Vou ter que saber se posso mudar já ou se tenho que esperar até acabar o ano de fidelização.
    • dato
    • 31 outubro 2012

     # 16

    Colocado por: rjlouro

    Como é que ele só aquece 30l? Se tenho um termoacumulador de 120l ele não tem que aquecer os 120l todos? De manhã são sempre 2 banhos, para não ter surpresas tería que o programar 3 horas antes para ligar, é certo que atingindo a temperatura máxima ele desliga, mas duvido que a àgua esteja a uma temperatura superior à ambiente.


    como já lhe tinha dito, se gastar 30 a 40l de agua por banho só aquece essa qtd...

    mais, se a agua estiver a 60º e passado 12h se n houver consumo deve descer uns 5º no máximo...claro q depende sempre do isolamento e da localização do #cilindro"
  13.  # 17

    Colocado por: dato
    como já lhe tinha dito, se gastar 30 a 40l de agua por banho só aquece essa qtd...

    mais, se a agua estiver a 60º e passado 12h se n houver consumo deve descer uns 5º no máximo...claro q depende sempre do isolamento e da localização do #cilindro"


    Então mas, se eu tiver 120l de água a 60º e usar 40 não vou ficar com 80l a 60º, o que retiro do cilindro a 60º vai encher com água à temperatura da torneira. Tendo em conta dois banhos diários de 40l cada, no fim fico com 120l a uns 30º se tanto, no dia seguinte mesmo perdendo 5º a cada 12h tenho a água a uns 20º e tenho que voltar a aquecer tudo até aos 60. Isto pelo menos é a teoria, poderei estar redondamente errado.
    • dato
    • 31 outubro 2012

     # 18

    mas n demora 3h a aquecer dos 40 aos 60º

    eu tenho um deposito de 150l com uma resistência de 2kw e passa dos 40 aos 60 em menos de uma hora...

    procure informações detalhadas do tempo de aquecimento dos cilindros.. essas 3h podem ser para aquecer agua a 5º ate aos 60...
  14.  # 19

    O deltaT, calculado nos depositos é para aquecer agua de 15º para 60º... salvo erro.
    Concordam com este comentário: rjlouro
  15.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasO deltaT, calculado nos depositos é para aquecer agua de 15º para 60º... salvo erro.


    Correcto, é de 15 a 60. em teoria, o tempo que demora passar dos 40 aos 60 graus com um elemento de aquecimento de 2Kw são 105 minutos.
 
0.0245 seg. NEW