Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma moradia com rch e 1º andar com aquecimento central com radiadores em toda a habitação. A construção tem dois anos e é feita com parede dulpa, caixa de ar com wallmate contudo verifico que o 1º andar está sempre mais frio que o RCh o que me parece normal até porque é menos habitado e sofre maior influencia térmica por estar mais exposto ao vento...contudo verifico que o telhado da casa (cerca de 90 m2 de laje) é um telhado com ripas onde não existe nenhum isolamento estado a telha à mostra assente em cima das ripas. Este telhado não serve de sótão, nem existe nenhuma acesso pela habitação, sendo necessário retirar algumas telhas para entrar.
    Estou a pensar isolar com Wallmate de 3 cm contudo estou com uma dúvida: Isolar junto às telhas é possível colocando as placas fixas com uns arames e uns limitadores fixos nas ripas, contudo vai dar muito mais trabalho e utilizar mais wallmate e material. A colcoação do wallmate directamente no chão (laje) é mais rapida, simples e não requere quase nenhuma fixação, sendo necessário menos wallmate (área menor) o que pelo mesmo dinheiro consigo comprar wallmate de 4 cm.

    Será que o benefício em termos de protecção térmica é o mesmo colocando na Laje ou no interior das telhas?
    Sinceramente acho que na laje funcionará melhor pois além de poder colocar mais 1 cm com o mesmo investimento impede que o calor do interior da habitação se perca para a área do interior do telhado onde não é necessario aquecimento.

    Pensei em mandar projectar polieuterano, mas o custo em material é cerca de 4 vezes mais, sendo impossível neste momento.

    Abraços a todos
  2.  # 2

    Tem de colocar o isolamento termico SOBRE a laje de esteira (horizontal).
    Pelo menos 4cm de XPS. E depois coloca um plastico negro sobre o mesmo ( para evitar a deterioração pelos UV) e uns pontos de argamassa ou algumas pedras, para garantir peso sobre o isolamento.
    Concordam com este comentário: Anita NC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newworld
  3.  # 3

    se o sotão não tem qualquer utilização TEM de fazer como o Pedro diz.
    Concordam com este comentário: Anita NC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newworld
  4.  # 4

    ok parece uma ideia viável (cara de certeza) contudo estive agora a falar com um "técnico" telefonicamente e ele refere que devido à baixa altura do telhado e ao acesso através das ripas (34cm) que é basicamente impossível projectar XPS na Laje....que o ideal seria isolar termicamente junto ao local de perca termica (junto à telha) com placas de wallmate pois conseguia colocar até aos cantos do telhado...

    Começo a pensar é em isolar o tecto por dentro da casa e depois colocar tectos falsos, mas esse investimento de certeza que se tornava inviável pois só daqui a uns 20 anos é que tinha o retorno do investimento...

    estive a fazer as contas e 80 m2 de wallmate custa-me 148€ +iva o que me parece um valor verdadeiramente logico de investir e q poderá compensar em economia no aquecimento, agora só a projecção para 80 m2 fica-me em mais de 600 euros sem contar com os outros materiais como o plastico negro etc...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  5.  # 5

    E colocar MLV (ou MLR), por cima da laje (na horizontal)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newworld
  6.  # 6

    Sinceramente não conheço o material (MLV)nem as suas caracteristicas... muito menos o preço.

    Vou investigar...
  7.  # 7

    MLV - manta lâ de vidro
    MLR - manta lã de rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newworld
  8.  # 8

    na minha opinião terá melhores resultados com o tecto falso, com placas de gesso cartonado que já vem com uma face de esferovite só perde cerca de 5cm de altura e terá certam,ente melhores resultados térmicos.
    Concordam com este comentário: Newworld
  9.  # 9

    Colocado por: Newworldcontudo verifico que o telhado da casa (cerca de 90 m2 de laje) é um telhado com ripas onde não existe nenhum isolamento estado a telha à mostra assente em cima das ripas.


    Newworld, ou tem laje ou tem ripas. Pelo que afirma posteriormente, não existe laje nenhuma.


    Colocado por: NewworldEste telhado não serve de sótão, nem existe nenhuma acesso pela habitação,


    Se esse espaço não é acessível, não pense 2 vezes, siga o conselho do mafgod: manta de lã de vidro com 8 cm(pelo mesmo preço 148 + iva) pousada sobre a laje de tecto do 1ºandar.

    Não isole junto das telhas. E se for com 3 cm de Xps, quase não vai notar melhorias no interior da habitação.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newworld
  10.  # 10

    ... Mas o xps, não é projectado. é em placas, se for da dow, é floormate sl200 com 40mm.
    Pode se quiser utilizar o wallmate, com 40mm. Já que não estará sujeito a compressões.
    Concordam com este comentário: Newworld
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Newworld
  11.  # 11

    Rui Moreira, eu chamo laje ao chão do telhado pq se ele não existisse era giro estar deitado na cama a olhar para as telhas...aí é que havia muito frio....lol

    Vou ver a história da lã de rocha, apesar de não ser muito adepto devido às histórias de serem altamente cancerígenas e não sei se não pode existir perigo de fugas das fibras através das telhas...mas também seria para a rua...o que me parece pacífico...se resultar termicamente...

    obrigado por essa ideia
  12.  # 12

    Colocado por: NewworldVou ver a história da lã de rocha


    Lã de vidro: mais barata, mesmo efeito.

    Colocado por: Newworldapesar de não ser muito adepto devido às histórias de serem altamente cancerígenas e não sei se não pode existir perigo de fugas das fibras através das telhas


    1º o senhor e a sua família não vão estar em contacto directo com a lã, pois existirá uma laje a separá-los;
    2º quais são os produtos que, nos dias de hoje, consumimos e/ou contactamos que não sejam cancerígenas?

    Cumprimentos.
    • crsn
    • 6 dezembro 2012

     # 13

    Olá.

    Resolvi entrar nesta discução pois tenho o mesmo problema que o Newworld.

    Afinal o wallmate deve ser aplicado na lage ou inclinado sob as vigotas?

    Newworld, já fez o seu trabalho?

    Se sim por qual optou e que resultados em termos térmicos conseguiu?

    Obrigada
  13.  # 14

    Colocado por: crsnAfinal o wallmate deve ser aplicado na lage ou inclinado sob as vigotas?

    Ao aquecer/arrefecer a casa vai ter que aquecer todo o volume interior ao isolamento, que serve de barreira isolante. Agora diga-me você onde é que deve aplicar o isolamento.
    • crsn
    • 6 dezembro 2012

     # 15

    Boa noite Picareta.

    Devo portanto, pelo que expõe aplica-lo sob a lage!

    Por isso eu já disse anteriormente que fico cada vez mais confusa. Pois falando com uma arquiteta farta de projectar obras e domina pelo menos a teoria garante-me que o melhor e mais eficiente é aplicá-lo sob as vigotas, pois cria uma caixa de ar ideal para um isolamento termico. E eu continuo, portanto confusa.

    Se pudesse agradecia que me explicasse melhor a sua teoria, pois, como já percebeu sou completamente leiga na matéria. Só quero fazer o melhor isolamento possivel na minha casa, e ter a certeza que tomei a melhor opção.

    Obrigada
  14.  # 16

    Colocado por: crsnSe pudesse agradecia que me explicasse melhor a sua teoria

    Meteu uma cruzinha no meu comentário, e ainda me pede mais explicações!!!
    • crsn
    • 6 dezembro 2012

     # 17

    Picareta, peço desculpa pela "cruzinha", é falta de experiência nestas coisas dos foruns. Eu queria mesmo era fazer um comentário ao seu post! Mais uma vez desculpe.

    Se puder agradecia que me explicasse a sua teoria.

    Obrigada
  15.  # 18

    Se for bem juntinho às telhas é melhor, porque depois as telhas "rebentam" com o gelo e já tem argumentos para no próximo inverno mudar o telhado todo, é muito bom para a economia.

    Essa arquitecta é um visionária.

    A outra hipótese é fazer o lógico e simples, aplicar isolamento sobre a laje de esteira.
    Ninguém tem referido mas a cortiça tem dimensões fáceis de passar no ripado, as placas de wallmate podem ser cortadas, para assentarem sobre laje não tem qq problema, e muiito mais fácil é argila expandida (leca).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • crsn
    • 6 dezembro 2012

     # 19

    Obrigada Picareta pelas explicações.

    E a argila expandida em termos de eficácia térmica, é melhor ou semelhante ao wallmate?

    E o preço, sabe indicar-me preços por m2?

    Obrigada
  16.  # 20

    Em relação ao tema acima menciondao, vou voltar à carga pois agora tenho disponibilidade monetária para o efeito, e é curioso que a unica certeza que tenho é que irei realizar a aplicação em cima da laje, pois é mais facil e parece-me mais eficiente, contudo continuo com a duvida se uso roofmate ou lã de rocha, pois em relação à lá de rocha tê-me dito que podem advir problemas com as humidades e a zona onde habito é mesmo muito humida...

    Alguém me saberia dizer qual a sua opção entre roofmate ou lã de rocha?
    Abraços
 
0.0218 seg. NEW