Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde,
    gostaria de saber que tipo de madeira me aconselham para substituir piso de madeira de sotao, solho. dado que o mesmo se encontra bastante degradado. barrotes de madeira encontram-se em bom estado.
    cumprimentos
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Pode colocar contraplacado marítimo (OSB), para pavimentos.

    Cumpts

    CSA
  3.  # 3

    boa noite, engº Santos

    A partir de que espessura é aconselhavel, e alguma marca em especial?

    cumprimentos
  4.  # 4

    Bom dia,

    Com 3cm chega, verifique se os barrotes estão bons!

    Cumpts

    Santos
  5.  # 5

    Bom dia,

    Pode utilizar várias opções:

    - Soalho Pinho Tratado ou outro que depois terá de raspar e envernizar;
    - Contraplacado maritimo com acabamento à escolha entre os quais C/C, Folheado a Folha à escolha ou de Cofragem em espessuras a partir de 18/20 mm; ( preços minimos na ordem dos 20€/m2)
    - Painel OSB 3/4 + Pavimento Flutuante, em espessuras a partir de 18mm;

    Aconselho este último dado que terá uma boa relação de preço/qualidade/carga sobre a estrutura existente que creio que consiga em termos de materiais :( 8€/m2 + 5/6 €/m2 + Montagem ) X IVA

    Deverá verificar se os barrotes estão em bom estado, pelo que deverá reprega -los, substituir podres, e se possível aplicar um tratamento fungicida. Creio que placas de 30mm não necessita, apenas se estivermos a falar de distâncias entre apoios na ordem dos 1000mm, para os apoios usualmente utilizados na ordem dos 500mm a 600mm, placa de 18mm é suficiente. Se possível coloque isolamento na caixa de ar dos barrotes.

    Bom Trabalho!!
  6.  # 6

    boa tarde,

    sera que ao colocar painel OSB 3/4 + pavimento flutuante, nao será demasiado peso para estrutura?

    cumprimentos
  7.  # 7

    Boa tarde,
    qualquer piso no qual tenha sido aplicado soalho tradicional com o minimo de espessura de 22 mm, aguenta com essa carga.
    O painel OSB pode ser de várias qualidades, entre as quais OSB3 ( indicado para ambientes moderamente húmidos), ou OSB4 ( ambientes especialmente húmidos), aumentando o preço conforme a resistência à humidade.
    No seu caso, considerando que o ambiente inferior ao pavimento não será uma zona de intensa humidade, o OSB3 serve perfeitamente na espessura de 18mm.
    Posso sugerir, caso não pretenda realizar um investimento grande e no caso do pavimento existente ainda estar aplicado e não estar muito danificado, isto é com ainda alguma capacidade de suporte, aplicar directamente sobre esse piso uma camada de OSB3 com 12mm + pavimento flutuante. É apenas uma sugestão que já aplicamos em várias Obras económicas, existe apenas um senão: se tiver soleiras em pedra ou pavimentos de WC ou cozinhas irá ficar uma saliencia de cerca de 12mm+ espessura do flutuante.
    Com esta opção não gasta em mão de obra ao arrancar o pavimento, nem mexe nos rodapés e portas que normalmente estão sobre o soalho existente. Se decidir arrancar soalho contabilize que não vai ser fácil retirar soalho junto as paredes, assim como existe a forte possibilidade de estragar e ser necessário compor.

    Bom trabalho!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmpinto75
  8.  # 8

    Boa tarde,

    Não sei a espessura do solho que tem actualmente, mas deve pesar o mesmo.
  9.  # 9

    boa tarde, engº santos

    solho colocado tem 15mm
  10.  # 10

    boa tarde

    essa era sem duvida uma boa ideia. quanto a questao da saliencia, hao ha problema. sotao e todo amplo.

    piso que la esta colocado, nao esta muito danificado, existem e algumas tabuas com "bicho". acha que ao longo do tempo nao ira danificar a placas OSB.

    cumprimentos
  11.  # 11

    Boa tarde,
    Para ficar mais descansado compre um produto tipo "Crupinol" ou um fungicida semelhante e aplique nessas zonas. Se tiver mais disponibilidade financeira aplique em todo o pavimento. Falei em Cuprinol da DYrup, mas existem imensas alternativas nacionais de fábricas de tintas. Aconselho a procurar na sua zona por essas marcas.

    Bom Trabalho!!
  12.  # 12

    boa tarde,

    obrigado pelas dicas anteriores

    hoje fui para comprar as placas OSB 3, quando me falaram de contraplacado WBP betula. que me dizem dessa solucao?

    cumprimentos
  13.  # 13

    Boa noite,
    é uma questão de preço, eu pessoalmente prefiro o OSB 3 para fins estruturais que pretende dar. Se conseguir comprar a preço igual ou menor, poderá ser uma boa opção, mas verifique a marcação WBP nas placas, que indica a resistência à humidade.

    Bom trabalho!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmpinto75
 
0.0105 seg. NEW