Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos os membros

    Sou novo por aqui, mas, antes de iniciar esta discussão, tentei ver muitas outras semelhantes, sem, no entanto, ter descoberto a melhor solução para o meu problema.
    Tenho uma casa com cerca de 30 anos situada, arriscaria a dizer, na/numa das zonas mais ventosas do país. É, simplesmente, horrível. Como é lógico, e pelos anos que a casa tem, entrava-me vento por tudo quanto era lado. E eu disse entrava, pq depois de ver várias ideias, deixei-me convencer por um fornecedor e coloquei uma nova caixilharia com vidro duplo, ruptura térmica e com portas de batente em vez das de correr como tinha, mas com estores. E aqui é que está o busilios da questão. Tb substituí os apainelados interiores de madeira, mas continua-me a entrar frio e vento, SOBRETUDO, pelos encaixes onde correm as fitas das persianas...
    Não sei o que hei-de fazer. Gastei bastante dinheiro e continuo a sentir a casa desconfortável.
    Hoje, a pesquisar na net, encontrei uma empresa "isoenergy" que aponta uma solução: a combinação de uma tela de isolamento dotada de duas bandas de fita de velcro com isolamento térmico com uma fixação facilmente amovível que forma uma barreira eficaz entre o exterior e o interior e aplicação de uma tela nos encaixes das fitas.
    Pergunto: Alguém conhece esta solução? Ou outra melhor?
    É que há uma coisa que me faz confusão: tenho um apartamento no Porto que fica no topo do edifício e que tb tem persianas com fitas, é tb uma zona ventosa, e não sinto entrar qualquer frio.
    Por favor, peço a quem entender destes assuntos que me ajude, por favor.
    Obrigado
  2.  # 2

    Aperte com o caixilheiro...porque não fala com ele?
  3.  # 3

    O problema não é apenas de ordem térmica, mas também acústica.
    A janela deve ser vedada em todo o seu perímetro de modo a não permitir as transferências de ar entre o exterior e o interior.

    No caso das persianas, geralmente são consideradas um ponto onde ocorrem as denominadas as pontes térmicas e como tal permitem o fluxo de calor entre cada um dos espaços, diminuindo assim a resistência térmica do edificio.

    Ainda que possua vidros duplos (termo-acusticos), é sempre necessário uma atenção especial com a caixilharia.
    Embora não represente qualquer marca, a solução da Iso Energy parece-me interressante.

    Cumprimentos!
  4.  # 4

    As minhas caixas de estore funcionam todas no exterior, portanto não é por aí que haverá transferências térmicas ou acústicas.
  5.  # 5

    se percebi, você tem os estores na parte exterior e entra corrente de ar pela tampa de acesso ao estore, se é isto poderá minimizar das seguintes formas...colocar um perfil tapalimpa, e motorizar o estore, assim não terá aquele buraco da fita e poderá também eliminar a caixa do comando que também muitas vezes é dos locais onde entre mais corrente de ar, assim podera isolar totalmente a caixa com roofmate ou algo semelhante, certamente será a maneira mais economica
  6.  # 6

    Boa noite!

    Está claro que o problema ocorre da caixilharia. E o Senhor José já se apercebeu dessa situação. Actualmente possui estores de que tipo: Persianas com fitas em PVC?

    Embora alguns utilizadores não possuam problemas deste tipo, a caixilharia não isolada é dos problemas mais frequentes na quebra térmica de um edifício.
    Já, agora pode-me indicar a nova solução que adoptou.

    O ideal será isolar a caixa de estores com material do tipo Poliuterano ou EPS ou XPS.

    Cumprimentos!
  7.  # 7

    Só mais umas questões:

    A habitação em questão está situada no Porto?

    Qual a orientação geográfica das suas janelas: N/S/E/W?

    O vidro duplo que possui é incolor ou colorido. E reflectante?
  8.  # 8

    o vento entra pela abertura onde desce a persiana, o problema é na caixa que enrola o estore, não da caixilharia, pode isolar a caixa mas fica sempre um buraco que é onde passa a fita, apesar de não costumar ser muito largo,em caso de pressão de ar consegue passar com muita intensidade, mas ja agora faça um teste no comando " enrolador da fita" é normal que as caixas sejam de madeira e sejam abertas e o vento da caixa de ar da casa esteja também a debitar ar frio para dentro da casa
  9.  # 9

    Colocado por: Arnnogueirao vento entra pela abertura onde desce a persiana, o problema é na caixa que enrola o estore, não da caixilharia, pode isolar a caixa mas fica sempre um buraco que é onde passa a fita, apesar de não costumar ser muito largo,em caso de pressão de ar consegue passar com muita intensidade,


    Boa noite! A solução passará sempre pelo isolamento da caixa de estores. Dependendo da pressão de ar exercida sobre a fachada determinada pela velocidade do vento, este ao encontrar um caminho de transmissão sonora, rapidamente penetrará no interior do edifício.

    mas ja agora faça um teste no comando " enrolador da fita" é normal que as caixas sejam de madeira e sejam abertas e o vento da caixa de ar da casa esteja também a debitar ar frio para dentro da casa


    Ao existir uma fresta (ainda que esta seja pequena) e embora o vidro possua propriedades térmicas, existirá sempre fluxos de ar entre os espaços e portanto uma quebra no isolamento termo-acústico.

    Cumprimentos!
  10.  # 10

    O vento apresenta no seu espectro uma maior energia sonora ás baixas frequências, que devido ao comprimento de onda elevado aliado à amplitude gerada pela velocidade do vento (quanto maior for a velocidade, maior é a amplitude), as ondas sonoras possuem características que lhes permitem contornar obstáculos (fenómeno de difracção).
    A sua maior ou menor propagação dependerá da resistência que esse obstáculo colocará à passagem do som, por outras depende do Índice de Redução Sonora (R).
    Uma janela fechada possui um determinado valor de R (37dB um exemplo para vidro duplo) ao possui frestas esse valor pode caír para 30dB ou menos, dependendo da dimensão da abertura. Ao mesmo que tempo que existirão trocas com o ar exterior, isto é, perda na eficiência térmica e acústica.
    A perda de eficiência no caso provém do deficiente ou inexistente isolamento da caixa de estores.
  11.  # 11

    Obrigado a todos pelas ajudas /soluções apresentadas.
    Antes de mais, peço desculpa por não ter respondido mais cedo, mas, por razões pessoais, estive ausente uns dias.
    A solução de monotorizar o estore foi a 1ª que me ocorreu, todavia pensei que fosse uma solução dispendiosa e como não tenho corrente eléctrica junto dos estores, teria de rebentar paredes (julgo eu).
    Realmente a casa possui parede dupla, mas sem isolamento entre a caixa de ar. Foram colocados paineis novos interiores à volta das janelas, como já disse, em madeira. Não sei se isso isolou bem, mas onde sinto mesmo entrada de ar frio é colocando a mão junto aos buracos onde passa a fita.
    Já falei com o caixilheiro, mas depois da obra feita, nunca têm tempo...
    Na minha zona, que, já agora, pertence a um concelho de Viseu, não há "nada" a nível de empresas o que dificulta ainda mais a resolução deste e de outros problemas.
    Daí eu tentar procurar soluções através da net e/ou da experiência de outras pessoas.
    Tenho receio de optar por uma solução, como a que apresentei de início, a da Iso Energy que tb me pareceu interessante, mas no fim concluir que, tal como agora, não resolveu a situação.
  12.  # 12

    Olhe eu enfio uma meia no espacinho entre a fita e o buraco e pronto já não entra frio, como o cortinado tapa a meia a mulher não chateia :-)
  13.  # 13

    Eu tb já tentei fazer algo parecido :) , mas cada vez que se tem de puxar a fita das janelas todas, é mais uma complicação.
  14.  # 14

    Hoje telefonei para a Iso Energy e fiquei entusiasmado com a ideia, pelo menos com o que me disseram (que resulta mesmo). É, pelo menos, uma solução barata e de fácil aplicação.
    Contudo, gostaria de ouvir alguém que já tivesse experimentado.
  15.  # 15

    Colocado por: José Rosa...mas onde sinto mesmo entrada de ar frio é colocando a mão junto aos buracos onde passa a fita...

    Faz um "vedante" com um tecido qq ou borracha com a forma do espelho/chapa onde entra a fita para a caixa. Faz os dois furos dos parafusos e um rasgo ao meio para a fita. Desaperta o espelho e reaperta-o ficando o vedante entre o espelho e a parede...é fácil, rápido, barato e fica muito melhor...;-)
  16.  # 16

    Colocado por: José Rosa
    Caro José, foi como lhe expliquei, onde existem aberturas/frestas é o caminho mais fácil para ocorrerem transferências de ar entre o exterior/interior e vice-versa. Ainda que os fluxos de pressão atmosférica possam derivar de outros caminhos, contornando o obstáculo, este é sem o dúvida o menor percurso.
    A solução terá ser mesmo o isolamento da caixa de estores.
    Esses painéis novos que colocou, refere-se a estores interior em madeira? Se sim,na prática esses painéis apenas estão a reduzir o nível solar incidente sobre os envidraçados quando activados e não a conferir isolamento térmico adicional.
    Podem apenas aumentar o isolamento acústico do conjunto (vidro + caixilharia) e melhorar as condições de arrefecimento no Verão.

    Tenho receio de optar por uma solução, como a que apresentei de início, a da Iso Energy que tb me pareceu interessante, mas no fim concluir que, tal como agora, não resolveu a situação.

    A Iso Energy parece-me uma boa escolha, mas veja também: como exemplos a solução sugerida pela plastimar para a caixa de estores. Ou a caixa iso-térmica da empresa Toldo Plano.
  17.  # 17

    Caros amigos existe um passador de fita (peça que está posicioanada na parede junto à saída da fita que vem da caixa de estore) que tem uma pelúcia incorporada para redução de passagen de ar. Não as elimina completamente mas já ajuda e pelo preço compensa. Eu arranjei as minhas na Prospício.
  18.  # 18

    Tenho um problema semelhante: casa de 50 anos e entrada de ar pela caixa de estore e entre a caixilharia e madeira (que vou resolver aplicando silicone para juntas da cell sewys) e estou hesitante em fazer o isolamento das caixas de estor com Isoenergy (http://www.isoenergy.com.pt/)ou com o Flexoterm (http://www.represtor.com/ce_flexoterm.asp)
    Chegou a usar o produto Isoenergy, e se sim, como se comportou?
  19.  # 19

    Boa tarde,
    alguém já tem preços dessas soluções de isolamento quer da iso... ou flexxo....
    Se possível partilhem.
    Obrigado.
    Bem haja
    lmart
  20.  # 20

    isso é daquelas coisas para Bricolar...
    compra a tela isotermica (não tem de ser dessas marcas...)
    corta á medida e aplica...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: belinhacorreia
 
0.0207 seg. NEW