Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Mas a tela isotérmica só tem uma face que é impermeável, enqto que quer a isoenergy com o flexoterm são-no de ambos os lados.
    Qto ao orçamento a Isoenergy tem no site: Preços dos rolos já com IVA
    Rolo 10 metros – 86,96 €; Rolo de 5 metros – 49,82 €; Rolo de 3 metros – 33,52 € ; OFERTA DOS PORTES DE ENVIO E COBRANÇA(6 €), ao que é necessário adicional a fitoa isoladora para as laterais.
    Qto â represtor, representante que comercializa a flexoterm: Rolo 1m*0,8m e espessura de 25mm fica +- 29 euros/rolo, o rolo de 1m*0,5m*25mm fica +- 21 euros/rolo.
    São os orçamentos provisórios que tenho.

    fernando Ferreira acha que não vale a pena o investimento para isolar as caixas de estore?? Será que me basta usar a tela isotérmica? E que o preço é de cerca de 1 euro o m2, o que me fica bem + em conta.
  2.  # 22

    Este assunto também me interessa bastante.

    Queria isolar as minhas caixas de estore. São estores eléctricos e a caixa é isolada, mas no entanto na tampa não. O que a torna um ponto de transferência de temperatura e som.

    Qual a melhor maneira de isolar a tampa? A tampa é tipo gaveta.

    Cumprs
  3.  # 23

    Colocado por: belinhacorreiaTenho um problema semelhante: casa de 50 anos e entrada de ar pela caixa de estore e entre a caixilharia e madeira (que vou resolver aplicando silicone para juntas da cell sewys) e estou hesitante em fazer o isolamento das caixas de estor com Isoenergy (http://www.isoenergy.com.pt/)ou com o Flexoterm (http://www.represtor.com/ce_flexoterm.asp)
    Chegou a usar o produto Isoenergy, e se sim, como se comportou?


    Olá Belinha!

    Em relação ás duas propostas de isolamento térmico e acústico para caixa de estores de enrolar. Analisei as duas propostas e estou certa que a flexoterm será a minha solução.
    Não que uma seja relativamente muito má, em relação à outra, mas analisando dados técnicos, são apenas produtos distintos, com materiais distintos, embora com o mesmo objectivo.
    A solução da flexoterm, reduz 66 % em perdas de energia, enquanto que a solução proposta para isoenergy refere 60 %. O que traduz claramente um maior aumento de eficiência energética e portanto menos custos, no caso de escolher da flexoterm.
    No que ao isolamento sonoro diz respeito, mais uma vez a proposta da Represtor apresenta uma melhoria no índice de redução sonora de 6dB, considerando a caixilharia em madeira (o que segundo percebi é o caso), enquanto a Isoenergy, uma eficácia acústica que na melhor das hipóteses pode chegar ao 2dB.
    Convém, contudo mencionar, o isolamento acústico de uma fachada, por exemplo, não depende apenas da caixa de estores e dos vidros, mas do edifício como um todo, o chamado isolamento composto
    Mas normalmente, os pontos de maior transmissão sonora (não oferecem resistência à passagem de som) e também de calor/frio, ocorrem precisamente ao nível dos envidraçados e de toda a caixilharia envolvente, bem como nas portas (frestas).

    Uma nota final, se consultar o site da Isoenergy, lá diz 8 euros o metro linear.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: belinhacorreia
  4.  # 24


    Colocado: belinhacorreiaMas a tela isotérmica só tem uma face que é impermeável, enqto que quer a isoenergy com o flexoterm são-no de ambos os lados.
    Qto ao orçamento a Isoenergy tem no site: Preços dos rolos já com IVA
    Rolo 10 metros – 86,96 €; Rolo de 5 metros – 49,82 €; Rolo de 3 metros – 33,52 € ; OFERTA DOS PORTES DE ENVIO E COBRANÇA(6 €), ao que é necessário adicional a fitoa isoladora para as laterais.
    Quanto à represtor, representante que comercializa a flexoterm: Rolo 1m*0,8m e espessura de 25mm fica +- 29 euros/rolo, o rolo de 1m*0,5m*25mm fica +- 21 euros/rolo.
    São os orçamentos provisórios que tenho.


    Realmente, no que respeita a preços de mercado, tem toda a razão. Não tinha verificado o preço dos rolos (informação no site).
    No que aos materiais em si diz respeito, como mencionei são produtos distintos, mas com funções idênticas.
    Querias apenas fazer um ponto de comparação mais aprofundada entre as propostas acima mencionadas.
    Isto é: a solução da Isoenergy é preenchida por um material isolante térmico que é espuma de polietileno (com dupla face em alumínio interior e exterior), enquanto que a proposta da Represtor consiste em poliestireno expandido (EPS), com uma camada de difusão no interior, e com uma terceira camada em Neopor (EPS com Grafite).
    Basicamente, temos de analisar três pontos: a condutividade térmica dos materiais, a resistência térmica (do qual depende a espessura do material), e o coeficiente de difusão face ao vapor de água, de modo a garantir uma melhor capacidade de impermeabilização.
    Apesar de toda a informação que procurei no site de ambos os fabricantes, apenas encontrei dados técnicos, relativamente à espessura (3mm) e resistência térmica: 0,4 ºC/W, (para o 1º caso), isto fazendo as contas corresponde a uma condutividade térmica de 0,0075 W/ºC. E quanto maior a resistência térmica, melhores os ganhos em isolamento.
    No que respeita, à segunda proposta da Represtor não temos qualquer informação relativa a condutividade ou resistência térmica, apenas sabemos que o conjunto das três camadas pode variar entre os 25mm e os 40mm. E neste ponto convém referir, que quanto maior a espessura, maior será a resistência térmica.
    Por fim, no que concerne ao coeficiente de difusão face ao vapor de água, mais uma vez não temos indicações no site dos respectivos materiais, mas à partida o EPS é mais permeável à agua, do que o polietileno, além do mais do que a camada exterior é em alumínio.
    Em suma, cada um dos produtos apresenta benefícios, um melhor na impermeabilização, outro melhor na parte térmica. Mas nenhum deles, deixa de uma boa solução.
    Em termos acústicos já me pronunciei, uma redução sonora de 6dB é melhor do que 1 ou 2dB.


    fernando Ferreira acha que não vale a pena o investimento para isolar as caixas de estore?? Será que me basta usar a tela isotérmica? E que o preço é de cerca de 1 euro o m2, o que me fica bem + em conta.


    No caso da colocação da tela isotérmica unicamente, não produz os mesmos resultados que o sistema completo de isolamento da caixa de estores, esta poderá ser indicada para coberturas, funcionando como painel sandwiche, entre telhas metálicas por exemplo.

    Espero ter ajudo, Cumprimentos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: belinhacorreia
  5.  # 25

    Colocado por: Acustica_Engfernando Ferreira acha que não vale a pena o investimento para isolar as caixas de estore?? Será que me basta usar a tela isotérmica? E que o preço é de cerca de 1 euro o m2, o que me fica bem + em conta.

    Claro que vale a pena o investimento...
    a minha opinião é que esses sistemas (principalmente o isoenergy, o outyro ainda não andei a investigar), não passam de telas reflectoras isolantes, com determinados extras que facilitam a aplicação... no fundo se comprarmos a tela e a aplicarmos em condições, fazemos o mesmo serviço com menor custo.
    aliás, quando há espaço para tal, eu digo para meterem 3 ou 4 cm de XPS...
    a tela isotermica da Wurth, por exemplo tem uma resistencia térmica declarada de cerca de 0.84 ... mas há outras... boltherm por exemplo... tripolux...
    peça ao fornecedor, ou fabricante, uma ficha técnica com as caracteristicas dos materiais...
    duvido sempre destes materiais com pouca espessura que dizem que vale por 3 ou 4 cm de XPS
    de preferencia peça boletim de ensaios em laboratorio acreditado..
    mas tratando-se apenas de CX de estore (pouca área), estar lá a tela será certamente melhor que não ter nada, convêm é ser bem aplicada.

    mas meta fotos das caixas que surgirão certamente mais ideias.
  6.  # 26

    Colocado por: gfrmartinsEste assunto também me interessa bastante.

    Queria isolar as minhas caixas de estore. São estores eléctricos e a caixa é isolada, mas no entanto na tampa não. O que a torna um ponto de transferência de temperatura e som.

    Qual a melhor maneira de isolar a tampa? A tampa é tipo gaveta.

    Cumprs


    Se colocar imagens da caixa de estores e da tampa ajuda bastante! Já agora a tampa é em madeira? É que se for a madeira não é mau de todo!
  7.  # 27

    Fernando Ferreira o que eu normalmente procuro fazer, é precisamente consultar as fichas técnicas dos produtos (quando estão acessíveis via web), de forma a poder comparar as características dos materiais, ou mesmo ensaios quando possível de forma a aferir as diferentes propostas ao nível do mercado.
    Claro, que nem todos os dados técnicos estão especificados no site dos fabricantes (como é o caso das marcas acima referidas) e quem deseja mesmo comprar determinado produto terá de contactar mesmo a loja que o comercializa, ou o fabricante em si mesmo.
    No que se refere, à tela da Wurth é uma das que ando a pesquisar. Mas custa-me a acreditar uma resistência térmica de 0,84 m2 ºC/W, para uma espessura apenas de 4mm de polietileno, quando a condutividade térmica também está declarada, e é de 0,035 W/ºC.m.
    Quando menciona os 3 ou 4 cms de XPS, não têm necessariamente de ser esses 3 ou 4cms, mas sim corresponder às necessidades térmicas, pode até ser mais.
    Nesse sentido, a solução da Represtor (3 camadas: EPS, mais a camada de difusão no interior, mais a camada de Neopor), isto é, a solução global poder adquirir uma espsura total de 40mm. Sendo que 13mm, corresponde ás duas camadas (difusão + Neopor), logo 27mm dizem respeito de Poliestireno. E neste ponto aproxima-se dos tais 3cms que fala, apenas contabilizando este isolante.

    Fazendo uma comparação com a Isoenergy, são 3mm para a camada de Polietileno, embora não saibamos a espessura total do produto (da tal dupla face em alumínio), mas à partida é mais espessa a proposta da Represtor.

    Quanto em ter a tela e não ter nada, mais vale ter a tela é evidente, e o XPS é um bom material, embora prefira a solução completa!

    Cumprimentos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: belinhacorreia
  8.  # 28

    Obrigada pela ajuda!

    Acho que vou optar pela Flexotherm, sempre tem mais isolamento acústico e a bem da verdade o interesse que seja impermeável é mais porque pode molhar-se quando está a chover e enrolamos o estore, (não será ssim tanta água). Ainda tenho de ver a espessura pois tenho estores de vários tamanhos. A empresa informou-me que a diferença de preço entre as várias espessuras é de centimos e recomendaram optar pela maior espessura possível pois obtem-se maior isolamento quanto maior a espessura (conforme me informaram aqui).

    De qualquer forma deixo aqui foto da caixa de estor, sim é de madeira pelo interior, caso achem que esta solução não se aplica a este caso específico por favor digam. E tenho problema de a janela ter fugas entre a caixilharia e a madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VMV
  9.  # 29

    Peço desculpa, mas não consigo anexar as duas fotos no mesmo post. Aqui vai a segunda :)
  10.  # 30

    essas caixas de estore que tem nas fotos, eu diria que mais vale tirar e fazer em condições de novo...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • musg
    • 6 julho 2013 editado

     # 31

    Colocado por: belinhacorreiaDe qualquer forma deixo aqui foto da caixa de estor, sim é de madeira pelo interior, caso achem que esta solução não se aplica a este caso específico por favor digam.


    No meu caso que tinha janelas de madeira e foram substituídas por janelas de aluminio com vidro duplo. Depois de substituídas verifiquei que entrava ar e ruído através da caixa de estore. (Que me parece igual à da sua foto). Acabei por utilizar este material que se vê nas fotos. (não sei como se chama. Comprei em placas. É tipo lã de vidro com prata de um dos lados). No meu caso resultou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VMV
      DSC03807.JPG
      DSC03810.JPG
  11.  # 32

    Colocado por: Anonimo16062021Estas coisa de quererem resolver certos problemas de isolamento térmico e acustico com espessuras 3,4,5mm de isolamentos é o mesmo que deitar dinheiro fora..mas,enfim..
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira


    Sim, nisso concordo consigo. Não é com 3 ou 4mm, que se resolvem problemas de isolamento térmico. Mesmo com uma condutividade baixa, é difícil alcançar um valor razoável de resistência térmica. Daí, ter aconselhado à Belinha Correia, a solução da Flexoterm, maior espessura do isolante.
  12.  # 33

    Colocado por: Anonimo16062021
    Ou então se tiver espaço suficiente isolar as ditas pelo interior com placas (PUR/PIR,condutibilidade térmica 0,024) 20mm de espessura,(equivalente a 40mm de EPS) e não cá com telas de isolamento de 3,4,5mm espessura..


    Caro Sr. Anonimo16062021 como referi, num dos posts anteriores, tb não sou apologista de telas isotérmicas de reduzida espessura. Mas sou a favor da instalação do sistema
    completo de isolamento da caixa de estores e não apenas da tela (como exemplo a instalação que consta no site da represtor).
    Os ganhos térmicos obtidos são distintos, em ter apenas uma tela, ou o "conjunto todo".
    E claro, depois pode sempre aplicar espuma de PU, que se vende numa loja do tipo Leroy Merlin, MaxMat (publicidade à parte)..aliás quem optar pela solução flexoterm,
    acho que eles próprios comercializam mesmo um produto do género. De qualquer forma, é algo que se arranja fácilmente!

    Quanto ás placas, que o Sr. fala não sei onde retirou o valor de condutividade térmica de 0,024, pois o coficiente de condutividade depende da temperatura, e da
    densidade (rigidez) do material. Mas até aí, sou capaz de concordar consigo, regra geral o poliuterano é o melhor isolante térmico (por condução) que conheço.
    Agora esse valor de 0,024 W/ºC.m é um valor de genérico, podem existir placas (semi-rigidas) de PU a 0,020 como a 0,028 W/ºC.m, por exemplo.
    Assim como o EPS pode ter um coficiente de condutividade de 0,035 W/ºC.m, como de 0,036 ou mesmo 0,037.
  13.  # 34

    De qualquer forma deixo aqui foto da caixa de estore, sim é de madeira pelo interior, caso achem que esta solução não se aplica a este caso específico por favor digam. E tenho problema de a janela ter fugas entre a caixilharia e a madeira.

    Citação de Belinha Correia

    Quanto ao isolamento da caixa de estores já dei a minha opinião, e vendo pelas imagens, e o seu estado debilitado da caixa na minha humilde opinião necessitará do sistema completo e não apenas da tela.
    Mas isso sou eu falar, há pessoas que não concordam e temos de nós respeitar uns aos outros.
    Quanto ao existiram fugas, entre a janela e a caixilharia de madeira, a aplicação de silicone não resolverá?
  14.  # 35

    os meus estores eram de PVC e foram trocados por aluminio e são mais finos, logo sobrou bastante espaço nas caixas. Então forrei as caixas e a tampa com 4cm XPS!! Quanto as fitas,acabei com elas montando motores!!


    Colocado por: fernandoFerreira
    Claro que vale a pena o investimento...
    a minha opinião é que esses sistemas (principalmente o isoenergy, o outyro ainda não andei a investigar), não passam de telas reflectoras isolantes, com determinados extras que facilitam a aplicação... no fundo se comprarmos a tela e a aplicarmos em condições, fazemos o mesmo serviço com menor custo.
    aliás, quando há espaço para tal, eu digo para meterem 3 ou 4 cm de XPS...
    a tela isotermica da Wurth, por exemplo tem uma resistencia térmica declarada de cerca de 0.84 ... mas há outras... boltherm por exemplo... tripolux...
    peça ao fornecedor, ou fabricante, uma ficha técnica com as caracteristicas dos materiais...
    duvido sempre destes materiais com pouca espessura que dizem que vale por 3 ou 4 cm de XPS
    de preferencia peça boletim de ensaios em laboratorio acreditado..
    mas tratando-se apenas de CX de estore (pouca área), estar lá a tela será certamente melhor que não ter nada, convêm é ser bem aplicada.

    mas meta fotos das caixas que surgirão certamente mais ideias.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  15.  # 36

    Eu decidi-me, vou tirar a tampa da caixa de estores da minha sala e vou colar à dita bocados de XPS. A espessura vai ser decidida quando vir como aquilo é por dentro e o espaço que tenho para colocar o material isolante.
  16.  # 37

    Obrigada pela ajuda, vou explorar outras soluções antes de comprar o produto flexotherm, inclusive o custo da instalação de novas caixas de estore na casa.

    Colocado por: Acustica_Eng Quanto ao existiram fugas, entre a janela e a caixilharia de madeira, a aplicação de silicone não resolverá?


    Num post anterior já tinha referido que para este problema vou aplicar silicone de juntas da cell seys que expande depois de aplicado o que espero que sirva para colmatar esse problema.
  17.  # 38

    Obrigada, Sr. Borges por partilhar a fonte relativa à condutividade das placas de PIR, que no caso é de 0,023 W/m/k.
    Tenho perfeita consciência que as placas de PU/PIR são os materiais que menos calor conduzem, mas não conhecia em si, esta solução denominada por Master ISO (da Master Block) destinado ao isolamento térmico.
    No fundo, é um produto à semelhança do que já existe com a empresa Dow (para paredes, pavimentos e coberturas) mas em vez de ser com XPS, é com placas de PIR, e não apenas com telas isotérmicas.
    Deixo aqui uma tabela, com diferentes coeficientes de condutividade térmica, de diferentes materiais, retirado do site: http://www.construclima.com.br
  18.  # 39

    Note que não vale a pena isolar a parede que dá para o exterior!!
    importante é a parede que dá para o interior e a tampa com direito a fita de espuma de isolamento de janelas!!


    Colocado por: branco.valterEu decidi-me, vou tirar a tampa da caixa de estores da minha sala e vou colar à dita bocados de XPS. A espessura vai ser decidida quando vir como aquilo é por dentro e o espaço que tenho para colocar o material isolante.
  19.  # 40

    Eu quando puder vou tirar umas fotografias e depois coloco cá para vocês perceberem a situação. É que são vários problemas...
 
0.0276 seg. NEW