Iniciar sessão ou registar-se
    • Faria4
    • 7 novembro 2012 editado

# 1

Boas,

qual será a melhor solução para isolar o chão da moradia que ando a construir, o chão é em laje aligeirada e no projeto temos a levar XPS 6 cm, o empreiteiro colocou a hipótese de colocar antes betão celular, é também isolante e serve para regularizar o chão, qual a v/ opinião?

Obrigado.
  1.  # 2

já pos essa questão ao autor do projecto de termica??
    e não estou a ser ironico, pois isso seria uma alteração e como tal o perito que irá certificar terá que ter isso em conta.
  2.  # 3

ao projetista não mas a direção da obra ficou de analisar as fichas tecnicas e ver as diferenças, caso seja identico qual a melhor solução construtiva, ficará melhor os remates nas paredes, etc.
  3.  # 4

Quem devia avaliar isso é o autor do projecto, não o director de obra. Sendo o director de obra um técnico do empreiteiro, que interesse acha que ele vai defender?

Na minha opinião não devia aceitar essa mudança.
  4.  # 5

.. Poderá ser passível de alteração, mas não dará para substituir 6cm de XPS por 6cm de betão celular (será necessário mais altura, arriscando até que possa ser necessário pleo menos o dobro, de modo a ter caracteristicas equivalentes)
  5.  # 6

Aplique espuma de poliuretano projectado. Depois de passar todas as tubagens pelo pavimento aplica a espuma, tapa os tubos e faz o isolamento térmico. E tem as mesmas características térmicas que o XPS, acho que até é um pouco melhor.
  6.  # 7

caros,

Pedro,
    em relação à altura do betão celular terá que ser certamente maior, vou esperar que o diretor da obra apresente os calculos e analisar os pros e contra.

Picareta,
    também no projeto o isolamento da placa esta XPS 8cm, o empreiteiro diz que costuma colocar a tal espuma projetada, a mim parece que talvez seja mais prático, devido às tubagens e/ou necessidade de regularizar para aplicar o XPS, o comportamento térmico será idêntico ou melhor como dizes?

Obrigado.
  7.  # 8

Já agora pergunte ao empreiteiro como está a pensar construir a betonilha.
  8.  # 9

Caro Faria4,

por fim, como isolou o chão da sua moradia?
  9.  # 10

Boas,

ainda não está isolado, estão ainda a terminar a rede de águas e esgotos, aguardo o parecer do projetista e do diretor da obra.

Entretanto e dado que só temos 15 cm para levantar o chão e só as tubagens ficam com cerca de 10 cm, não à margem para fazer como está no proj térmico, também não está correto pois tem apenas 6 cm paras as instalações, o diretor da obra apresenta a solução de colocar 10 cm de betão celular e 5 cm de betomilha.

vamos ver... ainda como vai ficar.
  10.  # 11

Como já atrás muito bem referiram o DT sendo da responsabilidade do empreiteiro quais os interesses que acha que ele vai defender?
  11.  # 12

isso eu já sei e nem era preciso dizerem no forum, acontece que coloquei esta discussão porque queria a v/ opinião e soluções alternativas, quem as tiver e puder apresentar agradeço.
  12.  # 13

Colocado por: PicaretaAplique espuma de poliuretano projectado. Depois de passar todas as tubagens pelo pavimento aplica a espuma, tapa os tubos e faz o isolamento térmico. E tem as mesmas características térmicas que o XPS, acho que até é um pouco melhor.
  13.  # 14

Na minha casa de R/C não levou qualquer isolamento térmico ou película impermeável... por cima do solo foi entulhado com cascalho, nivelado com cimento, tubagens, nivelado de novo com cimento e tijoleira por fim. Para além da questão térmica o problema flagrante é a humidade, que ascenderá por capilaridade...

Quando houver disponibilidade pretendo resolver isto:
    - arrancando tijoleira, escavar cimento com cuidado para não danificar tubagens, e ai aplicar poliuretano projetado para isolamento térmico
    - ou isolar por cima do piso atual, sob pena de ter substituir/alterar as portas, ficar com as tomadas eléctricas mais baixas, etc, etc. Neste momento, o R/C tem pé direito de 2,6m.

O que ainda não faço ideia é de como vir a impermeabilizar o chão... Quanto aos pilares da casa, estou conformado que não há muito a fazer.

Quanto a sua situação, Faria4, pelos comentários já deixados nesta discussão, e outros casos que li aqui no fórum, poliuretano projetado parece-me ser, para o seu caso, a melhor solução, porque, recapitulando o que disse o Pedro Barradas, precisaria de pelo menos o dobro de altura de betão celular, para ter características semelhantes, e o dobro de 8 cm, seriam pelo menos 16cm, e não os 10cm que lhe estão a propor...
  14.  # 15

Colocado por: JoseBlinoQuanto aos pilares da casa, estou conformado que não há muito a fazer.

ETICS ou ITICS
  15.  # 16

mesmo sendo os pilares do centro da casa?
    A minha casa apenas tem pilares no centro da casa. No perímetro, a placa de teto, está assente sobre a parede de granito azul.

Neste momento vêm-se várias "manchas" de salitre nos pilares (centrais portanto) e em algumas paredes
  16.  # 17

Colocado por: JoseBlinoNeste momento vêm-se várias "manchas" de salitre nos pilares (centrais portanto) e em algumas paredes

fiquei com a ideia que se referia ao isolamento térmico dos pilares...
    sendo humidade ascendente é mais dificil
    há produtos para injectar nas paredes para essas situações, mas tenho ideia que são caros...
  17.  # 18

Colocado por: fernandoFerreirahá produtos para injectar nas paredes para essas situações

Refere-se a produtos, para hidrofugar?

Entretanto, pelo que tenho lido no forum, estou a desconfiar da drenagem de águas no perímetro da casa...
    A agua para chegar ao centro da casa, terá de transpor o perímetro...
  18.  # 19

Colocado por: Faria4o chão da moradia que ando a construir

Tem caixa de ar, entre o solo e o chão?
    Não se falou aqui ainda em barreira para vapor. Sendo o chão da moradia, não devia ser contemplado também algo do género?
    • ze79
    • 18 janeiro 2013

# 20

Colocado por: Faria4isso eu já sei e nem era preciso dizerem no forum, acontece que coloquei esta discussão porque queria a v/ opinião e soluções alternativas, quem as tiver e puder apresentar agradeço.

espuma poliuretano projectada mas que fique direita e não aos altos e baixos como um forista do FD fez.

0.0239 seg. NEW