boas amac tenha muito cuidado com esses negócios.
tenha atençao ao q por aqui se lhe vai dizendo , muitos vem aqui a perguntar mas depois nao fazem caso ,passados uns mês tornao so para se lamentar . em q zona vai construir ?
boa sorte
Não é necessário ser superior, a não ser que a casa seja junto à faixa costeira até 5km para o interior.
É preciso é que seja de classe B30, segundo a classificação já em desuso, que é igual a C25/30 segundo a classificação europeia em vigor.
o que está especificado no seu caderno de encargos é um C16/20 que é duas classes abaixo do minimo que é exigido, pelo menos para fundações. E isso é estranho
Colocado por: amacAcabamentos especialidades
Esses 0,40 de "Pedra Ponte de Lima" equivalem a 4 cm? Aplicada sobre o sistema ETIC`s?
Cumprimentos
Colocado por: amacA pedra Ponte de lima é de 4 cm será colocada numa parede que não está directamente ligada à estrutura e esta parede não tem sistema etic's
Após leitura rápida vejo os seguintes problemas:
- Projectista, fiscalização e empreiteiro, serem a mesma entidade. Vai de certeza arrepender-se e vai correr mal. Tem ainda a hipótese de contratar um fiscal que não tenha nada a ver com essas pessoas para fazer a fiscalização.
- Betão B20!!!!!!....ui, muito mau sinal, não é B20, mas sim C16/20, e não é o betão adequado. Percebe porque é que o projecto é barato? porque os projectistas devem ser muito fraquinhos.
Etics com 4 cm de isolamento!! Quanto é que está previsto no estudo térmico?
Vai fazer o maior investimento da sua vida, deve ser mais exigente e rigoroso, não pode entregar esses trabalhos todos à mesma entidade. Contrate um engenheiro para fazer a fiscalização da obra e para o apoiar neste importantíssimo investimento que vai fazer, além se ser obrigatório, é a única forma de correr bem. Não deveria ser você a dizer ao projectista para alterar o betão, eu acho que ele até se vai rir, vai-lhe contar uma história, e dizer-lhe que você não percebe nada de betões, deveria ser o seu fiscal a fazer isso.
Colocado por: amaconde poderei contratar esses Engenheiros fiscalistas?
Colocado por: rui moreiraTerão de ser contratados no inicio da obra e acompanharão a obra até ao fim?
Colocado por: amacQual a sua responsabilidades perante a obra?
Colocado por: amacO projecto de arquitectura terá de vir com o pormenor arquitectónico ou poderá vir apenas com a memória descritiva dos materiais?
Colocado por: amacpenas gostava que me esclarececem se blocos de cimento na parede exterior com 20 cm é suficiente?
Colocado por: amac
Contactei o arquitecto pedi esclarecimentos acerca do betão e indicou-me que após falar com o Engenheiro admitiu que foi um lapso, indicando que o Betão será feito todo em obra com material certificado e o qual posso pedir uma amostra para levar para laboratório.
Isto é o correcto?
Colocado por: amacPedi para alterar no caderno e actualizar o preço para um capoto de 5 cm.
Colocado por: amacApenas gostava que me esclarececem se blocos de cimento na parede exterior com 20 cm é suficiente?
Colocado por: Rodrigo CruzQuando tiver o projecto de arquitectura colocarei no forum.
Mau....já tem empreiteiro e ainda não tem projecto de arquitectura???...na minha terra chama-se andar com o carro à frente dos bois.
Colocado por: amacConsultei uma empresa que faz projecto arquitectura, especialidades, licenças e possui construtor e as diversas especialidades.
Colocado por: FDPassaram 4 horas desde que escreveu isto e ainda ninguém ralhou? :)
Colocado por: amacConsultei uma empresa que faz projecto arquitectura, especialidades, licenças e possui construtor e as diversas especialidades.
Colocado por: amacNão sei se desta vez me fiz entender? O processo não costuma ser esse?
Colocado por: FDGrande não. Pelo que por aqui leio há pelo menos 3 intervenientes no processo de construção que devem ser sempre completamente independentes, sem qualquer tipo de ligação entre eles: equipa projectista, construtor/empreiteiro e fiscalização.
Colocado por: danobrega
É uma mera opinião do fórum. Existem muitas pessoas que preferem contratar tudo junto. É uma opção válida, como outra qualquer, com as suas vantagens e desvantagens.