Iniciar sessão ou registar-se
    • amac
    • 11 novembro 2012

# 61

boas amac tenha muito cuidado com esses negócios.
    tenha atençao ao q por aqui se lhe vai dizendo , muitos vem aqui a perguntar mas depois nao fazem caso ,passados uns mês tornao so para se lamentar . em q zona vai construir ?
    boa sorte

Vou construir no Minho.
    • amac
    • 11 novembro 2012

# 62

Não é necessário ser superior, a não ser que a casa seja junto à faixa costeira até 5km para o interior.

É preciso é que seja de classe B30, segundo a classificação já em desuso, que é igual a C25/30 segundo a classificação europeia em vigor.

o que está especificado no seu caderno de encargos é um C16/20 que é duas classes abaixo do minimo que é exigido, pelo menos para fundações. E isso é estranho

Pelo que estive a pesquisar o mínimo permitido pela lei e. Classe B25. O que e aconselhável e que as fundações sejam com B30 e o resto poderá ser com B25. Certo?
    • amac
    • 11 novembro 2012

# 63

Para além da classe do betão que outros pontos de melhoria me aconselham tendo em conta este caderno de encargos?
  1.  # 64

Colocado por: amacAcabamentos especialidades
      image6.jpg

Esses 0,40 de "Pedra Ponte de Lima" equivalem a 4 cm? Aplicada sobre o sistema ETIC`s?

Cumprimentos
  2.  # 65

na minha moradia o C16/20 foi aplicado como betão de limpeza,
    para as sapatas e viga de fundação foi C25/30 XC2 c/ hidrófugo
    • amac
    • 11 novembro 2012

# 66

Esses 0,40 de "Pedra Ponte de Lima" equivalem a 4 cm? Aplicada sobre o sistema ETIC`s?

Cumprimentos

A pedra Ponte de lima é de 4 cm será colocada numa parede que não está directamente ligada à estrutura e esta parede não tem sistema etic's
    • amac
    • 11 novembro 2012

# 67

Gostava da vossa opinião relativamente ao capoto, qual o suporte de parede exterior a usar e suas dimensões? O custo beneficio ao aumentar a espessura do capoto de 4cm para 5 cm valerá?
  3.  # 68

Após leitura rápida vejo os seguintes problemas:

- Projectista, fiscalização e empreiteiro, serem a mesma entidade. Vai de certeza arrepender-se e vai correr mal. Tem ainda a hipótese de contratar um fiscal que não tenha nada a ver com essas pessoas para fazer a fiscalização.
    - Betão B20!!!!!!....ui, muito mau sinal, não é B20, mas sim C16/20, e não é o betão adequado. Percebe porque é que o projecto é barato? porque os projectistas devem ser muito fraquinhos.
    - Etics com 4 cm de isolamento!! Quanto é que está previsto no estudo térmico?
    - vidro duplo 4 / 12 / 4 !!!!! Não passa nos ensaios acústicos que tem que fazer para pedir a licença de utilização. Quais os vidros previstos no projecto de acústica?

Não se fie na Câmara Municipal para fiscalizar os projectos, as câmaras não o fazem, nem são obrigadas a fazê-lo, a responsabilidade é dos seus projectistas.
    Gostava de saber o significado do base no piso térreo: ( com preço base de 15 euros/m2)

Vai fazer o maior investimento da sua vida, deve ser mais exigente e rigoroso, não pode entregar esses trabalhos todos à mesma entidade. Contrate um engenheiro para fazer a fiscalização da obra e para o apoiar neste importantíssimo investimento que vai fazer, além se ser obrigatório, é a única forma de correr bem. Não deveria ser você a dizer ao projectista para alterar o betão, eu acho que ele até se vai rir, vai-lhe contar uma história, e dizer-lhe que você não percebe nada de betões, deveria ser o seu fiscal a fazer isso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva, Mookiejam
  4.  # 69

Colocado por: amacA pedra Ponte de lima é de 4 cm será colocada numa parede que não está directamente ligada à estrutura e esta parede não tem sistema etic's

De que forma está prevista a continuidade do sistema ETIC`s com o isolamento térmico dessa parede? Quais as características do isolamento térmico dessa parede?
    • amac
    • 12 novembro 2012

# 70

Após leitura rápida vejo os seguintes problemas:

- Projectista, fiscalização e empreiteiro, serem a mesma entidade. Vai de certeza arrepender-se e vai correr mal. Tem ainda a hipótese de contratar um fiscal que não tenha nada a ver com essas pessoas para fazer a fiscalização.
    - Betão B20!!!!!!....ui, muito mau sinal, não é B20, mas sim C16/20, e não é o betão adequado. Percebe porque é que o projecto é barato? porque os projectistas devem ser muito fraquinhos.

Contactei o arquitecto pedi esclarecimentos acerca do betão e indicou-me que após falar com o Engenheiro admitiu que foi um lapso, indicando que o Betão será feito todo em obra com material certificado e o qual posso pedir uma amostra para levar para laboratório.
    Isto é o correcto?

Etics com 4 cm de isolamento!! Quanto é que está previsto no estudo térmico?

Pedi para alterar no caderno e actualizar o preço para um capoto de 5 cm.
    Apenas gostava que me esclarececem se blocos de cimento na parede exterior com 20 cm é suficiente?

Vai fazer o maior investimento da sua vida, deve ser mais exigente e rigoroso, não pode entregar esses trabalhos todos à mesma entidade. Contrate um engenheiro para fazer a fiscalização da obra e para o apoiar neste importantíssimo investimento que vai fazer, além se ser obrigatório, é a única forma de correr bem. Não deveria ser você a dizer ao projectista para alterar o betão, eu acho que ele até se vai rir, vai-lhe contar uma história, e dizer-lhe que você não percebe nada de betões, deveria ser o seu fiscal a fazer isso.

Esta empresa tem experiência ccomprovada em várias obras visitadas por mim, mas de qualquer das formas onde poderei contratar esses Engenheiros fiscalistas? Terão de ser contratados no inicio da obra e acompanharão a obra até ao fim? Qual a sua responsabilidades perante a obra?

Uma vez que adorei o projecto realizado pelo gabinete de arquitectura pedi para me orçamentar apenas o projecto para que desta forma o possa avaliar em outras entidades.

O projecto de arquitectura terá de vir com o pormenor arquitectónico ou poderá vir apenas com a memória descritiva dos materiais?
  5.  # 71

Colocado por: amaconde poderei contratar esses Engenheiros fiscalistas?

Engenheiro fiscal! Fiscalista é outra coisa.
    Existem muitos gabinetes que fazem projecto e fiscalização.

Colocado por: rui moreiraTerão de ser contratados no inicio da obra e acompanharão a obra até ao fim?

Exactamente.

Colocado por: amacQual a sua responsabilidades perante a obra?

Director/responsável pela Fiscalização.

Colocado por: amacO projecto de arquitectura terá de vir com o pormenor arquitectónico ou poderá vir apenas com a memória descritiva dos materiais?

Quantos mais elementos e mais completo o projecto, melhor. Menor probabilidade de dar "barraca".

Colocado por: amacpenas gostava que me esclarececem se blocos de cimento na parede exterior com 20 cm é suficiente?

A esta questão só o responsável pelo projecto de térmica é que lhe poderá responder.
  6.  # 72

Colocado por: amac

Contactei o arquitecto pedi esclarecimentos acerca do betão e indicou-me que após falar com o Engenheiro admitiu que foi um lapso, indicando que o Betão será feito todo em obra com material certificado e o qual posso pedir uma amostra para levar para laboratório.
    Isto é o correcto?

Não!
    Não existem materiais certificados para a realização de betão. O betão feito em obra só por mera sorte terá a terá carecteristicas iguais às especificadas no projecto de especialidade
    Concordam com este comentário: Picareta
  7.  # 73

Caro amac,

e o projecto de Arquitectura? Mostre;)

Cumprimentos,

Rodrigo
    • amac
    • 13 novembro 2012

# 74

Quando tiver o projecto de arquitectura colocarei no forum.

Gostava que me informassem qual melhor tijolo ou bloco a aplicar na parede exterior para em conjunto com o capoto obter o melhor isolamento térmico e acústico
  8.  # 75

Colocado por: amacPedi para alterar no caderno e actualizar o preço para um capoto de 5 cm.

E no estudo térmico, o que é que está previsto?

Colocado por: amacApenas gostava que me esclarececem se blocos de cimento na parede exterior com 20 cm é suficiente?

E no estudo térmico, o que é que está previsto?

Colocado por: Rodrigo CruzQuando tiver o projecto de arquitectura colocarei no forum.

Mau....já tem empreiteiro e ainda não tem projecto de arquitectura???...na minha terra chama-se andar com o carro à frente dos bois.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz, tiago_eco
    • amac
    • 14 novembro 2012

# 76

Mau....já tem empreiteiro e ainda não tem projecto de arquitectura???...na minha terra chama-se andar com o carro à frente dos bois.

Penso que estou a ser mal interpretado por alguns de vocês. A situação explica-se da seguinte forma:
    Consultei uma empresa que faz projecto arquitectura, especialidades, licenças e possui construtor e as diversas especialidades.

1- No primeiro contacto com o arquitecto pedi para me fazerem uma moradia terrea T3 tendo em conta um valor monetário máximo admissivél para mim.
    2- Houve uma visita ao terreno;
    3- Foi-me desenhada a habitação com 230 m2 (170m2 úteis) , e feito o 3D;
    4- Foi-me orçamentado o custo do projecto (arquitectura, especialidades);
    5 - Foi-me orçamentado o custo total da obra e mostrado o caderno de encargos;

Actualmente em principio estou a pensar adquirir apenas o projecto arquitetura e especialidades, e depois caso se justifique adquiro o projecto chave na mão.

Não sei se desta vez me fiz entender? O processo não costuma ser esse?
    •  
      FD
    • 14 novembro 2012 editado

# 77

Colocado por: amacConsultei uma empresa que faz projecto arquitectura, especialidades, licenças e possui construtor e as diversas especialidades.

Passaram 4 horas desde que escreveu isto e ainda ninguém ralhou? :)

Grande não. Pelo que por aqui leio há pelo menos 3 intervenientes no processo de construção que devem ser sempre completamente independentes, sem qualquer tipo de ligação entre eles: equipa projectista, construtor/empreiteiro e fiscalização.
    Concordam com este comentário: xana, Pedro Barradas, Picareta, bpi123, tiagot, Rodrigo Cruz
  9.  # 78

Colocado por: FDPassaram 4 horas desde que escreveu isto e ainda ninguém ralhou? :)

Tenho andado distraído :-))

Colocado por: amacConsultei uma empresa que faz projecto arquitectura, especialidades, licenças e possui construtor e as diversas especialidades.

Grande asneira.

Colocado por: amacNão sei se desta vez me fiz entender? O processo não costuma ser esse?

Não. Como disse o FD, O projectista, o empreiteiro e a fiscalização, não devem ter qualquer tipo de ligação/relação.

Você contrata um empreiteiro para lhe fazer a obra, e para garantir que a obra é bem feita, você vai contratar o irmão do empreiteiro para fiscal??????

Numa obra existem muitos problemas, e regra geral quando surge um problema o empreiteiro diz que o culpado é o projectista, (o projectista costuma dizer o contrário :-)) se o projectista e o empreiteiro, são a mesma entidade, o problema nem sequer é dado a conhecer ao dono de obra, esconde-se, e só quando já é muito tarde é que se descobre o problema.
  10.  # 79

Colocado por: FDGrande não. Pelo que por aqui leio há pelo menos 3 intervenientes no processo de construção que devem ser sempre completamente independentes, sem qualquer tipo de ligação entre eles: equipa projectista, construtor/empreiteiro e fiscalização.

É uma mera opinião do fórum. Existem muitas pessoas que preferem contratar tudo junto. É uma opção válida, como outra qualquer, com as suas vantagens e desvantagens.
  11.  # 80

Colocado por: danobrega

É uma mera opinião do fórum. Existem muitas pessoas que preferem contratar tudo junto. É uma opção válida, como outra qualquer, com as suas vantagens e desvantagens.

deixa de ser uma opcao quando e contraria a regulamentacao em vigor.
    Concordam com este comentário: Picareta

0.0291 seg. NEW