Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Peço desculpa por abrir um novo tópico mas na informação que estava a ler por aqui tinha dados contraditórios e como tal preferi abrir um tópico para jogar pelo seguro.

    Até à data tinha placa a gás (isqueiro eléctrico) + forno eléctrico ligado na mesma tomada eléctrica, é um circuito independente até ao quadro. Quando isto foi instalado não me preocupei muito com o assunto, pois tinha 20 e poucos anos e ainda pensava que os "profissionais" sabiam todos fazer o seu trabalho e por isso não punha nada em causa.

    Agora que comprei um forno e placa novos (devem chegar amanhã), decidi verificar melhor o que tenho em casa, e apesar de ser um circuito independente (1 tomada directa ao quadro), os cabos usados são normalíssimos, julgo eu serem de 1,5mm.

    O forno que comprei é de 3000 e tal watts, a placa 6000 e tal. Obviamente quero continuar a dormir descansado, como tal peço ajuda aos entendidos.

    Deixo duas fotos que tirei ao quadro eléctrico.
      IMG_1058.jpg
  2.  # 2

    .
      IMG_1059.jpg
  3.  # 3

    ai jesus! é por isso que eu digo que em portugal o atraso de electricidade é nalguns casos enormes!em relação a esse fio de 1.5 fiquei de boca aberta, normalmente tera que por um fio de 4.5 no minimo e directo da placa ate a um disjunctor que sera de um c32 para não estar a ir sempre abaixo!mas bom que venha opiniões de electricistas que eu sou so de fim de semana!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  4.  # 4

    Portanto os 3 cabos de 4,5mm e uma tomada dupla, correcto?
  5.  # 5

    Boa Noite
    O Ideal era ter alimentação separada para o forno e outra alimentação para a placa, com cabo de 4,5 mm2, com os 2 respectivos disjuntores.
    Se tal não for possível só pode ligar um aparelho de cada vez. Quanto à placa só deve ligar, no máximo, dois "focos".

    Almeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  6.  # 6

    E com cabo mais grosso (por exemplo de 6mm) e uma tomada dupla, poderei por exemplo ter o forno ligado e 1 foco da placa ligado?
  7.  # 7

    Afinal o cabo que usaram em todas as tomadas é um pouco mais grosso do que aquele que usaram na "luz". Será que na "luz" tem de 1,5mm e nas tomadas tem de 2,5mm? Não tenho como medir agora, pois ficaria com a casa às escuras... (lol)
  8.  # 8

    Boa Noite
    Não sou electricista, mas penso que um cabo de 6 mm2 suporta +/- 7400 watts com um disjuntor de 32 A. Agora é só fazer contas ao consumo de cada equipamento.
    Atenção que habitualmente não se tem tudo ligado ao mesmo tempo no máximo, o que dá uma certa margem de segurança.
    Atenção à tomada dupla..... o ideal é ligar directo
    O ideal era falar com um profissional.
    Almeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  9.  # 9

    Carissimo dois calhaus:
    a sua instalação electrica e mais concretamente este quadro sobre de um problema fulcral: problema de juntas.
  10.  # 10

    especificando:

    JUNTAS tudo e mandas fora.
  11.  # 11

    agora vamos ao trabalho:
    1º existe trifásico na casa ou só existe monofásico?
    2º existe mais algum quadro lá por casa ou só este?
    3º qual a potencia contratada com a EDP?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  12.  # 12

    Colocado por: two-rokSerá que na "luz" tem de 1,5mm e nas tomadas tem de 2,5mm? Não tenho como medir agora, pois ficaria com a casa às escuras... (lol)

    basta olhar e ver que os fios dos dois primeiros disjuntores são mais finos do que os restantes, logo os dois primeiros são 1,5mm e os restantes 2,5mm com os disjuntores correctos e o respectivo diferencial, como tem tubo isogris é fácil de alterar a instalação para algo mais adequado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  13.  # 13

    Colocado por: ramos1999normalmente tera que por um fio de 4.5 no minimo e directo da placa ate a um disjunctor que sera de um c32

    um fio de 4mm suporta uma corrente MAXIMA de 20A e para 32A tem que ser fio de 6mm ou mesmo 10mm se for para uma distancia elevada.

    PS: as secções normalizadas na CE são 1,5 2,5 4 6 10 16 25 35 50 e por ai acima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealvesCarissimo dois calhaus:
    a sua instalação electrica e mais concretamte este quadro sobre de um problema fulcral: problema dejuntas.


    Estava à nora até ler o seguinte (em baixo)

    Colocado por: jorgealvesespecificando:

    JUNTAS tudo e mandas fora.


    Lol, ai a minha vida... :D

    Colocado por: jorgealves1º existe trifásico na casa ou só existe monofásico?


    monofásico, o que há, é o que mostro nas fotos.

    Colocado por: jorgealves2º existe mais algum quadro lá por casa ou só este?


    apenas este
    existe outro, mas na garagem...

    Colocado por: jorgealves3º qual a potencia contratada com a EDP?


    30A, julgo eu que seja o máximo em instalações domésticas e/ou monofásicos.

    Colocado por: jorgealvesbasta olhar e ver que os fios dos dois primeiros disjuntores são mais finos do que os restantes, logo os dois primeiros são 1,5mm e os restantes 2,5mm com os disjuntores correctos e o respectivo diferencial, como tem tubo isogris é fácil de alterar a instalação para algo mais adequado.


    como não olho para cabos regularmente, ao princípio e um pouco à pressa, pareceram-me do mesmo tamanho, mas depois com mais calma apercebi-me que eram mais grossos.
    fácil ao ponto de unir 3 cabos de 6mm àqueles 3 de 2,5 e puxar para nesse lugar ficarem os 3 de 6mm?

    Colocado por: jorgealvesum fio de 4mm suporta uma corrente MAXIMA de 20A e para 32A tem que ser fio de 6mm ou mesmo 10mm se for para uma distancia elevada.


    está a menos de 10 metros.
    acha que cabem 3 cabos de 6mm naquele tubo?
    coloco uma tomada dupla e fica bom? (dentro do possível, claro)

    Muito obrigado pela grande ajuda que está a dar :)
  15.  # 15

    Colocado por: two-rok30A, julgo eu que seja o máximo em instalações domésticas e/ou monofásicos.

    com esta é que te lixaste,

    o maximo em monofásico é 45A mas levas com a Certiel em cima (por causa do aumento de potencia) e nada disso passa sem uma voltinha á instalação eléctrica e sem substituir os fios de entrada que parecem ser de 4mm, e aqui é que esta o problema.

    soluções: passar 3 fios novos de 4mm(preto, azul e verde\amarelo) e limitar a corrente a 20A, o que me parece que não passa por esses tubos (erfe\isogris 16mm), mas pode-se experimentar ainda que seja não regulamentar,

    ou abrir novo roço e colocar 3 fio de 6mm com disjuntor de 32A,
  16.  # 16

    Colocado por: two-rokcoloco uma tomada dupla

    os fornos e as placas são alimentadas a partir de caixas de derivação com ligadores de aperto mecânico (mola ou parafuso), não podem ser alimentadas a partir de tomadas normais,
  17.  # 17

    Colocado por: jorgealvescom esta é que te lixaste,

    o maximo em monofásico é 45A mas levas com a Certiel em cima (por causa do aumento de potencia) e nada disso passa sem uma voltinha á instalação eléctrica e sem substituir os fios de entrada que parecem ser de 4mm, e aqui é que esta o problema.


    Pois, o pior mesmo seria substituir os fios que vêem da parte que está selada...

    Colocado por: jorgealvessoluções: passar 3 fios novos de 4mm(preto, azul e verde\amarelo) e limitar a corrente a 20A, o que me parece que não passa por esses tubos (erfe\isogris 16mm), mas pode-se experimentar ainda que seja não regulamentar,


    Limitar a 20A seria trocar o disjuntor de 16A por outro de 20A?
    Como sugere que o faça? Já vi fazer isso ligando os fios que estão dentro do tubo a uns novos e pondo fita isoladora para compactar bem o conjunto e no fim sabão, mas nunca com cabos de 4 ou 6. Acha que tenho boas hipóteses de sucesso? É que se fica preso a meio deve ser o cabo dos trabalhos.

    Colocado por: jorgealvesou abrir novo roço e colocar 3 fio de 6mm com disjuntor de 32A,


    O problema é que o quadro está numa parede em que do outro lado é a despensa do vizinho. Só a uns 50cm para o lado esquerdo nesta mesma parede é que do outro lado é a minha dispensa e desde aí até ao forno ficaria oculto, o que seria óptimo, só junto ao quadro é que está o imbróglio... Dava-me jeito a planta disto, mas neste momento não sei dela.

    Colocado por: jorgealvesos fornos e as placas são alimentadas a partir de caixas de derivação com ligadores de aperto mecânico (mola ou parafuso), não podem ser alimentadas a partir de tomadas normais,


    Estamos sempre a aprender :)
    Será mais difícil, mas assim farei, isto se me decidir em fazer isto eu mesmo, caso eu não precise alguma guia para puxar os fios por exemplo. É que não tenho nada do género.
  18.  # 18

    Para além dessa tomada não tem mais nenhuma próxima que possa "roubar" para separar esses dois circuitos?
    Assim conseguiria ter também os 16A actuais para a placa (com mudança dos cabos passaria para aos 20A) e o forno separado noutro circuito.

    Naturalmente que essa tomada não deveria ser comum as todos os outros equipamentos. Mas seria melhor por exemplo juntar o forno num disjuntor exclusivo da máquina de lavar loiça do que partilhado com a placa eléctrica.

    É que 20A a dividir por um forno e placa parece-me muito aquém do necessário.
    O forno, com uns 2000W vai-lhe gastar 8A (Sem grill).
    Restam-lhe 12A para a placa. Isso deverá dar para ter uns 2 bicos ligados. Mas se ligar o terceiro a probabilidade do disjuntor disparar vai ser muito alta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  19.  # 19

    Nunca teremos o forno e 3 bicos ligados.
    Tenho uma tomada perto, mas está por cima da bancada e faz muita falta. E a de MLL apesar de estar longe dava para roubar, mas tenho a MLL lá ligada.
  20.  # 20

    Vou dar-lhe a minha opinião.

    É o que tenho instalado em casa.

    Fio de 6mm de secção, com disjuntor de 32A e ligador cerâmico para a ligação directa da placa e forno ao quadro.

    Se alguém não concordar com esta ligação que diga :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
 
0.0222 seg. NEW