Colocado por: two-rokSerá que na "luz" tem de 1,5mm e nas tomadas tem de 2,5mm? Não tenho como medir agora, pois ficaria com a casa às escuras... (lol)
Colocado por: ramos1999normalmente tera que por um fio de 4.5 no minimo e directo da placa ate a um disjunctor que sera de um c32
Colocado por: jorgealvesCarissimo dois calhaus:
a sua instalação electrica e mais concretamte este quadro sobre de um problema fulcral: problema dejuntas.
Colocado por: jorgealvesespecificando:
JUNTAS tudo e mandas fora.
Colocado por: jorgealves1º existe trifásico na casa ou só existe monofásico?
Colocado por: jorgealves2º existe mais algum quadro lá por casa ou só este?
Colocado por: jorgealves3º qual a potencia contratada com a EDP?
Colocado por: jorgealvesbasta olhar e ver que os fios dos dois primeiros disjuntores são mais finos do que os restantes, logo os dois primeiros são 1,5mm e os restantes 2,5mm com os disjuntores correctos e o respectivo diferencial, como tem tubo isogris é fácil de alterar a instalação para algo mais adequado.
Colocado por: jorgealvesum fio de 4mm suporta uma corrente MAXIMA de 20A e para 32A tem que ser fio de 6mm ou mesmo 10mm se for para uma distancia elevada.
Colocado por: two-rok30A, julgo eu que seja o máximo em instalações domésticas e/ou monofásicos.
Colocado por: two-rokcoloco uma tomada dupla
Colocado por: jorgealvescom esta é que te lixaste,
o maximo em monofásico é 45A mas levas com a Certiel em cima (por causa do aumento de potencia) e nada disso passa sem uma voltinha á instalação eléctrica e sem substituir os fios de entrada que parecem ser de 4mm, e aqui é que esta o problema.
Colocado por: jorgealvessoluções: passar 3 fios novos de 4mm(preto, azul e verde\amarelo) e limitar a corrente a 20A, o que me parece que não passa por esses tubos (erfe\isogris 16mm), mas pode-se experimentar ainda que seja não regulamentar,
Colocado por: jorgealvesou abrir novo roço e colocar 3 fio de 6mm com disjuntor de 32A,
Colocado por: jorgealvesos fornos e as placas são alimentadas a partir de caixas de derivação com ligadores de aperto mecânico (mola ou parafuso), não podem ser alimentadas a partir de tomadas normais,