Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Gostaria de saber se alguem me podera ajudar numa duvida que tenho sobre este tema.

    Possuo uma casa que pertenceu aos meus avós, e que foi construida em 1953, e nessa altura foi entregue uma planta(se é que se podia chamar planta nessa altura), claro está que nessa altura ninguem colocava tudo na planta o que realmente ia ou ja tinha feito.
    Neste momento e derivado a outros assuntos irei necessitar de requerer a licençã de utilização visto ate aos dias de hoje nunca ter sido pedida, alguem me sabe dizer como tudo se processa nestes casos?
  2.  # 2

    Boa Tarde Bruno,

    Depende de municipio para municipio.Mas se existirem alterações face ao apresentado na camara terá que instruir um processo de legalização de habitação.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

    e isso faz se com o quê? um projecto da casa? um levantamento topografico?

    a casa esta exatamente igual porque o restante ja estava feito a quando da construçao da casa propriamente dita.
    • adarq
    • 17 novembro 2012 editado

     # 4

    Sim, mas resta saber se está conforme o desenho apresentado, se bem que é escassa informação. Uma planta...
    terá que apresentar novos projectos, (possivelmente com isenção de alguns)
    O levantamento topográfico é essencial.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  4.  # 5

    pois naquela altura isso bastava, agora terei de fazer um projecto de uma casa velha?
  5.  # 6

    Possivelmente sim,

    Mas seria necessário analisar o caso para dar respostas mais concretas.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 7

    a casa pertencia ao meu avo, e ele diz que no ano em que fez a casa (1953) entregou o que era necessario na altura uma planta da casa, o que poderão querer mais? um levantamento topografico se calhar terei de o fazer, ora projecto..nao sei..
  7.  # 8

    Boa tarde Bruno,

    1º se o que estiver construído for igual, ou pela menos muito semelhante ao que está na tal planta [exterior e estrutura], poderá pedir a emissão da licença.
    2º se houver diferenças terá de submeter um projeto de alterações. [presumindo que as diferenças são licenciáveis].

    Como lhe disse o adarq deverá consultar um atelier para lhe estuadarem a situação.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  8.  # 9

    Nuno, obrigado pela resposta.

    E que so agora soube que necessito da licença de utilização por causa do emprestimo, e falei com o meu avô visto ter sido ele a construir a casa, a parte daquela parte mais alta, e tudo para baixo ja estava construida desde a altura dos pais do meu avô, o restante, ou seja, a parte da frente da casa e fachada foi feita por ele e essa parte foi entregue na camara o que na altura era necessario, ate entao não houve mais alteração nenhuma.
  9.  # 10

    Boa noite,

    compreendo, mas sendo pouco ou muito se a estrutura ou fachada [considerando cobertura] estiverem alterados em relação ao que está licenciado na Câmara, deverá entregar um projeto de alterações.

    Já agora qual é o municipio?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      FD
    • 20 novembro 2012

     # 11

    Será que a casa não foi construída em 1950?
    • Oinq
    • 20 novembro 2012

     # 12

    se fosse anterior a 51 tava safo...
  10.  # 13

    como e de 1953, o processo é mais simplificado, pois ainda não havia pdm.... em algumas camaras basta as plantas do imovel como está na actualidade...

    contacto um gabinete de projectos da sua zona, e depois já verá o que será necessário..
  11.  # 14

    Atenção que fora do aglomerado Urbano, a obrigatoriedade da licença de habitação foi depois de1951.No meu Concelho fora do aglomerado urbano foi a partir de 1963.
    Quando é necessária Licença de Habitação nesses localidades, a Câmara Municipal emite a certidão a dizer que a zona tal estava isenta de licença....
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  12.  # 15

    Sim, a data de obrigatoriedade de licença de construção não é igual em todos os concelhos, informe-se.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  13.  # 16

    Para além de não ser igual em todos os Concelhos, há ainda a questão, de, no mesmo Concelho, ser uma data para a Sede da Freguesia, (no meu Concelho, 1951, e 1963 para o restante). Ou seja, todas as construções fora da periferia, é tido em conta o ano de 1963.
    Os interessados têm que colocar a questão à Câmara do seu Concelho, mas atenção, que quem dá as informações, joga pelo seguro, e a maior parte das vezes, apenas se referem ao anos de 1951... Há que fazer a pergunta com firmeza e dizer ter conhecimento que podem existir duas versões....
 
0.0199 seg. NEW