Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 22 novembro 2012

     # 1

    Boas,
    Na sala temos daqueles candeeiros de pé com aquelas lâmpadas de halogéneo compridas, tipo isto:

    Essas lâmpadas estão tapadas por uma cobertura de vidro que está fixa no candeeiro.

    Ora, estava eu ontem tranquilamente sentado no sofá quando de repente sinto um estrondo mesmo ao meu lado e a lâmpada apaga-se. Começo a sentir cheiro a queimado e sinto inclusive o couro cabeludo a queimar.
    Quando vou a ver tinha sido a lâmpada que explodiu juntamente com a cobertura de vidro que estava a ferver de tal maneira que os pedaços que foram parar em cima do sofá queimaram-no e abriram buracos no tecido do mesmo.

    A única explicação que encontro é a da lâmpada ter aquecido demasiado e rebentado, mas só me pergunto é: porquê agora? De facto já tinha reparado que a intensidade daquela luz era superior às outras, mas nunca houve qualquer problema. Agora devo dizer que tenho algum receio de voltar a utilizar aqueles candeeiros pois isto podia ter sido bastante grave. Não só podia ter resultado num incêndio se eu não tivesse retirado os pedaços maiores de vidro que queimaram e furaram o sofá, como, pior ainda, se eu por acaso estivesse em pé e não sentado podia ter apanhado com esses pedaços na cara ou nos olhos.

    Alguém tem uma explicação?
    • eu
    • 22 novembro 2012

     # 2

    Essas lâmpadas são muito potentes e aquecem imenso: isso que aconteceu é bastante frequente.
    • dato
    • 22 novembro 2012

     # 3

    uma lampada de 50w de halogéneo já queima bem...imagino uma de 500..
    • Gex
    • 22 novembro 2012

     # 4

    Colocado por: euEssas lâmpadas são muito potentes e aquecem imenso: isso que aconteceu é bastante frequente.


    Epá, isso é assustador e extremamente perigoso!!!

    Colocado por: datouma lampada de 50w de halogéneo já queima bem...imagino uma de 500..


    A que tínhamos era exactamente de 500w. Dava uma luz excelente.

    Suponho que haverá esse tipo de lâmpadas em led e que o risco de acontecer uma explosão é inexistente, não...?
    • dato
    • 22 novembro 2012

     # 5

    duvido q encontre uma led a dar a mm luz q essa... só se for um projector..lol e a preços a condizer
  1.  # 6

    e já pensou no consumo dessa lampada? é brutal! eu tinha umas de 100W e já as troquei todas
  2.  # 7

    Uma lâmpada 500W?! Mas consome 500W?!?! My... god...
    • dato
    • 22 novembro 2012

     # 8

    Colocado por: danobregaUma lâmpada 500W?! Mas consome 500W?!?! My... god...


    existem de 1000w..e secalhar até mais
    • eu
    • 22 novembro 2012

     # 9

    Colocado por: danobregaUma lâmpada 500W?! Mas consome 500W?!?! My... god...

    Mas é um dois em um: além de iluminar também serve de aquecedor...
    • Gex
    • 22 novembro 2012

     # 10

    Bem, se calhar a partir de agora vamos começar a sentir uma diferença na conta da luz...
  3.  # 11

    veja é se não tem mais dessas... :)
  4.  # 12

    .. possivelmente a potência máxima para o candeeiro é 300W.. e colocou uma lampada de 500W.
    Concordam com este comentário: Paramonte, jorgealves, ultrahipermega
    • Gex
    • 22 novembro 2012

     # 13

    Colocado por: Pedro Barradas.. possivelmente a potência máxima para o candeeiro é 300W.. e colocou uma lampada de 500W.
    Concordam com este comentário:ultrahipermega


    Olhe que pensando bem, é capaz de ter razão. Vou verificar.
    • Gex
    • 22 novembro 2012

     # 14

    De qualquer forma não deixa de ser uma situação extremamente perigosa e que não me cria qualquer confiança nestas lâmpadas/candeeiros
  5.  # 15

    este tipo de comportamentos para esse tipo de lampadas, normalmente está associada à manipulação da mesma.

    Essas lampadas quando têm dedadas, normalmente vão à vida, pois o "calor" produzido "queima" a gordura existente na dedada, e é este "queimar" desta que gera a "explosão" da mesma. por isso é que a manipulação deste tipo de lampadas têm de ser sempre efectuada com o máximo cuidado possível.

    Normalmente nas "caixas" deste tipo de lampadas vêm uma especie de "aplicador" (um papel dobrado em forma de pinça) que se deverá usar para a aplicar
    Concordam com este comentário: system32
    • adan
    • 22 novembro 2012

     # 16

    Colocado por: dato

    existem de 1000w..e secalhar até mais


    Destas... usamos nos projectores do teatro... e aquecem que fartam... Em palco sente-se bem o calor, e não é do nervoso miudinho... Ainda no sábado a sala estava fria e ligámos uma luz e ensaiámos debaixo dela para aquecer...

    Eu tinha uma dessas num candeeiro na minha antiga casa... também explodiu... e nunca mais as quis...
  6.  # 17

    Em todas as lâmpadas de halógeneo existe o risco de explosão, sendo por isso obrigatório o fabrico de sistemas de iluminação com protecção, para evitar danos.

    Tem três explicações:

    - potência em excesso, como dito anteriormente.

    - lâmpada "Made in China"

    - as duas anteriores à mistura.

    By Wikipédia

    "Realiza-se no interior do bulbo o chamado "ciclo do iodo", ou "ciclo do bromo". O tungstênio evaporado combina-se (em temperaturas abaixo de 1.400°C) com o halogênio adicionado ao gás presente no bulbo. O composto formado (iodeto de tungstênio), fica circulando dentro do bulbo, devido às correntes de convecção aí presentes, até se aproximar novamente do filamento. A alta temperatura aí reinante decompõe o iodeto, e parte do tungstênio se deposita novamente no filamento regenerando-o . O halogêneo liberado começa o ciclo. Temos assim, uma reação cíclica que reconduz o tungstênio evaporado para o filamento. Com isso, o filamento pode trabalhar em temperaturas mais elevadas (aproximadamente 3.200K a 3.400K), obtendo-se maior eficiência luminosa, fluxo luminoso de maior temperatura de cor, ausência de depreciação do fluxo luminoso por enegrecimento do bulbo e dimensões reduzidas.
    As lâmpadas halógenas possuem luz brilhante, que possibilita realçar as cores e objetos com eficiência energética maior do que a das lâmpadas incandescentes comuns. Por serem compactas, as lâmpadas halógenas são utilizadas nas mais diversas luminárias, desde pequenos spots até wallwashers, oferecendo liberdade para a criação de diversos ambientes. Em termos de economia, as lâmpadas halógenas oferecem mais luz com potência menor ou igual a das incandescentes comuns, além de possuírem vida útil mais longa, variando entre 2.000 e 4.000 horas."

    As dedadas influenciam o "ciclo do Iodo" resultando numa vida útil inferior da lampada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: adan
    • eu
    • 22 novembro 2012

     # 18

    Colocado por: AlexMontenegroAs dedadas influenciam o "ciclo do Iodo" resultando numa vida útil inferior da lampada.

    O quê?????
    • adan
    • 22 novembro 2012

     # 19

    Colocado por: AlexMontenegroAs dedadas influenciam o "ciclo do Iodo" resultando numa vida útil inferior da lampada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:adan


    Agora percebi porque o técnico de luz da companhia nunca me deixa mudar as lâmpadas que dão o estouro, e pega sempre com um lenço nas novas... Pensei que era defeito de fabrico do ômem, mas afinal... :):):)
    • adan
    • 22 novembro 2012

     # 20

    Colocado por: eu
    O quê?????


    Deve ser da gordura dos dedos... recoze o vidro. :)
 
0.0183 seg. NEW