Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos!

    Comprei uma moradia nova avaliada pelas finanças em 175000 euros. Pelo que já estive a ler, não vai ter direito a isenção de IMI, porque o valor é superior a 157500 euros.

    Sou obrigado a ir às finanças entregar o pedido à mesma? Ou não preciso fazer nada?

    E existe outro tipo de burocracias a entregar nas finanças?

    Grato, desde já, pela ajuda!
    • Oinq
    • 4 dezembro 2012

     # 2

    se não tem direito, porque há de lá ir pedir?
  2.  # 3

    Colocado por: nunofigComprei uma moradia nova avaliada pelas finanças em 175000 euros. Pelo que já estive a ler, não vai ter direito a isenção de IMI, porque o valor é superior a 157500 euros.

    Sou obrigado a ir às finanças entregar o pedido à mesma? Ou não preciso fazer nada?

    E existe outro tipo de burocracias a entregar nas finanças?

    Grato, desde já, pela ajuda!


    A isenção será concedida pelo chefe do serviço de finanças da área da situação do prédio, por um período de 6 anos, se o valor patrimonial tributário do imóvel não exceder 157 500€, ou de 3 anos, se esse valor exceder os 157 500€ mas não ultrapassar 236 250€, conforme consta da tabela do nº 5 artigo 42º do Estatuto dos Benefícios Fiscais.

    Tem direito a 3 anos de isenção , mas não se esqueça de requerer no prazo de 60 dias.
  3.  # 4

    Tá tudo doido!!!

    Tem isenção de 3 anos, se o vpt for inferior a 125.000€.
    Concordam com este comentário: tostex
  4.  # 5

    Doido não está.
    Estão é a falar de um ano que não é o de 2012, pois a resposta do Madeira refere-se a outros tempos.

    Só se na Madeira há outra lei para isenções do IMI.
  5.  # 6

    Colocado por: PicaretaTá tudo doido!!!

    Posso é estar desatualizado...

    Vi aqui: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/ajuda/DGCI/FAQEntregISIMI.htm#lnkIsenIMI_1_1
  6.  # 7

    Colocado por: A. MadeiraPosso é estar desatualizado...

    É isso, e a culpa nem é sua, também estou farto de ver informações desactualizadas no portal das finanças.
  7.  # 8

    Colocado por: Silver WolfSó se na Madeira há outra lei para isenções do IMI.

    Pois, não sei, Madeira, mas de nome... não de naturalidade.
    Pelos vistos o Portal das Finanças está desatualizado. Coisas do Simplex!
  8.  # 9

    Essa merecia um emailzito para as televisões.

    Aposto que pegavam nisso para chatear o Gaspar.
  9.  # 10

    Mas, não tendo direito, tenho de ir lá entregar o pedido à mesma?

    E há outras formalidades/burocracias?

    Obrigado!
  10.  # 11

    Não. Não tem que fazer nada. Só averbar.
  11.  # 12

    Averbar? O que quer dizer?
  12.  # 13

    "Dizer" à AT que comprou a moradia, e que a partir deste momento é o dono e responsável pelo pagamento dos impostos. ;)
  13.  # 14

    Sim, essa é a parte mais difícil... Essa e a do banco!

    Mas esse "dizer à AT" ficou feito com a escritura, certo? Ou tenho de ir à repartição de finanças apresentar algum papel/cópia da escritura?
  14.  # 15

    Colocado por: Silver Wolf"Dizer" à AT que comprou a moradia, e que a partir deste momento é o dono e responsável pelo pagamento dos impostos. ;)

    Normalmente quem faz as escrituras (notários ou casa pronta) tratam disso. Ninguém lhe falou nisso?
  15.  # 16

    Disseram que iam fazer os "registos"... Deve ser isso!

    Obrigado!
  16.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Normalmente quem faz as escrituras (notários ou casa pronta) tratam disso. Ninguém lhe falou nisso?


    Falou, mas eu só oiço o que me interessa. Sobretudo quando o modo não me agrada.

    Mas também tenho ouvido que muitas vezes a AT não averba as comunicações dos notários (ou das conservatórias no sistema "casa pronta"), pois a informação se "perde pelo caminho".
    Não há nada como ser o próprio a fazer e guardar o comprovativo.
  17.  # 18

    Colocado por: nunofigDisseram que iam fazer os "registos"... Deve ser isso!

    Obrigado!


    Registos é na conservatória.
    Averbar é na AT.

    Se comprou com crédito o banco trata dos registos, é do interesse deles.

    Em relação à AT não custa nada perder meia horita e resolver o assunto.
    Se quiser verificar se já foi feito não custa nada: Vai ao portal das finanças, faz log-in, e verifica o seu património imobiliário.
  18.  # 19

    No meu património no portal das finanças não parece nada. Já fiz a escritura a 12 de Novembro...

    Acho q vou mesmo passar nas finanças. Sabem se se pode tratar disto nas finanças das lojas do cidadão?
  19.  # 20

    Colocado por: nunofigNo meu património no portal das finanças não parece nada. Já fiz a escritura a 12 de Novembro...

    Acho q vou mesmo passar nas finanças. Sabem se se pode tratar disto nas finanças das lojas do cidadão?


    Razão tenho eu para só ouvir o que me interessa ;)

    Pode ir a qualquer repartição de finanças. Leve cópia da escritura, de preferência autenticada.


    E fica uma dica abelhuda, aproveite para mudar a sua morada fiscal para a casa nova.
 
0.0199 seg. NEW