Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

tenho um familiar que morreu em finais de Abril e ainda recebeu a reforma a 10 Maio. A segurança social está a pedir a devolução dessa reforma.
    A minha dúvida é a seguinte: a reforma que se recebe ao dia 10 é desse mês ou do mês anterior ? É que essa reforma foi utilizada para pagar ao lar onde ela estava (mensalidade, medicamentos, fraldas).
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2012

# 2

Cessação

O pagamento da pensão cessa no fim do mês em que se verifica a extinção do respetivo direito por morte do titular da pensão.

http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.02.02
  2.  # 3

Essa informação eu já tinha visto na Seg. Social. É compreensivel que termine a obrigação de pagarem a reforma no final do mês da morte. Mas esse ultimo mês é (foi) pago quando ? No dia 10 desse mês ou no dia 10 do mês seguinte ?
    Ela recebia por transferência bancária portanto não tem nenhum papel que indique qual o período que estão a pagar. Quem recebe por vale postal não tem um papel a indicar que mês estão a pagar ? O anterior ou o que está a decorrer ?
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2012

# 4

Artigo 51.o
    Início da pensão de velhice
    A pensão de velhice é devida a partir da data da apresentação do respectivo requerimento ou daquela que o beneficiário indique para o início da pensão, no caso previsto neste decreto-lei relativamente à apresentação antecipada do requerimento.

http://dre.pt/pdf1s/2007/05/09000/31003116.pdf

Tudo leva a crer que a pensão paga a dia 1 corresponde a esse mês.
  3.  # 5

Colocado por: jolupritenho um familiar que morreu em finais de Abril e ainda recebeu a reforma a 10 Maio. A segurança social está a pedir a devolução dessa reforma.

E com toda a razão!

Colocado por: jolupriA minha dúvida é a seguinte: a reforma que se recebe ao dia 10 é desse mês ou do mês anterior ? É que essa reforma foi utilizada para pagar ao lar onde ela estava (mensalidade, medicamentos, fraldas).

A reforma é referente ao mês em curso. No dia 10 vou receber a reforma do mês de Dezembro.
    Dito isto, tem que devolver.
  4.  # 6

Então os pensionistas têm vantagem sobre os trabalhadores ? Eu recebo o salário depois de ter trabalhado 30 dias. O pensionista recebe ao dia 10 o mês que está a decorrer e que ainda nem a meio vai ?
  5.  # 7

Colocado por: jolupriEntão os pensionistas têm vantagem sobre os trabalhadores ? Eu recebo o salário depois de ter trabalhado 30 dias. O pensionista recebe ao dia 10 o mês que está a decorrer e que ainda nem a meio vai ?

Eu não lhe chamo vantagem, ser ao dia 10 ou dia 30, são sempre 30 dias que tenho que esperar pela dita...
    Eu enquanto trabalhei recebi sempre o ordenado no último dia do mês, mas no Estado recebem por volta do dia 25, e aos reformados, a Segurança Social paga a 10.

0.0122 seg. NEW