Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: PBarataO dinheiro que pedimos não é para pagar ordenados da função pública, é para pagar juros e manter o estado social.

Ordenados e Pensões são a grande parte das despesas.

Colocado por: PBarataExistem tarefas do estado que têm sempre de ser publicas e nunca podem dar lucro...

Isso é a ideologia que lhe martelaram desde que nasceu.
  2.  # 82

Colocado por: danobrega

Ordenados e Pensões são a grande parte das despesas.

Isso é a ideologia que lhe martelaram desde que nasceu.

porra até que enfim ahahahhaha
  3.  # 83

Colocado por: rafaelisidoroporra até que enfim ahahahhaha

Até que enfim o quê? O Rafael está a misturar alhos com bugalhos. :-)
  4.  # 84

Até que enfim o quê? O Rafael está a misturar alhos com bugalhos. :-)

não, disse até que enfim porque pensava que todos pensavam que era impossível privatizar as coisas sem que estas evaporassem ... e porque sei que pelo menos mais uma pessoa vê TV lol
  5.  # 85

Colocado por: rafaelisidorodisse até que enfim porque pensava que todos pensavam que era impossível privatizar as coisas sem que estas evaporassem

Mas repare, o contrário também é verdade, e o Rafael está igualmente martelado por outra ideologia. É perfeitamente possível ter um serviço público "igual" a qualquer privado

No limite até pode ter, por exemplo:
    - Um SNS totalmente público, gerido pelo estado, mas com receitas directas onde cada utilizador paga o que consumir ou
    - Um SNS totalmente privado, gerido por privados, mas onde existe um sistema de pagador único. (exemplo do Canadá).

Agora o facto de ser privado ou público e os moldes em que é criado pode ter vantagens e desvantagens. É uma questão de as discutir. Mas não é tudo mau, nem para um nem para outro.
  6.  # 86

Colocado por: rafaelisidoro
    como é possível pensar assim , se fossemos todos ricos éramos todos pobres ahahaahah se não houvesse distinção chapéu na economia ... então alguém iria trabalhar???? se fosse-mos todos ricos e ia-mos acatar ordens de alguém???? se fossemos todos ricos ... se fosse-mos todos ricos morria-mos de fome ninguém trabalhava no nosso país lol

Este pensamento é assustador. Primeiro porque revela que o rafael pensa que existe uma relação directa entre riqueza e quem dá ordens. Quem dá ordens é rico, quem as acta é pobre. Depois porque acha que isso é mesmo assim e tem que ser assim.

A riqueza de um povo não tem a ver com o sistema político. Está relacionada com a quantidade de produtos e serviços que este consegue produzir, e depois com o processo como os distribui. Se um país conseguir produzir ferraris para todos, todos tem ferraris.
  7.  # 87

Colocado por: danobregaIsso é a ideologia que lhe martelaram desde que nasceu.

Queira explicar como é que o exercito e a policia dão lucro.
  8.  # 88

Colocado por: danobregaA riqueza de um povo não tem a ver com o sistema político.

Pelo contrário, tem tudo a ver com o sistema político.
  9.  # 89

Colocado por: danobregaOrdenados e Pensões são a grande parte das despesas.

Mas isso é porque faz parte do plano dos politicos, meter tudo num saco gigante para baralhar os numeros.... e dizer que a culpa é dos outros (dos funcionarios).

As contas deveriam ser separadas e claras.
  10.  # 90

Colocado por: rafaelisidorose falo no relvas é porque ele é um funcionário do estado pago por mim logo é um funcionário publico como outro qualquer se tem nome diferente ou não para mim é indiferente

Perdoe-me, mas isto é uma enorme confusão de conceitos e pior... quer continuar a ser.
    O Relvas é um politico eleito, não é um funcionário.

Colocado por: rafaelisidoroe porque sei que pelo menos mais uma pessoa vê TV lol

Talvez menos TV ajude mais.
  11.  # 91

Colocado por: rafaelisidoronão, disse até que enfim porque pensava que todos pensavam que era impossível privatizar as coisas sem que estas evaporassem

Voçe quer privatizar, para deixar de pagar nos impostos. Ve na televisão que os politicos roubam isto e aquilo e sao corruptos e roubam os seus impostos.
    Depois confunde politicos, com funcionarios.
    E pensa que por milagre, se for privado, não paga.

Paga sim, e até pode ser que pague mais!

As coisas para existirem têm um preço... é indiferente o patrão ser o Estado ou o Belmiro ou os Chineses, voce vai sempre pagar.
    Ou paga nos impostos, ou paga quando usufruir do serviço.

Veja lá se um dia destes não acorda e dá conta que é como neste pregão...
    http://www.onoticiasdatrofa.pt/nt/index.php?option=com_content&view=article&catid=542%3Aedicao-283&id=6327%3Acriancas-nao-pagam-mas-tambem-nao-andam&Itemid=200509
  12.  # 92

Colocado por: PBarataMas isso é porque faz parte do plano dos politicos, meter tudo num saco gigante para baralhar os numeros.... e dizer que a culpa é dos outros (dos funcionarios).

As contas deveriam ser separadas e claras.

As contas são separadas e claras. De todo o dinheiro que se entrega ao estado de forma coerciva, e sobre os vários nomes, a esmagadora maioria são salários e pensões.

Colocado por: PBarataQueira explicar como é que o exercito e a policia dão lucro.

Não é isso. O erro é assumir que a polícia, por exemplo, não pode ser um serviço privado. Pode, terá as suas vantagens e desvantagens.

Colocado por: J.FernandesPelo contrário, tem tudo a ver com o sistema político.

Tem a ver sempre que o sistema político interferir na capacidade de produção do povo. Dentro do contexto a afirmação é verdadeira, pode ter sistemas políticos totalmente antagónicos e mesmo assim o povo ser rico ou pobre em ambos.
  13.  # 93

Colocado por: PBarataAs coisas para existirem têm um preço... é indiferente o patrão ser o Estado ou o Belmiro ou os Chineses, voce vai sempre pagar.

Não é verdade. Eu só pago se concordar com o preço. Se o serviço for fornecido pelo estado pago sempre por ele, quer consuma quer não. E se o consumo reduzir, o que é que acontece? O resultado está ai, professores com horário zero. Paga-se na mesma o pico do tamanho do serviço. Isto até as costuras rebentarem, claro.
  14.  # 94

Colocado por: danobregacontas são separadas e claras. De todo o dinheiro que se entrega ao estado de forma coerciva, e sobre os vários nomes, a esmagadora maioria são salários e pensões.

Não são, procure na net e veja se consegue separar os numeros. Quantos são e ganham os funcionários públicos e os contratados "em funções publicas"? Uns trabalham 35 horas e têm adse, os outros regem-se pelo código do trabalho geral, mas nos cortes foram todos iguais.
    Nenhuma gestão pode funcionar sem saber os seus próprios numeros e o estado, não sabe.

Colocado por: danobregaNão é isso. O erro é assumir que a polícia, por exemplo, não pode ser um serviço privado. Pode, terá as suas vantagens e desvantagens.

Em que país do mundo é que isto existe? Era o absurdo total. Juizes, policias e militares, nunca poderão ser privados.
  15.  # 95

Não é verdade. Eu só pago se concordar com o preço. Se o serviço for fornecido pelo estado pago sempre por ele, quer consuma quer não. E se o consumo reduzir, o que é que acontece? O resultado está ai, professores com horário zero. Paga-se na mesma o pico do tamanho do serviço. Isto até as costuras rebentarem, claro.

Isto é outro assunto... outra conversa. É a aplicabilidade prática do modelo que se decidir antes.
  16.  # 96

Colocado por: danobrega- Um SNS totalmente privado, gerido por privados, mas onde existe um sistema de pagador único. (exemplo do Canadá).

Já agora adianto.
    Parece-me o melhor sistema, mas a monitorização torna-se muito importante. Para evitar esquemas que defraudem o estado.
  17.  # 97

isso é tudo muito giro lol mas tem os seus desencanto ... possivelmente eu concordo com quase tudo e todas as maneiras de ver as coisas mas com muita sinceridade a minha opinião mantém-se a ser governo privatizava tudo ou então arranjava uma maneira das coisas darem lucro porque como está é insustentavel ... se faço confusão com o relvas que não é funcionário publico mas que é um politico eleito ou coisa parecida para mim é o que menos importa sou eu que lhe pago o ordenado como tal estará sempre na mesma classe e ele está ali para me servir e pelos vistos não serve pra nada ... é a minha opinião, agora com o seu doutoramento de certeza que pode ir comandar a nova Luanda lol mas enfim ... o que se passa é que desde o 25 de Abril quem foi parar ao poder foi sempre com intuito de roubar e ajudar os amigos por isso Portugal é o que é !!!!! infelizmente a entrada de Portugal na U.E. só atenuou esse problema pois Portugal já tinha sido roubado e roubado e roubado e estes senhores não pagaram nada por isso ... é esta a minha desilusão temos vistos os tribunais a não fazerem nada x nada x nada .
  18.  # 98

Colocado por: PBarataPaga sim, e até pode ser que pague mais!

Pode não... PAGA DE CERTEZA.
    O problema é que o Rafael não vê isso e infelizmente mais uns milhões de portugueses que são enganados todos os dias, e que acabam por ter um masoquismo inconsciente... por causa da raiva que têm aos funcionários públicos, que nalguns casos podem ter razão, mas na maioria dos casos é pura inveja... os cantoneiros das Câmaras ganham 480 euros mas como têm a ADS já são uns mamões que upa...upa lá se vai o estado social, o problema é que os cantoneiros não comem comprimidos ao pequeno-almoço.

A história das empresas públicas darem prejuízo... tem muitos lados, lembro-me de um prof universitário há muitos anos a dizer que a maioria das empresas públicas eram mal geridos, mas... sorriu ele de forma contida... ás vezes também as geriam mal de propósito para ser privatizadas.

Rafael você paga:
    Gasolina mais cara... porque a GALP foi privatizada
    Electricidade mais cara... porque a EDP há anos que está a ser privatizada
    Portagens mais caras...porque meteram os privados ao barulhos
    Telefone assim que foi privatizado chegou-se ao ridículo de levantar o auscultador e cair um período, só diminuiu o preço quando apareceram os telemóveis.
    etc

Espere agora pelo preço da:
    Água que há anos que estão a preparar a sua privatização (a única mas que nem por um segundo acredito dar realmente prejuízo)
    Correios
    Portos
    Aeroportos

Agora explique-me como é que um médio/pequeno empresário com um linha de montagem a pagar um balúrdio de electricidade; gás; gasolina; água; portagens; telecomunicações e agora com a venda dos correios, portos e dos aeroportos... vai conseguir exportar de forma competitiva... nem que se metam os salários do tempo da escravatura egípcia.

É que são estes pequenos e médios empresários que empregam cerca de 87% dos trabalhadores em portugal, não são os palhaços do PSI20, que financiam partidos para forçarem privatizações para ficarem com elas, mas que no entanto não pagam impostos em Portugal, nem sequer pagam o raio do IMI e do IMT e até o IRC os bancos pagam menos do qualquer merceeiro. Nós andamos a enriquecer não mais de 20 pessoas.

Se estas empresas dessem MESMO prejuízo ninguém as queria...A TROIKA vá apanhar mas é n...
  19.  # 99

Olhe... Rafael aqui vai mais uma fresca:
    Preço da eletricidade aumenta 2,8% em janeiro
    http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/12/14/preco-da-eletricidade-aumenta-28-em-janeiro

e não adianta poupar porque o ultimo aumento da electricidade teve como justificação a diminuição do consumo de electricidade (?!?!?!? confuso não é?)
  20.  # 100

Sobreiro
    Porque é que só temos uma Galp com controlo absoluto .
    porque é que só temos uma EDP
    porque é que só temos uma pt
    Porque é que só temos uma empresa de portagens
    Porque é que só temos uma companhia das Águas ...
    Porque é que temos um ordenado mínimo tão baixo ...

o que você diz que vai aumentar eu coloco que será uma questão de tempo ( tempo de mudança ) em que tudo irá se encaixar e ficar no sitio certo ora vejamos não fosse assim a Galp se registrar perdas e abrir falência não é bom para eles próprios e com o resto é igual ... as coisas só são comerciáveis até ao ponto de alguém pagar por elas caso contrario não se vende nem se compra !!!!!

por exemplo o caso da eletricidade que deu tem sido sempre assim todos os anos eu nunca vi a electricidade descer de preço ... agora é comprar hélices e colocar no quintal ou abrir outra empresa de luz e cobrar mais barato .

0.0305 seg. NEW