Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações a todos os membros do fórum! Acabei de me inscrever e acho muito interessante este espaço para troca de opiniões e experiências nesta matéria, que tem criado "cabelos brancos" a muita gente. Tenho um terreno com cerca de 700 m2 em Albufeira, numa zona nobre de vivendas e estou a pensar construir uma moradia, com 4 quartos, bons acabamentos e equipamentos, piscina, cave, etc. De certo modo estava esperançado que esta crise que tem levado à destruição de milhares de empresas e postos de trabalho, também baixasse preços de construção. Enganei-me! Não só as casas desvalorizam brutalmente o seu valor todos os anos como a própria construção aumenta devido ao aumento dos impostos, o que se reflecte em grandes aumentos dos materiais base. Já não é uma questão de acabamentos, é mesmo o preço do cimento, ferro e tudo o mais. Acho que vou desistir após um exercício de pensamento, no qual fiz uma simples pergunta a mim próprio: Conseguiria vender a minha casa pelo preço do terreno mais a construção e todas as despesas inerentes...? Acho que não!
  2.  # 2

    Colocado por: MoçdabConseguiria vender a minha casa pelo preço do terreno mais a construção e todas as despesas inerentes...?

    Se construir de acordo com todos os regulamentos e legislação em vigor, a resposta é não.
    Concordam com este comentário: eu, raulschone, Moçdab
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moçdab
  3.  # 3

    Para ter uma resposta o mais acertada possível a essa pergunta, convém baseá-la em números. Eu faria o seguinte:

    1. Fazer uma pesquisa de mercado na zona do seu terreno, saber qual o preço médio por m2 em que estão a ser transaccionadas as moradias similares à que você quer construir, qual o tempo médio que demoram a ser vendidas e a evolução dos últimos 2 ou 3 anos para tentar extrapolar que direcção o mercado irá tomar, nessa zona, nos próximos anos. com estes dados poderá chegar a um valor expectável que poderá realizar com o negócio.

    2. Estimativa de custos de produção. Já tem o preço do terreno, faltam-lhe os outros custos. Recorra aos serviços de um arquitecto que lhe faça uma estimativa do custo dos projectos, das licenças e certificados e, naturalmente, o custo da construção de uma moradia com as especificações médias das moradias suas vizinhas, ou outras especificações que você ou o arquitecto achem mais vendáveis.

    Com estes dados, poderá ter uma base mais concreta para tomar uma decisão, tendo em atenção que o risco será sempre grande, devido à grande imprevisibilidade do mercado imobiliário actual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moçdab
  4.  # 4

    Colocado por: MoçdabConseguiria vender a minha casa pelo preço do terreno mais a construção e todas as despesas inerentes...? Acho que não!


    Tem de reformular a questão:

    " - Conseguiria vender a minha casa pelo preço do terreno mais a construção e todas as despesas inerentes, mais comissão de imobiliária mais IMT? Acho que não!"

    Essa nova parte pode aumentar-lhe o valor de venda na modesta quantia de 12%.


    Mas eu diria que a resposta é simples. Se fizer uma casa nova igual às outras, não vai conseguir competir por causa do preço. Ou se diferencia e oferece algo que não existe no mercado, ou dificilmente consegue vender.
    Concordam com este comentário: Moçdab
  5.  # 5

    Pois é! Já fiz uma pesquisa de mercado pela net. É claro que muitas das moradias que encontrei, embora se assemelhem no tipologia, não terão os mesmos equipamentos e acabamentos. Depois há a questão do estilo arquitetónico.. há com cada gosto! Também é certo que o objetivo não é fazer negócio, mas perder à cabeça qualquer coisa como o valor do terreno só por construir, é de loucos! Só se pode concluir que tirando as remodelações, reparações e alguns que enterram dinheiro vindo não se sabe de onde, a construção civil estará condenada para as próximas décadas. A menos que haja um grande terramoto.
  6.  # 6

    Boa noite,

    se for para rentabilizar o terreno, de facto temd e fazer algo com qualidade e nao me refiro apenas a acabamentos, também de desenho, a boa arquitectura é intemporal, além disso lembre-se que a classe média é que está com mais dificuldades, por isso direccione a casa para o mercado mais alto. Trabalhei algum tempo no Algarve, e um dos problemas do sul é de facto a falta de qualidade de construção e acabamentos, no entanto muitas empresas do norte estão agora a construir no sul.

    Faça algo com pés e cabeça, aposte muito na qualidade do desenho da casa e terá casa para a vida ou de venda mais fácil. Para ser franco no Algarve, para ser diferente, basta ter um bom acabamento.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: cinderela, Moçdab, costaverde111
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moçdab
    • eu
    • 6 dezembro 2012

     # 7

    Colocado por: MoçdabSó se pode concluir que tirando as remodelações, reparações e alguns que enterram dinheiro vindo não se sabe de onde, a construção civil estará condenada para as próximas décadas.

    É que não tenham dúvidas...
    • Gex
    • 6 dezembro 2012

     # 8

    Não se meta nisso!! Vai fazer um projecto que vai estar cheio de erros e vai demorar pelo menos 1 ano a ser aprovado pela câmara. Já para não falar nos custos dos projectos e licenças.
    Depois vai iniciar a construção e vai ficar cheio de cabelos brancos porque vai ter de andar sempre em cima a ver se é tudo cumprido de acordo com o projecto, se os materiais são aqueles que foram acordados, se não lhe assaltam a obra, se não tem de pagar mais por situações de última hora causadas por erros nos projectos, etc, etc.
    Conte com pelo menos mais um ano para ter tudo aprovado.
    Depois de a casa estar aparentemente pronta nota que afinal tem infiltrações por tudo quanto é sítio, que há imperfeições básicas mas que causam grandes chatices, etc Tem que andar atrás do empreiteiro para que ele lhe vá lá corrigir essas situações e reza para que ele não lhe dê uma grande tanga e "invente" uma solução que a médio prazo se vê que serviu para nada.
    Esqueça lá isso. Venda mas é o terreno e compre uma das moradias já construídas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moçdab
  7.  # 9

    Colocado por: MoçdabNão só as casas desvalorizam brutalmente o seu valor todos os anos como a própria construção aumenta devido ao aumento dos impostos


    As casas sempre desvalorizaram. Não faz muito sentido pensar que uma casa velha e usada vale mais do que uma casa nova. Esse tipo de coisas são para o vinho.

    O que valorizou num determinado período foram os terrenos. E valorizaram graças ao estado, que limitou artificialmente a oferta de terrenos urbanizáveis e devido à procura para construir habitações.

    Agora a coisa estagnou devido à recessão e à diminuição da população. A tendência será os preços dos terrenos baixarem. No entanto suspeito que alguns locais vão continuar a subir de preço por estarem em sítios estratégicos.
    • Gex
    • 7 dezembro 2012

     # 10

    Colocado por: TROLHA...contradição!!

    numa é preciso preocupação e na outra já não é preciso??


    Na que já está construída só tem que chegar lá, ver se gosta, se está tudo como espera que estivesse, se os materias são do agrado e voilá. Na construção tem de andar 1 ano em preocupações constantes para verificar se o que colocam na obra é aquilo que é suposto colocarem e mesmo assim até aposto que aí metade das coisas não vão ser aquelas que supostamente deveriam ser.
    • Gex
    • 7 dezembro 2012

     # 11

    Colocado por: TROLHA...e aqueles materiais que não se vê que ficam dentro das paredes??


    É uma lotaria, mas ao menos não perde anos de vida enquanto fiscaliza obra enquanto é construída e depois perde mais uns quantos enquanto tenta resolver os problemas que lá ficaram. Assim só perde os anos de vida a tentar resolver os problemas...
  8.  # 12

    fazer uma casa é como fazer um filho senão for feito por nos não é mesma coisa no resultado final
    Concordam com este comentário: stimpy, Moçdab
  9.  # 13

    Colocado por: sancardosofazer uma casa é como fazer um filho senão for feito por nos não é mesma coisa no resultado final
    Concordam com este comentário:Moçdab

    Ok! Tudo o que foi dito é com conhecimento de causa e eu mesmo antes de passar por um processo desses já partilho da vossa opinião. Não é uma questão de haver dinheiro ou não, nem da qualidade da habitação, nem mesmo se é a casa de sonho que se poderá tornar num pesadelo... A questão é só mesmo esta:
    Faz algum sentido construir mais caro do que se compra já feito?

    Algo não bate certo...!
  10.  # 14

    Gex,

    A verdade é esta, nada nesta vida que nos dá prazer é de fácil alcanço. construir uma casa não é de facto fácil, mas não tão compllicado como pinta, a não ser que todos os intervenientes contratados sejam incapazes, ou seja sejam o mais "rasca".

    A verdade é que construir uma casa feita à medida dos sonhos "e do bolso claro" e ve-la crescer é muito gratificante. ter um filho também não é fácil e ainda assim é do melhor que esta vida tem.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: ferninela
    • Gex
    • 7 dezembro 2012

     # 15

    Colocado por: MoçdabFaz algum sentido construir mais caro do que se compra já feito?


    Depende da qualidade da que se constrói e da que se compra já feita. Claro está que se têm ambas a mesma qualidade, então para mim não faz sentido nenhum.
    • Gex
    • 7 dezembro 2012

     # 16

    Colocado por: doisarquitectosGex,

    A verdade é esta, nada nesta vida que nos dá prazer é de fácil alcanço. construir uma casa não é de facto fácil, mas não tão compllicado como pinta, a não ser que todos os intervenientes contratados sejam incapazes, ou seja sejam o mais "rasca".

    A verdade é que construir uma casa feita à medida dos sonhos "e do bolso claro" e ve-la crescer é muito gratificante. ter um filho também não é fácil e ainda assim é do melhor que esta vida tem.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com


    Nuno, os intervenientes à partida eram todos bons, mas depois surgiram surpresas.

    Ver a casa a crescer é bastante gratificante, mas os problemas e cabelos brancos que se apanham pelo caminho (e mesmo depois) é que já não são nada gratificantes...
  11.  # 17

    fogo lol a resposta á pergunta é simples , todas as casas para serem vendidas tiverem que ser feitas logo ninguém compra nada por preço algum ou seja ... se forem feitas hoje duas casas iguais uma para si e outra para vender mesmo vigiadas por si a que alguém irá comprar será muito mais cara do que a que o Sr ficar ... é a lei da vida ou não se vendia casas .
  12.  # 18

    Gex,

    Tenho pena que tenha tido assim uma experiência tão má, espero que se houver uma próxima oportunidade as coisas lhe corram melhor.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  13.  # 19

    Colocado por: rafaelisidorofogo lol a resposta á pergunta é simples , todas as casas para serem vendidas tiverem que ser feitas logo ninguém compra nada por preço algum ou seja ... se forem feitas hoje duas casas iguais uma para si e outra para vender mesmo vigiadas por si a que alguém irá comprar será muito mais cara do que a que o Sr ficar ... é a lei da vida ou não se vendia casas .

    Ó Rafael, você anda bastante desactualizado....hoje se alguém quiser vender uma casa, tem que a vender por um preço inferior ao que custou. Porque é que acha que os construtores pararam todos de construir para vender?
    Concordam com este comentário: eu, rmssantos
  14.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Ó Rafael, você anda bastante desactualizado....hoje se alguém quiser vender uma casa, tem que a vender por um preço inferior ao que custou. Porque é que acha que os construtores pararam todos de construir para vender?

    não foi isso que eu disse o que eu disse foi precisamente o contrario , não tem nada a ver com desvalorização ... se desvaloriza é para os dois isso é como uma bola de neve tudo o que se compra em Portugal está a descer de preço ... logo quem construir agora também vai construir mais barato é inevitável ...
 
0.0269 seg. NEW