Iniciar sessão ou registar-se
    • Láu9
    • 7 dezembro 2012 editado

# 1

Olá a todos! ;)
    Sou nova aqui no fórum e já andei a ver se encontrava resposta para a minha questão mas não encontrei.
    Eu tenho 20 anos e o meu namorado tem 21. Ao todo ganhamos 1500€ por mês e estamos a viver em casa dos nossos pais, portanto tudo o que ganhamos, guardamos. A minha questão é esta: é possível construir a casa sem pedirmos empréstimo e recorrendo à ajuda de familiares para a fazermos? Mesmo que seja para demorar 6 ou 7 anos, será que dá com os nossos ordenados para comprar material, conseguir as licenças todas e pagar o projecto? Já nem conto com mobílias e jardinagem. Estou a falar só mesmo da casa em si. É que não vamos gastar nada em mão-de-obra e o terreno vai ser oferecido pela avó dele. Que me dizem?
    Desde já obrigado. :)
  1.  # 2

Boa tarde, digo-lhe isto:

Poder.. até pode, mas não dentro da legalidade, já que tem de contratar um Empreiteiro geral de construção civil.

Os 5, 6 ou até 7 anos de licença de construção... dependendo da Câmara municipal, poderão aceitar ou não. atenção aos eventuais custos "astronómicos " deste ponto.

Importante será planear a vossa casa, com um bom projecto e devidamente racionalizado. (quanto menos área - útil - menor o investimento).

Convém que o terreno que o vosso avô vai doar.. permita realizar a operação urbanistica.. senão mais uma vez têm o "caldo entornado".
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Láu9
  2.  # 3

Teoricamente dá.... e se tiverem ajuda então mais ano menos ano... conseguem construir.

se pouparem 1000 euros por mês, ai fim de 5 anos tem 60.000€... se for só para material isto chega para uma casinha jeitosa.

cumps
  3.  # 4

pode fazer sim senhora,que eu tambem fiz tendo a minha demorado 5 anos e ja esta tudo normal so tive que pagar mais 750 euros no final da obra por ter demorado mais 3 anos que o autorizado ou seja 250 euros por ano de multa !a diferença é que sera sempre precissos juntar uns 25000 euros para começar e depois apartir de ai pode ir com mais calma!
  4.  # 5

Sr. Pedro Barradas, desde já muito obrigado.
    Quanto à contratação, será que há maneira de contornar isso? Por exemplo, tanto eu como o meu namorado temos famílias de construtores civis. Poderíamos optar por "contratar" alguém da nossa família, certo?
    Quanto à Câmara Municipal, sendo que há maneira de termos uma cunha, provavelmente aceitam mas temos de ver bem isso.
    Quanto ao terreno, é possível construir lá. Já houve planos de a avó construir lá uma vivenda mas depois quando nós dissemos que andávamos à procura de um terreno, ela disse logo que aquele ficávamos nós com ele.

Sr. Costa333, pois é, é mesmo esse o plano para ver se não nos metemos em créditos que muitas vezes só trazem chatisses.

Sr. ramos1999, os 25000 nós já temos, só falta mesmo é saber os custos do início ao certo para depois não ficarmos de mãos a abanar!

Muito obrigado a todos!!
  5.  # 6

olá laú99,

Primeiro pensar sempre positivo.
    A minha situação foi e é a mesma que a tua.
    Tenho 23 anos e sempre fui poupadinho...ehh..
    com 14 anos trabalhava nas ferias de verão, natal, sábados e feriados para o patrão do meu pai (trolha), chegava material e fazia massa etc...
    Com 17 anos comecei a trabalhar nas ferias de verão numa multi nacional como operário não especializado, mas por uma empresa de trabalho temporário geserfor.
    Entretanto fiz 18 anos, esta multi nacional do ramo de embalagens metálicas ligou-me a propor trabalho em regime de turnos de 12 horas, ou seja, trabalhava um dia por semana 12 horas e ao fim de semana 12 horas.
    Eu fui e aceitei, então estudava e trabalhava. Esse dia da semana era á quarta feira pois saia da escola ás 13:30 e pegava ás 14:00 (comia umas sandes pelo caminho). Fazia cerca de 18km (de carro claro).
    Então pegava ás 14 e saia ás 2 da manha para as 7 tar levantado para a escola.
    Entretanto este emprego durou quase 1 ano baixou as encomendas.
    Acabei o curso fiz estagio e no ultimo dia ligaram-me novamente se cria vir trabalhar.
    Eu aceitei, não era na minha área mas já se falava de crise. Enquanto não arranja-se ficava por aqui.
    entretanto passaram-me a funcionária da firma porque ate aqui era da geserfor. Andei nas linhas de montagem, até que surgiu oportunidade de ir para o laboratório de qualidade.
    E até hoje estou aqui.
    Isto tudo só para te dizer que é possível.
    Sempre guardei quase todo o dinheiro que ganhei. Não tinha grandes despesas nem tinha as saídas á noite como a maioria do pessoal.
    No ano passado comprei um lote de 1600m2 tinha o dinheiro todo e ainda sobrou algum (pouco mas sobrou).
    Juntei mais algum até agora, fiz projecto apresentei na câmara está aprovado.
    Vou começar a construir ando no pedido de orçamentos de pedreiro ( Não tenho o dinheiro todo que eles pedem mas já tenho para mais de metade), vou construir até ás possibilidades que tenho depois paro e arranco quando tiver as baterias carregadas.
    A Nível de trolharia o meu pai faz, uma enorme ajuda.
    E também não penso pedir empréstimo
    1º paga-se muitos juros
    2º hoje em dia e preciso bons fiadores com dinheiro
    3º hoje podemos estar bem e amanha cair e quem paga a prestação? Lá se vai tudo
    4º Acho que da mais gosto em trabalhar para alcançar o grande objectivo (o meu)

Outra coisa também sou casado e tenho um filho, a minha esposa anda sempre em contratos e mais contratos. Para conseguir o que queremos temos de abdicar de outras. (passear tantas vezes, ir ao restaurante, etc)
    Em vez de isso vamos lá para uma quinta que me foi dada pelos meus bisavós trabalhar a terra e criar algum gado.

Mas tudo e possivel quando se quer e tem vontade pode não ser num ano mas talvez seja em 10.

Quero ver daqui a algum tempo dizeres que deste o 1º passo. Força!
    Concordam com este comentário: carlosj39, Tavares Miguel, luci
  6.  # 7

Láu9, se só vai usufruir da casa daqui a 7 anos, qual é a vantagem de ir construindo?

Vai poupando e todos os anos tornam a fazer contas e a reprogramar o que fazer. Quando tiverem suficiente, avançam.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, bel99
  7.  # 8

Colocado por: marcio23olá laú99,

Primeiro pensar sempre positivo.
    A minha situação foi e é a mesma que a tua.
    Tenho 23 anos e sempre fui poupadinho...ehh..
    com 14 anos trabalhava nas ferias de verão, natal, sábados e feriados para o patrão do meu pai (trolha), chegava material e fazia massa etc...
    Com 17 anos comecei a trabalhar nas ferias de verão numa multi nacional como operário não especializado, mas por uma empresa de trabalho temporário geserfor.
    Entretanto fiz 18 anos, esta multi nacional do ramo de embalagens metálicas ligou-me a propor trabalho em regime de turnos de 12 horas, ou seja, trabalhava um dia por semana 12 horas e ao fim de semana 12 horas.
    Eu fui e aceitei, então estudava e trabalhava. Esse dia da semana era á quarta feira pois saia da escola ás 13:30 e pegava ás 14:00 (comia umas sandes pelo caminho). Fazia cerca de 18km (de carro claro).
    Então pegava ás 14 e saia ás 2 da manha para as 7 tar levantado para a escola.
    Entretanto este emprego durou quase 1 ano baixou as encomendas.
    Acabei o curso fiz estagio e no ultimo dia ligaram-me novamente se cria vir trabalhar.
    Eu aceitei, não era na minha área mas já se falava de crise. Enquanto não arranja-se ficava por aqui.
    entretanto passaram-me a funcionária da firma porque ate aqui era da geserfor. Andei nas linhas de montagem, até que surgiu oportunidade de ir para o laboratório de qualidade.
    E até hoje estou aqui.
    Isto tudo só para te dizer que é possível.
    Sempre guardei quase todo o dinheiro que ganhei. Não tinha grandes despesas nem tinha as saídas á noite como a maioria do pessoal.
    No ano passado comprei um lote de 1600m2 tinha o dinheiro todo e ainda sobrou algum (pouco mas sobrou).
    Juntei mais algum até agora, fiz projecto apresentei na câmara está aprovado.
    Vou começar a construir ando no pedido de orçamentos de pedreiro ( Não tenho o dinheiro todo que eles pedem mas já tenho para mais de metade), vou construir até ás possibilidades que tenho depois paro e arranco quando tiver as baterias carregadas.
    A Nível de trolharia o meu pai faz, uma enorme ajuda.
    E também não penso pedir empréstimo
    1º paga-se muitos juros
    2º hoje em dia e preciso bons fiadores com dinheiro
    3º hoje podemos estar bem e amanha cair e quem paga a prestação? Lá se vai tudo
    4º Acho que da mais gosto em trabalhar para alcançar o grande objectivo (o meu)

Outra coisa também sou casado e tenho um filho, a minha esposa anda sempre em contratos e mais contratos. Para conseguir o que queremos temos de abdicar de outras. (passear tantas vezes, ir ao restaurante, etc)
    Em vez de isso vamos lá para uma quinta que me foi dada pelos meus bisavós trabalhar a terra e criar algum gado.

Mas tudo e possivel quando se quer e tem vontade pode não ser num ano mas talvez seja em 10.

Quero ver daqui a algum tempo dizeres que deste o 1º passo. Força!

Boa Marcio, gostei da tua força e persistência.... por momento revi-me nas tuas palavras
  8.  # 9

boas
    fazem as contas ao contrario.
    teem de fazer o seguinte; quanto vale ir para a casa nova e usufruir de tudo o que ela possa ter.
    vale os juros ou não?
    para mim vale e especialmente para os meus filhos.
    abraço
  9.  # 10

Colocado por: antonio almeidaboas
    fazem as contas ao contrario.
    teem de fazer o seguinte; quanto vale ir para a casa nova e usufruir de tudo o que ela possa ter.
    vale os juros ou não?
    para mim vale e especialmente para os meus filhos.
    abraço

o problema da sociedade hoje em dia é que querem tudo rápido sem pensarem nas consequencias!para mim não há nada como ter casinha paga mesmo que haja um tempo de espera!sabe mesmo bem ,ainda mais com esta crise quem lhe garante que terá emprego daqui a 20 anos ou mais?alem do mais faz um credito e mais de metade do que paga são juros ou seja anda a pagar para encher os bolsos aos bancos e depois apanham um imprevisto ao fim de 14 anos de pagamento e rua?
    eu ao menos so sei que não pago juros a ninguém e a casa é minha e com esse dinheiro da para por um electrodomestico novo em casa por mês, só sei que conheço quem tenha comprado casa nova com chave na mão na mesma altura que comecei a construir tendo eu acabado a 6 meses e neste momento vejo essa pessoa a rasca com o credito da casa e sem poder pagar penso que ela já gozou no inicio porque agora vem a dor de cabeça e eu vou começar a gozar sem nunca ter que vir a ter a preocupação dela!Que bom que é dormir descansado!
    Concordam com este comentário: jorgand, einstone, luci, tremoco
  10.  # 11

Colocado por: danobregaLáu9, se só vai usufruir da casa daqui a 7 anos, qual é a vantagem de ir construindo?

Vai poupando e todos os anos tornam a fazer contas e a reprogramar o que fazer. Quando tiverem suficiente, avançam.

mas assim nunca mais saem de casa dos pais

o que tou a pojectar para mim é viver começo numa casa de 60 m2( como viviam os nossos avos) dentro das possibilidades, pois 2 pessoas não precisa logo de um t3, ter um projecto da casa pronto para no futuro puder ser aumentado sem problemas.
    Concordam com este comentário: tiagot
  11.  # 12

Colocado por: sancardoso

mas assim nunca mais saem de casa dos pais
    .

bom tenho uma boa resposta para si!já viu quantas pessoas viviam em casa dos pais a 5 anos,compraram casa e neste momento como não conseguem pagar nem vender tornam a voltar a casa dos pais ou então emigram!?se tivéssemos a certeza do futuro talvez se pudesse fazer um credito,mas quem diz que Portugal não vai afundar ainda mais e que a pessoa em questão se encontrara no desemprego?eu tinha 25000 euros na altura que comecei a construir,faça como eu fiz!
    uma casa rés de chão com 2 quartos em baixo uma sala, cozinha e 2 wc,e com possibilidade de fazer uma sala.um quarto e WC(ou o que achar necessario) na parte de cima que será feito mais tarde por si com calma!
    • dato
    • 8 dezembro 2012

# 13

Colocado por: ramos1999
    bom tenho uma boa resposta para si!já viu quantas pessoas viviam em casa dos pais a 5 anos,compraram casa e neste momento como não conseguem pagar nem vender tornam a voltar a casa dos pais ou então emigram!?se tivéssemos a certeza do futuro talvez se pudesse fazer um credito,mas quem diz que Portugal não vai afundar ainda mais e que a pessoa em questão se encontrara no desemprego?eu tinha 25000 euros na altura que comecei a construir,faça como eu fiz!
    uma casa rés de chão com 2 quartos em baixo uma sala, cozinha e 2 wc,e com possibilidade de fazer uma sala.um quarto e WC(ou o que achar necessario) na parte de cima que será feito mais tarde por si com calma!

ao fazer da sua maneira fica sempre mais caro, visto ter q impermeabilizar a lage do 1 piso, caso contrário chove dentro de casa..como fez?
  12.  # 14

Boas!

Colocado por: Láu9Olá a todos! ;)
    Sou nova aqui no fórum e já andei a ver se encontrava resposta para a minha questão mas não encontrei.
    Eu tenho 20 anos e o meu namorado tem 21. Ao todo ganhamos 1500€ por mês e estamos a viver em casa dos nossos pais, portanto tudo o que ganhamos, guardamos. A minha questão é esta: é possível construir a casa sem pedirmos empréstimo e recorrendo à ajuda de familiares para a fazermos? Mesmo que seja para demorar 6 ou 7 anos, será que dá com os nossos ordenados para comprar material, conseguir as licenças todas e pagar o projecto? Já nem conto com mobílias e jardinagem. Estou a falar só mesmo da casa em si. É que não vamos gastar nada em mão-de-obra e o terreno vai ser oferecido pela avó dele. Que me dizem?
    Desde já obrigado. :)

Na minha opinião, sim é possível! O mesmo aconteceu comigo, e posso garantir-lhe, que sabe tão bem não ser chulado por ninguém! Ainda por mais, se têm a possibilidade de recorrer a um empreiteiro familiar, este pode pedir um prazo mais alargado para a conclusão de obras, no mínimo três anos, e o tempo restante assumem a coima que ainda assim é de longe preferível que pagar juros "astronómicos"! ;)

Por outro lado, o entusiasmo com que se abraça, este ou outro qualquer projecto, é fundamental para que qualquer ser se sinta bem consigo próprio, aumentando assim a sua auto-estima, que é fundamental para que a vida do comum dos mortais faça mais sentido. É de salutar de facto, e a julgar pelas vossas idades, que a prudência e responsabilidade imperam nas vossas tomadas de decisão, e ao ser assim, tudo vai correr bem!

Quando vemos ao nosso redor, pessoas de faixa etária superiores à vossa, sucumbindo tristemente derivado a sua irresponsabilidade, e, onde sonho passou a pesadelo em muitos casos, não tenho qualquer duvida, que situações como esta aqui exposta pela Láu9, são de apoiar sem pestanejar!

Boa sorte!

Cumpts
    Concordam com este comentário: dato
  13.  # 15

Depende da coima.. tem Câmaras em que o prolongamento da licença.. é de 500 ou 1000€/mês !!!
  14.  # 16

Colocado por: Láu9Eu tenho 20 anos e o meu namorado tem 21.

Colocado por: sancardosomas assim nunca mais saem de casa dos pais

Parece-me que podem esperar, não é nenhuma sangria desatada. Se saírem de casa aos 30 anos, ninguém morre por causa disso, e saem com pernas para andar (i.e., a casa paga e pronta).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, bel99
  15.  # 17

Boas!

Colocado por: Pedro BarradasDepende da coima.. tem Câmaras em que o prolongamento da licença.. é de 500 ou 1000€/mês !!!

Bem, se assim for, o caso muda de figura, espero que não seja o caso! Não conheço a realidade de todas as câmaras, mas tenho algumas duvidas, se esta situação será bem assim. E, ao ser verdade, com a actual crise do País, há muita boa gente com as obras paradas, porque simplesmente não têm dinheiro para continuar, quanto mais para pagar valores desmesurados.

Actualmente o I.N.E., esta a elaborar um estudo conjuntamente com as câmaras, para apurar quantas obras estão nesta situação. Pessoalmente, tenho um pressentimento que os resultados não vão ser nada animadores, e as câmaras municipais, vão ter que se adaptar às novas circunstancias. Em ultima analise, é preferível que as câmaras facilitem neste processo, ou seja, na conclusão das obras com prazos mais dilatados, para depois, chularem em força no IMI... ;)

Cumpts
  16.  # 18

Colocado por: dato

ao fazer da sua maneira fica sempre mais caro, visto ter q impermeabilizar a lage do 1 piso, caso contrário chove dentro de casa..como fez?
    não me expliquei bem!quero eu dizer deixar a parte de acabamentos da parte de cima para mais tarde!envio junto uma foto em que a casa esta pronta em tudo menos a parte de cima!tendo eu mais ou menos 65 metros quadrados
    Concordam com este comentário: jorgand
      DSCN0259.JPG
  17.  # 19

estou de acordo contigo ramos. tenho a minha para começar tenho projeto aprovado terreno limpo
    mas como nao quero dar de comer a esses chulos vou construir ao poucos .
    pedi este ano uma prolongação para levantar a liçença e assim poder juntar mais uns eu ritos .
    na minha camera se pode pedir licença para construir da seguinte forma
    1--se pode pedir para 48 meses
    2-- + 24 mes
    3--+ 12meses
    4---+6 meses
    e so depois e q sao licenças especiais e sao muito mais caras
    cumps
  18.  # 20

Não querendo ser desmancha prazeres, e seguindo um pouco o que o P.Barradas já comentou atrás, veja-se o seguinte :

1 - Paguei 4000 € por 1 ano de licença de construção;

2 - Se pedisse 3 anos, ia-me sair à volta de 8000 €;

3 - Se por acaso tivesse de pedir uma 1 ª porrogação por metade do tempo inicial de 3 anos, ou seja, 1,5 anos, teria de pagar cerca de 600€ por cada mes adicional, ou seja 600€ * 18 meses, o que me ia sair em mais cerca de 10.800 €.

4 - Se por acaso estes 4,5 anos de licença ainda não chegassem, e precisasse de mais 1,5 anos até prefazer 6 anos (porque não me permitem mais, dado que o maximo que se pode pedir é metade do tempo inicial), teria de pedir uma segunda porrogaçao, que me ia custar 1000 € por cada mes a mais, ou seja, mais 1000€ x 18 meses, totalizando esta segunda porrogação em cerca de 18.000 €.

5 - Assim com jeitinho, tinha torrado 8000 € + 10.800 € + 18.000 € em licenças durante os 6 anos, ou seja um total de 36.800 €.

É caso para dizer, fiquem lá com tudo que não vale a pena ...
    Parece-me que compensa mais o juro de um emprestimozinho do que engordar malucos ... chatices ... Enfim ...
    Concordam com este comentário: nel.edgar

0.0227 seg. NEW