Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá amigos
    Acompanho o forum há imenso tempo, mas só agora coloco aqui o meu primeiro post.
    E logo com uma dúvida:
    Tenho um projecto aprovado e pretendo iniciar a construção em breve. A solução adoptada para a estrutura foi Tijolo Térmico Preceram de 29cm + ETICS com EPS de 4 cm.
    Entretanto o empreiteiro que ficará responsável pela construção sugeriu-me a alteração de tijolo térmico para bloco térmico de 25cm + ETICS com EPS de 8cm, mantendo assim a estrutura de 33cm.
    Vou agora colocar a questão ao engº. responsável, mas gostaria também de conhecer asv/ opiniões...
    Do lado do empreiteiro ele não nega que a alteração se deve à rentabilidade de mão de obra que retira do bloco ao invés do tijolo, e refere que não fico pior servido em termos térmicos, mas...
    Sei que a solução adoptada confere um U=0,39 (quem o atesta é a Preceram - não sei se será verídico). Quanto à alternativa não sei qual o coeficiente.
    Que vos parece tudo isto?
    Agradeço desde já as v/ opiniões
  2.  # 2

Qual a espessura dos pilares?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casasonho
  3.  # 3

...A solução apresentada pelo empreiterio será mais barata e terá melhor comportamento térmico.
  4.  # 4

Boa pergunta j cardoso
    Não sei...Poderá ser 24cm? Vejo essa espessura em alguns desenhos da estabilidade...
  5.  # 5

Colocado por: Picachu007Vejo essa espessura em alguns desenhos da estabilidade...

Procure no quadro de pilares. 24 não deve ser.
  6.  # 6

Podia ser Picareta, se fosse usar o Tijolo Térmico Preceram de 24
  7.  # 7

A espessura é de 29 cm também.

Caro Pedro, pode fundamentar um pouco mais a sua opinião se não se importa?

Obrigado
  8.  # 8

A espessura é de 29 cm também.

Nesse caso terá de pensar nas implicações de ter os pilares com 29 cm e a parede em blocos de 25.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  9.  # 9

Se a espessura fosse 24cm dos pilares, passar para o bloco de 25cm seria relativamente fácil, certo? bastaria corrigir a espessura dos pilares para 25cm...
    Ou não é tão linear quanto isso?
    Obrigado
  10.  # 10

Colocado por: Picachu007A espessura é de 29 cm também.

Caro Pedro, pode fundamentar um pouco mais a sua opinião se não se importa?

Obrigado

Qual? o preço ou o desempenho térmico?

PS: tem de perguntar ao coordenador de projecto da viabilidade e consequências destas alterações que pretende. se a estrutura apresenta lagura de vigas e pilares da envolvente com 29cm... é melhor ver se quer mesmo alterar a composição da parede exterior.
  11.  # 11

O preço aqui já não é relevante (para mim não, poderá ser para o empreiteiro)
    Toda a temática da minha questão vai para o desempenho térmico...
    Acham uma boa solução o TT 29cm + EPS 4cm? Ou encontramos melhores alternativas para essa espessura de parede (33cm)...obviamente teremos de ver as implicações em termos de estabilidade e a viabilidade dessas modificações.
    Aguardo ainda a resposta do responsável técnico do projecto...
    Mas em termos de comportamento térmico... O que acham?
  12.  # 12

Colocado por: j cardosoPodia ser Picareta, se fosse usar o Tijolo Térmico Preceram de 24

Poder podia, mas eu sempre vi as secções dos pilares serem múltiplos de 5, e as cofragens que conheço só fazem múltiplos de 5, se calhar ando desactualizado.
  13.  # 13

Em termos de comportamento térmico a solução proposta pelo empreiteiro tem melhor desempenho, mas isso pode ser relativo, 20 cm de isolante ainda teria melhor desempenho, mas não me parece lógico. A mudança que o empreiteiro propõe tem outras consequências:

Ou fica com os pilares e vigas salientes das paredes, o que não é agradável, ou manda refazer o projecto de estabilidade para que os pilares e vigas também tenham 25 cm de espessura. A 1ª figura representa a solução do projecto, a 2ª representa a solução proposta pelo empreiteiro
  14.  # 14

.. Sabe, normalmente temos a estrutura a andar com 25cm de largura... assim com 29... mantenha a solução de projecto. pois imagine que mete BT30 (bloco termico pro-etics)+4EPS, terá um desempenho inferior que com o PRECERAM 29 + 4EPS com o agravante de umentar a espessura em 1cm.
    O BT 25, não convem pois haverá ressaltos na estrutra pelo interior... ou então terá de encher.~
    EDIT: estamos de acordo aqui, J... ;)
    Concordam com este comentário: j cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picachu007
  15.  # 15

se for pacifica a alteração da estrutura para 25, eu optaria por Bloco de 25 + 8 de Isolamento
  16.  # 16

Obrigado Pedro
    Se os pilares fossem de 24cm já seria mais viável a solução sugerida?
    De todas as formas sabe qual o U de BT30+4EPS? e o de BT25+8EPS?
    É que só estou a ponderar equacionar qualquer alteração se o U for menor que 0,39 (que é supostamente aquele do TT29+4EPS).
    Eu devo acrescentar (já devem ter percebido como é lógico) que percebo tanto de construção como de tricot...mas estamos aqui para aprender uns com os outros...
  17.  # 17

BT25+8EPS fica com U= 0.31
    considerando bloco termicoproetic Artebel com 25
  18.  # 18

com bloco de 30+4EPS fica com U= 0.47
  19.  # 19

...Não tenho aqui meios para fazer as contas ( que amavelmente o Fernando Ferreira disponibilizou), mas a "olhometro" e consultando as fichas técnicas era o que me parecia. E confirma-se ;)
  20.  # 20

Obrigado Fernando, obrigado Pedro

Ajudem-me lá por favor a obter essas contas... como as fazem?

Então devo concluir que, desde que seja comportável do ponto de vista estrutural, será preferível o BT25+8EPS do que o TT29+4EPS, visto obter um U menor, certo?

O engº. responsável foi de fim-de-semana...agora só me deve responder lá para 2ª. ou 3ª. feira

0.0214 seg. NEW