Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      jccp
    • 13 dezembro 2012

# 21

sabe porque é que não tem os documentos?
    porque os documentos estão na posse de uma financeira e não lhos entregam enquanto o crédito dessa viatura não for pago,crédito esse que de certeza foi feito em nome do antigo dono quando comprou a viatura.
    Normalmente o que acontece é que os stands em vez de liquidarem o crédito anterior continuam a pagar as prestações em nome do antigo dono para não desembolsarem o valor total da liquidação do crédito,confuso?se quiser eu explico melhor.
    Concordam com este comentário: saunde, nunom74
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunom74
  1.  # 22

JCCP sim gostaria se possível que me desse uma explicação em relação a isso, porque sinceramente nem tinha pensado nessa possibilidade. Mais uma vez obrigado
    •  
      jccp
    • 13 dezembro 2012

# 23

atenção que isto é uma situação hipotética mas é bastante comum nestes casos.

O antigo dono trocou o carro aí no stand antes dele estar todo pago há financeira onde efectuou o crédito.

A responsabilidade da liquidação do crédito à financeira passa a ser do stand.

O stand não está para desembolsar o valor da liquidação do crédito (até porque não sabe quando o irá vender) e vai pagando as prestações à financeira em nome do antigo dono como se nunca tivesse havido qualquer transação.
    Enquanto o stand não pagar a liquidação do crédito,a financeira nâo liberta a extinção de reserva( modelo 6),sem a qual o carro não pode mudar de proprietário.
    Só estou a ver uma explicação para o stand passado um ano não resolver a situação....dificuldades financeiras!!

Atenção que quaisqueres penhoras sobre o antigo dono recairão sobre a viatura e vocêestá arriscado a ficar sem ela porque ainda está em nome dele.

Se fosse a si fazia uns telefonemas para as financeiras(apoio ao cliente ) e perguntava se existia algum crédito sobre essa vaitura.
    Comece pela Credibom.Tem que ser persuasivo para lhe darem esta informação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunom74
    •  
      jccp
    • 13 dezembro 2012

# 24

peça ao stand para lhe mostrar o DUA e veja se lá consta alguma reserva de propriedade e a favor de quem,se tiver reserva de propriedade a favor de alguém ou de alguma financeira pergunte-lhes pela extinção de reserva (modelo 6)que é o comprovativo em como o crédito está totalmente pago...o que eu duvido.
  2.  # 25

Colocado por: jccpSe fosse a si fazia uns telefonemas para as financeiras(apoio ao cliente ) e perguntava se existia algum crédito sobre essa vaitura.
    Comece pela Credibom.Tem que ser persuasivo para lhe darem esta informação.

O 1.º passo é mesmo consultar a certidão permanente do automóvel, se tiver uma reserva aparece logo o nome da instituição financeira, se existem penhoras, etc.. O resto do seu comentário está integralmente correcto.
    •  
      jccp
    • 13 dezembro 2012

# 26

Colocado por: Erga OmnesO 1.º passo é mesmo consultar a certidão permanente do automóvel, se tiver uma reserva aparece logo o nome da instituição financeira, se existem penhoras, etc.. O resto do seu comentário está integralmente correcto.

correto.
    Mas existir a palavra penhora não quer dizer que a mesma não tenha já sido resolvida embora a palavra penhora continue a constar do cadastro da viatura.

Vou tentar explicar de outra maneira.
    um colega comprou uma viatura e andou 2 anos com ela em nome do antigo proprietário.
    Entretanto o antigo proprietário foi penhorado pelo tribunal.
    O tribunal penhorou-lhe andares viaturas etc, "escolheu" os que lhes davam mais garantias e "deixou cair" a dita viatura que já era do meu colega há mais de dois anos.
    Agora para "tirar" de lá a palavra penhora tem que pagar 60€ sob pena de não poder vender a viatura se o futuro comprador fizer uma busca à conservatória.....caricato não é?mas do mal o menos porque se o tribunal tivesse optado por penhorar realmente a viatura ao invés dos outros bens o meu colega ficava sem ela
    .E ele só descobriu isto passados três anos de a ter adquirido quando finalmente se resolveu a passá-la para seu nome.
    ainda há gajos com sorte;)
  3.  # 27

Colocado por: jccpMas existir a palavra penhora não quer dizer que a mesma não tenha já sido resolvida

Sim acaba por ser verdade...

Colocado por: jccpAgora para "tirar" de lá a palavra penhora tem que pagar 60€ sob pena de não poder vender a viatura se o futuro comprador fizer uma busca à conservatória..

Pode vender um veículo penhorado, o comprador tem é que saber da existência da penhora.

Colocado por: jccpmas do mal o menos porque se o tribunal tivesse optado por penhorar realmente a viatura ao invés dos outros bens o meu colega ficava sem ela

A viatura foi "realmente" penhorada, o que terá acontecido é que não foi vendida judicialmente, tendo a dívida sido paga por outra via. Só ficava sem ela se não se soubesse mexer... tinha era que constituir advogado e intervir no processo.

Agora terá que ser o amigo a pedir o levantamento da penhora, pagando o respectivo emolumento (se fizer na net fica mais barato).

Colocado por: jccpE ele só descobriu isto passados três anos de a ter adquirido quando finalmente se resolveu a passá-la para seu nome.

Isto é que não se pode fazer...

Cumps
    •  
      jccp
    • 13 dezembro 2012

# 28

Colocado por: Erga OmnesPode vender um veículo penhorado, o comprador tem é que saber da existência da penhora.

exato...mas quem é que vai comprar uma viatura com a palavra penhora lá escarrapachada?...por muito que se explique fogem logo.

Colocado por: Erga OmnesAgora terá que ser o amigo a pedir o levantamento da penhora, pagando o respectivo emolumento (se fizer na net fica mais barato).

o mais engraçado é que na conservatória a funcionária disse que não era preciso pagar nada,o tribunal tinha é que informar a conservatória,ao que a funcionária do tribunal disse que não havia nada para ninguém...eram 60€ e ponto final.

Já agora qual é o site para pedir o emolumento??
    •  
      jccp
    • 13 dezembro 2012

# 29

Colocado por: Erga OmnesAgora terá que ser o amigo a pedir o levantamento da penhora, pagando o respectivo emolumento (se fizer na net fica mais barato).

se é o site do Imtt está assim há semanas

Informamos que os nossos serviços online da área de condutores se encontram temporariamente indisponíveis. Estamos a melhorar para poder servi-lo melhor! As nossas desculpas pelo incómodo causado. Tentaremos ser breves.Obrigado
    • mog
    • 13 dezembro 2012

# 30

Colocado por: nunom74treladocaonão tenho o DUA original, na estupidez da minha inocência assinei a declaração compra/venda e como o stand disse que tratava da documentação só me deu a declaração troca/troca e a declaração de circulação em como os docs estavam na conservatória do registo automóvel de Lisboa (pura mentira) porque caso eu tivesse o DUA ja eu teria tratado disso a muito.

Nuno, não foi estupidez sua. São os stands que tratam de registar o carro em nome do comprador.

Colocado por: treladocao tratando-se somente de declaraçoes, nao sei se arriscava circular com o carro assim...

Quando um stand entrega o carro ao comprador, entrega-lhe uma autorização de circulação (se a memória não me falha com validade de 60 dias) precisamente para poder circular. Esse documento é válido para território nacional. Se a declaração entregue ao Nuno em concreto cumpre os requisitos legais, isso já não sei.
  4.  # 31

Enviei hoje em carta regista com AR uma resposta definitiva ao stand, dando-lhe um ultimo prazo de 5 dias a contar da data de recepção para regularizar a situação
    dos documentos do carro bem como resolver os IUC´s em atraso. Outra proposta foi a entrega do carro recebendo o valor pago por ele, terceira e ultima proposta
    foi caso as duas atrás não forem aceites é a queixa crime com pedido de indemnização por todos os danos que eu sofri bem como futuros danos relativos a viatura.
    Vou-vos pondo ao corrente do desenrolar da situação.
    E mais uma vez muito obrigado a todos por todos os vossos esclarecimentos.
    Um bem haja e festas felizes a todos e suas famílias e amigos.
    Nuno
    •  
      jccp
    • 18 dezembro 2012

# 32

enquanto não mandar um carta assinada por um advogado o stand não vai ligar patavina
    Concordam com este comentário: Erga Omnes
  5.  # 33

Poderá não ligar patavina conforme descreve, mas a que salientar os prazos legais sendo ou não uma carta oficiosa de advogado.
    Todos nós temos um prazo limite, e além disso sou socio da deco e ja estao a tratar do assunto.
  6.  # 34

Colocado por: nunom74além disso sou socio da deco e ja estao a tratar do assunto.

Já devem estar a trabalhar no seu processo então... :P

Os prazos são mais um ponto a favor de entregar isso a um advogado... As pessoas para pouparaem € 50,00 perdem € 10.000,00...

Cumps
    •  
      GF
    • 18 dezembro 2012

# 35

Colocado por: nunom74lém disso sou socio da deco e ja estao a tratar do assunto.

A DECO não serve para nada, simplesmente aconselham e eventualmente pressionam. No final, mandam arranjar um advogado.
    Há uns largos anos, já estive de um lado (como sócio da DECO) e de outro (como entidade visada pela DECO por uma reclamação de um cliente) e é ridículo o que eles fazem.
    Da primeira vez mandaram-me dar uma curva, porque a entidade não respondia às cartas deles, da segunda vez mandei eu dá-los uma curva porque já sabia como actuavam com base na primeira experiencia.
    E mais uma vez o que diz o Erga Omnes faz todo o sentido... embora daqui a uns posts já virão os do costume mandar abaixo os advogados e que são uma escumalha que aí andam a explorar os outros.
  7.  # 36

Erga Omnes sem duvida que por vezes ao poupar-se 50 perde-se 10.000 mas infelizmente hoje em dia com a crise que existe é muio complicado para muita gente. Falo por mim que sofri um acidente de trabalho recebendo uma miseria e vendo-me impossibilitado de usufruir do meu carro.
    Não sou um entendido na matéria de leis porque caso o fosse seria advogado.consultor ou jurista. Mas sei que enquanto cidadão existem prazos a cumprir....

GF Pela primeira vez estou a recorrer a Deco,segundo eles estão a tratar do processo.
    Embora tenha a minha cunhada como advogada na execução da sua profissão preferi recorrer a Deco pois se pago também posso exigir. abaixo junto cópia da carta enviada ao stand.

O meu muito obrigado pelos vossos posts e desde ja lhes desejo um feliz Natal e próspero ano novo
  8.  # 37

Eis a minha carta e última para o stand....
  9.  # 38

Eis a ultima carta carta e para mim definitiva.....
    • Oinq
    • 19 dezembro 2012

# 39

Ainda não percebi o stress, ja li tudo duas vezes e ta complicado, ou sou eu que tou a complicar...

O IUC é pago pelo proprietário... a Autoridade Tributária cobra diretamente, aqui não há questões, enquanto não tiver a propriedade do veículo, não tem de pagar IUC nenhum. Se for ao Portal das finanças tem lá o veiculo em seu nome?
    O Documento Único é que está em falta... penso ser a única coisa que o stand tem em falta, foi não ter tratado disso.
  10.  # 40

Oinq Sem duvida que o antigo proprietário tera que pagar esses IUC´s em atraso, agora francamente se fosse voçê a descobrir que a viatura que tinha comprado estava em divida perante as finanças e a viatura não estar em seu nome porque o stand nao tratou do DUC como ficaria voçê? Animado não ficaria muito menos inibido do usufruto da viatura bem como uma possivel penhora sobre ela por divida..... E daí o STRESS como voçê mencionou.....

0.0241 seg. NEW