Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

acho que neste momento o Flaviano percebe mais de instalações de recuperadores do que muitos dos instaladores que por ai andam,
    é preciso coragem para se por a fazer uma coisa dessas sozinho,
    a sua mulher não lhe chateia a cabeça por andar sempre com obras?? a minha não gosta muito de como lhe deixo a casa com as experiências do recuperador mas como tem a casa quentinha não me chateia a cabeça, lol

as entradas de ar que eu me estava a referir são aquelas no pladur na hotte de 10x15,
    o suflador de 600 puxa ar da hotte, esse ar entra por onde? é também pela entrada exterior dos 300mm ??

1 tonelada de lenha por ano??? isso é muito bom, quantas horas por dia tem o recuperador ligado?
    Concordam com este comentário: 1976
  2.  # 202

Ora boas companheiros, primeiramente vamos as dúvidas.

1976, efetivamente tenho duas das tres do piso superior nas casas de banho, o que fiz para evitar a fuga de calor pelo extrator, foi insalar a saida ( já na laje aonde o tubo sai) uma grelha anti retorno, alem de não deixar o ar frio entrar, permite que o ar quente só saia a determinada pressão, pouca, mas o suficiente, a força é só a necessária para levantar as patilhas das grelhas, e como o ar é como o liquido e somente segue caminhos preferenciais, ao por esta barreira de gravidade, só sai quando a pressão da casa estiver muito positiva.

Fsilva, vou responder primeiro a mais fácil, se a minha mulher se chateia?? é lógico.Mas como referistes com a casa quentinha não há argumentos, o ar da hotte para o de 600 entra por estas pequenas de 10*15 e tambám vai buscar ar a entrada de 220mm de ar exterior, como o ventilador de baixo também busca ar ao mesmo sitio tenho de arranjar depois uma grelha mais ampla, pois aquela de pvc do exterior alem de ser ranhosa, faz alguma depressão devido aos biuacos pequenos, para isso tmbém tenho solucão, enquanto não troco de grelha, eu abro mais os buracos dela e depois meto uma rede metálica por dentro para a bicharada não se hospedar ali.

Quanto a lenha, foi como disse, de momento é só uma ton, mas assim que sentir que quero mais calor tenho de me achegar com mais 1/2, Ainda me lembro do meu primeiro inverno nesta casa, comprei somente 1/2 tonelada e como ainda tinha o recuperador antigo, aquilo mal aquecia a sala e os quartos principalmente o da minha filha e também o meu, estavam a 10º, era manta até não conseguir se mexer com o peso, tanto que comprei um AC para o quarto como referi, mas quando a minha fatura passou de 45 para75€ só por aquecer o quarto de noite, aí sim ganhei coragem e como já acompanhava o forum comecei a bulir para colmatar esta situação.

Então foi como tenho portado também no meu tópico de isolamento, primeiro isolei a casa e depois tratei do aquecimento, se estou cansado, sim e farto também, mas se compensou?? Sim pois tenho a casa agora em um patamar de conforto que nem em um apartamento classe A* em que vivia tem tanto conforto quanto esta casa, e a fatura da luz mantem-se nos 45 a 55€, pois com o painel solar eliminei o gás e passei da placa a gás para indução, estes valodes de fatura já incluem a utilização da resistencia do painel em tempos mais frios..

espero ter ajudado e espero também que me continuem ajudando , pois as dúvidas alem de aparecerem a toda hora, já nascem conosco.. abraço.
  3.  # 203

Boas malta, boa parte do trabalho concluido, resolvi deixar tudo a 100% e trocar também o flexivel dos fumos, pois este era a partir de certo comprimento de aço galvanizado e não estava em bom estado, mas assim que abri a conduta, deparei logo com o tubo muito curto a conduta quase toda fechada com fuligem e pior malha de ferro da laje cruzada impedindo inclusive a limpeza da mesma com um simples escovilhão, então com o aconselhamento do amigo Jorge decidi abrir uma pequena janela para ter acesso a entrada de uma rebarbadora e cortei os ferros, amanhã é dia de limpeza da conduta e da montagem do tubo novo, entretanto uma pergunta, alguem sabe como se tira o chapéu da chaminé? a minha é daquelas normais com 4 tijolos e a tampa em cimento, aquilo é só afixado com cimento ou é aparafusado??

Pois sem tirar aquilo vou ter de por o tubo de baixo para cima e vou ter muito mais trabalho para pousar o tubo sobre o outro, aguardo a vossa ajuda, o chapéu é igual a o da foto. obrigado.
      images.jpg
  4.  # 204

Colocado por: Flaviano742aquilo é só afixado com cimento

Eu apostava nesta hipótese.
    Concordam com este comentário: fsilva106, 1976
  5.  # 205

Entao para tirar aquilo tenho de tentar soltar os tijolos??, para montar tenho em casa bucha quimica, agora para soltar os tijolinhos de burro devem partir-se.. ou tem alguma manha especial??
  6.  # 206

Colocado por: Flaviano742então com o aconselhamento do amigo Jorge decidi abrir uma pequena janela para ter acesso a entrada de uma rebarbadora e cortei os ferros,

Vá lá que correu bem... Por vezes usar um rebarbadora pode ser um perigo pois pode-se partir um disco !

Colocado por: Flaviano742alguem sabe como se tira o chapéu da chaminé?

Nessa é façil ..

Um pé de cabra ou um ferro enfiando na abertura , fazer força ( alça-prema ) E a tampa levanta logo...

Para a voltar a colar, basta um pouco de pó de cimento.. ou uma cola daquelas boas que não sabemos como é feita.

Eu até preferia usar cola para ficar mais fraco .

Bucha quimca = a resina sintética que não dura muitos anos !

O envelhecimento da bucha quimica começa aos 7 anos enquanto o ciemento, (sem misturas )é sempre a somar... Quanto mais velho melhor !

Bem mas nesse caso nem cola precisa, pois a peça é bem pesada e daí não voa !
  7.  # 207

Grande maquina, obrigado mais uma vez... amanha temos fotos..
    Concordam com este comentário: 1976
    • 1976
    • 10 janeiro 2014

# 208

cuidado com o andar no telhado...
    convém estar sempre preso à chaminé e usar calcado que não escorregue com facilidade...
    grande trabalho, flaviano!
    jorge, homem, você é uma enciclopédia!
  8.  # 209

Boas Malta, fase de acabamentos dos isolamentos do recuperador e acertos do termostato e caudal do ar.

A dias comprei um termostato a um conhecido mas somente depois de ver ao pormenor é que reparei que era somente de dois polos e de forno, ou seja teria o funcionamento inverso do pretendido pois ao chegar a determinada temperatura ele iria desligar-se e eu pretendia o inverso, então como a teimosia é maior que tudo, lá fui desmontar o termostato e consegui por um fio no filamento de corte, então passou a ter as duas funções, corte de calor e corte de frio, no caso dos insufladores o corte tem de ser pelo frio, deixo foto de como ficou o magano.

Entretanto a conduta de fumos já foi substituida e teve de ser por baixo pois jamais ia conseguir tirar o tampo da chaminé, aquilo pesa uma (tonelada),,, :-) . amanhã seguem mais fotos dos pormenores.

Entretanto acabei de kitar o recuperador e está fantástico, usei o resto do flexivel em inox dos fumos(200mm), abri ele ao meio com uma rebarbadora e coloquei-o a volta do tubo de fumos após a saida do recuperador, ficou com o aspecto de uma abraçadeira gigante mas com folga, e coloquei um (T) de 150mm na entrada do topo da hotte, aquela que aspira para o de 600m3, de um lado vai continuar a aspirar o calor da convecção do topo da hotte e do outro coloquei um flexivel todo furado por mim, este flexivel está inserido entre o tubo de fumos e a capa que fiz com o resto de tubo que cortei, ou seja agora aspira o calor que se forma entre os tubos. Se funciona??, funciona e muito bem, até estou admirado, agora somente tenho de fechar a hotte para poder gerar mais calor para poder aproveitar. Vou tentar amanhã postar mais fotos.. abraço.
      IMG_20140110_220526.jpg
  9.  # 210

Colocado por: Flaviano742consegui por um fio no filamento de corte

Mas voçê percebe!

Colocado por: Flaviano742este flexivel está inserido entre o tubo de fumos e a capa que fiz com o resto de tubo que cortei, ou seja agora aspira o calor que se forma entre os tubos

Fotos, fotos, hoje, hoje :)
  10.  # 211

Então as fotos camarada Flaviano :)
  11.  # 212

Bem aqui fica a instalação finalizada e de longe a com mais rendimento, por isso amanhã já posso fechar a hotte.
      IMG_20140112_002147.jpg
  12.  # 213

Companheiro Fsilva, estou em fim de obras em casa por isso já sabe como é mito trabalhinho..., mas vamos aos pormenores.

Como sabem tive de mudar o tubo da conduta de fumos pois aquilo não era nada, alem de ser em galvanizado quase podre ainda o artista que fez a estrutura da chaminé nem se preocupou em cortar a malha solo da laje, ou seja o tubo só ia até a metade, então tinha aquilo quase fechado com a fuligem, abri um roço na estrutura da chaminé, cortei a malha com uma rebarbadora e substitui o tubo por um em inox flexivel de 200mm até o topo, e fiz como o Jorge disse, selei o topo da chaminé com cimento, para nada passar a não ser o tubo e claro coloquei umtubo de respiro de 16mm para deixar sair os gases que ainda pudessem ser libertados com o aquecimento da nova conduta, no quarto do meu filho por onde passa a conduta e por onde abri o roço isolei totalmente a conduta com sisal e gesso, e depois fechei a caixa com tijolo e cimento.

Destes pormenores não consegui tirar fotos pois pouco tempo tive pq o trabalho foi muito.Entretanto aqui segue a foto da panóplia que fiz para tirar mais partido do calor do tubo de fumos.
    Este foi o pedaço que sobrou da conduta, então abri ao meio e encapei o tubo de fumos com ele.
      IMG_20140112_002251.jpg
  13.  # 214

a saida de topo superior, lógico que a grelha vai ser outra
      IMG_20140112_002157.jpg
  14.  # 215

O tubo de 125 amachucado é o que fica entre a capa e a conduta de fumos, ficou amolgada quando tirei a capa.
      IMG_20140112_002213_1.jpg
  15.  # 216

Colocado por: Flaviano742aqui segue a foto da panóplia que fiz para tirar mais partido do calor do tubo de fumos

Flaviano, obrigado pela partilha. Não ficou muito claro o procedimento para melhor aproveitamento da conduta de fumos. Podes explicar melhor?
  16.  # 217

sim claro Alberitno, junto anexo a foto com a capa já no sítio. Então vamos aos detalhes.

No topo da hotte tenho a quele bocal de 150mm que é da sucção do insuflador de 600m3, alí eu introduzi um tubo de 125mm em alumínio com + ou - 1,5mts, este tubo foi ovalizado e furado em vários pontos até a baixo, e os furos ficaram voltado para a conduta de fumos, mesmo muito próximo, e como o tubo não chega até o fim, ele é enfiado dentro da capa eminox, ou seja, ele vai aspirar o as quente gerado nesta zona e por todos os buracos que estão voltados para a conduta de fumos .

Eu coloquei om de 125mm dentro do de 150 e afixei de maneira que ainda passe caudal pelos25mm que restam do bocal, pois assim suga ar do topo da hotte que está quente por convexão.
      CIMG3312.jpg
  17.  # 218

A vista como foi feita a ligação.
      CIMG3311.jpg
  18.  # 219

Termostato modificado por mim, entretanto fica este até chegar um digital que encomendei .
      CIMG3313.jpg
  19.  # 220

A sonda está ligada a saída de calor da conduta de ar, mas o setpoint fica a meu critério
      CIMG3314.jpg

0.0648 seg. NEW