Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    nao sei se viram , mas é por estas situações que as pessoas desconfiam tanto dos contrutores/empreiteiros/whatever.
    Não se admite que isto possa acontecer:
    O video do problema:
    http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Nos+Por+Ca/2009/1/casanovaaapodrecer.htm
    O video da vistoria:
    http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Nos+Por+Ca/2009/1/tecnicosidentificamproblemasnaconstrucao.htm
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2009 editado

     # 2

    O segundo vídeo... sinceramente. Quem faz a edição destas coisas, falta-lhe um parafuso. Então o homem tira os aparelhos de diagnóstico de alta tecnologia e colocam-me a música dos Ghostbusters em fundo?!

    A da Ficha Técnica de Habitação não seria nada que nunca ninguém suspeitasse...

    Valeu para ficar a saber o que faz a Checkhouse (pensei que fizesse mais). De resto, tudo muito habitual, inclusive para mim...
  2.  # 3

    Fogo perante uma situação destas o que é que um gajo apetece fazer?
    Toda a gente está-se nas tintas para o proprietário, ele bem pode esperar sentado que o seu problema seja resolvido :(

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2009

     # 4

    Tribunal, nada mais.
  3.  # 5

    È pena que as ordens e as associações para quem tanto pagamos e nada nos dão em troca nem nestes momentos venham defender todos aqueles técnicos que ainda trabalham bem e dar o exemplo aqueles que pensam em prevaricar.
    È pena que toda a gente continue a pensar que se assina de cruz e que afinal nada aconteçe.
  4.  # 6

    Digam-me só o que é que a humidade relativa do ar nesta situação conta para alguma coisa ???
    Escapou-me algo.
  5.  # 7

    Se bem me lembro humidade relativa = humidade do ar / humidade de saturação (condensação).

    Para uma mesma quantidade de humidade no ar, quando a temperatura baixa a humidade relativa sobe.

    (também varia conforme a pressão atmosférica; é diferente na planície ribatejana ou no cume da serra da Estrela).

    Numa casa habitada (onde se cria vapor de água na cozinha, nos banhos, e no hmmm... «ginásio»), se a temperatura baixar (p.exemplo: durante a noite) há maior probabilidade de haver condensações.

    Por isso é que o "técnico" observava a humidade relativa E a temperatura (12C, num dia de Sol?! Deixaram as janelas abertas toda a noite, não?)

    Mas há que ter em conta o seguinte: o que (muitas vezes) vemos não é a humidade, mas sim o seu efeito (bolor).

    Luís
  6.  # 8

    Colocado por: FDTribunal, nada mais.


    .... a solução que o homem tem, mas por certo nem daqui a 10 anos tem o caso resolvido.

    um abraço

    Filipe
  7.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.

    Por isso é que o "técnico" observava a humidade relativaEa temperatura (12C, num dia de Sol?! Deixaram as janelas abertas toda a noite, não?)

    Mas há que ter em conta o seguinte: o que (muitas vezes) vemos não é a humidade, mas sim o seu efeito (bolor).

    Luís


    É isto que eu quero dizer. A casa está desabitada (pelo menos parece) então o mais provável é a humidade interior ser igual à exterior visto termos renovações de ar e não termos factores que alterem
    a humidade interior (não existem pessoas, desumidificadores , etc...) pelo que o teste é irrisório. Deveria ser feito apenas numa casa habitada.

    Penso eu de que...
  8.  # 10

    Colocado por: Nuno Nunes
    Colocado por: Luis K. W.

    Por isso é que o "técnico" observava a humidade relativaEa temperatura (12C, num dia de Sol?! Deixaram as janelas abertas toda a noite, não?)

    Mas há que ter em conta o seguinte: o que (muitas vezes) vemos não é a humidade, mas sim o seu efeito (bolor).

    Luís


    É isto que eu quero dizer. A casa está desabitada (pelo menos parece) então o mais provável é a humidade interior ser igual à exterior visto termos renovações de ar e não termos factores que alterem
    a humidade interior (não existem pessoas, desumidificadores , etc...) pelo que o teste é irrisório. Deveria ser feito apenas numa casa habitada.

    Penso eu de que...


    Mas aquele isolamento que estava no interior da parede é do best.... deve de ser igual ao que eu tenho no meu apartamento...dasss

    um abraço

    Filipe
  9.  # 11

    Colocado por: afsantos

    Mas aquele isolamento que estava no interior da parede é do best.... deve de ser igual ao que eu tenho no meu apartamento...dasss

    um abraço

    Filipe


    Imagine então se o isolamento era bom, aí é que aquelas pontes térmicas se mostravam a perceito. Deviamos poder desenhar o contorno perfeito da estrutura.
  10.  # 12

    Deviamos poder desenhar o contorno perfeito da estrutura


    Tenho um conhecido a morar numa casa, onde conseguimos identificar todos os pilares e vigas... Tal é a quantidade de "bolor" que já criou.

    Não mostro fotos por enquanto, porque ele queixou-se recentemente ao construtor e as coisas estão a tratar-se...

    Mas a solução parece-me uma, em ambos os casos... Isolamento Térmico pelo Exterior...

    Coisas da Casa
  11.  # 13

    Boas,

    o maior problema que vejo aqui, nem é o bolor ou a humidade, mas o facto dos materiais utilizados nao corresponderem ao que esta descrito na ficha tecnica da casa.
    Como é que alguem, sendo o conumidor, que nao assistiu à construcao da casa, sabe que afinal nao meteram wallmate nas parede duplas?
    Quem diz isto, diz outros materiais, que estao na ficha como sendo utilizados, mas afinal nao foram.

    Que raio de vistoria é feita à casa, que permite um BI que nao traduz a realidade
    Que confiança é que isto tras para o consumidor? Nenhuma.

    Eu quando compro uma casa, nao vou abrir um buraco na parede para ver se o interior corresponde aquilo que esta descrito.
    (se bem que no meu apto, ando com uma grande vontade de o fazer.... mas por outros motivos)

    Acho que aqueles profissionais honestos, e acredito que os há, deveriam exigir medidas para que estas situações nao acontecam. So degradam ainda mais a imagem de que o pessoal ligado à construção são todos uma cambada de aldrabões.
  12.  # 14

    Gostava de acrescentar, embora não saiba se é descabido ou não, mas actualmente com essa 'coisa' chamada Certificação Energética não poderá dar azo ao mesmo tipo de vigarices como esta da Ficha Técnica?

    Nós por Cá, em Portugal, andamos 'meio Mundo' a enganar o outro 'meio Mundo', basta reparar nos resultados do inquérito abaixo (retirado do Nós por Cá)

    INQUÉRITO

    Os portugueses sabem olhar para si próprios, com sentido crítico?

    1655 votos

    Sim | 339 votos
    Não | 1316 votos
  13.  # 15

    Desculpem lá, mas não estou a perceber aqui uma coisa.

    Fala-se imenso do bolor e humidade, pelo que tenho percebido de outras discussões estas duas situações estão muitas vezes relacionadas com a falta de ventilação e condensação interior, aliadas ao aquecimento dos espaços, e não relacionadas com a má construção ou falta de isolamento térmico.

    Em que é que ficamos ?
  14.  # 16

    Num casa deste só tem uma solução mandar dar uma carga de porrada ao construtor e sacar-lhe dinheiro se tiver, aldrabões e depois um gajo vai para os tribunais perde dinheiro e 10 anos da vida e no final o juiz ainda concorda com o construtor pq isto e akilo. E depois ainda querem que um gajo acredite nos construtores, claro que no meio de 1000 deve ter 1 ou 2 honestos, o problema é saber. Coisas do nosso pais que sempre foi aldrabão está no sangue, lembrem-se que portugal nasceu duma burla, que ainda nem pagamos as moedas em ouro ao papa qd da criação do cond. Portucalense, logo quem nasce torto, torto será.
  15.  # 17

    Caro Cimento,

    A questão da condensação nas «esquinas» da casa tem a ver com tudo o que escreveu (falta de ventilação) e com o facto de haver zonas nas paredes exteriores mais frias que outras. Isto é: pontes térmicas = falta de isolamento.

    É claro que é muitíssimo mais frequente (diário!), e até o Artur Jorge consideraria perfeitamente normal, haver condensação nos azulejos das cozinhas e casas de banho, mas aí o bolor não costuma agarrar...

    Sem querer minimizar os problemas expostos no Nós por cá, não me pareceu que merecessem as duas reportagens... Excepto a cena do buraco na parede!
    Enquanto que o restante me pareceram defeitos reparáveis, o erro no isolamento térmico pareceu-me ser uma questão a exigir envolvimento de autoridades.

    Há uns 2 anos também descobri, em Cascais, espuma de poliuretano todo espalmadinho «a fazer de» isolamento térmico num terraço, quando o que estava previsto eram placas de roofmate.
    E há uns 10 anos, na cobertura da cantina de um edifício público em Sines, descobri, debaixo do mosaico e da betonilha, folha de plástico preto «a fazer de» impermeabilização..., quando o que devia lá estar eram duas camadas de tela asfáltica (nem queiram saber como chovia lá dentro!). Denunciei o caso ao Ministério da tutela e o engraçado é que, que eu saiba, ninguém foi posto em tribunal (anterior construtor, fiscalização, ninguém!).

    Luís K. W.
  16.  # 18

    Caro Luis, a denuncia deverá ser feita à respectiva ordem à qual pertence o técnico responsável, essa sim faz qualquer coisa. O resto é para esquecer.
    O Técnico ou escreve no livro de obra que existem determinadas alterações ou caso não escreva fica a "comer".
    Já me aconteceu ser técnico responsável numa obra onde o dono não quis colocar a ventilação conforme estava no projecto porque era cara. Então isso passou para o livro de obra e o termo de conclusão diz que a obra cumpre os projectos com as condicionantes presentes no livro de obra.
    O problema é que muitas vezes o livro de obra também não é analisado antes de passar as licenças.

    Cumprimentos
  17.  # 19

    Caro Nuno
    Quantos colegas conheçe com penalizações por partes das ordens ou associações por causa de falsas declarações?
    Talvez muito poucos...
  18.  # 20

    Pessoalmente não conheço ninguém, mas também não estou a ver nenhum dos técnicos meus conhecidos a entrar em situações que fossem penalizantes, no entanto conheço diversos casos, nenhum deles na primeira pessoa .
 
0.0187 seg. NEW