Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Bons dias

Sabe que a artrose e a burrice também é minha, pois eu era uma dos escravos :)

Bem, ontem à noite lá testei a cantoneira no lado esquerdo e hoje de manhã confirmei - aquilo fica MESMO bem fixo, parece pedra! Duvido que os miúdos consigam rebentar com as esquinas da janela!!

O que fiz foi colocar massa com a espátula de 12cm, camada grossa em ambos os lados do cantos, meti a cantoneira furada encostada, niveleda, apertei com a espátula nos dois lados, revi a verticalidade, dei uns toques para ficar bem encostado, e pronto.

Depois foi puxar a massa o melhor que pude, e tirar o excedente que se acumula no canto exterior.

Hoje vou comprar mais massa para fazer o resto dos cantos e para dar a terceira (fina) nas juntas todas, que têm uns traços e "pinholes", aos quais vou dar um alisamento com a ponta dos dedos e a ajuda de mais luz.

Uma dica essencial para este tipo de bricolagem é ter sempre por perto um projetor de 500w (ou similar) para ir vendo bem a parede, as massas, e ir corrigindo as imperfeições. Eu só usei o meu nos ultimos dias e devi ter usado desde o 1º dia. Por isso é que hoje vou dar uma geral na parede a ver todos os buraquinhos e risquinhos, e vou tapando tudo com massa mais fina e com a ajuda do dedo ou da espátula pequena (4cm, acho eu).

Eis uma foto da esquina que secou, só tem 1 de massa:
  2.  # 242

Eis a foto.

Chamo a atenção para o facto de serem visíveis umas "riscas" na massa, fruto de "grão" e sujidade na espátula.

Passo a explicar, pode ser que ajude futuros bricolages :) Como uso uma caixa de plástico para a massa, às vezes saltam pequenos/minúsculos pedaços de plástico da borda da caixa que se misturam na massa e depois criam um grão, que cria os riscos.

Eu sei, devia usar algo em inox ou alumínio, mas a a verdade é que mesmo procurando, não encontro mud pan's http://mcdn.toolking.com/catalog/product/m/u/mudpan.jpg nem hawk's http://www.ferrellbrick.com/products/07707-g.jpg por cá, e vou fazendo assim, com a certeza que vou mandar vir isto do UK por menos de 40 euros, já com portes.

EDIT: como puxei pelas cores da foto, a coisa parece bem pior do que está na realidade :)
      aass.JPG
  3.  # 243

Santiago, o vasilhame de plastico de 1.5 litros(jarra de agua) serve na perfeição, e claro a pá da batedeira da maria,rsrs digo, fica sem nenhum gruminho e claro sem o plastico..
  4.  # 244

Hoje fui comprar mais um apetrecho: uma talocha grande, e assim já limpo as espátulas numa superficie mais lisa/rija. Resultado? Muito melhor massa, mais lisinha, quase perfeita.

Ainda andei à procura de baldes tipo os de 15L de tinta para guardar a massa, mas não vi nada conveniente. Até parece mentira que não se vendem baldes grandes, com tampa hermética :) Enfim, já coloquei a lateral direita da cantoneira da janela, ficou muito melhor que a anterior. Aproveitei e dei uns acertos na massa da cantoneira esquerda, e ficou lisa, mesmo à maneira.

Esta noite tenho aqui uns trabalhos por finalizar ao computador, portanto só amanhã é que volto a mexer nas ferramentas para amassar as laterais por dentro (ficou com um desnível que tem de ser corrigido) e para colocar as cantoneiras de topo/base da janela.

Ah outra coisa, vi num vídeo a guardarem a massa boa dentro de uma espécie de saco de plástico, dentro de um caixote de papelão, e hoje estou a fazer o teste. Estou farto de fazer massa aos caganitos todos os dias :) A solução do balde hermético com um pouco de água por cima era o ideal, mas pronto...
  5.  # 245

Colocado por: santiago40Hoje fui comprar mais um apetrecho: uma talocha grande, e assim já limpo as espátulas numa superficie mais lisa/rija. Resultado? Muito melhor massa, mais lisinha, quase perfeita.

Ainda andei à procura de baldes tipo os de 15L de tinta para guardar a massa, mas não vi nada conveniente. Até parece mentira que não se vendem baldes grandes, com tampa hermética :) Enfim, já coloquei a lateral direita da cantoneira da janela, ficou muito melhor que a anterior. Aproveitei e dei uns acertos na massa da cantoneira esquerda, e ficou lisa, mesmo à maneira.

Esta noite tenho aqui uns trabalhos por finalizar ao computador, portanto só amanhã é que volto a mexer nas ferramentas para amassar as laterais por dentro (ficou com um desnível que tem de ser corrigido) e para colocar as cantoneiras de topo/base da janela.

Ah outra coisa, vi num vídeo a guardarem a massa boa dentro de uma espécie de saco de plástico, dentro de um caixote de papelão, e hoje estou a fazer o teste. Estou farto de fazer massa aos caganitos todos os dias :) A solução do balde hermético com um pouco de água por cima era o ideal, mas pronto...
    não me acredito que gurde essa massa por muito tempo! eu por exemplo quando faço massa a mais meto muita agua e misturo muito bem ate parecer leite no dia seguinte junto mais massa pelo excesso de agua e ja esta! mas nunca guardo por mais 2 dias
  6.  # 246

não me acredito que gurde essa massa por muito tempo! eu por exemplo quando faço massa a mais meto muita agua e misturo muito bem ate parecer leite no dia seguinte junto mais massa pelo excesso de agua e ja esta! mas nunca guardo por mais 2 dias

Olhe, tenho feito pouca de cada vez só para os detalhes finais e os restos (poucos) vão para o lixo. :)

Já agora um update à coisa!

Hoje andei de foco na mão a reparar os detalhes que mal se viam, e já acabei os "reparos" a linhas, riscos e "pinholes". Baixei os estores e apaguei a luz de cima, usei um foco do escritório (o projector de 500w fundiu) e lá fui eu identificando e pondo uma camada mais aguada de massa nesses locais. Amanhã de manhã lixadela final (suave, lixa fina), limpeza total de poeira com vassoura e mopa, e à noite conto ter o primário na parede. Vou usar o mesmo que usei na WC, Ep/GC 300 da CIN, e como desta vez os acabamentos estão francamente melhores, espero que baste uma de mão.

Os detalhes à volta da janela demoraram mais que o esperado, mas já hoje fui buscar os perfis em PVC branco, de 5cm, para fazer os remates de topo e base da janela - já que nas laterais penso deixar ficar o acabamento da cantoneira. No topo e base decidi fazer assim com perfil em pvc de modo a que, sempre que seja necessário possa "mexer" nessas zonas sem ter que partir alguma coisa. No peitoril leva pladur e no topo leva pvc branco, ou similar (não decidi ainda o que será melhor, dado que tem de ser algo que possa retirar facilmente para aceder à caixa dos estores).

Falando em estores, andei em busca de passadores verticais em pvc com pelucia, mas estão esgotados. Precisava mesmo de evitar o frio/vento que vem dessa zona do passador dos estores, e vai dai fiz uma box em pladur, só com uma greta para passar a fita :) lixei nos cantos para ficar redondo, e ficou bem porreiro. Fui comprar parafusos negros de 5,5cm para fixar as 2 camadas e penso que vai ficar seguro - e bem mais estanque a nível térmico.

E pronto... amanhã é dia de mais bricolagem!!
  7.  # 247

Bom dia!

E a parede já tem a 1ª de mão de primário. Ficou magnífico! Ainda mal secou e já se nota que a parede está em bom estado - para um amador :) Seguem umas fotos da coisa, e do primário usado, que me foi indicado no outro tópico da WC. Usei 1 rolo grande e 1 rolo pequeno para os cantos, rebordos, etc, e sempre com uma boa quantidade de primário, esticada quanto baste.

Aproveito desde já para agradecer ao ALV e a todos quanto deram a sua ajuda e dicas, sem vocês não tinha conseguido fazer isto tão bem, nem com a motivação positiva nos momentos mais tramados!!

Obrigado! Eis umas fotos.
      022.JPG
  8.  # 248

Outra
      032.JPG
  9.  # 249

O primário, aconselho, é realmente bom, já tinha usado no tecto da WC:
      012.JPG
  10.  # 250

Aspecto geral da coisa, parede com 10cm de isolamento térmico + 1 placa de gesso 13mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferfer72
      04.JPG
  11.  # 251

Aproveito para explicar o que vou fazer nos acabamentos da janela.

Já que à esquerda e direita a cantoneira perfurada ficou impecável, fica assim, e depois leva uma "capa" de algo mais rígido (vinil ??) que ajude a manter aquela zona fria mais amena. Já em cima e em baixo vou usar este perfil em pvc de 5cm a fazer os remates, de modo a que, sempre que necessite, possa retirar o peitoril e o fecho de topo (que dá acesso à caixa de estores).
      055.JPG
  12.  # 252

Bons dias!

Dúvida do dia, posso misturar 2 tintas para fazer a pintura de parede em gesso, neste caso, um bege acetinado com branco mate?

Passo a explicar: a casa toda tem este bege (levemente brilhante) acetinado, mas para a parede deste quarto quero um tom abaixo, portanto estava a ponderar misturar 20% de branco que tenho aqui (MATE) para chegar à cor desejada.

misturar mate a acetinados, sim ou não?
  13.  # 253

Eis as ditas:

A de cima é mate e a de baixo é acetinada.
      DSC08368.JPG
  14.  # 254

Santiago, nos meus tempos de pintor auto, as misturas não eram bem vindas, nem por diluição ( homogeneidade) ou por tempo de secagem diferente,
    Mas como as tintas de parede são diferentes penso não haver problema, desde que sejam as duas a base de agua e compostos semelhantes, nomeadamente por causa do tempo de secagem.Uma coisa é certa, vais ter em termos de brilho um meio termo, que talvez não te agrade.

Abraço..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  15.  # 255

Obrigado companheiro,

Epá, nem sei bem o que fazer. A maria foi tentar comprar a tinta que usamos na casa toda (bege, cor de casca de ovo, muito suave) e já não existe - então ela trouxe o "novo" modelo da mesma e afinal aquilo é quase verde/castanho... Como tinha 1 ou 2 litros da original do quarto (o bege acetinado) pela cave, pensei que podia misturar com uma lata de restos da WC (o tal branco mate) para cortar um pouco a cor.

É que a tinta que a maria foi buscar é mesmo uma porcaria e a cor é horrível.
  16.  # 256

Pois, aconteceu-me o mesmo. Quando pintei a casa quando comprei , usei a Titan, no entanto com os miúdos e paredes decoradas com lápis, tive de efetuar alguns retoques, fui ao vendedor e este já só trabalhava com as tintas 2000, e mesmo assim como ficou com amostra do asucena que pintei e misturou para ser igual., eu como já fui pintor auto logo desconfiei de pingas a mais dentro da lata, resultado, ( verde no amarelo), e lá tive eu de redecorar uma divisão inteira, a sorte é que como tu eu tinha um restinho de tinta e fui desbatento até uma sumir na outra, mas o mais importante as tintas eram compativeis. faça o teste, pingue um pouco sobre um cartão e depois pingue a outra e misture, e veja se pega.. abraço.
  17.  # 257

Outra pergunta, acho que me sabes responder:

É melhor o rolo de pêlo, ou rolo de esponja?
  18.  # 258

Agora me tramaste, não sei te responder, mas sempre usei o de pêlo.
  19.  # 259

Colocado por: santiago40Outra pergunta, acho que me sabes responder:

É melhor o rolo de pêlo, ou rolo de esponja?

o rolo de pelo sem duvidas!o rolo de espuma é usado geralmente em acabamentos de esmaltes tendo como defeito se for usado na parede não conseguir aplicar pintura em quantidade suficiente para espalhar!ja agora sera que essa isolação não dara problemas de condensação?
  20.  # 260

Obrigado a ambos, vou então manter o rolo de pêlo.

Ramos, para ser sincero acredito que dê problemas de condensação onde já os dá - apenas na janela, na parte de baixo onde começa o vidro, só quando acordamos, e que limpamos com um pano normal. Já na restante parede não vejo forma de isso acontecer, nem que motivos podem existir para, se não existiam, para existirem agora.

Certo? Ou escapou-me algo??

0.0510 seg. NEW