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  1.  # 101

    ALV, Muito obrigado pelas explicações, e pelas fotografias que tão bem exemplificam o resultado.

    Fiquei esclarecido sobre a colocação do XPS, e da vantagem de "colar" apenas nalguns pontos - afinal vai ser suportado pela estrutura. Pelo que percebi a opção de "isolar" os remates superiores e laterais (contra a parede/chão/tecto) com espuma de pu também não trás inconvenientes, sendo que deverei eliminar o excedente para que fique uma superfície lisa, antes da colocação dos canais e perfis.

    Quanto à janela, já fiz aqui o desenho que segue já abaixo. Já vi alguns vídeos (inclusivamente os tais referenciados pelo D. Borges em alemão, recorda-se?) e tenho andado aqui a "magicar" com uns perfis e cantoneiras a ver o melhor modo de como proceder, porque a janela tem uns rebordos chatos, mas creio que não estou a pensar mal:

    O XPS faz os remates desses rebordos (na 1ª camada), e a estrutura em perfis segura os remates de canto em cantoneira perfurada (na 2ª camada). Deixe ver se tenho aqui alguma foto da janela em questão, para ver os pormenores.
      janela.jpg
  2.  # 102

    Apenas uma adenda ao desenho acima: a cantoneira identificada é normal, e serve como "caixote" para fixar os pedaços de pladur que fazem o rebordo na janela. Confuso, eu sei, mas vou tentar desenhar isso.
  3.  # 103

    Eis a minha ideia para os remates laterais da janela, olhando para a dita e tentando ser o mais objectivo possível.
      janela-perfil.jpg
    •  
      alv
    • 7 janeiro 2013

     # 104

    Vivam!

    Hoje ando com pouco tempo. Ando por aqui a "tipo descubra as diferenças" com o novo RCCTE ou o que consegui saber acerca dele, mas os esquemas que apresenta no remate das janelas está errado, ou melhor, assim fica aí com pontes térmicas, pelo que o que importa é que nos esquematize com exactidão o que tem agora nos caixilhos, quais as dimensões, porque para ficar bem, o isolamento "tem" que ir até ele.
    Esquematize esse pormenor, poste uma foto que logo lhe direi como ou quais as alternativas,ainda que sem isolamento.
    "Fassam" parte
  4.  # 105

    ALV, bom dia.

    Aqui estão as fotos, entretanto adicionei umas notas com informação.

    A parede lateral interior das janelas é tão encostada às dobradiças e ao batente, que não tem espaço para colocar quase nada - mínimo de 2 milímetros, máximo de 5 milímetros.

    Na superior é a caixa de estores com um espaço de 3,5cm - na inferior é uma peça de mármore, e tem 2cm de altura.

    O que lhe parece?
      DSC08245.JPG
  5.  # 106

    Upa
      DSC08250.JPG
    •  
      alv
    • 8 janeiro 2013 editado

     # 107

    Vivam!
    Sempre que quero uma foto, entre milhares por vezes não aparece.
    Fiz um esquema à mão para que entenda, e deixo uma foto depois de pronto.
    De todo o modo haveremos de aprofundar mais o assunto.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 8 janeiro 2013

     # 108

    Vivam!
    O PDF que quereia inserir é superior a 1000 qq, tentei reduzir e saiu a porcaria que se vê.
    Depois explico.
    Agora tenho de ir ver o meu fumereiro que está à experiencia.
    A foto duma janela pronta. Pouco se vê além da falta do selante entre o caixilho e o Naturvex.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
      Alv. FdC Remate de janela.JPG
  6.  # 109

    Boas,

    ALV, creio que entendi a "ideia" da coisa, o meu problema é que entre caixilhos e parede tenho dum lado 2mm, e do outro 5mm.

    No topo e parapeito posso colocar isolamento + pladur a rematar (ou outra opção com corte térmico) mas de lado (e que fique por cima das ombreiras laterais (diz-se ombreiras??) não tenho espaço para nada - a não ser que ponha uma plaquinha fina de qualquer coisa... mas bem fina.

    Ou então tinha que mandar esta janelas fora e colocar novas com caixilhos mais distantes das ombreiras. :)

    EDIT: O parapeito das minhas janelas tem o mesmo contorno na base que a foto acima.
  7.  # 110

    Boa noite Santiago.

    Infelizmente as kerdi tem o tamanho mínimo de 5mm, ou recortas um pouco do reboco para perfazer os 5mm, ou diminui o caixilho, ou pinta com aquelas tintas term´s, neste caso dava umas quantas de mão, mas o que eu faria?!, diminuía o caixilho, fiz isso em uma garagem de um amigo, o mais dificil foi mesmo recortar o vidro,, e depois barrar com silicone e injetar azoto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  8.  # 111

    Boas Flaviano,

    É só mesmo a lateral esquerda da janela que me preocupa, porque na direita, topo e base tenho mais espaço para o isolamento.

    A ver vamos, há-de existir uma boa perfeita solução. :)
  9.  # 112

    Colocado por: santiago40ver vamos, há-de existir umaboaperfeita solução. :)

    a solução perfeita era mudar também a caixilharia e meter mais espessura de isolamento nas ombreiras ... :)
    e meter a caixa de estore acessivel pelo exterior
    se interessar, há uns incentivos para quem quer substituir caixilharias com vidro simples.
    veja em fee.adene.pt
    Concordam com este comentário: alv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  10.  # 113

    fernandoFerreira,

    Realmente era uma boa opção, obrigado pela dica.
    •  
      alv
    • 9 janeiro 2013

     # 114

    Vivam!
    Pois, Santiago, quem está assim a investir dessa forma, provavelmente a troca da caixilharia é uma boa aposta.
    Ainda assim, com a caixilharia existente, a solução é utilizar a tal placa cimenticia, colada com silicone, com o cuidado de esta não tocar no alúminio e nas zonas das dobradiças e puxador, a solução é fazer um recorte. Para determinar a máxima espessura que pode aplicar, no lado das dobradiças é fazer a medição com a janela aberta. o lado do puxador, é verificar a espessura máxima de revestimento que pode aplicar sem impedir o funcionamento. Tem que fazer um recorte na zona do puxados, mas isso é um mal menor.
    O facto de utilizar placas cimenticias nas ombreiras é pelo facto de, como não tem o mesmo isolamento das paredes correntes, vai em certas circunstâncias, criar condensados e se forem placas cimentícias aguentam um limpar constante sem qualquer deterioração que não uma repintura de quando em vez.
    Já no que diz respeito ao peitoril, o método é o revestimento, eventualmente com madeira, sempre colado com silicone e sempre com o tal afastamento da caixilharia. Neste particular tem de ter uma atenção redobrada, pois que enquanto nas ombreiras pode não rematar ou remata com um cordão de selante acrílico, ou mesmo silicone, no caso do peitoril tem de criar uma bandeja de recolha dos condensados se a caixilharia a não tiver, como parece ser o caso. Essa bandeja de condensados, que pode ser evaporadora ou drenante pode ser feita com um simples perfil de alumínio e serve "apenas para que os condensados não entrem para o espaço que vai ficar entre o peitoril de pedra e a madeira e andem por ali a causar danos com o tempo.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  11.  # 115

    Bom dia ALV,

    Bastante grato, você tem sido de um apoio imparável.

    Nas ombreiras, e uma vez que vamos avançar com janela nova logo que possível, penso que arrisco a deixar em tinta até Agosto/Setembro - e vamos fazendo um mealheiro para tratar disto antes do Outono.

    Já no peitoril (sempre a aprender :/) se colocar xps por baixo de PGL verde, existe alguma contra indicação? Ou é mesmo preferível mandar cortar um peitoril em madeira tratada, tal como na foto que você postou na página anterior?

    A tal bandeja de recolha dos condensados penso que não existe. Quer dizer, o alumínio acaba em cima do peitoril de mármore, e de facto nos dias mais frios acumula gotas de água em muita quantidade - mas verdade seja dita nunca vi essa água a escorrer para o peitoril, mas deve acontecer de certeza, apesar de não ser muito visível.

    Edit:

    A minha esposa pergunta se podemos colocar nas ombreiras uma placa de PVC ou de pavimento Vinilico de WC, pelo menos de forma temporária, e se isso tem algum benefício?

    :)
  12.  # 116

    Colocado por: mcmarcio

    Afinal qual é o preço dessas placas? Realmente 82€ só se tivessem ouro.


    De ouro efectivamente não são, tem aqui a ficha técnica que pode analisar:

    http://www.schluter.pt/media_produkte/schlueter_db_12_1_kerdi_board_pt_0310.pdf
  13.  # 117

    Colocado por: Flaviano742

    Este foi o preço dado na Macajo em Vila nova de Santo André, a de 18 ou 19mmnão lembro, fica a 53.87€ a placa com iva...... e a de 50mm fica a 82€ ,,,, nem mais, até ri quando ele me disse o preço...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira


    Esta é outra razão pelo qual a presença no forum também é útil.

    Com base na tabela de 2013 ( e não foi essa que foi a base para o preço que lhe deram), temos o m2 a €42,91.
    cada placa tem 1,62 x 42,91 = 69,51
    iva a 23% = 85,50
    logo nem um descontozinho lhe puderam fazer.

    Como disse anteriormente, damos indicações quanto aos descontos a praticar, contudo não podemos mandar na casa dos clientes.
    O que recomendo e não é apenas no caso da schluter é que procurem mais que um preço, e nunca se perde em entrar em contacto com as fábricas para que estes o aconselhem onde comprar.

    Mais uma vez agradecido por partilhar a sua experiência.
    •  
      alv
    • 11 janeiro 2013

     # 118

    Vivam!

    Colocado por: santiago40
    Nas ombreiras, e uma vez que vamos avançar com janela nova logo que possível, penso que arrisco a deixar em tinta até Agosto/Setembro - e vamos fazendo um mealheiro para tratar disto antes do Outono.


    Uma boa opção. Só tem de contar em intervir outra vez na parede da janela e tem de contar em repintar, caso a pinte agora.



    Já no peitoril (sempre a aprender :/) se colocar xps por baixo de PGL verde, existe alguma contra indicação? Ou é mesmo preferível mandar cortar um peitoril em madeira tratada, tal como na foto que você postou na página anterior?


    Uma opção é sempre deixar a placa a fazer de peitoril. Vai comportar-se como qualquer alvenaria rebocada e pintada, ou seja mas um pedaço de parede e que fica suja com o tempo, uso e limpezas. A opção do peitoril, é para que tenha essa função de por o peito e ser facilmente limpo, sempre mais confortável, portanto, como diz o steps rabbit. Não esqueça que em ambas a situações não invalida a interposição de um isolante por muito pouco espesso que seja, mas sempre um isolante.






    A tal bandeja de recolha dos condensados penso que não existe. Quer dizer, o alumínio acaba em cima do peitoril de mármore, e de facto nos dias mais frios acumula gotas de água em muita quantidade - mas verdade seja dita nunca vi essa água a escorrer para o peitoril, mas deve acontecer de certeza, apesar de não ser muito visível.




    Acontecer, acontece certamente. Você pode é nunca ter reparado, pelo que seja qual for a solução deve deixar sempre o tal espaço, ou aplicar a bandeja ou então quando substituir a caixilharia não se esquecer desse pormenor e recomendar a sua utilização.




    A minha esposa pergunta se podemos colocar nas ombreiras uma placa de PVC ou de pavimento Vinifico de WC, pelo menos de forma temporária, e se isso tem algum benefício?

    :)


    É sempre uma alternativa a colocação de um vinil ou até de uma chapa quinada de alumínio termo lacado. Tê-mo-lo feito algumas vezes e resolve.

    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  14.  # 119

    Boas,

    Grato pelas informações ALV.

    Sobre o peitoril, e como tinha pela cave umas placas de xps novas, decidi fazer uns cortes numa e testar uns peitoris em XPS só para ver como se comportava em termos térmicos (obviamente não vai ficar assim) e se ganhava vapor e condensações por baixo, etc etc. E sabe que mais? Espectacular! Antes abria os cortinados e vinha aquele frio do mármore, e agora vem... um seco igual ao de casa. E o vapor é ZERO entre o xps e o peitoril de mármore. Muito bom mesmo, altamente surpreendido pela positiva! Portanto vou arriscar num sistema de xps cortado à medida e gesso laminado por cima.

    Entretanto:

    Essa bandeja de condensados, que pode ser evaporadora ou drenante pode ser feita com um simples perfil de alumínio e serve "apenas para que os condensados não entrem para o espaço que vai ficar entre o peitoril de pedra e a madeira e andem por ali a causar danos com o tempo.


    EDIT:

    Estive a olhar com mais calma e penso que já entendi. É colocar uma chapinha fina na vertical entre o caixilharia e o novo peitoril, de modo a que se aparecerem vapores/gotas, elas fiquem presas, e não possam descer para o gesso. Talvez algo com mais 5mm de altura que o gesso. Será isso ALV?
  15.  # 120

    Santiago, que bom que resultou o xps, pois é isso mesmo que estou a pensar em fazer, , vamos ver como se porta, eu e a Maria vamos por mãos a obra.. abraço..
 
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