Iniciar sessão ou registar-se
    • biff
    • 2 janeiro 2013 editado

# 1

Estou a construir uma vivenda na zona de Torres Vedras.
    Garagem subterranea 150m2+r/c 130m2+1ºandar130m2. Agregado familiar 4 pessoas.
    Tenho legalmente de colocar painel solar. Ainda não sei se com termossifão ou não. Esteticamente o termossifão faz-me muita confusão.
    Em relação ao aquecimento central estou muito indeciso. O piso radiante já está fora de questão por questões técnicas e financeiras no que respeita à instalação.
    Pensei em caldeira a pellets com radiadores...agora surgiu a hipótese da bomba de calor.

Agradeço alguma ajuda e sugestões, se possível, imparciais. Em termos de material,marcas e preços esperados. Quero a melhor relação preço/eficiência, ou seja nada de topo de gama, mas sim uma solução equilibrada.

Obrigado

André
  1.  # 2

a sua escolha é fácil de fazer, porque
    piso radiante funciona muito bem com bomba de calor, e os radiadores funcionam bem com caldeiras, ponto final.
  2.  # 3

3.  # 4

Colocado por: biffPensei em caldeira a pellets com radiadores...agora surgiu a hipótese da bomba de calor.

Se optar pela caldeira coloque radiadores,
    Se optar pela bomba de calor já recomendo ventiloconvectores,
    Se pede uma opinião sugiro a caldeira, mas se não tem tempo para manutenção e limpezas da mesma então escolha a bomba de calor.
    Tenho algum trabalho na zona de Torres, disponha.
    • biff
    • 3 janeiro 2013

# 5

E marcas? Caldeiras a pellets e bombas de calor?

obrigado
  4.  # 6

5.  # 7

Boa Noite
    Já andei com esta questão de aquecimento e vou falar do que aprendi aqui principalmente e do que fui investigando por ai.
    Como pretende colocar radiadores, para colocar bomba de calor tem de ser uma bomba de calor de alta temperatura, de outra forma não consegue aquecer.
    Relativamente às caldeiras a pellets são no meu entender a melhor solução com a relação qualidade/preço e teriam sido a minha opção não fosse a questão económica.

Pelo que vi na altura a bomba de calor é a melhor solução em termos de investimento futuro pois é a que apresenta um menor consumo, logo mais eficiente, contudo existe o revés do investimento inicial é muito elevado.
    A caldeira a pellets é bastante mais em conta (no meu caso a caldeira custava cerca de 5000€ e a bomba 13000€) e no meu entender é a segunda escolha, contudo tem tambem os seus problemas, como a limpeza, armazenamento das pellets e capacidade do deposito que para áreas tão grandes deve de o escolher grandinho para não de ir la mais de uma vez por dia.

A escolha é sua se puder investir um pouco mais escolha a bomba se não escolha a caldeira que também fica bem servido.
    Há por aqui gente que o pedrá ajudar a fazer calculos e estimativas de amortização de custos ao longo do tempo e por ventura poderá fazer uma melhor escolha.

Espero ter ajudado
    Ricardo Viana
    • biff
    • 3 janeiro 2013

# 8

Estou mais inclinado para caldeira a pellets com radiadores a água.
    Eu gostava de saber qual ou quais , as melhores marcas /modelos na vossa opiniao na relação preço/efciÊncia. Se fosse uma escolha vossa qual escolhiam até +-5000eur já com mão de obra e material.

Que há muitas marcas é fácil de perceber..agora escolher é mais complicado.

obrigado
  6.  # 9

ecoforest

pelo menos dizem que foram eles que inventaram os pellets.
  7.  # 10

Tem a bioclass da domusa..fabrico espanhol

Cantinola..fabrico italiano
  8.  # 11

Ficara com certeza satisfeito, contudo por esse valor para as areas a caldeira devera ultrapassar largamente os 5000€ quase de certeza.
    Entretanto vou indicar-lhe uma marca que na altura em que vi me pareceu ser a que tinha melhor relação qualidade preço que é a solius
    No site deles http://www.solius.pt/preco_energia.php pode comparar o preço das energias e vai bater com o que tinha dito no post anterior. (O pessoal daqui do site ensina bem :D)

Quando vir uma caldeira o que me disseram a mim foi para ver o rendimento que deverá ser sempre acima dos 90% e ter em conta o deposito como já tinha referido que deve ser ajustado ao consumo.
    Veja bem os preços e lembre-se que isto é algo que não compramos todos os dias pelo que às vezes mais vale investir um pouco mais do que ter algo que é caro e não funciona na sua plenitude.

Para ter uma ideia de preços quando vi para mim precisava para uma área de 75 m2 de 11KW de potencia da fazendo uma regra de 3 simples (que não deve ser assim mas sim fazer as contas num calculadora) vai precisar para os 260 m2 dá 38 KW de potencia. Mesmo tendo um excelente isolamento penso que vai precisar de pelo menos 25 KW, contudo deve confirmar tudo. Para 25 KW de potencia quase de certeza que a caldeira deverá rondar os 6000 a 7000€.

Espero ter ajudado
    Ricardo Viana
  9.  # 12

Os preços que o velocity disse para a caldeira parecem um pouco exagerados.
    O preço da bioclass 25kw anda a volta de 2900€ + iva.
    Tem um rendimento superior a 95%.
    Se estiver interessado numa caldeira a pellets de condensaçao procure pela marca okofen.
  10.  # 13

Colocado por: karadasOs preços que o velocity disse para a caldeira parecem um pouco exagerados.

Colocado por: karadasSe estiver interessado numa caldeira a pellets de condensaçao procure pela marca okofen.
      8.jpg
    • biff
    • 8 janeiro 2013

# 14

Recebi agora um orçamento de caldeira pellets e painel solar...

Vejam lá:

caldeira relopa solida 26kw+kit 500litros transformação+ seca toalhas+80 elementos radiadores : 6300+iva
    pre instalção do aquecimento central : 1400eur +iva

painel solar roth heliostar 252 s4 steck 300litros+valvulas 3 vias e vasos de expansão e outros acessorios sem pre instalação : 3500eur+iva

conhecem estas marcas? Eu não.
    O que acham disto?

Obrigado
  11.  # 15

Colocado por: biffcaldeira relopa solida 26kw+kit 500litros transformação+ seca toalhas+80 elementos radiadores : 6300+iva
    pre instalção do aquecimento central : 1400eur +iva

6300€+1400€= 7700€ + IVA, parece-me que esta caríssimo,
    • biff
    • 8 janeiro 2013

# 16

2ºorçamento

Caldeira a pellets da marca DOMUSA com a potência de 25 kw – 3 985,00€.

Depósito para pellets com a capacidade de 544 kgs – 300,00€.

Sistema solar forçado constituído por 2 colectores solares + acumulador de serpentina dupla (para apoio da caldeira a pellets) com a capacidade de 300 lts

Preço – 2 850,00€.

Os preços indicados não incluem montagem, iva incluído.

como avaliam este orçamento?

obrigado
    • mic
    • 8 janeiro 2013

# 17

Os 5000euros que o velocity falou tambem me parece um bocado puxado... encontras caldeiras de 25kw a preços mais simpáticos:
    http://bucosantos.com/product/caldeira-solius-termopellet-25kw

é da solius, que pelo que consta noutos sites é uma boa marca, e que foi exactamente a marca que o velocity tambem referiu...
  12.  # 18

Colocado por: micé da solius, que pelo que consta noutos sites é uma boa marca

isso é muito relativo... mas pelo pouco que li por aqui é uma marca de gama baixa
    Concordam com este comentário: PatSil
    • r.v
    • 8 janeiro 2013

# 19

biff. o preço que tem , da domusa é preço de tabela.só trocava o sistema solar forçado por o de auto-esvaziamento de captadores.em relação a caldeira a pelletes breve já sai a de 40kw.
  13.  # 20

não esquecer que se tiver uma potencia instalada superior a 25Kw quer seja aquecimento ou arrefecimento vai ficar ao abrigo RSECE que obriga a uma serie de coisas muito caras.
    Concordam com este comentário: r.v

0.0138 seg. NEW