Iniciar sessão ou registar-se
    • gpcc
    • 4 janeiro 2013 editado

     # 1

    Boas tardes

    A minha irmã encontra-se numa situação estranha, sobre a qual peço aqui a vossa ajuda para esclarecer: alugou um apartamento na margem sul, almada. O aluguer foi feito com contrato mas sem passagem de recibos pelo senhorio.

    Mas a situação estranha é a luz: a agência que tratou do aluguer ficou também de tratar dos contratos água, gás e luz; mas até agora a minha irmã ainda não recebeu nenhuma factura para pagar da luz. Como achou estranho, entretanto falou com o Senhorio que lhe disse que há uns tempos tinha mandado cortar a luz, pois os anteriores inquilinos não a pagavam e o senhorio, como já não habitava lá, pagou a dívida e rescindiu o contrato... mas que a EDP nunca cortou a luz! Como tal, o Senhorio continuou a usar a mesma... sempre que ia lá a casa...

    Agora a dúvida é que complicações podem surgir? A minha irmã deve fazer contrato? Quem paga a diferença da luz que foi usada e a que não foi?

    Já me disseram que ela deve aproveitar e usar a luz... não tem culpa de nada e não é um caso assim tão raro quanto isso...

    Obrigado!
  1.  # 2

    Então, fez o contrato e o senhorio não lhe passa recibos é alçgo estranho, O contrato para ser válido tem que ser registado nas Finanças depois de valido dirige-se á EDP de Almada ou outra e pede novo contrato para fornecimento de electricidade e irá contar só o consumo a partir do inicio do contrato tudo o que estiver para trás não é da responsabilidade dela, provavelmente a EDP não cortou a luz porque não teve acesso á zona da portinhola por não se encontrar ninguem em casa ou no local . Tenha atenção porque podem ao fazer contagem detetar esta anomalia (de haver consumos) cortam-lhe a luz e para restaberlecer é uma carga de trabalhos,
    Se for á EDP expor este caso naturalmente que merecerá a melhor atenção, mas não deve correr riscos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gpcc
    • J.C
    • 4 janeiro 2013

     # 3

    Colocado por: Costa53
    pede novo contrato para fornecimento de electricidade


    Sem contrato nem recibos?
    Não é possivel!
    •  
      jccp
    • 4 janeiro 2013

     # 4

    Colocado por: gpccAgora a dúvida é que complicações podem surgir


    o senhorio quando receber a fatura vai cobrar à sua irmã todos os meses em que gastou eletricidade de um vez só

    Colocado por: gpccnão tem culpa de nada


    mas está a pactuar com a situação

    a sua irmã se não quer ter problemas obrigue o senhorio a regularizar a situação.
    Concordam com este comentário: J.C
    • J.C
    • 4 janeiro 2013

     # 5

    Se tem um contrato assinado mesmo sem recibos, pode por a luz em seu nome!
    Se não o fez, e como disse o jccp, está a pactuar (eu dou outro nome) com o senhorio!
    • bel99
    • 4 janeiro 2013 editado

     # 6

    Tudo se paga. Não é por não receber faturas que as não terá que pagar.
    Ela já deveria ter regularizado a situação. Agora como vai separar o que consumiu do que o senhorio consumiu antes do arrendamento? Mas, sinceramente... é o que dá:
    Colocado por: gpcca agência que tratou do aluguer ficou também de tratar dos contratos água, gás e luz

    Nunca confiar a terceiros contratos que, inclusivé, devem ser assinados pelo titular do contrato.
    Concordam com este comentário: J.C
    • gpcc
    • 4 janeiro 2013

     # 7

    Colocado por: bel99Tudo se paga. Não é por não receber faturas que as não terá que pagar.
    Ela já deveria ter regularizado a situação. Agora como vai separar o que consumiu do que o senhorio consumiu antes do arrendamento? Mas, sinceramente... é o que dá:

    Nunca confiar a terceiros contratos que, inclusivé, devem ser assinados pelo titular do contrato.
    Concordam com este comentário:J.C


    Mas não há contrato entre a EDP e o Senhorio!

    Esta situação é muito semelhante a quem "corta" a TV Cabo e continua a ter sinal... muito comum... mas isto está a passar-se com a luz...
  2.  # 8

    Colocado por: gpccMas não há contrato entre a EDP e o Senhorio!

    Mas já houve! E há contador registado na referida morada. Acredite em mim. Vai chegar a altura de alguém pagar!

    Porque é que a sua irmã permitiu à imobiliária tratar de contratos que deveria ser ela a fazer? Como sabem que potência contratar? Estas coisas ultrapassam-me, a sério! Falta de responsabilidade, se quer que lhe diga!
  3.  # 9

    A casa tem fusivel no exterior? Se sim, os anteriores inquilinos ao ser-lhes cortada a luz podem ter aberto a caixa e "colocado" um fusivel, aqui perante a EDP essa casa tem a luz cortada.
    • gpcc
    • 4 janeiro 2013

     # 10

    Colocado por: bel99
    Mas já houve! E há contador registado na referida morada. Acredite em mim. Vai chegar a altura de alguém pagar!

    Porque é que a sua irmã permitiu à imobiliária tratar de contratos que deveria ser ela a fazer? Como sabem que potência contratar? Estas coisas ultrapassam-me, a sério! Falta de responsabilidade, se quer que lhe diga!


    Este tipo de serviços é comum nas agências que fazem este tipo de mediações... obviamente que tal só é possível com a assinatura correspondente do titular do contrato... apenas ainda nada aconteceu porque queriamos esclarecer este assunto 1º
  4.  # 11

    Colocado por: gpccapenas ainda nada aconteceu porque queriamos esclarecer este assunto 1º

    Ok... tratem disso...
    •  
      GF
    • 4 janeiro 2013

     # 12

    Colocado por: J.C

    Sem contrato nem recibos?
    Não é possivel!


    Não?
    Experimente ligar para a EDP, dizendo que se chama manuel joaquim e que é o novo inquilino da sua casa.
    Que pretende mudar de titular, forneça a morada e veja o que lhe dizem.

    Ou mudaram de procedimentos, ou está na mesma.. é que eu já fiz dois contratos assim e nunca me pediram nada... além da morada e dos NIF's.
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
    • J.C
    • 4 janeiro 2013

     # 13

    Geralmente concordo consigo, porque sei que sabe, mas aqui!!!!
    Como interpreta isto?? http://www.erse.pt/consumidor/bibliotecadoconsumidor/abcdoconsumidor/contratodefornecimento/Paginas/Contratodefornecimento.aspx
    •  
      GF
    • 5 janeiro 2013

     # 14

    Colocado por: J.CGeralmente concordo consigo, porque sei que sabe, mas aqui!!!!
    Como interpreta isto??http://www.erse.pt/consumidor/bibliotecadoconsumidor/abcdoconsumidor/contratodefornecimento/Paginas/Contratodefornecimento.aspx

    Eu não percebo nada de fornecedores de serviços, mas o que sei é que na casa onde estou, nunca mostrei o contrato de arrendamento à EDP (apenas às aguas - tive até de o fazer pessoalmente, não aceitaram via telefone/email/fax).
    Na casa anterior, idem. Mas se calhar é só comigo ;)
    • bel99
    • 5 janeiro 2013 editado

     # 15

    GF,
    Dos contratos que já fiz (EDP, Indaqua, SMAS, Meo) apenas a meo não pediu cópia do contrato de arrendamento carimbado nas finanças!!
    •  
      GF
    • 5 janeiro 2013

     # 16

    Colocado por: bel99GF,
    Dos contratos que já fiz (EDP, Indaqua, SMAS, Meo) apenas a meo não pediu cópia do contrato de arrendamento carimbado nas finanças!!

    Tive sorte então... duas vezes lol (mas ao euromilhoes nada....!!!)
    Eles pedir até me lembro de terem pedido desta ultima vez, disse que depois enviava que não tinha ali comigo, marcaram a vinda do técnico, electricidade ligada e nunca mais me pediram o contrato.
  5.  # 17

    Colocado por: GFTive sorte então... duas vezes lol (mas ao euromilhoes nada....!!!)

    Não me parece sorte ou azar. Acho que deveria mesmo ser obrigatório o contrato carimbado para contratar todos os serviços. Evitava muitos problemas...
    Concordam com este comentário: GF
    •  
      GF
    • 5 janeiro 2013

     # 18

    Colocado por: bel99
    Não me parece sorte ou azar. Acho que deveria mesmo ser obrigatório o contrato carimbado para contratar todos os serviços. Evitava muitos problemas...


    De acordo. A mim dava-me igual ao litro, tenho o contrato ali na gaveta.
    Por exemplo nas àguas nem me deixaram ligar o contador antes do inicio da vigência do contrato (apesar de estar assinado por todos), tive de pedir por escrito uma autorização especial ao senhorio...
  6.  # 19

    ora bem olhando para a situação, analiso assim:

    a casa tem um contador que esta a contar a energia consumida (a menos que esteja viciado e aí é muito pior).

    tem um contrato de arrendamento no nome de alguém.

    esse alguém não alterou o contrato para o seu nome quando o devia ter feito para poder ter energia electrica e ficar livre de consumos passados não regularizados, coisa que agora vai ter que pagar, sejam muito ou pouco.

    logo a integral responsabilidade é do arrendatário,

    se a mesma é por negligencia ou desconhecimento mesmo que feito por terceiros, isso não é relevante para a questão.
    Concordam com este comentário: Jacinta
  7.  # 20

    Colocado por: jorgealveslogo a integral responsabilidade é do arrendatário,


    Tenho as minhas dúvidas.
 
0.0238 seg. NEW